Uma viagem de carro pelo Brasil com um veículo que gaste somente R$ 5?

Impossível. Você pensa.
Talvez isso não esteja tão longe graças a uma equipe de alunos da Escola de Engenharia da USP São Carlos (EESC) que trabalha no aperfeiçoamento de um protótipo automotivo de altíssima eficiência movido a energia elétrica.
De acordo com informações publicadas pelo G1, os estudantes dizem que o veículo seria capaz de atravessar o país, carregando uma pessoa, do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS) gastando apenas R$ 5.
Ainda de acordo com a publicação, os alunos construíram em 2013, o Faísca – que detém o recorde nacional na Maratona da Eficiência Energética. Agora eles trabalham no Venturo, cujo objetivo é ser mais leve para rodar com ainda menos combustível. Os trabalhos devem ser concluídos em julho.
O Faísca é um carro de três rodas carregado por um cabo através de qualquer tomada padrão, 110V ou 220V. Para carregar a bateria são necessárias cerca de duas horas e o carro consegue rodar aproximadamente uma hora e meia a uma velocidade de até 40km/h.
Tanto Faísca como o novo modelo são “protótipos de eficiência energética, mas de gerações diferentes. As maiores vantagens competitivas do novo modelo, inteiramente em fibra de carbono, são os estudos aerodinâmicos e de rigidez estrutural, evitando perdas.”, diz a matéria.
Para que possam circular pelas ruas, os veículos terão que ser equipados com acessórios e se encaixarem às leis de trânsito brasileiras. Mas o maior problema seria a autonomia de rodagem e a demora para recarregar a bateria.
“Uma solução para esse problema seria uma rede de postos onde as baterias funcionariam como ‘garrafas retornáveis’. O motorista entrega uma bateria vazia e recebe uma cheia. Há algumas iniciativas do tipo sendo testadas pelo mundo”, explicou à publicação, o estudante João Guilherme Cabeça.
Mais sobre e fotos do protótipo, aqui.

uspsaocarlos00
USP São Carlos | Foto: Reprodução Facebook.
Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário