Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Comecei minhas viagens como mochileiro quando tinha vinte anos. No inicio viajava apenas pelo Brasil, estudante e assalariado, tinha que fazer malabarismo para poder conseguir dinheiro e poder viajar. Ficava sempre em Albergue da Juventude e viajava de ônibus, cheguei a ir do RJ até o Ceará de Buzão, foi foda! tinha como companheiro um antigo Rádio gravador que sempre levava comigo junto com uma pancada de fitas k7 que eu gravava. Hoje com um emprego público que conquistei com muito estudo e dedicação, e uma situação financeira mais tranquila eu tenho conseguido viajar com uma frequência maior. Planejo e pesquiso com muito cuidado, leio muitos relatos de viagem e não me deixo enganar por relatos empolgados onde qualquer novidade parece a nova maravilha do mundo ::lol4:: Cansei de ler sobre a Bolívia. Na realidade desde de 2008 vinha planejando conhecer a Bolívia, só que não priorizava e acabava indo para outro lugar. Quantas vezes li maravilhas sobre o Vale da Lua, a Cerveja Paceña, Saltenha e o Merca das Bruxas. Sinceramente tudo isso me decepcionou. A Bolívia é um país lindo e maravilho, pena que a maioria dos Viajantes passam por alguns lugares e não aproveitam. Parece que o único objetivo é relatar que foram a 3 ou quatro países em 10 dias ::lol4:: Dez dias eu fiquei só em La paz. Andei por cada rua, por cada viela. Subia e descia suas ladeiras, conheci a outra La Paz. A La Paz dos ricos, das casas bonitas e imponentes, andei no meio do povo, me misturei ao caos das feiras e dos Mercados a céu aberto, degustei carne de Ilhama e um delicioso Pique Macho, subi o Chalcataya e desci a Estrada da Morte que já não mata ninguém desde que deixou de ser a única Estrada que ligava La Paz a Coróico e outras localidades . Vi e senti a Neve No Chalcataya, desci a Estrada da Morte embaixo de chuva, todo molhado com frio e com um baita sorriso no rosto. Curti cada momento da descida. Descobri que o tão falado Mercado das Bruxas não passa de um monte de lojas que vende artigos religiosos muito parecidos com as casas de artigos de Umbanda aqui do Brasil. Na Bolívia é comum se encontrar determinadas lojas concentradas em uma única rua, desta forma vc caminha por uma rua onde encontrará várias lojas de artigos esportivos, roupas, calçados, tecidos e etc. O Vale da Lua não passa de um monte de barranco feio pra cacete e que não vale o passeio. Tiwuanaco foi o pior sitio arqueológico que já visitei. Pqp longe pra caralho e não tem nada de interessante. O mais interessante da cultura Tiwuanaco se encontra no Museu dos metais preciosos em La Paz. Isto sim vale a pena ::otemo:: La vc paga 4 bolivianos e visita 4 Museus: Museu dos metais preciosos, Museu Costumbrista, Museu da Marinha onde vc vai ter uma puta aula de história e saber tudo sobre a guerra do Pacífico , depois vc visita um outro Museu onde tem a fonte dos desejos e se quiser desce a rua e visita o Museu dos Instrumentos musicais pagando 5 bolivianos. Para se hospedar existem vários lugares eu fiquei logo que cheguei em um Hotel pagando 60 Bolivianos com café da manhã, como fiz meu tour na Estrada da morte com o pessoal do El Solário e confesso ter gostado muito, assim que retornei de Cochabamba eu foi direto para o El Solário e lá fiquei pagando 35 bolivianos em quarto privado sem café da manhã, sendo que se pode usar a cozinha, tem internet e TV a cabo e fica perto de tudo, muito bem localizado ::otemo:: Um dos pontos altos de minha viagem foi o pouco conhecido Parque Nacional Torotoro, lugar maravilhoso. Lá o viajante tem a oportunidade de descer a maior Caverna da Bolívia (Umajalanta) Pode também conhecer Itas a cidade de pedra, o Canion de Torotoro, El Vergel Ruínas de Llama chaki , ver as pegadas de Dinossauros e vários fósseis incrustados nas rochas. Pode fazer Treking e acampar dentre outras coisas. Torotoro é sem dúvida um lugar para ser visitado. Criei um tópico com todas as dicas sobre Torotoro. A Bolívia é um país muito barato, na realidade tudo lá é barato, hospedagem, alimentação , ônibus, passeios e etc. Minha outra decepção foi com a cidade de Oruro, tem muita coisa para se conhecer, só que é tudo muito confuso e difícil, os caras não estão preparados para receberem os viajantes. Outra coisa importante principalmente para os que querem "conhecer" vários países em 10 dias ::hahaha:: Na Bolívia sempre tem protesto. As Estradas são fechadas e vc pode ficar parado por várias horas esperando a liberação da Estrada. Conheci uma brasileira que ficou 30 horas de Oruro para La Paz, eu fiz em 4 horas o mesmo trajeto .Nesta viagem eu conheci: La Paz, Oruro,Cochabamba e Torotoro. Indico os seguintes passeios: Torotoro, Chalcataya, Estrada da morte de Bike, Museus em La Paz incluindo o Museu da Coca. Caso alguém ache estranho eu não ter ido ao Salar de Uyuni quero esclarecer que em Setembro de 2013 eu retorno a Bolívia com o objetivo de conhecer o Salar, e outros lugares que não fui desta vez, eu fui para Bolívia via Lima onde passei dois dias, sendo um na ida onde pude desfrutar da feira gastronômica que ocorre uma vez por ano e sempre em Setembro, e diga se de passagem que é imperdível. Na realidade eu já conheço Lima, foi a terceira vez que lá estive e vale a pena sempre retornar, principalmente se for na época da feira gastronômica ::otemo:: Vou postar algumas fotos assim que possível. Fiz este relato bem resumido e simples porque já tem muitos relatos sobre a Bolívia, Salar e etc. Só quero afirmar mais uma vez que a Bolívia não se resume apenas ao Salar, tem muito que se conhecer na Bolívia, desde que vc não faça como turista, que desce de um trem em uma capital da Europa pela manhã e a noite já esta em outra e depois retorna dizendo que conheceu vários países da Europa ::hahaha::::hahaha::

20121012193312.JPG

20121012193713.JPG

20121012193913.JPG Também vale a pena passar uma ou duas noites na Ilha do Sol, o entardecer é maravilhoso. E que paisagem vc tem do sitio arqueológico é indescritível, eu fiquei em uma casa de nativo pagando 20 bolivianos cerca de 6,00 Reais, tudo limpinho e organizado pessoas educadas e simples. Valeu muito.

20121018135008.JPG

20121018135346.JPG Lago Titicaca , Ilha do Sol.

20121018135844.JPG

20121018140233.JPG

20121018140751.JPG Parque Nacional Torotoro.

20121018141204.JPG

20121018141612.JPGQuem quiser saber mais sobre Torotoro eu criei um tópico com todas as informações e fotos. a Próxima foto é de La Paz vista do Mirador Killi Killi.

20121018142247.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 62
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

E ai Trotaa blz??? Cheguei na Bolivia dia 11...agr estou em Samaipata e amanha vou para CCBB...estou AMANDO esse lugar...os bolivianos tem sido bem simpaticos e se esforçam p entender oq falo rss...estou ansiosa para todo o resto q ainda vou conhecer rss...ainda falta la paz, copa, uyuni, potosi (talvez) e sucre! Mas posso dizer que minha estadia em Samaipata està sendo muy hermosa como dizem por aki rss...volto dia 27 p brasil e kero conhecer cada ruazinha que puder =) bjs

e poste mais fotos siim...a bolivia eh realmente muy bela!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Obrigado aos dois ::otemo:: Gostei tanto da Bolívia que retorno em Setembro de 2013, só não retorno antes pq em Março quero ir para Colômbia ou Venezuela, quero ir para algum lugar com possibilidades de ir novamente ao Mar do Caribe. Minha amiga mochileiro vc esta fazendo a coisa certa, isso sim é ser mochileira, é não ter pressa e não correr como turista, é interagir com o povo local e conhecer sua cultura. Eu vi muita coisa que na hora me espantava ::lol4:: mas como um bom mochileiro eu sempre lembrava da frase do Livro 1000 lugares para conhecer antes de morrer! O exótico ali era eu e não eles ::otemo:: Alectus eu trocava um dólar por 6,80 na maioria das vezes, outra coisa importante. Em La Paz é fácil trocar Reais por Bolivianos na boa. E dois alertas para quem vai com cartão de crédito e pouca grana. Na Bolívia nenhum Banco ou loja aceitam os cartões Diner club e American. E no Aeroporto de La Paz vc tem que pagar 25 Dólares para embarcar ::carai:: É foda vc compra sua passagem com tarifas de embarque incluídas e em La Paz te cobram. Eu tava duro e com Cartão Diner ::lol4::::lol4:: Os funcionários da TACA Avianca pagaram meu embarque. Eu Tinha um Carão que me permitia retirar até 2.400 Dólares, mas que na prática me fudeu ::vapapu:: Só consegui usar o cartão em Lima. Mas é Isso a Bolívia é tudo de bom, basta ir sem preconceito ou achando que o Brasil é um país do primeiro Mundo e melhor do que nossos vizinhos, eles são apenas diferentes nada mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

trota, agora em dezembrou estarem indo pela terceira vez pra bolivia. eu e minha esposa amamos a bolivia. ficamos noivos na ilha do sol, no meio do titicaca. então é um lugar muito importante pra gente. sou loco pra conhecer o caribe pela venezuela ou pelas ilhas e tals, tavez vá ano que vem, mas mais pro final do ano. pensava em fazer panamá e algum outro lugar. sei lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eu Passei uma noite na Ilha do Sol até esqueci de comentar no relato, depois eu completo. Realmente vc escolheu um lugar muito lindo para ficar noivo, parabéns. Perio eu fui pela TACA via Lima, escolhi esta rota e a cia por alguns motivos. Foi o melhor preço, só estavam encontrando valores entre 1.600 a 1.800 Comprei por 1.200 com tarifas. Fiz a rota mais longa desta forma ganho mais pontos em milhas e ainda pude passar o dia em Lima tanto na ida como na volta, e também pude participar da Feira Gastronômica em Lima, esta feia acontece sempre em setembro, tem comidas tipicas de todas as regiões do Peru, incluindo , doces e bebidas, foi maravilhoso. Caso vá pela TACA peça para te inscreverem no Star Aliança eles me enviaram a carteira de membro. Eu tenho que colocar as fotos em um Cd para poder postar, não estou conseguindo fazer pelo cartão de memória, só coloquei 3 do Cd q ganhei depois da estrada da morte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Perio isto acontece muito, em 2009 eu estava para ir a Guatemala pela TACA q era a cia mais em conta, não pude ir e só acabei indo em 2010, fui pela Copa que em 2009 estava mais cara e em 2010 foi a mais barata. Depois em 2011 fui ao México pela Avianca q antes era a mais cara e em 2011 foi a mais barata. As vezes vc faz uma simulação hoje e encontra um determinado preço, depois de alguns dias vc simula novamente e encontra grandes diferenças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...