Campos do Jordão em um dia

Eu e meu namorado decidimos fazer uma viagem para São Paulo no feriadão de Setembro e, aproveitando que o fim do inverno no Estado estava se prolongando, demos um pulo em Campos do Jordão!

A partir do terminal Tietê, pegamos o primeiro ônibus da Viação Pássaro Marrom (6h) e três horas depois já tínhamos subido a serra. Fomos recepcionados por um gostoso friozinho de 12 graus e na rodoviária mesmo não resistimos a um chocolate quente e cremoso para aquecer. Não abrimos mão de andar muito e conhecer várias coisas no mesmo dia quando viajamos – e logo em seguida fomos andando da rodoviária até a Vila Capivari. No caminho, trilhado em mais ou menos 30 minutos, fomos tirando fotos da antiga estrada de ferro, os primeiros prédios de arquitetura bávara, e as lindas flores que colorem a cidade. Casaco, luva na mão e muita disposição!

A Vila Capivari é o coração da cidade de Campos do Jordão, e nela um recanto da cultura alemã tanto nas edificações como também na gastronomia. No centro da cidade, encontramos feiras de artesanatos, grifes para o público mais exigente focando em malharias e botas, e muitas opções de chocolates e doces, cafés e cervejarias com mesinhas nas calçadas, como a famosa Baden Baden, que já era um alvo nosso para o fim de tarde.

Fizemos um passeio saindo da praça central num trenzinho feito especialmente para turistas que querem fazer um city tour rápido e mostrando os principais pontos da cidade. A casa do Bispo Macedo, antiga casa de Roberto Carlos, e outros. A única parada do passeio foi para conhecer um complexo criado em torno da cascata Ducha de Prata, uma área muito interessante para passear, fazer arvorismo e outros esportes, além de compras. Um guia jovem fez todo o percurso informando sobre os pontos e também divertindo os turistas, contribuindo para um passeio muito interessante e agradável.

Depois de almoçar, fomos para um parque “lagartear” embaixo de pequenas árvores, deitados na relva, a admirar a paisagem e desfrutar o clima tão curtido por nós, amazonenses, que só conhecemos o calor seja no verão ou no inverno em nossa terra. Em seguida, subimos para o morro mais alto da cidade através de teleférico. Diferente do teleférico que conhecemos em Canela, este só leva 1 pessoa por assento, e podemos descer no ponto mais alto. Lá em cima, um ótimo mirante nos oferece a visão privilegiada de toda essa bela cidade.

Passear mais um pouco após da descida, tomar uma Baden Baden gelada, ver a temperatura despencar mais repentinamente, e depois caminhar de volta para a rodoviária: o último ônibus partiria às 18:30h. Foi realmente um dia muito curtido, uma experiência que recomendo a todos experimentarem um dia!