Bolívia - Morte no Downhill, Chacaltaya, Tiwanaku, Assalto y otras cosas más...

Você que acompanhou meu relato sobre a trip no Paraguai reparou que não sou o cara mais sortudo do mundo, as coisas mais bizarras tendem a me perseguir. Mas... Vou começar com a parte boa do rolê na Bolívia. Vou separar este relato por dias para melhor entendimento. ::tchann::

Cotações médias:

1 Dólar (US$) = R$ 2,37

1 Real (R$) = 2,90 Bols (Bolivianos)

1 Dólar (US$) = 6,90 Bols (Bolivianos)

Sexta-Feira - 13/06 - O início da jornada

Por mais cabalística que a data seja, não acredito em azar (ahhh vá!).

Saí do trabalho mais cedo e com medo de não conseguir chegar a tempo no terminal Barra Funda para pegar o Bus sentido Puerto Suarez (Puerto Quijarro), afinal, o trânsito de Sampa é caótico 24hs por dia. Consegui chegar 20 minutos antes do Bus sair e ainda tinha que comprar a passagem da volta, encontrei meu amigo Roney e descemos à plataforma de embarque, o mais legal de tudo é que o Bus da Andorinha que vinha do RJ atrasou um pouco mais de 1 hr. Bem... Vamos lá.

Tenho 1,89 de altura e viajei "confortavelmente", bus limpo e motoristas prudentes. Por que na Bolívia... Vc sentirá falta disso. ::lol4::

Ficaríamos o sábado em Puerto Quijarro para ir à Santa Cruz de la Sierra via Trem da Morte no domingo.

Sábado - 14/06 - Puerto Quijarro

Chegamos na froteira BR/BO por volta das 15:30, não sei se é um padrão, mas o bus entrou direto na Bolívia, precisamos voltar a pé até a imigração do Brasil (uns 7 minutos de caminhada) e fazer a "saída", em seguida fizemos a "entrada" na Bolívia, e os funcionários fronteiriços Bolivianos sem um pingo de educação nem se esforçaram para informar a direção que ficava a estação de trem quando perguntei, um cabrón só falou: "Pega um táxi". E fui fazer isso mesmo. Fdp...

Os taxistas ao lado da fronteira queriam cobrar R$ 15,00 para nos levar até a estação ferroviária, então procuramos um pouco mais distante da fronteira que nos levaram por Bols 15,00. Ou seja, um custo praticamente 3 x menor! Na Bolívia você tem que negociar tudo e pesquisar antes de comprar um serviço ou produto, mas se você é um mochileiro rico, vai na fé.

Ficamos hospedados em frente ao terminal ferroviário, o alojamento (muquifo) chama-se Cochabamba pagamos 30 bols (uns R$ 10,00) cada por um quarto com banheiro compartilhado, la dentro é tipo a vila do chaves, tem um pátio, as portas das "casas" ficam coladas uma na outra, só faltou um chafariz no pátio de trás. ::lol4::

Ficamos em um quarto para 4 pessoas no fundo da "vila do chaves", mas peraê, se somos em 2 em um quarto para 4, então... Então que fui conversar com o pivete que estava na recepção e ele disse que o quarto só tem uma chave, então ficaríamos só nós. Blz, minha cargueira dormiu feliz em uma cama com travesseiro!

Exceto pelo frio ao sair do chuveiro que ficava no meio do páteo e o medo de ser sequestrado e ter alguns órgãos retirados para venda no ebay, o lugar era calmo. Não tive problemas em deixar minha mochila com notebook, câmeras, celular e outros objetos no quarto. (Mas em La Paz... Você vai ver a merda que deu)

Atravessamos a rua e fomos retirar nossa passagem na estação, o estranho é que o custo para reservar era de 30 Bols, quem comprou na hora pagou 70 Bols, e nós 100. Enfim, nem adiantou discutir.

Conhecemos um casal de Brasileiros super gente boa neste sábado, a Alê e o Dirceu que iam de trem e seguiriam à Machu Pichu. Fomos provar a alta gastronomia Fast Food fronteiriça e foi aí meu primeiro choque com a higiene (ou falta dela) quando nos referimos a alimentos. Um belo e oleoso hambúrguer num lugar que parecia um ferro velho (mas era uma lanchonete), paguei por um lanche e uma coca (cola) uns 12 Bols, e depois fomos ver o concurso de MISS que aconteceria no campo de futebol da cidade. Posso dizer que esta é a cidade do pó, calma... Eu digo cidade do pó pois as ruas não são asfaltadas e a cada carro que passa levanta uma nuvem de poeira deixando qualquer um sujo e com o nariz bem judiado.

No fim da noite comprei uma cerveja paceña, e não gostei muito dela. Na Bolívia eu provei cervejas melhores, e piores também.

Renato e nsaniele, cheguei no final de semana e amanhã continuo a escrever o relato, preciso pedir 2ª via de documentos, comprar um celular novo, enfim... Muita coisa ainda será escrita...rs

D Fabiano, o que houve cara pra ser tão ruim assim a trip?

D Fabiano, o que houve cara pra ser tão ruim assim a trip?

No Aguardo Erik hehehehehe

Nosso fiz essa mesma trip que Você e tive a sorte de nao acontecer nada de ruim comigo hehehehe

Já postei aqui,principalmente no tópico de San Pedro.

Há exatos 1 ano estava em coma na UTI do HC-La Paz,nico hospital naquele pais de m... que tinha oxigenio disponivel.Fiquei inconsciente devido a altura da fronteira com Chile,5200m,e assim fiquei por mais de 15 dias.O que sei foi o médico que contou e o consul de Brasil,que se responsabilizou por mim,inclusive pelo pagamento da conta,se fosse necessário.Ele me disse que já havia mandado 4 mortos para o Brasil,por sorte não fui o 5,mas o péssimo atendimento gerou uma doença incurável em minha perna.Bolívia e Peru,nunca mais!!!