Trem turístico vai ligar Minas Gerais e Rio de Janeiro

As locomotivas já foram recuperadas e nove vagões estão sendo preparados para transportar os turistas pelos 160 km que ligam Cataguases, em Minas Gerais, e Três Rios, no estado do Rio de Janeiro. Outras seis cidades serão contempladas com o passeio interestadual: Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas; e Sapucaia, no Rio de Janeiro. Os passeios serão realizados nos sábados, domingo e feriados e deverão dinamizar a atividade turística nos municípios.
Os turistas que já visitam a região em busca de atrativos naturais e históricos poderão apreciar as belas paisagens, além de realizarem viagens temáticas e atividades culturais ao logo das estações. O projeto Trem turístico Rio-Minas é coordenado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem e conta com o apoio das prefeituras e iniciativa privada da região, além da concessionária da ferrovia Centro Atlântica e órgãos do governo federal ligados ao transporte ferroviário.
Paulo Henrique Nascimento, que está à frente do projeto, considera o trem Rio-Minas inovador para a atividade turística. “A previsão é que essa iniciativa contribua com a geração de cerca de 500 empregos diretos e indiretos, além de manter preservado o patrimônio histórico”, comenta.
Os trens poderão transportar até 850 passageiros, por dia de funcionamento, nos dois sentidos da ferrovia. As composições partirão simultaneamente de Cataguases (MG) e Três Rios (RJ). Os visitantes poderão fazer o trajeto completo de ida e volta ou retornar para a origem trocando de trem na metade do caminho.
Ainda não há informações sobre quanto custarão as passagens.

06 03 18 tresriosintra IsabelaKassow
Fazenda em Três Rios | Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário