Ir para conteúdo

Carnaval no Jalapão


Posts Recomendados

  • Membros

Eu sinceramente nunca imaginei passar o carnaval no Tocantins, não é o destino mais procurado para esse período, mas tudo mudou quando li esse tópico

jalapao-carnaval-2014-t86325.html

 

Por curiosidade entrei em contato com a empresa Livre Expedições , a resposta foi rápida e achei o preço convidativo, ainda mais que incluía alimentação, transporte (inclusive translado aeroporto Palmas), guia, passeios e hospedagens, exceto o pernoite em Palmas que fica por livre escolha de cada um, não tive muitas dúvidas e resolvi fechar.

Abaixo vai algumas impressões pessoais e o relato

 

P a l m a s

Cheguei no vôo das 23:55 vindo de Brasilia e o Fernando (dono da agência) estava a espera das pessoas para o translado para os hoteis.

Fiquei hospedado no Hotel e Pousada Palmas , é a hospedagem mais barata da cidade, é um prédio comercial que foi improvida em hotel, como só queria um lugar pra dormir e tomar banho, o hotel me atendeu perfeitamente.

 

[1º dia ] Ponte Alta do Tocantins

O Fernando possui uma Nissan Frontier, quando o carro lota ele faz parcerias com outros guias, o meu foi o João Pedro, filho do proprietário da Pousada Veredas das Aguas, da cidade de Ponte Alta, o João é tranquilo é um ótimo motorista, ele também faz expedições de forma independente, recomendo seus serviços.

No horario combinado a caminhonete me pegou no hotel e rumamos para a 1º base do Deserto do Jalapão, a cidade de Ponte Alta do Tocantins, visitamos os seguintes atrativos

 

Canyon do Sussuapara: Interessante mas nada de espetacular, foi um atrativo que foi degradado pela ação direta do homem, devido a plantações de soja nas proximidades o volume de água caiu absurdamente, restou uma pequena queda d’água.

 

598db03286cc4_JALAPO029.jpg.809619deaf466d3ab7babf348e8bb5ff.jpg

 

Cachoeira do Soninho: 10 metros de altura divididos em duas quedas, aqui acho complicado ir por conta própria, não observei nenhuma sinalização, tomamos banho no rio próximo.

 

598db0329b894_JALAPO030.jpg.f038764cdc62771d7cb3654e45efbe61.jpg

 

Pedra Furada: Formação rochosa em arenito esculpida pela ação do vento e das águas com aproximadamente 400 metros de extensão,visitamos no fim do dia para observar o por do sol.

 

598db032aec94_JALAPO034.jpg.db198df370d109de1f5bce783a2df334.jpg

 

Após a Pedra Furada retornamos a cidade de Ponte Alta e fizemos o check in na Pousada e Restaurante Planalto, que pertence a tia de Fernando, jantamos na pousada Vereda das Aguas.

 

[2º dia ] Saída de Ponte Alta rumo a Mateiros

 

 

598db032c2201_JALAPO042.jpg.67a3c78cc30834a9303cb6714e74f232.jpg

 

 

Saída no horário combinado com destino a Mateiros que chegamos a noite, no caminho visitamos os seguintes atrativos

 

Cachoeira da Velha: Linda !!!!! É a maior cachoeira do Jalapão e uma das suas principais atrações. Nela, as águas correm em grande quantidade o ano todo, despencando por duas quedas em formato de ferradura, cada uma com mais de 20 metros de largura. Um espetáculo imponente, em que a natureza mostra sua exuberância e toda a sua força. Bem próximo a cachoeira existe uma prainha, tomamos banho por um bom tempo e rolou um pique nique. Quem estiver por conta própria, é possível acampar nessa prainha.

