Cartagena e San Andres - 18 a 30/10/13

Fala galera, estou aqui em Cartagena (agora em San Andres) e resolvi fazer meu relato daqui mesmo, então vou postando os dias!! Vou colocar a chegada e os dois primeiros dias, os próximos vão indo ::otemo::

Chegada - 18/10

Chegamos em Bogotá as 12:30, hora local, 10min antes do previsto! A área internacional do aeroporto é muito bonita, logo de início nossa aventura já começou, a Bruna conseguiu marcar as alternativas Sim e Não para a mesma pergunta no formulário de imigração. Mas achamos uma pilha em um guichê!!!! Haha...

Trocamos 200€ no próprio aeroporto, com valor de 2450, deu COP490.000.

Não sabíamos o que fazer até a hora do voo à Cartagena, só as 19:30, mas resolvemos ir comer antes, boa pedida, dai percebemos o quanto estávamos com fome.

Aeroporto, de todo o mundo, é caro. No restaurante Punto Rápido, pagamos COP 76100 por dois baby beef, com arroz, fritas e duas cervejas Corona. Depois um café no Juan Valdéz, cerca de COP 2500 um espresso.

Bom, a espera foi dolorosa, estávamos muito cansados por causa do voo, e pq só tínhamos dormido 3hrs na noite anterior, e pra ajudar, o voo para Cartagena atrasou um pouco mais de 1hr.

Durante o voo sentei ao lado de uma Colombiana muito simpática, Marta, de Bogotá! Que estava indo para Cartagena, onde seu marido mora. Ficamos conversando durante todo o voo, e por fim ela nos ofereceu uma carona, pois morava perto do nosso hotel, aceitamos. Saímos do avião e o "bafo quente" nos deu as boas vindas, é incrível como é quente e abafada a cidade.

O marido de Marta, Fernando, um capitão da marinha aposentado, nos pegou com sua mulher no aeroporto e fizemos um tour pela orla e cidade murada, nos informaram alguns passeios e restaurantes, e por fim, ele nos deixou na porta do hotel. Super simpáticos, demos muita sorte de conhecermos esse casal e nossa estadia já começou perfeita!!

O Casa Canabal é um charme que se destaca na rua simples onde está localizad, por fora sua fachada já te deixa curioso pelo que está por vir. É um hotel boutique, um conceito muito charmoso, com clima agradável e acolhedor.

Como chegamos tarde, por volta das 23hrs, os restaurantes próximos já estavam fechando (plena sexta-feira), e comemos um pedaço de pizza cada um e tomamos um Ice Tea, em uma rua próximo. O local é bem simples, muitos moradores locais frequentam a região perto do hotel, no bairro getsesmaní, sentimos um clima bem local, longe dos points dos turistas. Gastamos COP 10mil. Capotamos de cansaço!

Dia 19/10

Acordamos cedo, tomamos café da manhã no hotel porque já estava incluso, e fomos conhecer a cidade.

Se vc se hospedar no Centro, em San Diego ou Getsemaní da para fazer tudo a pé. E assim fomos, estávamos maravilhados pela arquitetura local, as ruas, as casas, os antigos casarões, a muralha imponente e preservada, que nem percebemos o quanto já tínhamos andado, sob sol forte, sem descansar e sem tomar água. Fica a dica, não saiam sem água.

O assédio aos turistas é muito grande, muito mesmo, chega a ser chato, porém faz parte e os vendedores são parte da cidade, leve na esportiva, se não quiser não seja grosso mas seja direto "no, gracias", pq se puxar assunto já era, há e não aceite nada de graça, eles cobram td, nada de comida, de foto, nem experimente... E nos perdemos, mais de uma vez, mas é legal se perder por aquelas ruas todas parecidas e cada esquina vc vê algo diferente (dica: não encontramos mapas de papel muito bons, apelamos para tecnologia, um app para iOS que se chama Maps 2go offline, é só vc baixar o mapa da cidade e visualizar offline, perfeito).

Bom, como estávamos cansados, resolvemos parar no primeiro lugar que vimos, Hard Rock Café, achei q iria ser ruim por não ser nada local e sim uma rede americana, porém foi uma experiência boa, pq é visitados por muitos turistas colombianos e há uma toque de sabor bem local também. Pagamos COP 115mil para dois, com 4 cervejas.

Depois do almoço, voltamos ao hotel para tomar banho e descansar um pouco e a noite, umas 20hrs, fomos jantar no Café San Pedro, sinceramente eu esperava mais do local que é muito famoso e super recomendado, a localização e aparência do lugar é fantástico, mas o atendimento deixou um pouco a desejar, assim como os pratos (relatos mais profundos sobre os restaurantes e hotéis eu deixo o link do TripAdvisor no final). Pagamos COP 113mil.

Uma observação, há polícia por todo o Centro, muitos mesmo, vc se sente muito seguro, em Getsesmaní não há tantos e andar por lá a noite não aconselho se estiver sozinho (ou sozinha).

Dia 20/10

Acordamos e tomamos café, queríamos conhecer o Castillo San Felipe, ao sairmos estava fazendo muito sol e já tínhamos uma recomendação de deixar para visitar, ou muito cedo, ou mais a tarde. Resolvemos esperar um pouco e fomos conhecer os arredores do Castillo, é um bairro bem simples e nenhuma atração especial, então fomos a um Shopping, Mall Plaza, fica ali perto, deu pra descansar um pouco, almoçar uma comida muito boa e bem característica no Don Jediondo, dois pratos típicos com bebida, COP 45mil.

Estava chovendo e tivemos que esperar a chuva passar, e até compramos um guarda-chuva por COP 9mil, em um mercado, Jumbo, dentro do Shopping, para prosseguirmos.

A entrada do Castillo é COP 17mil por pessoa, vc pode comprar um áudio guia por COP 10mil, ou contratar um guia turístico lá dentro. Resolvemos ir por conta, e foi muito proveitoso, alguns grupos com guias tinham que ficar preso e não podiam se "aventurar" sozinhos pelos labirintos de túneis!!

Foi ótimo ter entrado às 16hrs lá, muitas pessoas estavam saindo pq fecha às 18hrs, não estava tão cheio, e conseguimos ver o por do sol lá de cima, há uma vista fantástica de toda a cidade, e a noite com a iluminação também é muito bonito!!

Voltamos ao hotel, tomamos banho e saímos para jantar, porém, já era 22hrs, já tínhamos lido que as coisas fechavam cedo, mas não sabíamos que era tão cedo, tudo no Centro já estava fechado ou fechando, no hotel nos recomendaram um delivery de pizza, mas ficamos só com a comida que já tínhamos comprado no Jumbo.

SimoneCristina, vamos para San Andres na quarta, 23/10, voltamos para Cartagena no dia 29/10!!!!

Que bom que está gostando, e com certeza vai gostar ainda mais qnd estiver aqui =]

Dia 21/10

Na segunda-feira acordamos, tomamos café e voltamos para o quarto pq estávamos cansados hehe.... Depois demos uma volta pela marina, onde os barcos saem para as ilhas próximas, mas como vamos para San Andres resolvemos não fazer esse tipo de passeio.

Almoçamos no La Cevicheria, muito bom, tem algumas mesas na calçada e apenas umas 5 do lado de dentro. Há um cardápio bem variado, pedimos um ceviche combinado, que vem camarão, peixe branco, polvo e lula, e para beber duas limonadas frozen (ajuda no calor!!), depois ainda pedimos muelitas de cangrejo, as famosas patas de caranguejo, foi a melhor que já comi!! Melhor refeição da viagem até agora!!! Gastamos COP 86mil.

Saímos do restaurante que fica em San Diego e fomos para o Centro, no Museo Del Oro, porém tinha me esquecido que não abria na segunda-feira... Bom, voltamos para o hotel e aproveitamos a piscina de lá, quase todos os hotéis boutique têm piscinas e vale muito a pena para ficar no término da tarde, descansando e tomando algo!

Voltamos à cidade a noite e conseguimos jantar no Crepes & Wafles, me surpreendi, os preços são muito bons, os salgados e os doces variam de COP 7mil a COP 22mil, eles servem taça de um vinho merlot muito bom por COP 8900. O C&W apresenta um ambiente muito agradável e comida excelente a um preço acessível! Apesar de ser uma rede grande, há sabores bem típicos, com banana, guacamole, caranguejo, salmão, e pimentas locais! Com 2 crepes salgados, 2 wafles doces e 4 taças de vinho gastamos COP 93mil. E de acordo com a Bruna, essa sim foi a melhor refeição!!

andrade, vc disse que acompanhou o pôr do sol no labirinto as 18 hs mais ou menos? tinha lido q o por do sol na colombia nessa época do ano era bem mais tarde, q horas mais ou menos escurece na colombia? estou fazendo essa pergunta estranha pq chegarei em bogotá as 9 da noite horário daí, e queria fazer toda minha viagem de avião com o dia claro. Outra pergunta, como estava o clima em bogotá do meio dia até as 19 hs? E por último, acredito que vc não estará mais na Colômbia dia 3, será uma pena, pq terá um eclipse solar no norte da Colômbia, bom, não sei vc, mas eu amo astronomia e esses fenômenos naturais, só chego dia 6 e mesmo assim em Bogotá não terá eclipse, rs. Aguardando o restante do relato, aproveita ai brother

Marcos, todos os dias o por do sol foi por volta das 17:40!!

Em Bogotá estava uns 25°, estava de calça e bem tranquilo, mas já li pessoas que passaram frio por lá pq não levaram roupas de frio. De uma olhada no clima no dia anterior de sua viagem! E infelizmente não estarei mais aqui dia 03/11 =/ uma pena hehe....

Dia 22/10

Após o café da manhã, aproveitamos o dia para andar em Caratgena de bicicleta. No hotel tinham algumas à disposição, não estavam em ótimas condições, nem eram Caloi, mas dava pra pedalar...

Fomos ao centro procurar uma casa de câmbio, troquei Euro por 2450, mesma taxa do aeroporto em Bogotá. Por curiosidade perguntei quanto estavam o Real e o Dólar, sendo 740 e 1930, respectivamente. Há alguns vendedores que fazem o câmbio nas ruas, mas não me senti seguro trocando com eles, e o hotel também oferece esse serviço, o bom é que você não sai com todo o dinheiro, mas não compensou, com tantos policiais nas ruas me senti tranquilo para fazer no Centro.

Fomos de bike até Bocagrande, e agradeci que não me hospedei por lá, primeiro que as praias ali não são bonitas, o litoral paulista é bem mais bonito, segundo que é longe do centro, teríamos que pegar um taxi toda vez. Gostei de ter ficado em um boutique, que dá para ir caminhando aos principais pontos turísticos.

Outro detalhe, se é perigoso andar de bike em SP, em Cartagena é muito pior. No centro não há tanto problema, pq apesar de tantas pessoas e carros, esses não atingem uma velocidade alta, mas nas avenidas é pior, eles não respeitam muito os pedestres e quase não há faixas e semáforos... Eu acho que uma cidade como Cartagena, que é turística, muito plana e tem os principais pontos turísticos pertos uns dos outros, poderia dar uma acessibilidade maior para as bicicletas, talvez restringindo os carros no centro histórico e criando ciclovias para também estimular o uso delas. Mas esse trânsito meio caótico acaba dando um ar bem "latino" a cidade!!!

Fomos almoçar no La Mulata, em San Diego, restaurante muito bom, há 5 opções de pratos do dia, e mais carnes e peixes, e uma limonada de manga deliciosa! Eles oferecem uma sopa como entrada, tipo uma canja, que é cortesia!!! Foi o lugar mais barato que comemos, deu COP 40mil, já incluído os impostos e a "propina", os 10%.

Após um almoço com pratos bem típicos, fomos tomar um café no Juan Valdez, fica a uma quadra de distância, o interessante que reparei é que eles vendem café para você levar, em grãos, mas se quiser eles moem na hora e já deixam ensacado para viagem!! Anotei isso para eu comprar no último dia!!

Hoje sim conseguimos ir ao Museo Del Oro, a entrada é gratuita, oferecem um guia, nem perguntei o preço e depois agradeci de não ter aceitado, um casal logo atrás aceitou e o cara era muito rápido e chato, não parava de falar e apressar os dois, talvez para terminar mais rápido o tour e pegar mais clientes...

Gostei de conhecer o museu, quem já foi no de Bogotá diz que esse nem chega aos pés, como não fui, fiquei contente com a história que é mostrada, dos habitantes nativos, as técnicas de agricultura e habitação que tinham e o mais surpreendente, o manejo do ouro!

Depois do museu, chegamos no Café Del Mar por volta das 17:15, deixamos as bicicletas em um canto oferecido gentilmente pela hostess e conseguimos pegar uma mesa na beira da muralha!! Ali ficamos até umas 18:40 e foi possível ver o por do sol, apesar de muitas nuvens no céu. Tomamos uma piña colada, um mai tai e uma cerveja escura, a conta deu COP 56mil, caro, vc paga mais pela localização e fama do restaurante. Se não quiser gastar, sugiro que fique ao lado do restaurante, uma área aberta com a mesma vista, só não terá mesa, mas da pra sentar na muralha, e tomar uma cerveja dos garotos que ficam vendendo no isopor....

Lembram que disse que as bicicletas não eram Caloi? Pois bem, na volta ao hotel a minha quebrou totalmente o sistema de marchas, alguns moradores locais até me ajudaram a tentar consertar, mas precisava trocar a peça, voltei empurrando... O dia todo foi muito para a magrela....

Voltamos ao hotel e nos preparamos para jantar, essa noite fomos no Don Juan, um restaurante de comidas do mar. O lugar é muito bonito, um casarão com pé direito alto e lustres grande e baixos, o atendimento foi muito simpático! Uma cesta com pães bem quentinhos é cortesia da casa, tem uma boa carta de vinhos, resolvemos por um chileno merlot, comemos um risoto de tomate com camarões e um arroz de coco cartagenero com espetos de frutos do mar!! Toda a combinação estava excelente, e ainda comemos uma sobremesa, um sorvete que vinha sobre uma massa tipo um pão de ló, muito bom também. Gastamos COP 195mil. Foi o mais caro, nada absurdo, mas pedimos sobremesa e vinho, se não teria sido quase a mesma média.

Fomos para o hotel bem felizes por terminado a estadia em Cartagena com uma comida tão boa e por tudo que fizemos nessa cidade, pensamos que iria ser uma viagem com cunho histórico e romântico, mas acabou sendo uma viagem gastronômica também, por experimentarmos tantos sabores diferentes, o doce no salgado, as frutas, os peixes, os temperos e molhos!!! Valeu cada centavo gasto!! Agora é se preparar para San Andres!!!

Dias 23 e 24

Dia de ir para San Andres, acordamos cedo e fizemos o check-out. Há um seguro hoteleiro q deve ser pago nos hotéis na Colombia, no Voucher da reserva esta escrito q seria COP 10mil por pessoa, durante toda a estadia. Na hora queriam me cobrar COP 15mil por noite pelo quarto... De COP 20mil daria COP 75mil.... Mas conversamos, eles acabaram fazendo o que estava no Voucher e disseram q iriam mudar no site, pq estaria errado... Vai saber....

