Tailândia – 8 dicas ao visitar Bangkok

Vai para a terra que é sonho de consumo de 10 entre 10 mochileiros? Então considere as 8 dicas abaixo, destacadas pela CNN.
Não, não é coisa de, ou para gringo, muitas delas servem para qualquer parte do mundo, inclusive do Brasil (exceto pelos casos excepcionais, como o da ‘Polícia do Cigarro’, que não temos por aqui):

1- Não dê esmolas

De acordo com o artigo da CNN a maioria dos mendigos de Bangkok é controlada pela máfia, ou no caso de crianças, os pais as usam como ferramentas para gerar simpatia e dinheiro; coisa que, muitas vezes, infelizmente também acontece por aqui.
É difícil ignorar essa triste realidade, mas a dica é não dar esmolas, assim evitando a manutenção deste ‘ciclo vicioso’.

2- Atenção à oferta de passeios muito baratos com Tuk Tuks

Apesar de oferecerem o serviço a preços módicos e pelo dia todo, você provavelmente será levado a um ou dois templos e em seguida a um restaurante onde o motorista irá receber uma comissão por ter levado você até lá.
Por mais comissão, ele também poderá levá-lo a uma loja de jóias ou a um alfaiate e apesar de ser um curioso passeio, pode fazer com que você perca um tempo que poderia ser dedicado a outra atividade na cidade.

3 – Preço pra turista pode ser outro

As bancas dos mercados que vendem roupas e acessórios sempre têm preços mais altos para os turistas. Como pouco pode ser feito à respeito, negocie o melhor preço e pesquise várias bancas antes de comprar.

4 – Nos táxis, taxímetro!

Alguns motoristas de táxi estacionam próximos a hotéis de Bankok exatamente para fisgarem, claro, os turistas. Pegue somente táxis com taxímetro e observe se eles foram ligados quando do início de sua corrida.

Se um motorista se recusar a usar o taxímetro, saia do táxi e tome outro, não tenha vergonha, é um direito seu zelar pelo seu bolso e a prática é comum por lá.

5- Cuidado com o drink de cortesia nas lojas

É comum por lá quem chega a uma loja de pedras preciosas ou jóias receber uma espécie de ‘drink de boas vindas’.

O álcool pode levá-lo a fazer loucuras do tipo pagar mais do que deveria por uma pedra não tão preciosa assim e o pior, você só irá descobrir isso passada a ressaca.

6- Extorsões na ‘Red light’

Se você quiser assistir a shows de sexo (ou utilizar algum ‘serviço’ disponível) na Red light de Bangkok, todo o cuidado óbvio é pouco, mas além disso, jamais coloque em dúvida os preços cobrados. Existem inúmeras histórias sobre homens que tentaram fugir sem pagar, a maioria acabando no hospital.
Ah, a entrada em alguns lugares da área é gratuita, mas os preços por uma simples cerveja são bastante altos.

7- Evite vestir roupas pretas

Os tailandeses são muito supersticiosos com relação a cor preta, que para eles está associada à morte.

Se for convidado para uma festa, aniversário, casamento ou qualquer outro tipo de comemoração aí sim, jamais vista preto, nem que combinando com outras cores, como branco por exemplo.

8- Para quem fuma – Esteja sempre alerta com relação aos ‘policiais do cigarro’

Geralmente a polícia de Bangkok é prestativa quando você precisa de informações ou ajuda depois de ser vítima de um pequeno crime, no entanto cuidado ao fumar na cidade.

Embora as ruas de Bangkok estejam cheias de lixos, jogar ou derrubar cigarros no chão pode gerar uma multa.

O artigo da CNN não diz como ela é aplicada a estrangeiros, mas cita o recente caso de um casal russo multado.

Sawadee!

(‘Olá’ e às vezes também ‘adeus’ . Frases em Tailandês e as pronúncias aqui e aqui )

>Mais informações e dicas valiosas de outros viajantes aqui  e aqui.

> Vários guias de destinos tailandeses (incluindo Bangkok) para você baixar aqui (em inglês).

Confira 10 belas imagens da capital e maior cidade da Tailândia:

[justified_image_grid preset=1 link_title_field=caption img_alt_field=title]

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

1 comentário em “Tailândia – 8 dicas ao visitar Bangkok”

Deixe um comentário