Ir para conteúdo

CAMERA REFLEX NO PARAGUAI


Posts Recomendados

  • Membros

::sos::

Alguem podia me esclarecer uma duvida, vou fazer uma trip, Paraguai/Argentina/Brasil, conhecendo as Missoes Jesuitas, e pretendo comprar uma camera reflex nas lojas do Paraguai.

Primeiro gostaria de saber se quando eu sair do Paraguai, que no caso vai ser divisa com a Argentina, lá em Posadas-ARG, terei complicações??? Tipo ele vao me cobrar sobre declarações de entrada e equipamentos, como é isso?

Segundo, vale a pena comprar uma reflex num valor entre 1000 a 2.000 reais, e depois ter que pagar os impostos na alfandega, quando eu sair da Argentina e entrar no Brasil que será , provavelmente de balsa em Porto Xavier???

Agradeço respostas

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá Leo,

 

Eles nunca pedem documento de saída do equipamento (e não tem como você ter um, já q vc n está saindo com ele), mas se encasquetarem que a câmera é nova aí ferrou. A receita não perdoa.

 

Realmente a questão da fronteira é uma coisa complicada, não há como ninguém no forum te dizer se é tranquilo ou não a entrada no país com a camera pois existem muitas variáveis para saber se a Receita estará fiscalizando fortemente em determinado dia... (dia de semana, final de semana, feriado, época de férias, chuva, sol, etc.)

Uma coisa eu posso te dizer, se for fronteira seca (sem ter que cruzar rio) as vezes é mais fácil... Pois se tem rio e ponte para cruzar, geralmente há um posto da PF e Receita do outro lado te esperando...

Eu não aconselho você de maneira alguma a tentar entrar com o equipamento sem declarar (lembrando que esse e o meu conselho e cada um corre o risco que acha válido).

 

Já fui para Ciudad del Este, Foz do Iguazú umas duas vezes e nunca me param e para Pedro Juan Caballero (mais perto de onde moro) já me pararam uma vez mas eu estava com tudo declarado, mas também vou pelo menos 2x por ano lá. Já vi muita gente na estrada deixando pilhas de coisas nos postos da Receita.

 

É complicado...

 

 

 

Te digo as opções e situações que podem ocorrer:

 

1) Você entra no Brasil e declara, pagando um imposto de 60% acima do que exceder a cota de produtos importados (terrestre/fluvial U$300 e aéreo U$500 a cada 30 dias). lembrando que mesmo estando dentro da cota você DEVE declarar na Receita)

 

2) Você entra no Brasil e não declara. Ninguém te para, vc segue a viagem de carro e chega em sua cidade tudo bem.

2.1) Você entre no Brasil e não declara. Mais pra frente em um posto da receita na estrada (geralmente há pelo menos 1 ou 2 postos nas estradas que ligam cidades de fronteira) ou pegando um avião na cidade de fronteira (também há posto da Receita inclusive com raio-x) a Receita te barra com o equipamento. Você paga 60% de imposto sobre o total do valor e mais 60% de multa por não ter declarado a entrada na primeira barreira fiscal.

 

Em cidades de fronteira seca sempre há um posto da Receita onde você DEVE (mesmo estando dentro da cota) fazer a declaração de todas as compras que etá levando ao Brasil. (ex. Ponta Porã, MS divisa com Pedro Juan Caballero)

 

Um produto que custe mais que o valor da cota não pode ser dividido na cota de duas pessoas. (ex. Uma máquina de U$540 não pode ser dividida na cota em U$300 para você e U$240 para um amigo).

 

Preste atenção pois alguns produtos são proibidos de serem importados e podem até levar a prisão. (ex. Drogas heheheh brincadeira... pneus, grande quantidade de cigarros, etc.)

 

 

Visto o exposto acima, cabe a você avaliar se o investimento em uma máquina fotográfica no paraguai é bom, seja no custo dos impostos, seja no risco de ser confiscado.

Espero que tenha te ajudado, para mais informações procure o site da Receita Federal.

 

 

inté

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...