Demos azar no aeroporto de Cartagena, nosso voo atrasou quase 2hrs, chegamos por volta das 14:30 e perdemos mais meia hora pq há imigração no aeroporto de San Andres tb, e apenas 3 guiches atendiam. Uma dica, pegue o lado direito do avião, quando tiver chegando vc terá a visão aérea de toda San Andres e algumas ilhotas próximas! Ah, e paga-se uma taxa de COP 46mil por pessoa, antes de embarcar para San Andres, então, já tenha esse dinheiro em mãos!!!

Pegamos um taxi para o El Viajero por COP 12mil, o Hostel fica em uma avenida agitada e a uns 7min a pé da Peatonal, que é a orla, a principal. Bem localizado e tudo muito simples. Foi o Hostel mais caro q já fiquei em todas viagens q fiz, mas o pior deles... clima, organização, limpeza, estrutura, etc, são vários aspectos, apenas uma das funcionárias se mostrou mais simpática e solicita em nos ajudar, coisa totalmente diferente do que vi em outros hostels.

Foi necessário comprarmos um adaptador pq a tomada é diferente!

Bom, já eram 17hrs e ainda não tínhamos almoçado, então paramos no primeiro lugar aberto q vimos, Presto, uma rede de hambúrgueres, tipo um Mc, gostamos da comida, um lanche simples e barato, não sei se a fome ajudou, depois volto pra dar uma opinião mais sincera!

Só andamos um pouco pela Peatonal para conhecer e nos localizarmos, tomamos um sorvete na La Heladeria, e não recomendo, não gostamos dos sorvetes... Jantamos no 80's, um barzinho temático dos anos 80, bem legal, comemos uma pizza vegetariana e tomamos 4 cervejas e 1 margarita por COP 50mil.

Fechamos o passeio do dia seguinte, o Cayo Bolívar, com aquela funcionária simpática do Hostel, saiu por COP 180mil.

....

O Barco sai as 8hrs e retorna as 17hrs, tem frutas como café da manhã, um almoço feito lá mesmo e bebidas a vontade!!!!!!!!!

Nesse passeio conhecemos outros dois casais de brasileiros, um de Guarujá-SP e o outro de Brasília.

O Cayo Bolívar é sensacional, é um complexo com 3 peq. ilhas, a Bolívar só há uma base militar e não é permitida a entrada de turistas, a Santander e Pescadores são as que ficamos. Fica próximo da divisa entre Jamaica e Haiti. A viagem de ida demorou uns 40min e a de volta 35min.

É proibido construir qualquer tipo de construção lá. Então os guias levam tudo, até bancos. A comida é feita ali mesmo, muito boa!

Após um tour pela volta das duas ilhas, q se ligam por um banco de areia, ficamos livres para nadar, fazer snorkel e qualquer coisa!!

É simplesmente fantástica a cor do mar, a quantidade de peixes, os corais, não tem como explicar, só vendo fotos para se ter uma ideia, e só estando lá para saber como é.

Os brasileiros já tinham feito outros passeios e disseram que este era o melhor de todos!! As empresas se revezam e só vai um barco por dia, no nosso tinham umas 20 no máximo.

É imprescindível usar aquelas sapatilhas para mergulho, se não vc poderá cortar os pés na pedras e nos corais. Deixe para comprar em San Andres, por COP 10mil o par. Leve também os equipamentos para a prática de snorkeling, levei os que eu já tinha do Brasil, mas é possível comprar ou alugar na ilha tb, e se tiver nadadeiras leve-as, elas ajudam demais e não não deixam cansar tanto!

Não se preocupe com seus pertences, eles oferecem sacos para vc guardar e não molhar nada, e foi super tranquilo deixar nossa mala com os equipamentos, roupas, óculos por lá.....

