Uruguai on the road: dos pampas ao litoral

Tanta beleza e alguns avanços no Uruguai podem ser devido ao fato de o país ser pequeno. São 176.215Km². Ele é o segundo menor país da América do Sul, somente maior que o Suriname. São cerca de 3,3 milhões de pessoas, pouco mais da metade vivendo na capital, Montevidéu e arredores.
Esse fato se refletiu em suas estradas, pelo menos quando de nossa viagem pelo país. Estradas bem conservadas e, muitos poucos carros circulando.
Talvez não seja um grande equívoco afirmar que o Uruguai é um país rural. Na paisagem plana avistada, muitos gados e ovelhas; lavouras de soja e trigo e algumas plantações de eucalipto e pinus pelo caminho.

Seguimos de Rivera, via Ruta 5, sentido Tucuarembó rumo a Colonia del Sacramento, belíssima cidade fundada pelos portugueses em 1680.
A primeira cena da estrada foi a de uma festa, com vários peões celebrando o domingo. Mais adiante, pequenas escolas rurais e um vai e vem de carros argentinos (que nunca respeitavam o limite de velocidade local: 90Km/h).

Ainda na estrada, algumas tímidas faixas anunciavam a Fiesta de la Patria Gaucha, em Tacuarembó (que acontecerá de 6 a 10 de março); o que seria uma boa oportunidade para conhecer de perto um pouco da vida no pampa uruguaio…

Gaúcho uruguaio em uma das diversas fazendas de criação de gado ao longo da Ruta 5 - Foto: Silnei L. Andrade
Gaúcho uruguaio em uma das diversas fazendas de criação de gado ao longo da Ruta 5 – Foto: Silnei L. Andrade

Termas, planícies e carros antigos

Daquela região, na altura de Tacuarembó, na Ruta 5, alguns viajantes seguem para o oeste (Ruta 3) sentido a cidade de Salto para curtirem as Termas de Daymán. O local possui boa infraestrutura turística e todo o apelo ‘curativo’ das águas termais (em piscinas, saunas, duchas etc), mas como não era o que buscávamos, seguimos nosso caminho.

Da Ruta 5 pegamos a Ruta 3, sentido San José de Mayo, cidade onde tomamos a Ruta 11 para Colonia del Sacramento, ou simplesmente Colonia, como anunciam as placas. Na paisagem: campos, animais, flores… no gramado de um parque famílias abraçadas ao inseparável mate acompanhavam o movimento da rodovia.
Com a proximidade das pequenas cidades, a simples e bonita arquitetura chama atenção, bem como a presença de carros antigos circulando ou nos quintais e garagens. (Os amantes de carros antigos certamente simpatizam ou simpatizarão com o país).
A pouco mais de 100Km de San José de Mayo, um imenso corredor de palmeiras gigantes anunciava a chegada à Colonia. Isso sim, um belo ‘pórtico’.

Nos próximos dias, informações, dicas e imagens da encantadora Colonia del Sacramento, cidade às margens do Rio da Prata, um dos mais belos destinos uruguaios.

[justified_image_grid preset=3 link_title_field=title img_alt_field=caption title_field=title caption_field=caption lightbox=prettyphoto]

 

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

4 comentários em “Uruguai on the road: dos pampas ao litoral”

  1. Gostei muito da estratégia de leitura curta, estando os artigos à disposição logo abaixo. Não fica uma leitura cansativa de se fazer. Você escreve bem! Obrigada por compartilhar essa experiência, esta descrição está me ajudando a compilar informações para a apresentação numa feira que faremos na igreja.

    Responder
    • Oi Lívia!
      Fiquei feliz com o comentário. Que bom que o texto esteja ajudando em algo.
      Estive (desta vez de passagem) pelo Uruguai novamente entre junho e julho de 2023 (o texto no qual você comentou é de 2013) e o país segue sendo encantador.
      Que vocês façam belas apresentação e viagem!
      Abraço!

      Responder

Deixe um comentário