Série em Quadrinhos mostra paixão pela Montanha e viagens

Todo mochileiro é montanhista? Não. Todo montanhista é mochileiro? Sim. Outras coisas que têm em comum são obviamente a paixão por viajar e pelo contato com a natureza e isso é refletido nos Quadrinhos “Tom e Ana”, criação do arquiteto florianopolitano (SC) radicado em Curitiba (PR), Rodrigo Trevisan.
A veia artística de Rodrigo se desenvolveu na faculdade, onde ele também conheceu amigos que o levaram em suas primeiras expedições por cachoeiras e montanhas. Daí em diante a paixão só cresce e, desde os anos noventa, natureza e montanhas e os dilemas filosóficos da vida aparecem em seus desenhos.

tomeana04
Dilemas do cotidiano… | Foto: Reprodução.
tomeana02
e das expedições à montanha | Foto: Reprodução.

“Tom e Ana” acabou surgindo da idealização de uma “namorada da montanha”. “Eram raras as meninas que se viam nas serras nos anos noventa”, conta Rodrigo, acrescentando “a namorada montanhista não veio, mas as histórias vividas com os amigos, os ‘causos’ ocorridos em viagens e as roubadas vivenciadas na lua-de-mel na Patagônia, somados à incessante vontade de desenhar despertaram o relato das experiências e novas ideias no formato de quadrinhos”.

tomeana09
Foto: Reprodução.
tomeana08
Foto: Reprodução.

Muitas histórias são reais e Tom e Ana são quase reais, sendo um desdobramento da personalidade do autor.
A natureza é quase sempre é o cenário das suas aventuras que, apesar de nem sempre serem as mais politicamente corretas, sempre zelam pelo cuidado do meio ambiente.

tomeana06
Tom e Ana também fizeram parte da campanha “Conduta Consciente” em parceria com o Clube Paranaense de Montanhismo | Foto: Reprodução.

O Tom

Tom é aquele cara meio “bicho grilo”, ligado nos anos 90. Não é fã de tecnologia, mas tem na bagagem as montanhas e a América Latina de mochilão. É meio distraído e desajeitado com as meninas, muitas vezes inclusive com a Ana. Seu sonho é subir o Aconcágua e ele adora Mate argentino.

tomeana07
Tom é viciado em montanha | Foto: Reprodução.

A Ana

Ana é moderna e nem um pouco vaidosa. Adora tecnologias e redes sociais. Sempre gostou de literatura do século XIX e não tinha ido à montanha antes de conhecer Tom, que foi seu calouro no curso de geologia. O sonho de Ana era ver neve de perto, o que realizou com Tom em uma das viagens que fizeram juntos.

tomeana010
Ana. Representa | Foto: Reprodução.

Confira mais tirinhas e acompanhe as aventuras de “Tom e Ana” no Facebook e no site.

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

2 comentários em “Série em Quadrinhos mostra paixão pela Montanha e viagens”

  1. Obrigado, Renata!

    Fico feliz que gostou das personagens, um abraço!

    Procura no Google livros pelo nosso livro, é gratuito!

    Responder

Deixe um comentário