Ir para conteúdo

Bolivia-Peru e Chile Dez. 2009


Posts Recomendados

  • Membros

Buenos dias amigos!!

 

Pensei bastante antes de começar a escrever esse relato, na verdade lutei bastante pra vencer a preguiça que me dominava. Decisão tomada,preguiça vencida, caneta e papel em mãos e enfim saiu a minha modesta contribuição a esse site, sem ele e as dicas importantes aqui registradas, dificilmente teria saido de São Paulo rumo a Bolivia! É dificil citar nomes, não quero cometer injustiças , afinal foram centenas de relatos lidos e dicas copiadas, mais acho que tenho a obrigação de citar ao menos o nome do Dieter, cujo relato foi a grande inspiração e fornecedor do roteiro, e o Molossi ( Tobias, Stones) que forneceu no seu relato as dicas mais preciosas pra economizar uma bela grana em Machu-Pichu! Não tenho intenção de escrever uma nova Odisséia nem nada do genero, por isso pouparei voces de maiores e detalhes e vou tentar manter o tamanho reduzido para facilitar a leitura. Creio que o relato mais detalhado das nossas aventuras vai vir através do meu amigo Leandro, que dividiu comigo os quartos de hotel e a conta dos restaurantes , muito em breve ele postará aqui a sua visão da nossa trip!

 

Acho que assim como eu no inicio do planejamento, o que todo mochileiro quer mesmo saber é quanto em média vai gastar, e animem-se, pois eu fiquei em hotéis bons, comi em restaurantes bacanas , não fiz nenhum sacrificio e gastei menos de 2.000 reais. O meu roteiro foi o seguinte: Santa Cruz de la sierra- Sucre -Potosi-Uyuni- La Paz - Copacabana- Cuzco ( Machu-Pichu) - Arequipa - Arica - Santiago ( Viña del Mar).

 

A principio iriamos via trem da morte,mas um colega da empresa do Leandro nos ofereceu suas milhas da Tam por um preço razoavel, e assim fomos de avião até Santa Cruz ( graças a um erro da Tam, voei a primeira parte da viagem na primeira classe, o que já significou um belo começo de Trip). Chegamos em Sta Cruz no domingo de eleições presidenciais, ou seja, tudo absolutamente parado e sem sinal de voltar a funcionar nesse dia, o que nos restou foi pegar um taxi e seguir até um Hostel para passar a noite. Os taxis da cidade são os mais caros de toda a Bolivia, e Sta cruz é parecida com a maioria das cidades do Brasil, não tem nada que poderia prender o nosso interesse por algum tempo. No dia seguinte fomos ao aeroporto conferir os preços de voos até Sucre, e como não estava caro ( acho que 60 dolares) optamos pelo avião da Tam boliviana e uns 30 minutos depois chegamos em Sucre, essa sim uma cidade interessante e que merecia mais tempo, coisa que infelizmente não tinhamos e tão logo chegamos, já entramos num taxi para uma viagem desconfortável até Potosi. Aqui eu sofri os únicos efeitos da altitude durante toda a viagem, mal estar e enjoos que constantemente iam e viam e só me deixaram em paz quando entramos no onibus para Uyuni. Passamos a tarde em Potosi, uma cidade muito bacana e uma das mais pitorescas da Bolivia, muito alta e com ruazinhas estreitas, certamente merece uns dois dias para ser conhecida como deve, mas infelizmente o tempo para nós continuava curto, e após uma tarde na cidade, seguimos para Uyuni numa viagem nem tão ruim assim. Chegamos em Uyuni umas 2 horas da manhã e nos hospedamos num hostel em frente a parada do onibus, até que o lugar não era ruim, mas fechamos com eles o passeio de um dia pelo Salar e nos arrependemos, sentimos na pele algo que tinhamos lido bastante, eles não conseguiram gente o suficiente para fechar um Jipe e assim perdemos um dia inteiro em Uyuni, sorte que tinhamos ganho tempo com os voos! A mulher do hotel até disse que poderiamos ficar no hotel de graça pra fazer o passeio no dia seguinte, mas ficamos tão putos que resolvemos mudar de hotel e fazer o passeio no dia seguinte com outra agencia. O Salar de Uyuni é realmente tudo que falam, e se puderem façam o passeio de 3 dias, bem melhor do que o que nós fizemos, mas o que nós fizemos também foi incrivel, paisagens incriveis, pessoas bacanas no nosso carro e tivemos um dos melhores passeios da Bolivia, fortemente recomendado!!

Apos passar o dia inteiro no salar, tomamos o Bus para La Paz nessa mesma noite, e após uma viagem cansativa porém sem maiores traumas, chegamos em La Paz no inicio da manha seguinte. La Paz é sensacional, estranha, diferente, tumultuada, feia e bonita ao mesmo tempo, assim como boa parte das grandes cidades do mundo, porém com "quê" boliviano único.Ficamos hospedados na C.Sagarnaga, no hotel de mesmo nome, muito bom! fizemos os passeios pela agencia de dentro do hotel,a Diana Tours, e não tivemos problema algum com eles, pelo contrário, foram bacanas e com certeza faria tudo com eles novamente! O passeio pelo Chalcataya e Valle de la luna é muito bom e divertido, principalmente se houver neve no Chalcataya e um monte pessoas divertidas com voce no onibus. Quem não quiser se aventurar pela gastronomia tipica boliviana, pode procurar o Burguer King e outras dezenas de Fast Food no centro da cidade, alem do Alexander Coffoe, já conhecida aqui no site e com lanches rápidos e tortas muito gostosas! Passamos uns 3 dias em La Paz e fizemos os principais passeios ao redor da cidade, o que menos nos agradou foi Tihuanaco, que apesar de bacana, fica atras das outras atividades pra se fazer por lá, talvez no futuro melhore, pois estão escavando ainda o local.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá...

Pretendo ir para o Perú em Março. Também passando pela Bolívia.

 

Vc relatou que gastou na sua viagem menos de R$ 2.000,00

Como vc conseguiu essa proeza? Aqui na maioria dos relatos, todos sempre gasta cerca de R$ 3.000,00

Você partiu de Campo Grande ?

Sei que ainda não completou seu relato, mas percebi que você disse que estavam sem tempo para aproveitar algumas cidades.

Você agendaram os passeios antes? Você me aconselha comprar os pacotes aqui no Brasil, ou chego primeiro na Bolívia e vou comprando aos poucos com 1,2 dias de antecedência ?

 

Uyuni é mto frio ? ? ?

 

heheh

 

POr enquantooooooo é só!

 

Abraçãooo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola Irene e Lipe

 

Tá faltando tempo pra concluir o relato, então resolvi postar aos poucos pra ir ajudando aos poucos tb...rsrs

 

Irene, na Bolivia eu gastei aproximadamente 300 dolares, sendo que o mais caro lá foi Salar de Uyuni, o resto do pais, além de maravilhoso, é mtooo barato!! Levei pra viagem 1.100 dolares, voltei com 150 dolares...

 

Lipe, vale destacar que eu gastei 2000 mil reais na viagem em si .Contando com os preparativos e alguns equipamentos( bota e mochila que eu não tinha) sai uns 3000 mil reais mesmo! Bolivia e Peru são baratos mesmo, e chile que é mais caro eu fiquei só uns 4 dias! lógico que não comprei presentes e nem fiquei em hotel 5 estrelas, mais não me privei de nada e fiz os principais passeios...em Machu Pichu eu fiz um caminho alternativo, indo por santa Maria e Hidreletrica, isso com certeza foi o que me fez economizar mais...eu sai de São Paulo de avião até Sta Cruz de La sierra, e o valor da passagem não entra nesses 2 mil reais! Não aconselho reservar nada antes, quando fui havia muitas ofertas e todos os nossos passeios foram agendados no dia anterior pra serem feitos no outro dia pela manhã, sem problema algum!! Uyuni é bem frio a noite, uns goianos que conhecemos por lá pegaram temperatura negativa mesmo no verão, mas durante o dia é tranquilo!

 

Se precisarem é só dizer! o relato virá aos poucos, espero...rsrs

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 8 meses depois...
  • Membros

1 ano depois...desculpem a demora, fiz nas coxas pra poder terminar, infelizmente o trabalho me atrapalhou...

 

continuando...

 

...Inicialmente a nossa intenção era ir até Copacabana e lá decidir e o que fazer pra chegar a Cuzco, no entanto o preço da Diana Tours até Cuzco era bem parecido com o cobrado nos outros lugares, e decidimos fechar com eles.

 

Passamos um dia em Copacabana, fomos até a ilha do sol, que tem paisagens incriveis, mais o passeio é bem simples, contratamos um guia terrivel...na verdade me arrisco a dizer que o passeio com guia é desnecessário, o caminho para se atravessar a ilha não é tão dificil e existe apenas um lugar onde é perigoso se perder. No dia seguinte a tarde, embarcamos num onibus bacana pra Puno, onde iriamos trocar de onibus pra seguir até Cuzco. A viagem é longa, fomos num onibus horrivel que fez milhões de paradas e rodou shows musicais que fizeram o nosso sertanejo soar como Rolling Stones, e o pior, um do funcionarios da empresa nos vendeu um quarto num hotel em Cuzco, prometeu que teria gente nos esperando na rodoviaria... não caiam nessa como nós, perdemos 15 soles cada e tivemos bastante trabalho de madrugada no terminal de Cuzco pra achar um hotel...

 

Em Cuzco a abordagem de taxistas e vendedores em geral é bem agressiva, chega a ser irritante não conseguir atravessar a plaza de armas sem que alguem te ofereça alguma coisa, mais a cidade é mto charmosa e qualquer contratempo vale a pena ao conhecer essa cidade. Nós ficamos hospedados no Hostel Pirwa, próximo da plaza de armas, bem do lado do Mc'donalds. Hostel bacana, bom atendimento, os quartos são pequenos mais só pra dormir vale a pena!

 

Aqui começou um trecho muito esperado por nós, iriamos finalmente a Machu-Pichu!! Seguindo as instruções do Molossi, rumamos ao terminal de bus Santiago, onde compramos a passagem para Santa Maria, lá existem vans que fazem o trajeto até Santa Tereza. Nós pegamos o onibus em Cuzco as 21:00hs para poder chegar em Santa Tereza ao amanhecer, achei que foi a melhor opção...em Santa tereza nós conseguimos achar um táxi as 5:00hs da manhã e fomos até a Hidreletrica. Essa é a parte mais punk desse trajeto, são 10 km de caminhada nos trilhos do trem, dá pra fazer em 2 horas.

 

Nós chegamos em Agua Calientes umas 8:30 da manhã, fomos comer , comprar a nossa entrada para MP ( 122 soles) e fomos procurar um Hotel barato pra passar a noite e ir pra MP no dia seguinte, afinal estavamos quebrados e ainda iriamos subir na caminhada até a entrada do parque.

 

 

 

 

 

Como eu estava dizendo, iriamos subir até MP na caminhada, não estava muito animado com a idéia, mais fui voto vencido no grupo de amigos que fizemos em aguas calientes( 1 alemão e 2 Brasileiros) e subi a pé com eles...a subida é punk, centenas de degraus, eu subi no meu ritmo, bem devagar , fui o ultimo a chegar e acabei ficando sem ter como subir ao Wayana Picchu, mais confesso que se tivesse senhas eu talvez não tivesse folego pra mais essa subida, então resolvi curtir Machu-picchu e nada mais...Que lugar incrivel, realizei um sonho e me senti ótimo sabendo que tudo que tinha passado pra chegar até ali tinha realmente valido a pena.

 

Passamos a manhã toda em MP, fotografando, conversando com outros brasileiros que encontramos e somente rodando por lá...não nos juntamos a nenhum guia, mas acho que a opção é interessante, afinal é um lugar com muitas historias, e sem duvida alguem que seja conhecedor aumentaria e muito a imersão e o encantamento.

 

Iniciamos a descida a pé por volta de meio-dia, tinhamos que estar em Santa Tereza antes das 15hs, horario que chega o trem e saem os taxis para Santa Maria.Como pra baixo todo santo ajuda , a descida foi tranquila, apesar de uma chuvinha insistente...a caminhada de 2 horas pelos trilhos de trem foi bem intensa, correndo contra o tempo. No fim conseguimos chegar quase junto com o trem e pegamos o ultimo taxi que havia por lá...nos juntamos a 2 colombianos e 1 americano, o nosso amigo Nilton tomou conta das negociações e por valores irrisórios, fomos apertados até Santa Maria. Ali a fome já estava nos torturando, e comemos num lugar bem roots, mais com uma comida ótima( ou a fome era tanta que não vimos defeitos). A partir dai o problema passou a ser chegar até Cuzco...não havia onibus nem vans quando chegamos lá, e ainda demoraria um bom tempo pra passarem. Depois de muito esperar, conseguimos uma van que iria até Cuzco com umas bicicletas no bagageiro, ficamos aliviados em sair dali, mais a viagem até cuzco foi terrivel...o motorista da van era muito lento, fazia muito frio...enfim, chegamos em Cuzco de madrugada sob uma garoa tipica de São Paulo, nos despedimos dos nossos amigos e corremos pro Pirwa hostel pra dormir o resto da madrugada e o dia seguinte inteiro...

