Ir para conteúdo

Bordeaux a cidade mundial do vinho


Posts Recomendados

  • Membros

Bordeaux é a maior produtora e exportadora de vinho do mundo. O clima, a tradição de muitos séculos e os milhares de Chateaux, as vinícolas produtoras de vinho, colocam a cidade do sudoeste da França no topo do ranking. Ao chegarmos por lá percebemos a organização da cidade. A França é planejada e Bordeaux é um exemplo clássico disso, seja pela arquitetura ou pela cultura local.

 

Do aeroporto, seguimos de ônibus até o centro da cidade onde se localizava nosso hotel. Durante o trajeto notamos que as pessoas são discretas e educadas. Poucas palavras e boas maneiras. Poucos falam inglês nessa região. A maioria faz questão de valorizar a língua francesa. Quando falamos em inglês muitos responderam em francês, então fomos levados a responder quase tudo no idioma local.

 

Nosso primeiro destino turístico foi a Praça de la Bourse, considerada patrimônio mundial pela UNESCO, é um lugar amplo e iluminado. Símbolo da prosperidade da cidade, palco de glórias da monarquia no século XVIII e mais pra frente de protestos da revolução francesa. A praça tem uma fonte linda e fica de frente para o rio Garronne, um dos principais da região. Canteiros de flores e um espelho d'água compõem o cenário encantador e fazem a alegria da criançada que adora quando os jatos são ligados. A imagem da praça é refletida de maneira espetacular nesse espelho d'água e se torna mais bonita ainda durante a noite.

 

Sem dúvida, a principal atração turística de Bordeaux são as vinícolas...

No segundo dia fechamos um passeio guiado que nos levou a conhecer uma produtora familiar e outra bem maior, conhecida e premiada internacionalmente. Bordeaux se divide em várias regiões. Cada uma é especializada num tipo de vinho, de acordo com a uva e com a qualidade: tinto , branco, rosé e espumante. Os nomes das regiões variam em função dessa classificação. Nós visitamos Médoc que tem como principal produto o vinho tinto. Passamos pelas parreiras, conhecemos o processo de colheita, produção, envelhecimento e engarrafamento. Pudemos degustar os vinhos das duas vinícolas que conhecemos. A primeira chamada Chateau Duthil, a mais familiar das duas, possui produção artesanal e garrafas que variam de dez a cem euros. Já a segunda, a Chateau Giscours, maior e mais famosa, é mais sofisticada e produz garrafas premiadas no mundo todo. São os vinhos da região de Margaux. Esse Chateau produz 600 mil garrafas por ano. No local, a mais barata custa 24 euros e a mais cara 500 euros. No Brasil, uma garrafa mediana dessa vinícula custa cerca de 400 reais. Gostamos muito de provar e conhecer de perto todo o processo de produção do vinho tinto num lugar tão especial, que é referência mundial. Compramos e já tomamos nove garrafas. Brincadeira! Foram três.

.

Outra característica muito forte em Bordeaux é a cultura da prática de esportes ao ar livre. São 500 Km de ciclovias. É possível alugar uma bicicleta por apenas um euro por dia. Dá para fazer tudo pedalando! Existe até uma bike com guarda-chuva embutido, já que chove bastante na região. Como já dissemos, a cidade é planejada e espaçosa. Fora isso, é comum ver gente de todas as idades praticando a corrida, principalmente na região do rio Garronne que é limpo e navegável. Muito diferente do nosso rio Tietê.

 

Na sexta à noite descobrimos um pub chamado Apollo, no centro da cidade. A casa estava lotada e bem animada, com um DJ local. As pessoas dançavam no meio do bar, com passos robóticos, muito engraçados! O happy hour na França começa bem mais cedo que no Brasil, por volta das 18h. Os restaurantes de Bordeaux são variados e há muita opção de comida, desde comida oriental até a tradicional comida francesa. Os supermercados têm ótimos queijos e vinhos, a preços excelentes. Também são uma boa opção.

Bordeaux é uma cidade pequena e graciosa. Agradável, com boa comida e vinhos maravilhosos! É o melhor destino para os apreciadores da bebida. Adoramos!

 

BORDEAUX - FRANÇA

Hospedagem/Acomodações (75 Euros/dia quarto duplo) - Hotel Gambetta - bom

Transporte Público: (1,70 Euros/ ônibus e bonde): bom

Culinária (12 Euros por prato em média): ótima

Hospitalidade do Povo de Bordeaux: regular

Pontos Turísticos: bom

Preços: altos

Clima Local (média 10 graus): abril/12 - regular

Fuso Horário: 5 horas a mais em relação ao Brasil

Meio de Transporte: a pé, ônibus e bonde

Distância Percorrida desde o último destino: 637 km

Distância Percorrida desde o ponto de Partida (Lisboa): 2.430 km

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...