Ir para conteúdo

Caminho da Fé - Tambaú ao Santuário de Aparecida


Posts Recomendados

  • Membros

CAMINHO DA FÉ

caminhodafe.jpg

Mapa do Caminho

Fonte: www.estiva.mg.gov.br

 

 

Moçada,

Estou estreando aqui. Tenho interesse em fazer o Caminho da Fé em março/2004, depois do Carnaval.

Alguém conhece, pode dar dicas, tem interesse em ir junto??

Silvio.

 

 

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuário Renato Batista Pereira

em 25/07/2005 : 15:56:07

Mensagem:

São aproximadamente 400km. atravessando a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais de terra, trilhas, bosques, pastagens e asfalto

 

 

Objetivo

Proporcionar às pessoas:

- momentos de reflexão e fé.

- saúde física e psicológica através do exercício da caminhada.

- integração do homem com a natureza.

 

 

 

História

O Caminho da Fé (Brasil), inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio.

Em seu caminhar, seguindo sempre as setas amarelas, o peregrino vai reforçando sua fé observando a natureza privilegiada, superando as dificuldades do Caminho que é a síntese da própria vida. Aprende que o pouco que necessita cabe na mochila e vai despojando-se do supérfluo.

Exercitando a capacidade de ser humilde, compreenderá a simplicidade das pousadas e das refeições. Em cada parada, estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades e propiciando a integração cultural de seus habitantes com a dos peregrinos de diferentes partes do mundo.

Com a adesão das prefeituras e paróquias, o Caminho da Fé foi inaugurado em 11.02.2003 na cidade de Águas da Prata/SP.

Teve a seu primeiro prolongamento até a cidade de Tambaú/SP, em 16.06.2003. Dando continuidade, seu traçado será sempre alterado, visando agregar outras cidades.

 

INFORMAÇÕES

O trajeto todo é sinalizado com setas amarelas em postes, mourões e cercas, pedras, muros, pistas, placas.

- menor de 18 anos somente acompanhado pelos pais ou com autorização do Juizado de Menores;

- a credencial é emitida a pessoas a partir de 14 anos de idade;

- não formamos grupos e as saídas são diárias. O peregrino é livre para escolher a forma de caminhar - sozinho ou em grupo de pessoas com o mesmo propósito e/ou pensamento filosófico;

- o Caminho foi concebido para peregrinação A PÉ, porém emitimos credencial a ciclistas;

- não estão previstas áreas de camping;

- duração da jornada, de 14 e 16 dias, caminhando entre 25 e 30km/dia.

- gastos em torno de R$30,00 (refeição e pernoite) pagando-se no local onde utilizar os serviços;

- custo da credencial R$ 5,00 (cinco reais)

 

 

RECOMENDAÇÕES- Resistência física para enfrentar aclives e declives.

- Seguir as setas amarelas ao longo de todo trajeto.

- Recomenda-se não caminhar sozinho, pois todos estamos sujeitos a imprevistos.

- Não jogar lixo ao longo do Caminho. Porte sempre uma "sacolinha" plástica.

 

 

O QUE LEVAR

Mochila com presilhas no peito e quadris, com menos de 6kg, incluso o peso da mochila, é possível levar tudo o que o peregrino necessita. Exemplo

- 2 mudas de roupas além da que está no corpo (leve e de fácil secagem);

- capa de chuva que cubra também a mochila;

- chinelo;

- material de higiene pessoal (sabonete; creme, escova e fio dental; papel higiênico, etc.);

- primeiros socorros (esparadrapo, pomada contra assadura, anti-séptico, etc);

- canivete;

- toalha (de preferência tipo fralda de pano)

- agulha e linha (para drenar bolhas que possam se formar nos pés)

Cajado:serve de apoio e defesa contra animais hostis. Poderá ser adquirido nos locais de credenciamento.

Calçado: já adaptado aos pés, resistente e macio.

Chapéu: de pano com abas, tipo pescador.

Água: levar apenas o que for consumir em cada trecho.

Protetor solar e repelente contra insetos.

 

 

Paz para os homens de boa vontade.

 

 

 

Visitem o site:

http://www.caminhodafe.com.br[/b]

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

SPcaminhofe55.jpg

Credencial do Peregrino

Fonte: www.caminhodafe.com.br

 

 

 

O Caminho da Fé, que a principio começava em Águas da Prata, hoje tem inicio em Tambaú, e passa por mais de 350km de trilhas e estradas até a Basílica de Aparecida.

 

O Caminho foi concebido para ser o equivalente brasileiro ao de Santiago de Compostela, e muitos peregrinos o percorrem atualmente, a custas de muito esforço e algumas bolhas no pé. Fique atento ao calçado que vai usar. Muitos também o fazem de bike, mas tem que ter muuuuita disposição. :-)

 

Eu fiz o Caminho o ano passado, mas fui de jipe. Relato e fotos em:

http://www.gaiaexpedicoes.com/imagensdocaminho/

 

O site oficial do Caminho é:

http://www.caminhodafe.com.br/

 

Boa peregrinação!!!

 

[]´s

 

Samuel

P.Caldas/MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

SPCaminhoFe3.jpg

Altitude de cada municipio

Fonte: www.caminhodafe.com.br

 

 

 

A galera diz que a média de tempo para fazer o Caminho é de uns 12 a 15 dias (à pé), e de 03 a 05 dias (de bike).

Muita gente faz o percurso por etapas, tem alguns que aproveitam o fim de semana prolongado, feriados, etc., e percorrem um trecho maior, depois qdo tem outro feriado continuam de onde pararam, e assim sucessivamente. Eu acho que o mais interessante deve ser fazer tudo de uma vez só, mas aí tem q ter um bom preparo físico e espírito preparado, pq não é fácil não!

[]´s

 

Samuel

P.Caldas/MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal, obrigado pelas dicas!

Entei no site e vi muita informação interessante!

Eu vou fazer apenas parte do caminho. Vou andar uns 5 dias, e deve dar para fazer de Tambaú até Ouro Fino.

As outras etapas irei fazendo por partes, nos fins de semana e feriados.

Irei para Tambaú dia 1º de março e caminharei com um amigo; quem quiser nos acompanhar será bem vindo!

Silvio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Caras, eu não sabia desse caminho. Entrei no site e achei muito legal. Temos que incentivar essa peregrinação aqui no Brasil. Acho muito legal fazer o Caminho de Santiago, e eu mesmo tenho vontade de fazê-lo, mas o Caminho da Fé até Aparecida deve ser mais divulgado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Postado pelo usuário arnaldofoto

Mensagem:

Olá Pessoal!

 

Sugiro este tópico para aqueles que curtem longas trilhas.

 

O "Caminho da Fé" é uma trilha de peregrinação, com aproximadamente

400km de extensão, inaugurada em 11/02/2003, que vai de Tambaú, no interior de São Paulo, até Aparecida do Norte no Vale do Paraíba/SP, atravessando a Serra da Mantiqueira, pelo sul de Minas Gerais.

 

Este Caminho passa por 21 povoados e municípios, através de estradas vicinais de terra, trilhas, bosques, pastagens e asfalto.

 

O "Caminho da Fé" (Brasil), inspirado no milenar "Caminho de Santiago

de Compostela" (Espanha), foi criado para dar estrutura às pessoas

que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio.

 

São necessários aproximadamente 16 dias, fazendo uma média de

25km por dia, para percorrer todo o Caminho.

 

Durante todo o trajeto, o peregrino se hospeda em pousadas credenciadas pela "Associação de Amigos do Caminho da Fé", que

tem sua sede em Águas da Prata/SP.

 

Para informações mais detalhadas, visite o site www.caminhodafe.com.br

 

Abraços, Arnaldo

 

 

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuário rameno

Mensagem:

Boa dica.

Temos que prestigiar o produto nacional. Pode até ser que não tenha o mesmo charme q o caminho espanhol, mas deve valer a pena.

 

Mas este caminho na verdade é algo mais voltado pros catolicos?

 

 

 

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuário arnaldofoto

Mensagem:

O Caminho da Fé está aberto a todos aqueles que queiram fazer trekkings de longas distâncias, sem distinção de credo.

 

A motivação para percorrer este Caminho pode ser espiritual, curtir a natureza, fazer aventura, ou qualquer outra.

 

O importante é caminhar!

 

Abraços , Arnaldo

 

 

 

 

 

 

------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuário mafetur

Mensagem:

Aproveitando o tópico,

Estou no último ano de Turismo na USP e o meu Trabalho de Conclusão de Curso é sobre este Caminho da Fé. Se alguém fez este caminho, entre em contato comigo no meu e-mail, pois estou fazendo uma pesquisa sobre ele:

mafe_zl@yahoo.com.br

 

Que Deus e Nossa Senhora os abençõem.

 

 

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuário ivaozim

Mensagem:

Este caminho ja esta na minha lista de proximas viagens...

conserteza, nesse ano ou em ate 2006 irei percorrelo....sera melhor no inverno ou no verao?

Pelos meus raciocinios no verao deve-se tomar mais chuvas ne?!

no inverno um friozinho sera mais bem vindo!

inte...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...