Ir para conteúdo

Caronas em veleiros


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Fala gentem,

 

eu nunca peguei carona em veleiro mas ainda vou fazer isso. Conheci algumas pessoas q fizeram isso. Inclusive tem um site - na verdade tem mais mas eu nao conheco - especializado nisso. chama findacrew.net q vc ve la em q lugar do mundo esta e pra onde quer ir e acha um veleiro indo naquela direcao. Nao precisa necessariamente saber velejar, mas ajuda com certeza. A graaaande maioria eh nao remunerado ou vc tem q pagar rango a as vezes ate estadia. Logico q eh um tipo de carona pra quem tempo nao eh problema. To querendo ir pra africa ano q vem passar de 3 a 6 meses e estou pensando seriamente em ir de carona movida a vento.

 

Fora o glamour de pensar q vc esta se deslocando grandes distancias sem emitir uma grama de carbono vindo de combustiveis fosseis. Sabiam q os avioes sao um dos principais responsaveis pelo aquecimento global? E o veleiro nao faz barulho, os unicos barulhos sao a agua no casco e o vento na vela. Isso eh demais!!

 

Se alguem tiver algum tipo de experiencia, sugestoes ou opinioes manda ver!

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Colaboradores

Xaliba, td bem? Gostaria de dar a minha opinião sobre veleiros, já que sou velejador há bastante tempo.

 

Em primeiro lugar velejar é para poucos. Muito poucos eu diria. As limitações a bordo são inumeras. Iniciando pela energia disponível, água potável, comida, etc; veja bem, a vida em alto mar é completamente diferente a esta que estamos acostumados em terra firme. Banhos normalmente são no esquema do balde com água do mar. Com isto o cabelo por exemplo sempre fica um pouco úmido, mas nada demais. Além disso a possibilidade de enjoar é quase certa, são muito poucas as pessoas que não enjoam em alto mar. Veleiros balançam bastante. Roupas são lavadas com água do mar, mesmo com sabão sempre fica aquele cheiro de maresia.

 

Eu já fiz duas travessias e fui convidado para varias outras. As travessias que fiz foi na rota RIO-ESPANHA e na rota FRANÇA-RIO. As duas duraram 30 dias aproximadamente incluindo aí as escalas pelo caminho. Na primeira travessia quase não enjoei, mas esta da França enjoava direto, um inferno. Mas fala sério, 30 dias atravessando o oceano para economizar na passagem aérea que custa +- 1000 dolares ida e volta? só se voce realmente gostar da coisa.

 

Para voce fazer um "test drive" pode escolher um curso de vela oceanica que ocorrem regularmente em ilhabela por exemplo na BL3: www.bl3.com.br. Ou então no iate clube do rio de janeiro www.icrj.com.br. Os cursos normalmente são em um fds ou dois no maximo. Dá para voce sentir se se adapta ou não ao barco.

 

Se depois do curso voce ainda pretender achar carona em veleiro, isso é o mais fácil (a carona). Pela nossa costa velejam inumeros veleiros estrangeiros e sempre precisando de tripulação. Para fazer qualquer coisa, cozinhar, limpar, navegação, timonear. Em toda a costa brasileira especalmente nas capitais existem iates clubes onde ficam aportados os veleiros. Nesses iates clubes voce conhece gente do mundo inteiro e é convidado a velejar/atravessar oceanos. É só frequentar um, ou então deixar bilhetes se oferecendo como tripulante.

 

Bom, especificamente quanto a tua pretensão de ir a africa velejando eu recomendo fortemente que voce NÃO faça isso. Não como primeira travessia. Pode até rolar convite e tal, e uma vez até me ofereceram estadia gratuita lá na africa e passagem aerea de volta ao brasil. Entretanto a rota ate a africa é complicada por dois motivos: não existem escalas pelo caminho e esta rota é muito sujeita a frentes frias e tempestades que sobem do pólo sul. Portanto, se voce não tem experiencia na coisa pode entrar em panico em uma tempestade e acabar fazendo besteira. Oceano a gente respeita e muito. Mas na hora do "pega prá capar" dá vontade de sair correndo. Mas não tem como....aí vem o enjôo.... e voce se pergunta mil vezes porque foi parar ali......A rota Brasil-Africa dura aprox 30 dias. Sem escalas como já disse.

 

Enfim, considere o que eu escrevi, NÃO se jogue direto em uma travessia, vai velejando aos poucos, sentindo a vida a bordo. Depois voce faz uma e me conta como foi.

 

Um abraço.

  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

fala broder, muito legal o q vc falou aqui, sao otimas dicas!! ::otemo::::otemo::

 

Qto a mim, eu sou marinheiro experiente, nao em veleiros, em barcos a motor, ja rodei muito esse nosso brasil e um pouco do mar vermelho e ja passei muitos dias da minha vida embarcado em alto mar e por sorte sou um dos caras com a bunda virada pra lua q nunca passou mal no mar :). Sei bem do q vc fala sobre as dificuldades de viver em um lugar altamente confinado.

 

Claro q o role nao seria pra economizar na passagem, passar 30 dias velejando ja seria parte da viagem. Eu normalmente viajo por longos periodos e isso se enquadra perfeitamente na minha proposta.

 

abraco broder

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Fala pessoal,

 

Seguinte fiz meu cadastro no findcrew.com que é um site de "anuncios" de veleiros procurando tripulante e tripulante procurando veleiro (meu caso).

 

Já me responderam ( foi muito rápido, em 1 dia já tinha e-mail ), um cara que está na Bolívia e que está procurando companhia, disse que vai fazer a volta ao mundo e já começou a viagem.

 

Seguinte: Vou ou não vou? Afinal bate aquele medo, sabe, serei eu, com 22 aninhos, mulher, sozinha, em um veleiro, com um cara que eu não conheço, de 57 anos, dizendo que procura amizade.

 

Tipo é a minha primeira viagem, não pensem que é uma questão de preconceito, ::putz:: mas é preconceito :oops: , infelizmente é difícil confiar nas pessoas. Eu já formulei idéias mirabolantes na minha cabeça...não sei o que fazer. ::essa::

 

Mas tenho medo de perder a viagem da minha vida, por causa de um preconceito, de não confiar que as pessoas podem simplesmente querer o que elas estão dizendo que querem....

 

E então? Algum conselho?

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Elizabeth,

 

Olha, eu já conheci uma mulher que embarcou como tripulante através do site que vc mencionou. Ela adorou e até acabou se casando com o dono do veleiro com quem viveu velejando no Caribe por uns 10 anos. Agora, é claro que nao é apenas "amizade" o que o cara tá procurando..... e nem ela estava! Vc nao está sendo preconceituosa de maneira alguma em achar difícil confiar nas pessoas. Desde que vc tome sua decisao consciente desse fato, tudo bem. Só mesmo com o tempo e a maturidade vc perceberá o quao ingênua é a sua dúvida.

 

Boa sorte em sua decisao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Elizabeth, tem dois lados. Velejadores normalmente são pessoas extremamentes de bem com a vida, ainda mais estes que estão dando a volta ao mundo. Eles conseguiram se soltar de todas as prisões que nos cercam, enfim estes compromissos que a gente tem com trabalho, estudo, moradia, pressão da propria sociedade que tem que ser alguem na vida, etc. Assim sendo, TODOS os que conheci eram gente de extremo bom animo, alegres, felizes com sua opção de liberdade e sem necessidade de cumprir horarios. Esse cara de 57 anos 99% de chances que seja um deles, do contrario já teria largado a vela. Se ele está procurando "algo mais" em um tripulante? tenho certeza de que não.

 

É muito chato velejar sozinho embora muita gente o faça. Mais comum como falei no relato anterior é conseguir tripulante nos yacht clubs pelo caminho. Companhia a bordo sempre é agradavel, sem contar que a gente divide as tarefas. Mas embarcar em um veleiro pensando que o cara vai te atacar ou quer romance com certeza não é por aí.

 

O outro lado é o teu lado, isto é, vc se adaptaria a vida a bordo? a necessidade de economizar energia e agua? não enjoaria? a vida a bordo é muito diferente da em terra firme.

 

Eu pessoalmente tinha a ideia de fazer a volta ao mundo velejando. Sonho antigo, de adolescente. Cogitei isso por um bom tempo, mas antes fiz meu pé de meia. Quando consegui um patrimonio que me permitisse ficar fora por um ano foi a vez de entrar de cabeça no assunto. estudei muito, li, fiz cursos, troquei ideia com varias pessoas. Meu primeiro contato com o mar foi maravilhoso, uma velejadinha basica do rio a angra num veleiro escola. Porém meu martirio começou em uma viagem da europa para cá. Não consegui vencer meus medos, enjoei direto, encuquei com a tripulação, estranhei muito a comida a bordo.

Além disso passamos por duas tempestades. Enfim, nessa viagem eu percebi que esse sonho de dar a volta ao mundo velejando não é pra mim. Prefiro pegar o avião direto para o lugar que quero conhecer, fazer meu mochilão basico e voltar para casa.

 

Meu conselho a voce: se nunca velejou, pergunte qual a rota deste senhor, assim se vc estranhar a vida a bordo pode descer na proxima parada. Se ele partir direto para uma travessia, aí voce tem que ter muita coragem pois lembre-se que não tem onde desmbarcar a nao ser no proximo porto. Mas se curtir a velejada, bem vinda ao clube: voce encontrará e conhecerá as pessoas mais legais da sua vida, no proprio veleiro e nos outros que vc conhecerá pelo caminho. Além disso voce viverá as experiencias mais extraordinarias da sua vida principalmente velejando em aguas calmas, o alto mar eu acho extraordinário. Experiencia propria.........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

The Little...Boa Noite!!

Tenho 51/52 anos e estou me preparando para em 4 anos estar aposentado e comprar um barco no Caribe e ficar velejando por lá por uns 3 anos...depois com experiencia adquirida, talvez seguir para a Polinésia. Tenho lido muito a respeito (livros de aventuras, experiencias e tecnicos tambem), além de estar há um ano treinando vela.... Agora em março vou a Los Roques para uma semana e depois pretendo pegar carona em algum barco em direção a Bonaire, Curacao e Aruba...podendo se tiver carona ir até o Panamá...de lá até San Blas com uns amigos....mas, aí é na maciota...heehheeh...num catamarã alugado para 6 com crew completa...so na manha....

 

Por acaso tens os sites dos iates clubes da Venezuela ou de Bonaire, onde poderei encaminhar um anuncio para colocarem no mural do iate me oferecendo para tal empreitada?? Já sou Premium no Finacrew, o que tem me proporcionado contatos interessantes...

 

Abração....Saude e Paz!!! Ferrari (marceloferrari13@hotmail.com)

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Colega!!!!! Que legal encontrar um companheiro !!!!

 

Então, vamos lá:

 

1- essa ideia de comprar um barco no caribe é excelente. conheci algumas pessoas que fizeram isso, os barcos lá tem preços muito atrativos assim como em Miami. Sobretudo se vc comprar um ex charter, dá uma olhada no site http://www.yachtworld.com Comprando um veleiro fora do Brasil vc evita pagar estes impostos brasileiros absurdos. E se vc trazer ao Brasil pode ainda ficar até 6 meses com ele aqui sem precisar nacionalizar, eu sou do RS e aqui mesmo tem um sujeito que importou um veleiro e quando chega perto desses 6 meses, vai ate o uruguay, deixa ele lá por um tempo e depois traz novamente para mais 6 meses....

 

2- depois de velejar no Caribe e seguir para a polinesia via canal do panamá é o que a maioria dos velejadores fazem. Era a minha ideia inicial tambem, quando ainda planejava esta viagem

 

3- eu fui uma vez a los roques, fiquei 2 dias lá no paraíso. Na frente da unica cidade em Gran Roque existiam varios veleiros apoitados. Conversei com um ingles e um frances. Estavam aguardando condições favoraveis para aruba e curaçao, porem sem incluir venezuela e colombia que são perigosos. Nao conheço os iates clubes de curaçao e bonaire, só estive em curaçao uma vez em uma escala de um cruzeiro que fiz, e era apenas 8 horas para conhecer um pouco da ilha, entao nao me informei disso. Bonaire nunca fui.

Se eu fosse vc nem perderia meu tempo com a venezuela, o que conheci do país a unica coisa que valeu a pena foi roques, de resto evite.

 

4- eu ainda planejo fazer um charter no caribe tambem, alugar um veleiro de 30-36 pés por uma semana. Mas ainda nao pintou oportunidade, meus filhos sao pequenos e minha esposa sente insegura com eles, qdo forem um pouco maiores com certeza farei isso.

 

Boa sorte e mantenha contato!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...