Trekking e escalada no gelo – conheça o Glaciar Viedma

Trekking e escalada no gelo – Glaciar Viedma

O Glaciar Viedma fica próximo à meca dos escaladores e trilheiros da Argentina, El Chalten, e é o maior glaciar da Argentina.

Nós amamos escalar, então a vontade de experimentar uma modalidade de escalada tão peculiar como a escalada no gelo nos atraiu muito. Estava decidido, escalaríamos no gelo na Patagônia!

Fazer o trekking em uma geleira também estava nos planos, e durante muito tempo debatemos se seria melhor e/ou mais bonito fazer o trekking no Perito Moreno ou no Viedma.

Uma das dúvidas que surgiu era com relação à estética do glaciar: o Glaciar Perito Moreno é bem branquinho, ou seja, não há partículas das rochas ao redor sendo depositadas nele. Já o Glaciar Viedma possui um acúmulo muito grande de partículas, o que dá esta aparência mais escura. Coisa boba mesmo!rsrs

DSC_7981.thumb.jpg.4b8d8a6bd7f4b40f53c9749720bf4ace.jpg

 

Já leu nosso post sobre o Glaciar Perito Moreno? Leia AQUI!

Como queríamos fazer o ice-climbing (escalada no gelo) chegamos à conclusão que este seria um passeio “3 em 1” perfeito: navegação pelo Lago Viedma, trekking (afinal teríamos que caminhar até chegar nos paredões de escalada) e a escalada no gelo propriamente dita – FECHADO!

Não é um passeio barato – na verdade, muito pelo contrário! Mas estava no topo de nossa lista e decidimos fazê-lo.

Entramos em contato com a empresa Patagonia Aventura por e-mail para agendar nosso passeio. Em El Chaltén, fomos direto até a agência fazer o pagamento (já que eles não aceitam cartão de crédito).

A próxima parada seria uma loja de aluguel de equipamentos, precisávamos de botas de sola rígida, próprias para escalada no gelo. Isso não é um equipamento obrigatório, mas queríamos fazer a coisa do jeito certo (afinal o investimento era grande).

No dia seguinte, encontramos com o restante do grupo na frente da agência e seguimos de ônibus até o píer no Lago Viedma, local de saída do catamarã.

A travessia do lago é espetacular, a paisagem em volta parece uma pintura.

DSC_7747.thumb.jpg.3d15d45b5bc8f7e7a027e91bdaf03ade.jpg

A caminhada começa direto na rocha mesmo, onde um dia foi gelo (o glaciar está em retrocesso, ou seja, perde mais massa do que acumula). Eu já comecei sofrendo, a bota rígida quase me matou – sem exageros! Caminhamos em um terreno muito irregular e a bota não tinha maleabilidade nenhuma! A cada passo aumentada a pressão no meu pé e eu era a última do grupo! Na companhia de um dos guias, que pacientemente me acompanhava.

Antes de iniciarmos a caminhada no gelo propriamente dita, os guias nos ajudam a colocar os crampons de pontas frontais, que são grampos de ferro acoplados à nossa bota, que permite caminharmos e escalarmos no gelo.

Os grupos são então separados – os que irão fazer o trekking e nós, que vamos procurar paredes de gelo para escalar! O grupo de escaladores é bem menor, eramos em 12 escaladores e 5 guias. Me senti muito segura o tempo todo e todos os guias era muito simpáticos e ao que parecia, muito experientes.

A caminhada no gelo é uma aventura encantadora! Vi tons de azul (e branco) que jamais imaginei (e lembra minha preocupação com a deposição de sedimentos? Eles deixaram o gelo ainda mais lindo!).

DSC_7831.thumb.jpg.3f8f9b889d23c2adfd2807746b8abc19.jpg

Chegamos na primeira parede para iniciar o treinamento, que é iniciado da base da parede. É uma parede bem fácil, onde aprendemos como nos posicionarmos, como utilizar a piqueta de escalada, como fixar os pés na parede (através de chutes com força suficiente para fixar os crampons na parece).

