Ir para conteúdo

Botas Vento (Antiga Nômade) vs Botas Asolo


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal,

 

Gostaria de saber a opinião sobre essas duas marcas...

 

A Asolo é bem mais cara que a Nômade, porém não necessariamente melhor. Considerando a Nômade Titã uma ótima bota, qual teria o melhor Custo x Benefício?

 

É melhor pagar R$ 700,00 por uma bota que dure 5 anos (tempo apenas de exemplo) bem, do que pagar R$ 350,00 por uma que dure menos de 2 anos. E ter de comprar outra do mesmo preço ou mais cara depois.

 

O uso da bota é tanto pra um mochilão na Europa (cidade) como em trilhas (de leve a moderada).

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Como o Leo já disse, a Asolo é muito melhor, é um dos melhores fabricantes atualmente.

 

E quanto à Nômade Titan, me permita discordar de você. Não acho uma ótima bota não, e falo com conhecimento de causa (tenho 2)

Elas não duram 2 anos, a não ser que você faça uso leve delas, como já vi relatos de alguns usuários que usam para fazer trilha... de moto.

Mas se você usá-la regularmente, fazendo pelo meno suma trilha longa todo mês (por exemplo), não vão durar nem um ano.

É claro que estas botas tem alguma qualidade, elas são bastante confortáveis, por exemplo. Mas elas apresentam basicamente 3 problemas,

que na minha opinião fazem com que não valham o preço que custam.

 

O primeiro problema é o mais simples: o couro que envolve o alto do cano se esfarela.

Tenho 2 Nômades modelo Titan, uma de cordura e outra de Kevlar. A de cordura em menos de 1 ano e meio já perdeu quase toda esta parte de couro.

 

O segundo problrma é mais grave: o solado se descola facilmente com o calor. Não é difícil encontrar algum proprietário de uma nômade (proprietário e usuário, pois não adianta ter a bota e usar de vez em quando, ou fazer trilha de moto ou passear de bicicleta. Estou falando de quem usa realmente) que não não tenha sofrido deste problema.

A Nômade costuma colar o solado e não cobrar pelo serviço, o que muitos veem como um ponto positivo para a marca. Eu vejo como nada mais que uma obrigação, pois uma coisa é o solado se deteriorar pelo uso, em 2 ou 3 anos. Outra coisa é ele descolar em menos de 1 ano. Isto aconteceu com minha Titan de cordura (10 meses de uso), e recentemente com a Titan da minha namorada (apenas 8 meses de uso).

 

O terceiro problema ( ou defeito) acho ainda mais grave e inadmissível. Em pouco tempo a bota perde a impermeabilidade. No caso da minha titan de kevlar eu desconfio que ela nunca foi impermeável. Eu me arrependo muito de não ter feito o teste nela assim que comprei.

E é curioso notar que a garantia da impermeabilidade da Nômade é de apenas 3 meses! Isto por si só já acho um absurdo.

 

Muitos usuários nem notam que a bota não é impermeável pelo uso que fazem delas. Se você sair com a bota para um trilha rápida, tomar uma chuva ou pisar numa poça d'água e voltar pra casa nem vai notar nada.

Mas se você tomar chuva e pisar em poças numa trilha de várias horas vai notar quando chegar no acampamento que a bota está molhada por dentro, e não é de suor.

É fácil fazer o teste, basta colocar a bota numa bacia com água e colocar um peso dentro dela. Nem precisa esperar muitas horas para ver o resultado.

 

 

O dono da marca participa aqui no forum, e parece ser bem atencioso com os usuários da marca. Já li muitas mensagens dele aqui, mas sinceramente, e com todo o respeito, eu acho que o discurso dele só serve para criar fan boys da marca. E esta conseguindo.

Já vi reclamações de problemas parecidos com os que eu relatei aqui e ele simplesmente disse que eram exceções, que eram apenas 2 ou 3 casos.

Não são exceções. Se ele realmente se preocupa com a marca e em fazer um produto de qualidade deveria dar mais atenção a essas poucas reclamações que chegam a este forum, pois elas mostram somente "a ponta do iceberg".

 

Mas se o que interessa é apenas o lucro então ele nem precisa se preocupar com nada, pois não há concorrência.

Os outros produtos nacionais similares são ruins também, talvez até piores.

 

Infelizmente é isto. A mediocridade do produto nacional é sutentada e protegida pelos altos impostos de importação e pela pouca ou nenhuma exigência do consumidor brasileiro.

Link para o comentário
  • Membros

Mineirim, boa tarde.

 

Sou o Fábio, um dos diretores da Nômade, e acho que sou eu que vc cita em seu comentário. Como sou citado, sinto-me no direito e no dever de responder-lo.

Respeito sua opinião, e acho muito válido que todos se expressem aqui, isso enriquece todos e, com certeza cria consumidores mais críticos. E isso é ótimo.

Nao vou falar muito sobre os três problemas que vc relata pois penso que isso ja foi longamente discutido no tópico Botas Nômade, de forma que faze-lo aqui seria redundante. Apenas vou dar uma rápida pincelada, ok?

 

1- o problema de descacascamento do material do colarinho do cano ja foi sanado, ha um bom tempo. Foi justamente através de relatos de colegas aqui do mochileiros que percebemos o que estava acontecendo e mudamos o material. Isso nao ocorre mais.

2- Nao, o solado nao descola facilmente com o calor. Pode ser que as vezes isso aconteça, mas nao é por causa do calor e sim por algum erro de processo. Hoje nosso índice de botas descoladas é muito baixo, menor do que muitas grandes marcas gringas que vc encontra por ai. Se um dia vc vier na fabrica terei prazer em lhe mostrar nossa planilha de produtos com defeitos e vc poderá verificar isso pessoalmente. Sinta-se convidado à nos visitar.

3- Garantia de membrana de três meses é padrão mundial. Nao somos nos que inventamos. Se vc ler no tópico da Botas Nômade verá que falo longamente sobre isso.

 

Concordo que prestar assistência em caso de defeitos é uma obrigação. E tentamos cumprir TODAS as nossas obrigações, sejam éticas, sejam legais.

 

E alias, isso faz com que nossos custos sejam altíssimos. Vc nao imagina o quanto pagamos de impostos, encargos e milhares de outras obrigações sobre o que faturamos. Perdoe-me, mas se buscássemos apenas lucros, importaríamos porcarias da China, ou de algum outro pais asiático, onde se empregam mao de obra escrava, crianças, nao se respeita o meio ambiente, nao se respeita os níveis de produtos tóxicos embarcados nos calçados, e ainda onde se pratica Dumping, seja direto ou seja em forma de cambio artificialmente desvalorizado e, pagando muiiiiiiiito menos impostos e encargos do que pagamos hoje, venderíamos no Brasil. Claro que isso afetaria nossa indústria, nossos empregos e nossa economia e nosso meio ambiente, mas pode ter certeza que teríamos muito lucro.

 

Mineirin, não pensamos somente em lucros. Pensamos na nossa empresa como uma transformadora da realidade das pessoas que estão envolvidas com ela. Seja eu, nossos colaboradores, nossos revendedores, fornecedores e clientes. Buscamos formar uma cadeia de valor onde todos ganhem e assim, tentamos formar um ciclo virtuoso e prospero, onde o lucro é somente um dos resultados do nosso trabalho e dedicação.

 

Tambem nao acho que nossos produtos nacionais sejam um lixo. A indústria calçadista brasileira é uma das mais importantes e avançadas do mundo. Falar que so produzimos porcaria é demonstrar um terrível desconhecimento dessa realidade. Hoje, se vc for na europa ou nos EUA verá que em calçados de couro, depois das marcas top italianas, todos os demais calçados de qualidade sao made in Brasil. Somos o quinto maior produtor de calçados do mundo, fabricamos no ano passado 900 milhoes de pares! NOVECENTOS MILHOES. Somos orgulhosamente o maior produtor mundial de calçados de couro. À frente da Italia ou da monstruosa China. Temos domínio em toda cadeia tecnologica nesse tipo de calçados. Temos um dos mais avançados centros tecnológicos do calçado do mundo, que é o IBTEC.

 

Fabricamos algumas das mais avançadas maquinas para produção de calçados e os mais avançados adesivos. Entao nao há como dizer que só fabricamos porcarias.

Agora, no caso especifico de botas adventure, que é o nosso negocio, temos poucas marcas nacionais, e ai, realmente concordo com vc que algumas nao sao lá essas coisas. Mas nao vamos generalizar, muitas importadas também sao uma bosta. Cada caso é um caso.

 

Nao creio que nossos consumidores nao sejam exigentes, digo NOSSOS CONSUMIDORES, veja bem. Se voce passar um dia em nossa SAC verá como o brasileiro esta cobrando seus direitos ou se informando antes de comprar. Esse proprio topico e esse forum demonstram isso. Veja quantos milhares de consumidores buscam informações aqui ou como voce relata seu descontentamente com suas bota. Isso tudo é muito legal e mostra que nos últimos anos evoluímos muito.

 

 

Tenha certeza que se o governo nao nos estrangulasse com uma cadeia de impostos absurda e nosso cambio nao estivesse tao valorizado, poderíamos fazer coisas incríveis. Alias, digo que mesmo assim, com todas as dificuldades, mostramos o quanto o brasileiro é batalhador e fazemos SIM coisas incríveis. Aqui na nossa empresa, e tenho certeza que em muitas outras, somos ORGULHOSAMENTE BRASILEIROS. E nos orgulhamos de conseguir produzir produtos tao bons ou, em alguns casos, melhores que muitos gringos que tem por ai. Mas, nao somos xenófobos, e sabemos que precisamos melhorar muito e que ainda não temos um produto perfeito. Mas estamos buscando isso. Pode ter certeza que estamos.

 

Grande abraço meu amigo.

Link para o comentário
  • Membros

Abertoivo, agora respondendo à sua pergunta(com muiiito cuidado porque sou suspeito, nao é mesmos? rs):

 

Prove as duas e compre a que vc achar mais confortavel. Conforto é fundamental para a performance e nao adianta nada uma bota durar anos se nao for confortavel. O conforto lhe garantirá uma caminhada correta e segura e, com certeza diminuirá sua chance de lesoes e acidentes. Entao compre a que lhe calçar melhor.

 

Quanto a qualidade de uma Asolo, posso lhe afirmar que é uma das grandes marcas mundiais. Gosto muito dos produtos deles. Só que lembre que eles tambem produzem botas para frio, entao, se for para usar no Brasil, veja se está provando um modelo para climas quentes, ok?

 

espero ter ajudado,

 

 

grande abraço.

Link para o comentário
  • Membros

Fabio, eu desejo boa sorte. De verdade!

Espero que melhore, ou que já tenha melhorado sim, como você falou.

Só que eu eu não acredito não.

 

Faço trilhas periódicas aqui no Rio com um grupo enorme de pessoas, então tenho um contato com um número grande de usuários.

As reclamações sobre a Nômade já somam mais de uma dezena!

Vai ver as botas com defeito são de fabricação antiga, da época que este defeitos existiam, né?! Mas só que elas estão nas lojas, sendo vendidas, e as pessoas estão comprando. Eu mesmo fui vítima de uma há pouco tempo. :x

Se a empresa entende que algo saiu errado no produto, poque usou um material de má qualidade ou seja lá por que motivo, porque não retira o produto defeituoso do mercado?

 

Quanto à garantia, já que estamos falando da Asolo que usa membrana gore-tex, até onde eu sei

a garantia não de impermeabilidade não é limitada a 3 meses não e é dada pelo fabricante da membrana:

http://www.gore-tex.com/remote/Satellite?c=fabrics_cont_land_c&cid=1179537213203&pagename=goretex_en_US%2Ffabrics_cont_land_c%2FFabricTechnologiesChapterOneLandingSEO

 

 

Dias melhores aos usuários da Nômade! ::cool:::'>

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Quanto a qualidade de uma Asolo, posso lhe afirmar que é uma das grandes marcas mundiais. Gosto muito dos produtos deles. Só que lembre que eles tambem produzem botas para frio, entao, se for para usar no Brasil, veja se está provando um modelo para climas quentes, ok?

 

Fábio,

 

Como aqui é um fórum de discussão, como usuário devo discordar de alguns pontos.

 

Todos os modelos de hiking e backpacking da Asolo podem ser usados em climas quentes sem o menor problema. Fica claro que uma bota mountaineer ou uma expedition seriam ruins para uso em locais quentes, mesmo assim, essas botas raramente serão encontradas a venda no Brasil.

 

 

Outro ponto que descordo é a questão da membrana.

 

3- Garantia de membrana de três meses é padrão mundial. Nao somos nos que inventamos. Se vc ler no tópico da Botas Nômade verá que falo longamente sobre isso.

 

Garantia de um ano:

 

Asolo

Lowa

Vasque

Merrell

Keen

Scarpa

La Sportiva

 

 

Garantia de dois anos:

 

Salomon (2 anos nos EUA e 1 ano no Brasil)

Salewa

 

 

Garantia vitalícia por defeito, excetuando desgaste natural:

 

Zamberlan

Mammut

The North Face

Wegner

 

 

Somente citei algumas marcas, e nenhuma delas faz qualquer distinção de tempo de garantia da membrana para o resto do material empregado.

 

Na prática, já tive problemas com membrana e não tive o menor problema em trocar duas botas quase chegando a 10 meses de uso, uma Salomon e outra Merrell.

 

 

No restante, concordo plenamente com tudo que escreveu, embora também ache que o brasileiro ainda está em fase de amadurecimento em saber exigir seus direitos e brigar por eles. A pouco tempo atrás, o mercado nacional era bem medíocre, tendo em vista os consumidores pouco exigentes.

 

Hoje melhorou muito, mas realmente fica difícil conseguir empregar materiais de primeira linha em um país que possui importação e impostos internos proibitivos. Fica mesmo muito difícil a concorrência com as grandes marcas internacionais que estão utilizando mão de obra na China, Vietnã, Romênia e outros países por ai, mesmo que isso nem de longe deva ser encarado como sinal de falta de qualidade.

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros

Eu tenho uma nomade tita e ela apresentou os mesmo defeitos mencionados acima.

 

o coro se desgastou .... pessoalmente não dou a minima.

e o solado se descolou totalmente.

 

Como utilizava essa bota pra trabalho (sou alpinista industrial) não posso dizer que fiquei surpreso qndo a bota se desfez. a maioria da botas que tive, e utlizei no trabalho, tbm tiveram o solado descolado....

Salvo as que apresentavam alem de cola (imagino que seja este o precesso de frabricação) o solado costurado ao material da bota. todas elas eventualmente me deixaram na mão

 

o que me faz questionar... pq não se costura tbm o solado dessas botas a elas????

 

se um dia fizerem isso nas novas botas da agora Vento... peço que o amigo Fabio, que me avise pois eu retorno a ser cliente da sua marca.

ate lá vou usando as minhas Caterpillar

Link para o comentário
  • Membros

Rafael, tudo beleza?

 

cara, nao há como costurar o solar porque a costura fura a membrana impermeável. Repare que voce nao ve nunca uma bota impermeável( com membrana) com blaque (que é o nome desse tipo de costura).

 

Existe apenas um tipo de costura de solado que pode ser usada sem danificar a membrana. Mas ela so serve para botas rigidas e com viras, nao da pra fazer uma bota confortavel pra caminhada usando esse tipo de costura. Acho que há somente uns 3 ou 4 fabricantes no mundo que utilizam ela, e sao fabricantes de botas para motociclismo. Todos eles.

 

Agora Rafael, me conta uma coisa, de quando é sua bota?

 

Abraços.

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • Membros

A minha experiência com Nômade é excelente, tanto no trabalho quanto nos trekkings da vida. Tenho uma Finisterre pras viagens, uma Comando Elite Dry pro trabalho, uma Apache e uma London para uso no dia-a-dia. Todas muito confortáveis.

 

A Finisterre já aguentou muito perrengue subindo vulcão, andando em glaciar com e sem crampon, trilha encharcada... Já tem 3 anos e está bem judiada, mas funcionalmente perfeita. Inclusive acabei de voltar do Aconcágua com ela se comportando muito bem, enquanto tinha muita gente reclamando com botas mais badaladas. Aqui no trabalho muita gente usa nômade, até pela certificação de EPI.

 

Um abraço

 

Arthur

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...