 

598db032d73b6_JALAPO040.jpg.e2b5d18d2ad864c49d513f22197d8d7b.jpg

 

D u n a s: Depois de um bom tempo na estrada chegamos nas Dunas para observar o por do sol, tem mas de 30 metros de altura, quem já foi em Genipabu não vai se impressionar. O que achei mais legal é que meu grupo que estava no carro do João foi um dos primeiros a chegar e fomos um dos últimos a sair, em nenhum momento o João se apressa para ir embora, ele fica com você até a hora que quiser. Após as Dunas contínuamos rumo a Mateiros que já estava próxima, no caminho vimos um Lobo Guará, raríssimo por essas bandas, o próprio João só tinha visto 1 vez, muita sorte, pena que não deu pra registrar o momento.

 

Chegamos em Mateiros, check in na pousada Buritis do Jalapão, depois de instalados fomo para o restaurante que fica próximo, achei complicado o caminho até o restaurante, facinho de se perder.

 

[3º dia ] M a t e i r o s

 

Serra do Espírito Santo: Quem quisesse poderia subir a serra para apreciar o nascer do sol, a saída é as 04:30 da manhã, como o tempo estava encoberto não quis ir e preferi ficar dormindo, decisão acertada, caiu um temporal, mas quem foi não se arrependeu apesar de não terem visto sol nenhum.

 

Cachoeira do Formiga: Lotada e linda !!!! Provavelmente essa será a atração com mais visitantes, quando cheguei tinha um grupo de 70 ciclistas, a principio desanimei e queria ir embora, porém relaxei e entrei em suas águas, e olha, que água, uma coloração dificílima de encontrar, um verde esmeralda impressionante. O proprietário poderia investir na estrutura do local, mas mesmo assim é uma visita obrigatória, depois de um tempo começou a chover, ficaram poucas pessoas, aproveitamos bastante.

Saímos e fomos almoçar no “Martins” que é o ex-prefeito de Mateiros, próximo tem um pequeno fervedouro, muito legal os fervedouros, é poço de águas cuja nascente subterrânea nos faz flutuar no poço.

Saímos para outro fervedouro maior, esqueci o nome desse mas foi bem melhor que o anterior.

 

Comunidade Mumbuca: É uma comunidade quilombola que foi a precursora do artesanato de capim dourado, provavelmente aqui é local com maior variedade desse artesanato.

Após a visita, voltamos a cidade de Mateiros.

 

[4º dia ] Saída de Mateiros rumo a Palmas

 

Os tours normalmente são de três dias, quando tem feriado inclue esse 4º dia e passa por São Felix e Novo Acordo ao invés de voltar por Ponte Alta, foi bem cansativo, ficamos a maior parte do tempo na estrada, esse dia poderia ser melhor aproveitado.

 

Fervedouro do Alecrim: Foi o maior fervedouro que fomos, como esse era o 3º que visitamos fiquei com a sensação de “mais do mesmo”, mas conversando com os amigos do grupo eles não tiveram essa minha impressão, questão de gosto.

 

598db033bdaa4_JALAPO055.jpg.a1757ac79fc14fabfd274032db15d61f.jpg

 

Serra da Catedral: Formação rochosa interessante, parada bem rápida só pra tirar fotos.

 

Morro Vermelho: Ótimo pra tirar fotos, tem uma excelente vista

Chegamos em Palmas as 21:00 e cada um foi levado para seu hotel.

 

Impressões pessoais sobre a expedição

 

Empresa Livre Expedições: Excelente !! O Fernando é pontual e cumpriu com todo o combinado, todas as hospedagens foram boas, as refeições eram do tipo “coma a vontade” , no fim de alguns passeios tinha barras de cereal, paçoca, água, não observei isso em outras empresas. Vale salientar que normalmente éramos os primeiros a chegar nas atrações, aliás, ficamos o tempo necessário em cada atração, não tive a impressão de estarmos correndo contra o tempo. Minha única ressalva é referente ao último dia que poderia ser melhor aproveitado.

 

Por conta própria ou por agência ??: Observei muitas pessoas fazendo por conta própria, é possível desde que se tenha tempo, disposição e paciência, em vários momentos vai precisar da ajuda dos moradores, alugue um 4x4 em Palmas e se mande.

Aqui um relato de quem fez por conta própria

 

Um abraço a todos e espero que tenham gostado do relato.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...