Bolívia/Peru de 08/10/2010 a 27/10/2010

Olá galera!

Quero dizer que foi a minha 1ª viagem pela América do Sul e foi super legal. Seguem informações:

08/10/2010 São Paulo/Campo Grande

Fui encontrar os meu amigos na estação da Barra Funda para irmos até Campo Grande previsto para 21h30min (MS).

09/10/2010 São Paulo/Campo Grande

Passamos por varias cidades ( pelo rio Paraná) e chegamos a cidade de Campos Grande ás 12:15, já fomos comprar as passagens para Corumbá (que estava prevista para 23:30 foda), conhecer a cidade (shopping). As 16:55 passamos num parque e fomos atacados por Quero-queros kkk.

Foi a melhor dormida que tive, por que depois só ônibus dark, punk demais.

10/10/2010 Campo Grande/Corumbá

Chegamos em Corumbá as 05:30 e pedimos informações de como chegar na fronteira e chegou um grego chamado Sotíros que falava 11 línguas dizendo que a fronteira de domingo não funcionava ( o que ele queria mesmo era que a gente ficasse por lá e que gastássemos do dinheiro antes da ida pra fronteira. Sorte nossa foi que chegou um Panamenho dizendo que era mentira e foi primeiro que a gente pra fronteira. Como não o vimos voltando, seguimos para a mesma. Pegamos um taxi e chegamos na fronteira as 08:00.

10/10/2010 Corumbá/Fronteira Puerto Quijarro (BO)

Como a fronteira estava fechada mais não por muito tempo, fomos trocar o dinheiro R$180,00 por 702,00 bolivianos e R$ 800,00 por US$ 455,55. Pegamos um taxí para irmos até a estação e compra as passagens para o Trem da Morte, voltamos para a fronteira para carimbar os passaportes e voltamos para a estação por que o trem tinha a saída as 16h30min.

Na ida de Puerto Quijarro até Santa Cruz De La Sierra foi de 16hs de viagem e conheci várias cidades de madrugada e de manhã.

11/10/2010 SANTA CRUZ DE LA SIERRA (BO)

Chegamos em Santa Cruz De La Sierra as 08:18 da manhã procuramos alguns hostels e ficamos num chamado Casa del Gran Kika. Quando chegamos a Interpol foi até o hostel e pediu os nossos passaportes mas ficou tudo bem. Fomos almoçar (recomendo o restaurante El Aljibe por que a comida é muito boa), e estava um calor de matar em St Cruz De La Sierra.

As 19h18min da noite encontramos o mesmo panamenho que estava na fronteira lembra?

Na Bolívia fazia 108 anos que houve a Batalha da Bahía na Bolívia.

12/11/2010 SANTA CRUZ DE LA SIERRA (BO)

Acordei as 07:00 e não consegui mais dormir e teríamos que sair do hostel até as 12:00hs e continuar a viagem. Quando foi ás As 11h11min já estávamos com as malar prontas para segui viagem quando chegou a Interpol de novo para fazer a check dos nossos passaportes, e sorte foi a nossa por que o dono do hostel chegou bem na hora que eles iriam pedir propina para devolver o nosso passaporte.

As 12h00min fomos para a estação e compramos as passagens para Cochabamba.

As 15h16min enquanto não dava a hora para irmos á Cochabamba, fomos a um restaurante e parecia que a dona foi com a nossa cara e colocou musica brasileira, e com certeza ela não acertou o nosso gosto por que colocou logo É o tchan!!! Mas demos muitas risadas e valeu muito a pena.

Não lembro o horário do ônibus para Cochabamba mais foi a noite e, mas do calor não tinha como esquecer, percebi que a poltrona que eu estava (39) não descia e fiquei fudido por causa disso.

As 23h00min Deu uma confusão dentro do ônibus por que entrou uma pessoa sem passagem e então ficou uma pessoa em é durante toda a viagem, teve uma moça que não queria sair de um lugar que não era o dela, teve um cara que começou a reclamar com a moça iiiiii confusão total. Bem antes do fuzie, procurei outra poltrona que descia o banco pra sentar e deu tudo certo.

13/10/2010 COCHABAMBA (BO)

As 05h30min da manhã chegamos em Cochabamba e eu estava com mal estar terrível ( De Santa Cruz De La Sierra até Cochabamba foi de 10horas e 30min de viagem). Demos uma volta pelo quarteirão da cidade e vimos o transito muito caótica e muita sujeira pelo chão e etc. Quando chegamos novamente próximo a estação, guardamos as nossas coisas num guarda equipaje e fomos procurar um lugar para comer. Fui na lan house para baixar as fotos e não consegui por que teria de haver um cd do programa para baixar as fotos :shock:

Vi um noticiário da TV local que os chilenos que estavam presos no minério, foram resgatados depois de vários dias submersos.

As 12h00min Conhecemos o Cristo na cidade de Cochabamba.

As 14h54min compramos as passagens para La Paz e o ônibus sairia as 22:15 e com isso fomos andar pela cidade e conhecer um pouco.

As 21h43min dentro da estação tinha uma mulher gritando SANTA CRUZ, SANTA CRUZ e eu estava ficando louco rs, a voz dela ficou um bom tempo na minha cabeça gritando SANTA CRUZ, SANTA CRUZ!!!!! rs.

14/10/2010 La Paz (BO)

Chegamos a Laz as 05h00min da manhã e estava muito frio eu estava tremendo::Cold:: e aí começou a falta de ar devido a altitude ::hein: . Procuramos o hostel que estava no itinerário e o achamos e ele se chamava Hostel Señorial bem no centro de La Paz. Fomos dormir um pouco e depois fomos comprar algumas coisas e conheci uma meninas que foram bem legais comigo ::love:: .

15/11/2010 La Paz (BO)

As 11h00min acordei e fui a uma lan house e consegui baixar as fotos e coloquei num cd ::tchann::.

As 21h00min fomos conhecer a cidade, tirar algumas fotos, fomos ao mercado e compramos o ingresso para irmos até a Montanha Chatalcaya que estava marcado para o dia 16/10/2010 de manhã.

16/10/2010 Laz Paz - Monte Chatalcaya (BO)

Acordamos bem cedo para que não perdêssemos o horário para irmos à Montanha Chatalcaya, no percurso vi muito lugares lindos e que realmente deu vontade de estar naquele lugar. Subimos a montanha de ônibus que tinha vários turistas. Chegamos à entrada da montanha e subimos os dois picos (muita falta de ar lá em cima, demorou, mas cheguei). Tiramos fotos maravilhosas lá de cima, impressionante o lugar, muita neve e a galera estava muito feliz, descemos e comemos uma sopa de milho no restaurante local. Como desci muito rápido a montanha, fiquei com uma puta dor de cabeça ::grr:: . Fomos conhecer o Valle dela Luna que foi bem interessante.

17/10/2010 Laz Paz (BO)

Acordamos e saímos do hostel para comprar algumas coisas que ainda não tinham comprado. Fomos para a rodoviária, comprar as passagens para Copacabana

As 15h30min já estávamos na estrada de Copacabana e o rio Titicaca ao nosso lado esquecer nos acompanhado em todo o percurso. Ficamos brincando com os gringos que estavam na van e eles não entediam nada :?: .

As 18h15min chegamos em Copacabana e a cidade era bem pequena ( detalhe quando chegamos tinha um circo que estava tocando o funk Creu aquele sabe) terrível ::lol4:: .

18/10/2010 Copacabana (BO)

As 07h15min acordamos para fazermos a tour pela parte sul e norte da Isla del Sol as 08:30.

Fomos para a beira do rio Titicaca para pegarmos o barco e irmos em direção a Ilha, dentro do barco conheci o Giussepe um italiano que estava sozinho e fiquei meio sem graça de fala em italiano mais depois foi tudo bem rs. Chegamos na parte norte da ilha conhecemos o museu, andamos da parte sul até a parte norte. Lá na parte norte é que havia o templo do sol e dava pra ver o rio Titicaca por completo e depois voltamos pela mesma trilha enquanto os outro fizeram a trilha a pé norte/sul e os encontramos para irmos de volta a Copacabana.

Quando voltamos compramos o pacote transporte até Puno no Peru e para as Islas Flutantes

19/10/2010 Copacabana (BO)

Saímos cedo do hostel que estávamos, fomos comer algo para depois ir em direção ás Islas Flutantes no Peru. Na fronteira carimbamos o passaporte e chegamos em Puno e fomos direto as Islas Flutantes de barco. O lugar é maravilhoso e o povo bem acolhedor, mostrando a história, cultura, os costumes e o material que serve para moradia, solo, alimento e etc. Conhecemos um casal de franceses bem legais que pegamos amizade e nos convidou a ir á França visitá-los ::otemo:: , um argentino e três brasileiros do Rio de Janeiro.

20/10/2010 Cuzco (PE)

Chegamos em Cuzco bem de manhã e já fomos abordados pelo pessoal indicando hostel e pegamos o 1º que apareceu que se chama Hotel Machupicchu, o taxista nos levou até o local. As ruas de Cuzco são de paralelepípedo e bem estreitas e há várias coisas pra fazer a noite. Compramos um pacote para Machupicchu onde faríamos um outro percurso (o cara que vendeu disse que era mais bonito do que fazermos o percurso tradicional). Andamos de cavalo pela serra e o cavalo parecia que conhecia o lugar sem ninguém os legar. O nosso guia foi um menino que ficava dando varada no cavalo pra correr e aí o cavalo corria muito ::hahaha:: , quase caí. Achei um restaurante chamado Zazu que a comida custava 10 soles e a noite virava balada, fomos ao Louge bar The frogs e ouvimos música ao vivo e jogamos sinuca ( saí mais cedo do que o pessoal por que me deu uma BAD :shock: e voltei pro Hotel sozinho).

21/10/2010 Cuzco (PE)

Acordamos bem cedo para arrumar as coisas para tomar café, de repente o Fabio disse que eu deveria tirar todas as coisas do quarto senão agente pagaria outra diária. Correndo entrei no quarto e coloquei tudo de um jeito e não deu pra tomar café.

Entramos na van e fomos em direção á Machupicchu. No percurso teve bastante aventura em ruas estreitas penhascos, cachoeiras, montanhas, rios e mosquitos que não podiam faltar. Conheci um holandês chamado Martin e a peruana a Katia.

Paramos numa cidade chamada Santa Teresa que mosquito tinha de sobra, almoçamos num restaurante e voltamos á estrada até chegarmos a um trem que nos levaria até Águas Calientes.

Em Águas Calientes chegamos a noite e estava chovendo, fomos jantar no restaurante do próprio hostel e foi passado os ingresso de Machupicchu que seria no dia seguinte.

22/10/2010 Agua Calientes/Machuppichu (PE)

Acordamos bem cedo e fomos para a fila ( que já estava grande para Machupicchu), compramos a passagem no ônibus US$7,00. Sorte que não fizemos o caminho a pé por que sofreríamos muito ( quando chegamos lá em cima, na entrada de Machupicchu haviam três meninas que estavam vermelhas de calor e suadas por ter andado tanto, e olha que estava frio de manhã). Dentro da cidade histórica de Machupicchu conhecemos os templos e o que mais me impressionou foi o templo do Condor e sua estória, fomos ao Wayanapicchu e a vista foi privilegiada. A descida foi bem perigosa por que era muito íngreme e tivemos que descer com cautela. Na volta pegamos o mesmo trem que nos levou, descemos do trem e pegamos a mesma van que também nos levou, passamos pelo mesmo caminho a volta deve ter durado umas 7hs de percurso.

22/10/2010 Cuzco (PE)

As 22h10min chegamos no mesmo hotel Machupicchu e havia muita gente no local (estudantes), não havia quartos vagos, então tivemos que procurar outro lugar pra ficar naquela noite e não foi difícil achar.

Deixamos as nossas malas, uns dormiram e eu fui procurar algum lugar para comer, e estava tudo fechada. Tive que me submeter a comer no Mac Donald's aff detesto ( era o único lugar que estava aberto, fazer o que?). Fui à balada do Zazu e quando voltei pro hostel, quase fiquei pra fora por que a recepção não me ouviu bater, chutar, gritar na porta (Felipe abrir a porta rs).

23/10/2010 Cuzco (PE)

Acordei cedo e fui a uma padaria de esquina, passei na feira de Cusco e comprei mais algumas coisas, terei mais algumas fotos. A noite fomos para a rodoviária comprar as passagens para irmos para Puerto Maldonado, nos despedimos do Martín (holandês) que provavelmente estará em São Paulo em Maio/2010.

24/10/2010 Puerto Maldonado (PE)

Chegamos na cidade de Puerto Maldonado as 04:30 da manhã e dentro do ônibus estava um calor terrível e a minha blusa tinha sumido. Ficamos esperando o gliche abrir para comprarmos as passagens para Rio Branco no Brasil, quando fomos informados que não era ali que vendia, tivemos que pegar um moto taxí que ir à para Tambopata que vendia as passagens. A cidade não tem carro, é moto taxí pra tudo que é lado e você não ficava esperando horas por um não, na hora que você desejava, tinha um pra te legar pra onde quisesse rs. Po sorte o motorista que nos levou de Cuzco a Puerto maldonado parou onde estávamos e me devolveu a blusa que eu tinha perdido. As passagens para Rio Branco eram de 100,00 soles peruanos e procuramos outros lugares para saber se tinha mais barato e não encontramos, tivemos que comprar naquele lugar mesmo. Começamos a viagem de, paramos para carimbar os passaportes de saída do Peru e depois que chegamos à cidade de Assis Brasil (AC), tivemos que descer para carimbar a nossa entrar no Brasil. O policial achou estranho por que deveria ter em nosso passaporte a saída do Brasil em 10/10/2010 de quando entramos na Bolívia. Pegaram os nossos passaportes para verificar e quando voltaram disseram que não poderia carimbar a nossa entrada por que não havia registro de saído do Brasil. Tudo foi explicado por nós e entramos no ônibus em direção a Rio Branco (AC).

24/10/2010 Rio Branco (AC)

As 23h00min chegamos a Rio Branco (AC) e ficamos num hotel chamado Palmeira. A cidade era muito quente e já era de madrugada. Sorte que no nosso quarto tinha um ventilador no teto e um ar condicionado rs.

25/10/2010 Rio Branco (AC)

Entre 08h00min e 09h00min horas acordamos de saímos do hotel Palmeira. Fomos para o centro de Rio Branco e o calor com chuva continuava. Ficamos numa praça até dar a hora de irmos para o aeroporto o voo seria as 02h20min da manhã. Neste intervalo fiquei na biblioteca de Rio Branco lendo o ensaio sobre a cegueira e também na internet. As 21h00min pegamos um ônibus até aeroporto de Rio Branco.

26/10/2010 Brasília (DF)

AS 07h30min chegamos a Brasília e procuramos um hotel pra ficar. Fomos indicados e irmos para a avenida W3 que havia uns hotéis clandestinos e como não tínhamos opção fomos a eles. Deixamos as nossas coisas e fomos até a Esplanada dos Ministérios, ficamos a admirar o lugar e voltamos para o hotel quando começou a chover violentamente e tivemos que esperar a chuva passar. Chegamos no hotel para dormir.

27/10/2010 Brasília/São Paulo

Acordei, tomei café e fomos em direção a rodoviária (pegamos o ônibus errado) e tivemos que sair e pegar outro e fomos ao aeroporto de Brasília pegar o voo para São Paulo. Pegamos o voo das 18h20min com previsão de chegada em São Paulo às 19h46min do mesmo dia. Chegamos a São as 20h00min, pegamos em ônibus sentido estação São Judas para finalmente ver os amigos primeiro que era o mais importante e depois cheguei em casa bem tarde.

Orçamento total

Galera. Segue o levantamento de tudo que gastei na viagem.

Valor que levei: 1.592,00 (reais)

08/10 Passagem de trem (SP) 2,65

20101207182817.jpg Machupicchu

20101207185008.jpg Indo Machupicchu

20101207185547.jpg Cochabamba (Cristo)

20101207185849.jpg Cochabamba (Cristo) Eu que fiz isso rs!!!

Humm bacana o relato! Concordo com a Marília, tá faltando as fotos!! huhu!

Bacana terem conhecido Rio Branco, mesmo que seja assim, só de passagem, dava para terem aproveitado mais o nosso calor, caminhando pelo parque da maternidade...srsr vcs ficaram na prça em frente a Biblioteca Pública? A biblioteca é bacana né?! Bem climatizada, com boas poltronas, eu as vezes vou lá, tirar um cochilo depois do almoço... hehehe

Qnd vcs estavam por aqui eu estava ensaiando minha volta para casa, tbm estava em Cusco e retornei de bus, e somente a MOVIL TOUR faz este trecho até Rio Branco... Mas agora temos a Star Peru com voos partindo de Cusco e Lima as segundas e sextas-feiras...

Abs e parabéns pela trip!!

Maria Emilia e Thalita obrigado por responder.

Estou devendo as fotos mesmo! Acreditem, ainda tenho que pegar as fotas e diminui-las mais assim que possível eu as posto.

Thalita, a cidade Rio Branco é adorável, calor maravilhoso e as pessoas muito hopitaleiras. Quero voltar por aí por que acabei conhecendo uma galera nas poucas horaas que eu fiquei por aí!