Ir para conteúdo

Bolívia - La Paz / Chacaltaya / Lago Titicaca / Isla del Sol / Copacabana


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Ola amigos, estou deixando aqui um resumo do que achei da cidade de la Paz, logo estarei postando mais detalhadamente o que fiz por lá, espero que possa contribuir com algo, abraço!

 

 

----

Há poucos dias cheguei de viagem, porém só agora estou tendo tempo de escrever sobre o assunto, tive a oportunidade de conhecer mais uma capital Sul americana, desta vez a capital da Bolívia, país mais pobre da América do Sul. La Paz é a capital mais alta do mundo e uma cidade totalmente diferente do normal (pelo menos do meu normal) uma loucura, em vários sentidos.

 

20100508210631.jpg

 

 

Saí do Brasil pensando na tão falada altitude e assim que cheguei ao aeroporto de El Alto, fiquei um pouco assustado, logo de cara vi algumas pessoas com mascaras de oxigênio, passando mal e tals... Pensei comigo – To ferrado – mas na verdade não senti nada de altitude, dor de cabeça, tontura, não sei o que mais, absolutamente nada, o amigo que foi comigo tampouco (mas isso varia de pessoa para pessoa, lógico).

Pegamos o taxi até La Paz (o aeroporto está na cidade de El Alto, 4100 metros de altitude) e me chamou a atenção a quantidade de “propagandas” políticas nos muros e paredes ao redor da rodovia, propaganda de tudo que é tipo (a mi me gusta “EVO - sí o sí!”), aliás, propaganda política é uma coisa que nos dias seguintes eu iria ver muito, pois têm em todo canto, achei interessante também uma grande estátua de CHE GUEVARA, feita de sucatas me parecia peças de carro ou algo assim, bem legal mesmo.

 

Cheguei de madrugada, portanto não pude realmente apreciar e dar aquela tradicional “geral” na cidade de La Paz, mas a ansiedade de conhecer a cidade me fez acordar cedo, 7 horas já tava na janela do hostal, tirando foto da primeira chola que até então era uma novidade para mim (depois eu perceberia que que as cholas realmente fazem parte da paisagem de La Paz.

 

20100508211611.jpg

 

Após o desayuno, onde experimentei pela primeira vez o mate de coca, eu e meu amigo saímos para dar uma olhada na cidade, ao colocar o pé pra fora do hostal, realmente conheci La Paz, uma verdadeira loucura, o trânsito basicamente é composto apenas por vans e taxis, que são responsáveis pelo transporte na cidade, ônibus existem, mas são poucos, porém todos têm uma coisa em comum, buzinar, os caras buzinam pra tudo e pra todos e o incrível é que eles se entendem. A lei do trânsito, pelo que percebi é daquele que chegar primeiro, ou daquele que “se enfiar” primeiro, isso serve para os pedestres também.

 

Além do trânsito, o que chama muito a atenção é o comércio que é constituído além das lojas por ambulantes nas ruas mesmo, as cholas vendem de tudo, tudo mesmo... E por falar em comércio, as coisas lá são muito baratas, desde roupa, comida, eletrônicos, transporte, etc... Que bom que vi em algum fórum um cara falando “se você puder ir de cueca e deixar para comprar tudo lá, vá” na verdade não botei muita fé, mas é exatamente isso!

 

20100508211240.jpg

 

A comida, hmmm, preparasse porque comer na Bolívia pode ser considerado talvez como uma aventura, se você é meio fresco, então sugiro que se prepare para comer bastante bolacha, ou aquelas batatas em lata, por exemplo... hehe, to brincando, ou não. Na verdade as comidas são bem diferentes do Brasil, principalmente no que se refere à higiene, até existem bons restaurantes, mas eu pessoalmente fiquei pensando, mesmo nos melhores restaurantes as carnes devem ser compradas naqueles açougues (carnicerias) sem gelo, sem freezer e muitas vezes ao ar livre, bom talvez não sejam né, sei lá... Existem inclusive lugares onde se vendem comida em um lado da rua e o esgoto corre aberto e discreto do outro lado... Nas ruas você pode encontrar as mais variadas formas de comida algumas tem boa aparência, a maioria nem tanto, mas é a cultura deles e quem sou eu pra criticar, tendo em vista que moro em um país onde existe um prato típico feito com partes digamos menos nobres do porco e com muito feijão, a famosa feijoada (que aos olhos de quem não está habituado, é bem “exótico” também). Mas voltando a comida da Bolívia posso dizer que frango frito com batata é de fato o prato mais tradicional de La Paz e tem em todo canto.

 

Uma das coisas que me chamou bastante a atenção, em um dos dias que eu caminhava pela cidade foi um retrato de Che nas paredes de uma instituição de ensino com a frase "Toda nuestra acción es un grito de guerra contra el imperialismo", essa imagen eu não poderia deixar de registrar!

 

20100508210915.jpg

 

Outra coisa que existe em todo canto é mate de coca, tradicional bebida andina que ajuda nos males da altitude e é uma planta sagrada para os indígenas locais, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, COCA NÃO É DROGA!!! Me admiro com tamanha ignorância que encontrei no retorno ao Brasil, a começar com algumas frases como “O que você foi fazer na Bolívia?” ou “Na Bolívia só tem cocaína e maconha...” e quando digo para as pessoas que experimentei mate de coca, é como se eu estivesse dizendo “sou um drogado!”, quanta besteira que escuto, mas eu tenho que repetir mil vezes COCA NÃO É DROGA, mas isso é assunto para outro post que vou fazer em breve sobre a Bolívia.

Este é uma geral sobre LA PAZ, aguardem em breve um pouco mais sobre minha viagem... Hasta Luego!!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Itamar,

 

Eu estive em La Paz em abril desse ano, e tenho que dizer que EU AMEI LA PAZ!!! Sai do Brasil com um pré-conceito de que na Bolívia só tem drogas e pobreza, mas descobri um país riquíssimo tanto em paisagens, como em cultura.... E La Paz é uma cidade muito interessante, imensa encravada em um vale, cercada por montanhas imponentes.... mas o principal e que mais me chamou a atenção foi como este povo vive, literalmente, a sua cultura... as cholas estão em todas as partes, vivem, se vestem, carregam seus bebês como a séculos seus antepassados faziam! E com a maior naturalidade se misturam a modernidade da grande cidade... isso para mim foi incrível! E pensar que nós brasileiros só nos lembramos de nosso passado cultural em museus ou em datas comemorativas....

 

Fora os fatos que vc comentou, que tudo é muito barato lá, fazer uma refeição em La Paz é definitvamente uma experiência antropológica!! Primeiro, prepare-se para comer tudo com coentro!!! E depois, esqueça seus parâmetros mais exigentes de higiene! Se vc pensar que o pãozinho que vc come no café da manhã, mto provalmente é aquele q é vendido na rua, sem nenhum tipo de proteção, ao ar livre mesmo, ai vc não toma nem o desayuno!! Então é melhor desencanar... mas não abusar tbm!!

 

Então, fica aqui meu voto positivo por La Paz! Visitem, conheçam, caminhem e desfrutem dessa cidade única e intrigante!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

oi Gabriela

 

sim La Paz é muito massa eu gostei muito tbm, com certeza ...

Vale ressaltar que eu de fato não sou do tipo de pessoa fresca, como você dissenão da pra ficar pensando não, eu tava lá não ia ficar pensando na procedencia, mesmo porque até no Brasil a gente não sabe qual é, não é mesmo..hehe, claro que existem algumas coisas lá, que não da pra comer mesmo, mas no geral é tranquilo (desde que não seja "fresco")...

Você sitou as cholas carregando crianças e tals, isso foi uma coisa que me impressionou muito, um povo trabalhador e guerreiro, vi choalas com um sacão de batata nas costas, mas uma sacolona na outra mão criança e tudo mais... fora o fato de que 11 horas da noite ainda se encontrava muitas nas ruas guardando suas coisas para voltar sei lá pra onde e 7/8 da manhã já ta na ativa de novo...

Quanto a o fato da pré imagem que tinha também, mudou muito... principalemte quando fui estava um pouco inseguro em relação a segurança, posso dizer que qualquer capital do Brasil é 10 vezes (no minimo) mais tenso, que La Paz, por ser uma cidade pobre se imagina violência, DROGADOS, prostituição, etc... não vi nada disso e olha que peranbulei a pé pra todo lado, inclusive altas horas da madruga! Louvável!!!

 

Ter ido pra Bolivia realmente foi uma grande experiência, pretendo voltar para conhecer outros lugares, seguro...

 

Logo que tiver um poquinho mas de tempo, quero detalhas mais as coisas...abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Olá amigos, finalmente vou descrever mais detalhadamente, um pouquinho do que tive oportunidade de conhecer na viagem que fiz a alguns dias junto com um amigo à capital da Bolívia.

 

 

20100518233710.jpg

 

Primeira coisa que tenho a dizer sobre La Paz é que a tal da altitude, para mim pelo menos, não causou nenhum tipo de incômodo, repetindo o que já escrevi no 1º post, não senti nada de anormal além de uma ardência no nariz (nem eu nem meu parceiro na viagem). Logo que cheguei fiquei um pouco assustado porque vi neguinho no aeroporto passando mal e com tubo de oxigênio, por sorte não senti nada em nenhum dos dias que estive por lá, (exceto quando subi o Chacaltaya), dizem que tem gente que fica malzão e nem sequer aproveita o primeiro e segundo dia, que bom porque viajo com tempo escasso!

 

Chegamos a La Paz na madrugada e logo ao sair do aeroporto tinham 3 taxistas oferecendo seus serviços, como eu tinha lido em diversos fóruns e também em guias, tentei negociar a corrida até La Paz com cada um dos 3(um de cada vez e escondido do concorrente), mas àquela hora da madruga não teve choro, 55 bolivianos até La Paz e ponto final, nenhum deles abriu mão. Logo que embarcamos no taxi após conversar com o taxista e ele dizer que o frio não passa muito do que estava, concluí que o frio da cidade, assim como a altitude, também não seria problema, porque naquele dia fazia 8 graus e eu como bom Curitibano estava me sentindo tranquilo em um dia de outono.

 

20100519001005.jpg

 

O primeiro dia tiramos para conhecer a cidade, meio sem rumo saímos em uma direção qualquer, a primeira impressão que se tem de La Paz é de fato uma loucura, a começar com o trânsito insano, um verdadeiro caos, mas é só andar um pouco entre o trânsito muito louco, ouvindo buzina mais que qualquer coisa, vendo os carros se espremendo pra um entrar na frente do outro, vendo as vans passando por todo lado com um doido gritando na janela o destino (o cara fala muito rápido, na verdade não se entende nada), vendo os pedestres kamikazes passando por entre os carros em movimento então logo você está se enfiando na frente de carro para atravessar a rua (mesmo porque se não fizer isso você fica esperando até amanhã pra atravessar).

 

Também já tinha me referido no 1º post sobre a presença do comércio ambulante, mais especificamente das cholas, isso é um fato que não tem como não falar novamente porque é muito louco, estão por todo lado e uma coisa que percebi que em alguns lugares existem setores, tipo em uma determinada região se vende comida, outra eletrônicos, outra roupas e em muitas partes um mixtão onde se vende de tudo (na maioria da cidade), mas é bem interessante e quem for a La Paz não vai ter como não conhecer.

 

 

20100518233932.jpg

Comércio

 

Bom, entre cholas nas calçadas e ruas e entre os carros, vans e buzinas fomos caminhar e conhecer o centrão de La Paz, com o mapa do meu “guia criativo para o viajante na América do Sul” na mochila, saí perambulando, porém logo após algumas horas percebi que precisava de um mapa mais detalhado, porque a cidade é um pouco confusa quando não se conhece bem (pelo menos no primeiro dia), dei uma volta imensa pra chegar até a PLAZA DE SAN FRANCISCO, que estava a duas quadras do hotel que eu estava. Nesta praça está a IGLESIA DE SAN FRANCISCO, um dos mais tradicionais cartões postais da cidade, a igreja é original do ano de 1548 e foi construída com pedras de Tiwanaku. É uma das mais antigas da América do Sul, porém desabou com uma tempestade de neve em 1610, foi reconstruída entre os anos de 1744 e 1753, é uma igreja muito bonita tanto por fora como por dentro, à sua frente estão diversas barracas vendendo flores e em suas redondezas o comércio é intenso.

 

 

Ali bem pertinho está o MUSEO DE LA COCA, que foi o único museu que tive oportunidade de conhecer em La Paz e acho que escolhi muito bem, porque é um museu pequeno, mas muito interessante, gostei bastante de conhecer um pouco mais sobre a história da folha de coca e o quanto é importante na cultura andina, existe no museu também um café, onde é possível experimentar diversos produtos feitos de folha de coca, eu provei a cerveja de coca e uma pinga de coca, bastante estranho, bem diferente, mas é bom (e para os mais ignorantes – NÃO É DROGA!!! Logo posto sobre isso também).

 

Próximo a Plaza de San Francisco (2 quadras) está um dos locais que de forma alguma não se pode deixar de conhecer em uma viajem para La Paz, o MERCADO DE LAS BRUJAS, que é um local onde se pode encontrar muitas lembrançinhas da Bolívia (suvenir), roupas típicas, tecido e etc... Materiais para bruxaria, desde amuletos até todo tipo de produto para os mais diversos fins, com destaque para os fetos de llama ressecados, que segundo entendi são oferendas a Pachamama.

