Trilha Transmantiqueira cruzará 37 cidades de SP, MG e RJ

O último final de semana de fevereiro de 2018 foi marcado pelas primeiras ações de campo de implantação da Transmantiqueira. A trilha de longo percurso é um antigo projeto que atravessa toda a Serra da Mantiqueira, cruzando 37 municípios de três estados, desde a cidade de São Paulo (SP) até Aiuruoca (MG), totalizando mais de 750 quilômetros e passando por várias unidades de conservação.
O primeiro trecho sinalizado faz parte do Parque Nacional do Itatiaia (MG/RJ) e utilizará a famosa travessia Serra Negra, com 31 quilômetros de extensão. O percurso é um dos trechos prioritários para implantação, definido durante o primeiro Seminário da Trilha Transmantiqueira ocorrido em novembro de 2017. Na oportunidade, também foi apresentada uma proposta de divisão da trilha em 16 trechos, cada um deles tendo o seu grupo voluntário de governança.

transmantiqueira leonardo candido
Ações para implementação da trilha começaram no final do mês passado | Foto: Leonardo Cândido/Divulgação ICMBio.

Pedro de Menezes, coordenador-geral de Uso Público e Negócios, explica que a Trilha Transmantiqueira faz parte do projeto de conectar as unidades de conservação próximas ao litoral brasileiro por uma trilha de longo curso, que está sendo chamada de Oiapoque x Chui. “Ela é parte do esforço do ICMBio para criar um Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso, no contexto do Programa Conectividade de Paisagens – Corredores Ecológicos, em atendimento à demanda instituída por portaria do Ministério do Meio Ambiente”, afirmou.

Seminário e Mutirão

Para discutir a sinalização, foi realizado, no dia 23 de fevereiro, no Parque Nacional do Itatiaia, o 2º Seminário de Planejamento da trilha. O evento contou com a presença de 31 pessoas de várias instituições e localidades de toda a Serra da Mantiqueira. Na ocasião, foram debatidos detalhes do projeto, metodologia de sinalização, formação de grupos de governança para outros trechos e logística do mutirão de sinalização do trecho de Itatiaia. O planejamento das ações foi realizado pelos voluntários da Transmantiqueira, Parque Nacional do Itatiaia e pela Coordenação-geral de Uso Público e Negócios (CGEUP). Já a capacitação em sinalização foi promovida por voluntários da Trilha Transcarioca.

Nos dias 24 e 25 de fevereiro foi realizado o mutirão para sinalizar o parque, seguindo a metodologia de sinalização de trilhas do ICMBio, adaptada às características da travessia Serra Negra. No primeiro dia foi feito o percurso do Posto Marcão (portaria de entrada na parte alta do parque) até a localidade do Matão no povoado da Serra Negra, onde foi realizado o pernoite. Apesar da chuva, foi possível a realização da tarefa com a participação de 18 voluntários. No dia seguinte, foi a vez do trajeto entre a Serra Negra e a região da Santa Clara, final do trecho da Transmantiqueira no Parque Nacional do Itatiaia, que contou com nove voluntários.

Conservação da Serra da Mantiqueira

Hugo de Castro, voluntário da Transmantiqueira e idealizador da proposta atual do trajeto, explica que essa trilha de longo curso será um importante instrumento de conservação de toda a Serra da Mantiqueira, principalmente sua frágil crista. “Somente um projeto dessa magnitude terá capacidade de ser um catalizador de projetos que implantará as ações necessárias e esperadas há muito tempo para mitigar os impactos existentes. Além disso, é uma oportunidade para criar um importantíssimo corredor ecológico para a fauna, garantindo o fluxo gênico e de indivíduos, a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradada”, afirmou.

pedradamina
Nascer do sol visto do cume da Pedra da Mina, o ponto mais alto da Serra da Mantiqueira | Foto: Andrea Dallevo/Sob licença Creative Commons.

Uma nova ação em campo está prevista para complementação de sinalização em alguns poucos locais que exigirão tabuletas e estacas. “Com exceção desses pontos, que serão resolvidos brevemente, os 31 quilômetros da trilha Transmantiqueira no interior do Parque Nacional do Itatiaia já estão sinalizados, fazendo com que o caminhante tenha a sensação de segurança, melhorando sua experiência de visitação e podendo visualizar o que em breve será trilhar toda a Mantiqueira”, comentou Leonardo Cândido, coordenador de Uso Público e Negócios do parque.

No fórum Mochileiros.com há informações, dicas e relatos de viagem pela Transmantiqueira. Confira aqui.

Com informações do ICMBio.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário