Viajantes brasileiros lançam livro sobre cultura nômade

Era uma vez, em um reino distante, crianças que equilibravam enormes gaviões  em seus braços trêmulos, enquanto mulheres, guerreiras, cavalgavam com arco e flecha em punhos ou pés.  Povos inquietos, em constante movimento, se enfrentavam em excitantes batalhas. Civilizações milenares, advindas das regiões mais remotas do  planeta, desfilavam suas bandeiras e tradições, suas cores e sabores, nos lembrando a nossa verdadeira essência.

Esse é o enredo de “Nômade”, uma história que poderia ser  confundida com uma aventura encantada, é na verdade, a realidade permitindo-se fotografar e ser registrada em contos e encontros dignos das fábulas mais fantasiosas do  mundo real. Para Fernanda Kiehl e Tiago Ferraro: “nesse livro, a arte imita a vida”.

Assim, em 2014, Fernanda e Tiago se lançaram em uma viagem de volta ao mundo. Quatro anos depois, tiveram a oportunidade de cobrir o World Nomad Games, uma espécie de Olimpíada para povos ancestrais que acontece a cada dois anos no Quirguistão, onde acontece a competição de esportes exóticos de origem nômade, trazendo também apresentações culturais que tem como objetivo dar visibilidade e preservar tradições milenares à beira da extinção.

Dessa forma, depois de participarem desse evento histórico e incrível, o casal teve curiosidade para saber mais sobre os nômades, então foram atrás dessa cultura, na Ásia Central.  Toda essa experiência fantástica foi fotografada de perto por Tiago, dando vida ao “Nômade”.

Fernanda afirma que conheceu muito de si mesma quando teve contato com uma cultura tão singular, mas que o livro não tem o objetivo de definir e conceitualizar traços dessa civilização, e sim de partilhar com o mundo a experiência sensível e única que os dois tiveram.

Sobre os autores:

Fernanda Kiehl é jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Trabalhou em escritórios de Relações Públicas em São Paulo e em Londres. Em 2015, lançou o site de viagens bilíngue (MondayFeelings.com) para reportar suas viagens pelo mundo ao lado do marido, o fotógrafo Tiago Ferraro.

Tiago Ferraro é fotógrafo e documentarista brasileiro formado em Business & Management (First Class) pela Universidade de Greenwich, em Londres.

“Nômade”/ “Nomad” (120 p.), escrito por Fernanda Kiehl e fotografado por Tiago
Ferraro.
Idiomas: Português; Inglês
ISBN: 978-85-5540-223-4
Lançamento: 07 de dezembro de 2019 na Livraria da Vila Lorena, que fica na Alameda Lorena, 1731 – Jardim Paulista, São Paulo – SP.

Convite Nômade

Texto: Divulgação e Redação.
Imagem: Divulgação.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário