Serra dos Órgãos inicia temporada de montanhismo

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), no Rio de Janeiro, está de contagem regressiva para a abertura da temporada de montanhismo 2018, que começará no dia 19 de maio. O evento marca a época ideal para caminhadas em altitude elevada devido a estabilidade climática, e vai de maio até setembro.
Neste ano, haverá um evento especial para celebrar a abertura da temporada de montanhismo. Além de mais uma edição do ‘Desafio 360 Trail Run’, haverá estandes diversos com praça de alimentação e a reinauguração da trilha Mozart Catão, que terá visita guiada. A trilha é uma forma de homenagem ao primeiro alpinista brasileiro a conquistar o Monte Everest, em 1995 e que faleceu em 1998, quando uma avalanche o impediu de conquistar a face sul do Monte Aconcágua, na Argentina. Ele também possuía uma vasta experiência em ciclismo de altitude alcançando recordes mundiais. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos teve total influência na carreira de Catão, foi lá que, aos treze anos, o alpinista deu seus primeiros passos nos esportes de montanha. Catão também será homenageado no EcoCine, que exibirá o vídeo “Mozart, uma vida de conquistas”.

temporadamontanhismoparnaso2018
Dia 19/05 será um dia cheio de atividades no Parque Nacional | Foto: Divulgação.

Haverá também opções para a criançada que poderá se divertir com um muro de escalada infantil e contação de histórias.
Oficina de slackline, exibição de vídeos gravados no ‘Dedo de Deus’ e na ‘Cabeça de Peixe’ também farão parte da agenda. Já quem quiser testar seus conhecimentos sobre o Parque Nacional da Serra dos Órgãos vai poder competir num quiz e concorrer a brindes especiais. A programação encerra-se com o show da banda Sabotage.

parnaso cc
Amanhecer no Parnaso. Vista a partir dos Castelos do Açu | Foto: Nilton Sergio Ramos Quoirin/Sob licença Creative Commons.

A expectativa é que a abertura da temporada seja ainda melhor que a do ano passado. “A gestão do Uso público foca toda sua atenção para as áreas de montanha, nossa visitação aumenta consideravelmente nesse período de alta temporada. Geralmente manejamos as nossas trilhas para melhor recepcionar nossos visitantes e proporcionar uma excelente experiência de visitação”, diz o chefe da unidade, Leandro Goulart.
A abertura é uma chance de convidar a todos, de iniciantes a montanhistas experientes, a visitar e conhecer este cantinho da Mata Atlântica com beleza cênica única. “O Parque tem como característica as belas paisagens das montanhas. Muitos caminhantes procuram nossas montanhas para apreciar o pôr e nascer do sol. Além do desafio pessoal de conquistar o cume de determinadas montanhas. A procura por escalada também aumenta. Temos montanhas ícones no montanhismo nacional, como: Dedo de Deus, Agulha do Diabo entre outras”, completa Goulart.

parnaso mozartcatao
Como parte das homenagens haverá a reinauguração da Trilha Mozart Catão… | Foto: Divulgação/@icmbio.parnaso.
parnaso mirante
e do Mirante Alexandre de Oliveira | Foto: Divulgação/@icmbio.parnaso.

Desafio 360 Trail Run

parnasodesafio
Foto: Divulgação/@icmbio.parnaso.

A abertura da temporada de montanhismo marca mais uma edição do Desafio 360 Trail Run, que é uma corrida e caminhada mesclando ruas e trilhas com 8 e 5 km, sem cunho competitivo e que tem como objetivo promover o esporte e a integração dos corredores com o meio ambiente. O evento é organizado pela Wings7 Eventos.
O desafio possui dois trajetos distintos, todos sinalizados com placas e fitas zebradas. O trajeto 1 é uma corrida de 8km que parte do Centro de Visitantes e passa pela Estrada da Barragem, pela Trilha Cartão Postal, pela Trilha 360, pela Mozart Catão e por fim pela Trilha Primavera; depois os participantes voltam para o Centro de Visitantes.
Já o Trajeto 2 tem 5km e é de caminhada. Assim como o Trajeto 1, ele começa e termina no Centro de Visitantes. Também passa pelas mesmas trilhas que o outro trajeto, com a diferença que os participantes não vão passar pela barragem.
Haverá premiação para os três primeiros colocados gerais na categoria masculino e feminino, bem como medalhas para quem finalizar o desafio. “No ano passado tivemos a participação de mais de 80 corredores, foi muito positivo para a unidade e divulgação das trilhas na parte baixa. Não tivemos problema com degradação da trilha e nem lixo. O evento superou nossas expectativas e foi muito elogiado pelos corredores, este ano esperamos um público de 100 participantes e será parte de nossa comemoração da abertura de temporada de montanhismo”, disse, por nota, a organização do evento.
Mais informações sobre o ‘Desafio 360 trail run’, sobre as atividades da abertura da temporada de montanhismo e a agenda do parque podem ser conferidas  na página da unidade no Facebook.

Com informações do ICMbio.

➡ O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é cenário das mais belas trilhas no Rio de Janeiro, dentre elas a Travessia Petrópolis Teresópolis.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário