Buenos Aires - Fevereiro/2014 : Ideal para quem vai só!

Olá Mochileiros!

DSC02729 por leandroaugustomartins, no Flickr

Aqui vai a minha contribuição com o relato da minha viagem para Buenos Aires. Colocarei por tópicos, pois não consigo lembrar exatamente do que fiz dia-a-dia. Quem tiver alguma dúvida, sinta-se a vontade em perguntar.

DSC02828 por leandroaugustomartins, no Flickr

Hostel

Bom, fui sozinho para Buenos Aires. Mas a palavra "sozinho" foi usada somente do aeroporto até a porta do hostel, dali para frente não fiquei sozinho nem por um minuto. Então recomendo muito para quem não tem uma companhia, se hospedar no Hostel Suites Florida. Um hostel super legal, super barato e muito bem localizado (Calle Florida). O staff é bem atencioso e estão sempre dispostos a te ajudar. Fiquei num quarto coletivo (4 camas) mas durante toda minha estadia só ficamos em 3 pessoas. Tem banheiro dentro do quarto, com água quente e ar condicionado. Sim, para quem vai durante o verão , ar condicionado é essencial. O hostel tem cozinha que pode ser usada pelos hospedes e tenham certeza que irão sentir a necessidade de usar. Conheci muitos brasileiros e depois de 3 dias por lá, você já começa a sentir a necessidade do tempero brasileiro. Não tem jeito: brasileiro atrai brasileiro, mas no final das contas isso é excelente pq dividimos as mesmas "dificuldades" na terra dos hermanos. Não se esqueça de levar um adaptador para tomadas. Apesar de o hostel te emprestar, nem sempre eles têm a quantidade suficiente para todos os hospedes e/ou não tem do tipo que vc precisa. Tentei comprar um por lá, não achei do atual padrão brasileiro. Na verdade achei na feira de San Telmo, mas já estava n meu penúltimo dia. O hostel tem Wi-fi nas áreas comuns e nos quartos também.

Câmbio

Não troquem de maneira alguma aqui no Brasil, vc irá perder dinheiro! Lá vc pode trocar nas casas de câmbio oficiais e/ou no mercado negro. Se vc ficar na Calle Florida, não vão faltar opções para o Câmbio. Primeiro que vc não consegue fingir que não é brasileiro, parece que está escrito na testa, e aí já começam a falar “câmbio! Câmbio!” se vc falar “Não, obrigado!” pronto acabam de confirmar q é brasileiro e vão te encher o saco. Diga “Gracias” e continue andando se não estiver necessitando trocar. Bom, lá eu estava trocando no mercado negro R$1=A$4,30, mas ouvi gente trocando por A$4,80. Bom, como segurança aconselho não trocar tudo de uma vez, eu trocava todos os dias. E tente só não pegar notas muito rasgadas ou rabiscadas.

Compras

Para ser bem sincero, esse não era muito meu objetivo. Mas quando estamos na Calle Florida somos atentados a entrar em lojas como da Nike, Adidas e Puma. Tinham uma variedade legal, mas os preços iguais ao Brasil. Só comprei umas camisetas da Nike que estavam R$49,00, mas era uma promoção queima de estoque. Algumas lojas aceitam pagamento em reais, e com uma cotação de R$4,80. Eletrônicos não valem a pena comprar por lá. Talvez alguns perfumes, mas que os preços estão pouco abaixo daqui do Brasil. Ah! Se vc está querendo trazer algumas lembrancinhas da Argentina “bem turista” comprem na feira de San Telmo. Eu pensando como brasileiro, imaginei que a feira por ser super atração turística, estavam com preços altos. Deixe para procurar no ultimo dia nas lojas de rua msm, e para minha surpresa os preços eram bem maiores. Não arrisquei trazer doce de leite, vi no aeroporto e me falaram de muitos casos que foram proibidos, trouxe msm só alfajores.

Passeios

O hostel oferece muita coisa para se fazer em Buenos Aires e até em outros locais fora (Iguazu, Mendoza, Córdoba), não fiz nenhum, mas quem fez recomendou. Quem fica no Hostel Suites Florida e/ou Hostel Suites Obelisco tem a vantagem de estar perto de tudo. A Casa Rosada, Plaza de Mayo, Feira de San Telmo, Porto Madero, Obelisco, Café Tortoni, Livraria El Ateneo, Teatro Colón e outros podem ser feitos todos à pé. Alias preparem-se para andar, pois muita coisa em Buenos Aires é assim.

DSC03112 por leandroaugustomartins, no Flickr

DSC02900 por leandroaugustomartins, no Flickr

Transportes

Andamos muito de Metro (Subte) que achei bem barato, mas ele é bem antigo e muito quente! Mas de Subte dá para ir a Recoleta e Palermo que são lugares lindos. Quem gosta de arquitetura vai adorar dar umas voltas por esses lugares. Não andei muito de ônibus, mas saiba que para ir ao Caminito e La Boca essa é a melhor opção. Muito importante que o ônibus só aceita moedas. Quem ficar nessa região central, consegue pegar ônibus muito fácil na 9 de Julho (Obelisco). Agora andamos muito de táxi. Não sei se é porque sou paulista, mas achei o táxi muito barato. O maior valor pago foi de 100 pesos do Centro a Palermo, num horário de bandeira 2 (após a balada) mas ficou tranquilo pq estávamos em 4 pessoas. Não tivemos problema nenhum com taxistas, pelo contrário, foram todos bem atenciosos e divertidos. Só achei ofensivos no volante, mas sem nenhum acidente. Ah! Quem vai ficar neste hostel e vai chegar pelo aeroporto Ezeiza, tem como pegar a van gratuita, basta entrar no site e fazer a reserva.

DSC03108 por leandroaugustomartins, no Flickr

Baladas

Achei todas excelentes! Fomos na Kika, Terraço e Severino. Agora não adianta, música eletrônica ou reggaeton. O melhor de tudo é ver o povo cantando os reggaeton e vc não fazer a minima idéia das músicas. Vale a pena! Só achei um absurdo não encontrar em nenhuma balada uma cerveja que pudesse ser chamada de gelada. Cheguei a acreditar que os argentinos não curtem aquela cerva trincando que nós brasileirosestamos acostumados. Pra dizer a verdade cheguei a presenciar (mais de uma vez) argentinos pedindo um copo com gelo para tomar a cerveja, prefiro acreditar que seja pela situação e não pela tradição. Geralmente o preço das cervejas variam entre 45 e 55 pesos dentro da balada. Quem for ficar no hostel, não percam a oportunidade do Pub Crawl que oferecem. Vale muito a pena, geralmente você paga 100 pesos e vai a 2 ou 3 Pubs e ainda entra na balada sem pegar fila. Preparem-se pq tudo começa tarde (baladas só as 2h da manhã) mas em compensação dá 7 da matina e o negócio tá bombando ainda.

Zoo Lujan

Achei bem legal e diferente de tudo que já tinha visto. Apesar de em alguns momentos achar meio descuidado, é um passeio indispensável. Não fechei esse passei pelo hostel. Pegamos uma van que sai de um terminal logo na frente do Obelisco, que pagamos 90 pesos (ida e volta) e te deixam na frente do Zoo. Não é um passeio que dura o dia todo, pode ir só na parte da manhã ou na parte da tarde. Ah! Levem dinheiro trocado, pq tem a "caixinha" dos funcionários em praticamente todas as jaulas.

DSC02943 por leandroaugustomartins, no Flickr

DSC02976 por leandroaugustomartins, no Flickr

Comida

Sinceramente, bem sincero. Comida é brasileira e não tem jeito. Esse negócio de comer uma carne e "papas" fritas não me agradou muito. Até comi o bife de chorizo, mas ainda prefiro a carne brasileira. Bom, vai de gosto né? Achei tudo meio sem sal e tempero, e não adianta pedir o arroz de acompanhamento na inteção de matar a saudade do Brasil, não é a mesma coisa. Em compensação os argentinos ganham nas guloseimas e lanches. O soverte é incrível, as empanadas são excelentes, as media lunas com dulce de leche então nem se fala. Tome o sorvete do Freddo. Muitas vezes tentamos driblar comendo no Burguer King, mas não ache que é igual ao do Brasil. Se forem apelar pro fast-food, aconselho a irem no Mostaza, que é argentino, é gostoso e mais barato. Provem a pizza que tem na Corrientes, são ótimas. Água é outra coisa que achei diferente, descofie das águas muito baratas, elas não são muito boas. Não bebam bebidas alcoólicas na rua, alias você só irá achar em restaurantes e/ou supermercados, não adianta procurar nos 24hrs, eles são proibidos de vender.

DSC02800 por leandroaugustomartins, no Flickr

Downtown Walking Tour

Quem for ficar no hostel Florida, eles oferecem um Walking Tour (com guias) pelo centro da cidade. Eu que adoro história, achei um passeio excelente. Acredito que uma coisa é vc ver o prédio ou monumento, outra coisa é ouvir a história daquele lugar. Passamos pelos prédios históricos do centro, chegamos a Plaza de Mayo, Casa Rosada, Museu Evita e um recém descoberto centro de tortura da ditadura argentina. Eu achei o máximo, ainda mais que tivemos a sorte de encontrar um senhor que conviveu com Eva Perón e deu um relato emocionante sobre ela. Ele chorou e nós tb! Mas achei fascinante a história da Argentina, recomendo pra que gosta de histórias tb. Entramos na Catedral que é outra quando se ouve a história de sua construção com o corpo de San Martin.

DSC03156 por leandroaugustomartins, no Flickr

DSC03130 por leandroaugustomartins, no Flickr

DSC03127 por leandroaugustomartins, no Flickr

O mais importante: não tenha medo de ir sozinho. Fique em hostel e logo se vê cercado de pessoas. Aos poucos vou colocando mais informações. Se tiverem dúvidas, estou à disposição. O melhor é voltar planejando as próximas viagens. Vamos Chicos!

DSC02726 por leandroaugustomartins, no Flickr

Olá, le_augustomartins!

Realmente sua contribuição contribuiu bastante! Obrigada por postá-la! ::otemo::

Vamos pra BsAs no final de Março, meu namorado e eu, e estamos coletando todas as informações possíveis que nem loucos, kk ::sos::

Você disse que trocou dinheiro no mercado negro, foi na Calle Florida mesmo? Não teve nenhum problema com nota falsa?

E você lembra quanto foi a entrada do Zoo?

Valeu!!!

Olá Bruna. Fico feliz em poder ajudar. Quando estava planejando, também estava louco atrás de informações. Então como eu disse o transporte ficou em 90 pesos (ida e volta) e a entrada foi 200 pesos. Não tive problema nenhum com notas falsas, mas não pegue notas muito detonadas pq tem gente q não aceita. Se vc for ficar na região da Florida, ande na Corrientes sentido Obelisco do lado direito da Corrientes tem duas bancas de jornal que trocam a um valor bom e eu achei mais confiável.

Olá le_augustomartins,

Legal seu relato! Estou indo para BsAs no carnaval e vou ficar no HI Suites Florida também! No quarto para 4. Foi bom saber que teve boa experiência nesse Hostel!

Cara, você acha que vale a pela levar dólares?

Abs

Opa! Que bom que curtiu minha experiência. Então, acredito que dólar é uma ótima opção tb. Estavam pagando em média 12 pesos cada. Mas o esquema é sempre o mesmo: não troque quantias muito altas de uma vez só. As lojas aceitam bem o dólar tb e acredito que uma cotação de 13 a 14 pesos.

Uma ótima viagem pra vc! Abs

le_augustomartins, 12 pesos por dólar?! ::ahhhh::

Bora levar dólar então!!! rs

Ah, obrigada pela resposta lá em cima!

Na questão da entrada no país, você precisou só do RG mesmo?

Abçs!

Oi Bruna! Pois é vc viu? 12 pesos o dólar, me arrependi de não ter levado. Pra entrar eu usei só o RG. Fica atenta e guarde o visto (aquela primeira foto que postei) eles irão pedir na saída, e quem perde tem que passar por uma burocracia bem chata. Ah, eles pedem RG recente, se o seu tiver uns anos recomendo fazer um novo.

Olá le_augustomartins,

Cara, você acha que vale a pela levar dólares?

Uma ótima viagem pra vc! Abs

Legal le_augustomartins!

Obrigado pelas dicas!!

abs!

Olá garoto. Muito útil sua postagem, estou indo em Abril e devo aproveitar muita coisa. Só mais duas perguntas:

1 - que tipo de lembrancinhas você comprou e quanto custam?

2- você não ficou com medo de nota de peso falsa? Você aprendeu a reconhecer a verdadeira?

Abração. Poste mais coisas.