 

Depois de recuperados da maratona Machu-Pichu, fomos comprar passagens para ir até Arequipa, embarcamos a noite, e após um longo caminho, chegamos a Arequipa na manhã seguinte. A primeira coisa que fizemos quando chegamos foi procurar um Hostel proximo a plaza de armas, tinhamos decidido passar uma noite por ali pra conhecer um pouco a cidade, mais estavamos com sérios problemas estomacais desde Cuzco( leia-se diarréia) e a unica coisa que conhecemos bem da cidade foi o banheiro do hotel e o banheiro de um restaurante onde tentamos comer ...(aqui vale uma dica, não sabemos o que nos causou esse problema em Cuzco, portanto cuidado com a agua e com tudo que consumirem por lá).

 

 

 

Ainda sentindo os efeitos do que quer que tenha nos atacado, viajamos até Arica. Na fronteira entre Chile e Peru, fui surpreendido na migração pelos policiais peruanos que aparentemente não foram com a minha cara .Me chamaram numa sala , depois chamaram meu amigo Leandro, revistaram nossas bolsas, fizeram perguntas repetidas e rapidamente pra tentar achar falhas , contaram nossa grana...foi um momento tenso, mais felizmente os caras foram integros e não nos roubaram nem nada( ufa!!) e finalmente seguimos para o taxi que tinhamos tomado para entrar em território chileno, ultimo episódio da nossa Trip!!

 

 

 

Em Arica compramos passagens de onibus para irmos até Santiago, na pressa não pesquisamos muito pelo terminal e acabamos embarcando num onibus péssimo, e como a viagem seria longa( 3 dias), a qualidade do onibus faz toda a diferença. Depois da passagem comprada fomos conhecer um pouco da cidade, caminhamos até a praia, onde vimos o pacifico pelo 1º vez, e gastamos tempo até a hora de tomar o onibus, no começo da noite. Como já disse, a viagem é longa , cruzando sempre o deserto, eles serviram refeições prontas no onibus, o banheiro fica com um cheiro insuportavel, há varias paradas para revistas...enfim, quando voce começa a achar que não vai acabar nunca, a viagem acaba!! Tinhamos 3 dias apenas para ficar em Santiago, nossa grana já estava rareando e também estavamos cansados, o que pode ter prejudicado um pouco esse trecho da viagem, mais nada desanimador.

 

Ficamos hospedados num hotel muito bom, no bairro da BellaVista, do lado de varios barzinhos e restaurantes, me pareceu o melhor lugar da cidade pra se hospedar, e pagamos pouco por isso! Depois de recuperados da longa viagem fomos dar uma volta pela cidade, fomos até o Cerro Santa Lucia,no final da rua do hotel, e caminhamos um pouco pelo bairro! Santiago é uma cidade muito bacana, e facilmente viveria por lá!! Sem contar que as mulheres são lindas.No dia seguinte a nossa chegada fomos a Viña del mar, cidade praiana bem legal, fazia um vento frio, mesmo assim havia algumas pessoas na praia, vestidas com jeans e não de biquinis como nas praias brazucas!Fomos ao shopping de Viña comer no Burker king e depois queriamos ir até Valparaiso, no entanto era vespera de natal e o transporte estava um caos na cidade, então desistimos de Valpo dessa vez...uma pena, mas uma boa desculpa para voltar assim que possivel.

 

No natal ficamos descansando , afinal no dia seguinte tomariamos outro onibus para outra longa viagem, dessa vez até o Brasil!! A viagem é muito bonita, conhecemos os passageiros e foi festa até a chegada na rodoviaria do Tiete!

 

 

 

Desculpem a qualidade do texto, quando começamos a planejar a viagem, desde do inicio foi minha intenção foi postar aqui um relato, afinal se não fosse por esse site dificilmente teriamos saido daqui. No entanto escrever é mais dificil do que parece, e o tempo que passei sem poder escrever apagou um pouco as imagens frescas que tornariam melhor o relato. Bom , quaisquer perguntas que tenham, me coloco a disposição para ajudar!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...