 

 

 

20100518235253.jpg

Mercado de las Brujas

 

Outro destino obrigatório a conhecer em La Paz é a PLAZA MURILLO um dos locais mais importantes de toda Bolívia, onde está o PALACIO LEGISLATIVO, o PALACIO PRESIDENCIAL, também conhecido como PALACIO QUEMADO (recebe este nome porque já foi incendiado por duas vezes) além da CATEDRAL de Nuestra Señora de La Paz, igreja está que foi construída no ano de 1831. Ao centro da praça está a estatua de Gualberto Villarroel, e por toda praça muitos pombos, muitos mesmo, é bem legal pra quem não tem medo e nem nojo de pombos o que não é meu caso. É interessante dar um tempo na praça para ver o movimento.

 

20100519000725.jpg

Plaza Murillo

 

Também conheci o lado Sul da cidade onde está localizada a parte mais “chique” de La Paz, justamente é a região onde mora a elite da cidade, pra mim, está parte não tinha nada de mais, nada que se destaque em se tratando de uma viajem para Bolívia, onde eu buscava atrativos que tivessem mais a ver com a cultura do país, mas é valido pra quem procura fugir um pouco da loucura lá de cima (o que não era o meu caso) e ver que La Paz não possuiu somente pobreza.

 

Em relação à segurança da cidade que foi uma coisa que me deixou um pouco preocupado enquanto planejava ir pra lá, posso concluir uma coisa qualquer cidade mediana do Brasil é mais perigosa que La Paz, não vi drogado, não vi malaco, não vi nóia, não vi ladrão, não vi nada que me preocupasse. Depois que peguei confiança andei pela madrugada a pé, em várias “quebradas” que não teria coragem de andar, por exemplo, se estivesse aqui em Curitiba.

 

Ainda tivemos sorte de poder assistir o clássico paseño entre Bolívar X The Strongest no estádio Hernando Siles(neste estádio oBrasil perdeu pra Bolívia), o futebol é digamos fraco, mas é legal ver um estádio cheio (até demais) com crianças, velhos, mulheres e na geral (onde fiquei) todo mundo junto, torcida de ambos os times cantando cada um na sua, sem se importar com a torcida rival que está no mesmo local.

 

 

20100518235707.jpg

Bolivar 1 x 0 The Strongest

 

 

Quando saí pra tomar uma cervejinha (a cerveja mais conhecida de La Paz é a Paceña que segundo dizem, já foi inclusive considerada a segunda melhor cerveja do mundo), fomos a um tal de Mongos Bar, por indicação de um outro brazuca que estava hospedado em nosso hostal, não gostei, só gringo falando em sei lá que língua, caro e com CERVEJA QUENTE, alias pra achar cerveja gelada lá em La Paz é meio difícil (ou levamos muito azar) porque em praticamente todos os lugares que fomos tomar uma cervejinha, se não estava em temperatura ambiente estava digamos “friazinha”. Fomos achar uma cerveja gelada em um barzinho de rock chamado Tarkus, que para mim foi bem melhor que o badalado Mongos, o carinha que comandava o bar era do rock e colocava o som que pedíamos, trouxe “cerveza muy fria”, uma tal de BOK que era uma cerveja mais forte e muito boa... Enfim voltamos pro hostal altas horas da madruga e o pior não foi o friozinho tipo inicio de inverno de Curitiba, o pior mesmo foi chegar na madruga e acordar 7 e poço da manhã pra subir o Chacaltaya, pois é mas sobre o Chacaltaya eu escrevo no próximo post sobre a Bolívia, ! Hasta Pronto!

Editado por Visitante
  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ai itamar japa,´estive no chacaltaya em 2007, impressionate mesmo aquela altitude, fiquei mal pra caramba lá, minha cabeça parecia que ia esplodir fora o cansaço kkkkkk

Cara to postando uma foto que tirei lá, só pra comparar o que era a 3 anos p este ano, o gelo q ja era pouco praticamente acabou, devido ao aquecimento global...uma pena...

20100528152733.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Ai itamar japa,´estive no chacaltaya em 2007, impressionate mesmo aquela altitude, fiquei mal pra caramba lá, minha cabeça parecia que ia esplodir fora o cansaço kkkkkk

Cara to postando uma foto que tirei lá, só pra comparar o que era a 3 anos p este ano, o gelo q ja era pouco praticamente acabou, devido ao aquecimento global...uma pena...

 

 

putz parceiro, nem fale, lastimavel, conversei com alguns locais e eles me disseram que outras montanhas da região também já estão sofrendo as consequencias do aquecimento global, triste né..

 

o guia que nos levou, me disse que na época do verão tem mais neve e tals, mas sei lá... mas de fato é triste, já vi umas fotos das antigas e é muito foda ver como mudou... lamentável...

 

 

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...