Depois deste primeiro contato (que foi até fácil), subimos de fase e fomos para uma parede um pouco mais difícil. Desta vez não iniciamos da base da parede, mas do topo dela e descemos de “baldinho” (ser descido por alguém desde um ponto de segurança instalado mais acima) até a base da via para então subirmos escalando. A parede era mais longo (12m aproximadamente) na metade da via já senti o cansaço! É preciso de muita força! Mas foi incrível, já tinha um certo entendimento da técnica (pelo menos o suficiente para me divertir!

DSC_7798.thumb.jpg.8296c63bc6545a3ec57381294acd6e06.jpg

A terceira parede era negativa! Ou seja, tarefa impossível para mim! Não entendi nem como fazia para ficar na parede, a força necessária é impressionante. O Antonio mandou muito bem nesta (e em todas as outras vias), nem parecia estar fazendo força!

Almoçamos (lanche de trilha), descansamos e fomos para a última parede do dia, onde o guia montou 2 paradas (sendo uma delas muito difícil), não havia tempo para todos do grupo escalarem novamente. O Antonio quis ir na via mais difícil, claro!

DSC_7926.thumb.jpg.76fccbab3499a92fb91930ca8a021574.jpg

Ao retornar parecia uma criança! Com muita alegria descrevendo o que tinha visto lá em baixo. Disse que viu tons de azul jamais imaginados, ele estava no meio de dois paredões de gelo de um azul difícil de descrever (ainda bem que contra minha vontade ele levou a câmera e pode compartilhar com todos nós).

Ele insistiu para que eu escalasse pela última vez, mesmo cansada decidi ir – e posso dizer que não me arrependi!! Foi a parede mais linda de todas e a vista daqueles blocos de gelo com tons jamais vistos! Impossível de descrever, apenas sentir e agradecer!

DSC_7953.thumb.jpg.9addce8ec6e83f86a2dac9db2dfba176.jpg

Os guias nos serviram licor com gelo da geleira para comemorar nosso dia de aventuras.

Como é bom fazer algo pela primeira vez na vida, experimentar algo que você nunca imaginou viver, sentir o novo!

DSC_8134.thumb.jpg.580a87534ac14002c23c2d7ae4b53283.jpg

Já visitou a nossa galeria de fotos da escalada no Glaciar Viedma? Clique aqui.

   Informações

– Tem idade para escalar no gelo? Não tem não! No nosso grupo havia uma família inteira: pai e mãe (por volta de seus 55 – 60 anos) e seus 3 filhos (20 e poucos anos)! Claro que os pais não escalaram todos as vias, mas sentiram o gostinho da experiência e vibraram junto com os filhos!

DSC_7854.thumb.jpg.6fcd6b2ddc8e8f03ba5d72d5b0a9d0e7.jpg

– Empresa que faz o passeio de trekking e escalada no gelo (a única com licença para esta atividade): Patagonia Aventura

– Tipos de passeio disponíveis:

1) Viedma Light – apenas a navegação para ver o Glaciar Viedma

2) Viedma Ice Trek – trekking no gelo ARS 4200 (+- R$838: transfer + catamarã + trekking no gelo + escalada no gelo + equipamentos)

3) Viedma Pro – trekking no gelo e escalada no gelo

   Dicas

Se puder alugar a bota de solado rígido, alugue! Mas se você não está acostumado (assim como eu) leve sua bota de trekking e somente troque de bota na hora que for andar no gelo (com os crampons) e escalar.

Locação das botas de solado rígida: Patagonia Hikes (Lago del Desierto 250, 9300 El Chalten)

Custo: ARS 130 (+- R$25)

Quer continuar viajando com a gente? Então não deixe de nos seguir nas nossas redes sociais: FacebookInstagram e YouTube.

Precisa reservar seu hotel ou hostel? Nós sugerimos Booking.com!

Utilize ESTE LINK, você não paga nada a mais por isso (nem 1 centavo, prometo!) mas nós recebemos uma pequena  comissão, que ajuda a pagar as contas do blog e escrever mais posts incríveis como este!

DSC_8053.jpg

Deixe um comentário