Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Respostas 49
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Bem vou escrever um pouquinho da minha peregrinação a Compostela.

Eu estava em Lourds com meu melhor amigo. Esse lugar com certeza é santo onde se ve muita fé e a Ordem dos Hospitaleiros, com suas capas pretas e cruz vazada branca, vive até hoje. A Basilica do Rozario lhe leva naturalmente a oração, a procição das velas é maravilhosa e beber um pouco da agua de Lourds faz bem. Lá conhecemos 2 peregrinos que estavam indo para Compostela e já tinha ido para lá inumeras vezes. Pegamos umas informaçoes e fomos.

Nos começamos pelo caminho da plata saindo da França em SanJeam. Lá peguei a credencial do peregrino e tambem me deram uma concha. Dormimos no camping da cidade pois o Albergue já estava lotado.

Já o primeiro dia impressiona. É uma travessia pelos pyrineus chegando em uma hospedaria centenaria. Na missa a noite tem a benção dos peregrinos. Muitos sairam da celebração emocionados.

Fomos até Estela, conhecendo muita gente, rezamos e pensamos na vida. Nesse trecho se passa pela fonte de vinho, por contruções templarias, romanas, plantações de girassol e ja se vive um pouco das providencias divinas.Tivemos a alegria de encontrar Pablito um senhor que vive de ajudar os peregrinos e ele me deu um cajado.

O caminho estava muito traquilo. Tem albergue no maximo a cada 25Km foi quando resolvi ir para o cominho do norte que tem menos estrutura e migramos para Bilbal. Tivemos a sorte grande de encontrar Angel, um senhor que ajuda na estruturação do caminho do norte até Compostela. Ele nos guiou até a saida da cidade que é gigante e com um campo industrial que não para de crescer e destruir as marcas que conduzem os peregrinos(setas e conchas amarela pintadas por ai, e uns azulejoss tambem)

O caminho agora fica mais autentico em todo o percurso só encontramos 6 peregrinos os albergues que muitas vezes não existiam estavam em consideravel distancia e pedir refugio começa a ser normal.

O unico lugar onde realmente nos perdemos foi em uma floresta onde os caminhos se bifurcavam muito mas saimos de lá depois de umas 3h.

Chegamos a Santilhana Del Mar onde um abade nos acolheu e alem de nos mostrar diversos livros antigos e boas historias nos confessou e me deu uma cabaça para o cajado e uma pena de pavao para enfeita-lo. Falou da autenticidade da nossa peregrinação e inspirado nos seus livros fizemos uma modificação no roteiro onde andando por 3 dias passando pelos Picos de Europa de onde se chega a Lebano onde passando pela porta santa que se abre a cada 4 anos se venera a cruz de liebano. Com certesa valeu a pena. Tambem se ganha uma credencial para o caminho de liebano e um papel ao final.

Segimos ate Leons e passamos pela junção dos 3 caminhos ate Compostela. Começa a ter mais vegetação arboria, se encontra os amigos que permaneceram no caminho da plata. E se chega a basilica do Apostolo depois de poucos dias recepcionado pela missa aos peregrinos e o turibalo gigante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Carlois,

 

muito boa a ideia de relatar peregrinações! Tem um monte de gente que faz isso rotineiramente e que, alem de expressar sua fé, acaba conhecendo lugares inigualaveis, como esse que voce descreveu.

 

Eu fiz uma pequena alteração no título para que as pessoas saibam de que peregrinação se trata ok? Se voce quiser relatar mais alguma, crie um novo topico (por que não Peregrinações - Aparecida???)

 

Voce já fez outras peregrinações ou essa foi a primeira? O que te motivou a ir, religiao ou turismo?

 

Ate logo

 

Thiago de Sá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Santiago de Compostela é um mundo á parte!

 

Sendo possível la chegar em 2h de carro, já lá fui e gostei mt; tem locais em que somos transportados para o tempo da idade média. E depois a Catedral... sem palavras! Mesmo eu que nao sou mt religioso, apesar de ser catolico, nao fico indiferente a toda aquela fé demonstrada pelos peregrinos e que parece fazer parte das paredes da catedral; ali respira-se religiosidade e ao mesmo tempo, História!

 

Ficamos a aguardar mais relatos Carlois!

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Aqui no sul tem a Romaria de caravaggio entre Caxias do Sul e Farroupilha. Passa por lugares interessantes, em 26 de maio, e tem suas peculiaridades. Muita bergamota, temperatura amena do outono e as árvores com as folhas já caídas. Foi cenário do filme Caravaggio, do Barreto e deve ser lançado em breve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi edu,

Tem muitos caminhos. O mais tradicional tem uns 780Km e sai de St.Jean De Pied de Port e demora uns 28 dias.(esse caminho é bem estruturado)

Bem, tem gente saindo de todas as cidades europeias. Conheci um peregrino que saio de roma, andanto.

Para receber a Compostelana tem de fazer os ultimos 100km (para que faz a pé). Sendo assim esse é p minimo mas não tem maximo em distância.

Sujiro St. Jean.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá moçada, gostei mto deste tópico e acho até que deveriam abrir um fórum somente falando do misterioso "Caminho Santiago" !!!

 

Fiz minha peregrinação em 30 etapas, entre maio de junho de 2004. Saindo de Saint Jean Pied-Du-Port, dia 11 de maio, e chegando à Santiago em 09 de junho.

Caminhei todos os dias, consecutivamente, carregando sempre minha mochila, que pra mim significava minha própria casa, com todos os meus problemas, nas costas.

Com o passar dos dias, embaixo de chuva, frio, neblina, mta lama, sol.... aquilo vai se tornando uma rotina, e a gente se acostuma com a mochila. Chega a fazer falta, qdo se caminha pelos "pueblos", sem ela. Não sou uma pessoa religiosa, diria até certo ponto, que sou cética. E meu objetivo era apenas um desafio de superar meus limites. Desafiar minha força, e minha coragem !!!

 

Bem, no começo pensava, porque estaria caminhando em terras desconhecidas, sozinha, longe da familia !!!

Eu só caminhava, só caminhava..... não tinha graça !!!! Alguma coisa me incomodava. Além das coisas boas, o caminho tbm tem suas coisas ruins ! Mas depois de alguns dias, percebi que o meu caminhar não poderia ser apenas um ato fisico, porque assim seria mto chato. Aprendi que teria de caminhar com a alma, com os sentimentos, e não fazer daquilo um passeio. Afinal, estava tão longe de casa !! A partir de então minha caminhada começou a fazer sentido !!!

 

Saindo de Pamplona, em direção à Puente La Reina, fiz um desvio pelo caminho Aragones, e fui à Eunate. Beleza, uma igreja construida pelos Templários, no séc.11 !!! Fiquei ali um tempão, e parece que aquele clima misterioso, me deu uma paz tão grande, que sai dali sem medos e sem receios, e com uma sensação de que nunca estamos sozinhos.

 

Caminhava sem pressa, e aprendi a observar as flores, e sentir o perfuma de cada uma delas.... a ouvir o Cuco, observar o vento batendo nos trigais, e estes a balançar suavemente, feito uma onde, a ouvir o ritmo do meu cajado batendo no chão pedregoso, a sentir a presença de tudo que me rodeava. Parava para ouvir as pessoas dos "pueblos". Elas tem muitas historias para contar.

Aprendi a escutar mais as pessoas, a doar, e principlamente receber. A humildade e o desapego, são coisas que não temos o costume de exercitar todos os dias, mas lá sim, pois todos comem e dormem nos mesmos lugares. Ali todos somos iguais, cada um cuidando do outro.

Segurando as tristezas e as dores. Seguindo as setas.... ora guiando o de trás, ora sendo guiado pelo que vai à sua frente !!!

Parece com o próprio caminho da vida.... uma hora perdemos o amigo que foi mais rápido que a gente, outra hora, nossos amigos ficam pra trás.... é assim, igualzinho na vida real. Aprendemos a não nos apegar com ninguem, porque a qquer momento podemos perdê-lo de vista !!

 

Aprendemos a tomar decisões rapidamente...vou por aqui ou por ali? Pela estrada ou pela trilha.... desvio desta pedra, ou passo por cima...Claro, que tudo ali está para te mostrar a direção a seguir. Igualzinho na vida da gente !!

 

Bom, a chegada não dá pra contar. Eu já conhecia a Catedral, mas chegar lá.... caminhando era diferente de tudo !!!

 

Minha fé cresceu mto. Fé em mim... na minha determinação, na minha força de vontade.

A espiritualidade ganhou mais um cantinho no meu coração.

Porque na verdade, não estmos sozinhos, e os verdadeiros anjos da guarda, nos guarda durante todo o caminho. Eles são os amigos pereginos !!!!

Eu tenho 52 anos !!

 

http://jgmiguel11.multiply.com/photos

 

Peregrina do Caminho do Sol, e Caminho das Missões.

[:I]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...