A única pena, gastei demais a bateria da máquina com tantas fotos, que na hora q fomos fazer snorkeling a bateria acabou =/ mas serão momentos que ficarão na memória para sempre, e vão ter outros momentos ainda para tirar foto aquática!! (levei uma câmera a prova d'água, mas na cidade vende aqueles sacos para envolver a câmera ou celular e poder usar na água).

Voltamos e pegamos um garoa, deu até uma refrescada, o sol foi forte o dia todo (não esqueça o protetor jamais). E jantamos com os dois casais de brasileiros no La Pepita, fica ao lado do 80's. Comida tex mex, gastamos COP 51mil.

Dia 25

Tiramos o dia para conhecer a ilha, então, após o café da manhã no Hostel, fomos comprar mais protetor solar, que são muito baratos, e fomos até uma locadora de carros. Da para alugar motos, carrinhos de golf, um da Kawasaki q são mais rápidos, e carros mesmo.... Como já era 11:30 da manhã, preferi pegar o da Kawasaki pra ir mais rápido, negociei com ele e paguei COP 100mil o dia todo.

É muito fácil se localizar na ilha, pelo próprio tamanho você não se perde, e os principais pontos turísticos são sinalizados.

Primeiro paramos no Rocky Cay, deixamos a mochila com roupas e outros itens em uma barraquinha na areia e fomos nadar um pouco na praia, tem um banco de areia q vc vai caminhando com água na cintura, por uns 200m, e chega em uma ilhota que tem uma piscina natural que dá para ver muitos peixes e restos de navios naufragados, há um navio encalhado muito próximo tb. Não esqueça de levar os equipamentos para snorkel!! A praia é muito tranquila, gostosa para tomar algo e ouvir uma música, há um restaurante q eh bem famoso tb, mas como tínhamos pressa, só tomamos algo e fomos embora!

Próxima parada, Hoyo Soplador, uma formação natural q tem um buraco e quando a maré está boa, a onda bate com força e sai por este buraco, podendo alcançar 8m de altura, como a maré estava baixa, apenas saia ar do buraco, mas foi bem interessante e conhecemos o Windsor, um isleño muito simpático q nos ajudou com o carrinho, pq uma peça que fica atrás do volante esqueceu o freio de mão puxado, esquentando demais o veículo hehe, ele nos ensinou a abrir o motor e ficou jogando água para resfriar, após isso ele nos mostrou o Hoyo, tirou fotos nossas, explicou como funcionava tudo, e eu já estava esperando ele cobrar pelo serviço de guia, mas ele disse q fazia aquilo de graça, sem cobrar nada, e se recusou a receber dinheiro. Ficamos conversando com ele, e acabamos pedindo uns drinks ali, preço normal q se paga na cidade, há um restaurante e umas três lojas de presentes.

Há bastante crianças ali, mas eh difícil falar com elas, pq são muito envergonhadas, não falam inglês e o espanhol e difícil de se entender, só falam o inglês crioulo, que é impossível de entender, os adultos que aprendem o inglês e falam em espanhol mais devagar com os turistas.

Saímos de lá, e fomos a La Piscinita, paga-se COP 2mil por pessoa e vc ganha duas fatias de pão para dar aos peixes, o local é um aquário!! O snorkel é recomendadissimo. Ficamos um tempão lá, só tínhamos nos e mais dois colombianos de Medellin, que não levaram snorkel e se arrependeram quando emprestei o meu para eles olharem o que estavam perdendo.

Depois foi West View, lá paga-se COP 3mil por pessoa, e também há o pão. É bem maior que La Piscinita, há muitos peixes, há um toboagua e um trampolim! Lá também algumas pessoas fazem mergulho e um passeio que se chama Aquanauta, onde vc coloca um capacete e submerge andando lá no fundo, mas q eu achei sem graça pq vc fica limitado a um cano de ar, e nadando vc vê tudo e vai para qualquer lugar, nem fizemos esse.

West View é um dos melhores, por lá eu ficaria mais tempo se tivesse levado mais dinheiro, há um restaurante muito bom e é muito bom ficar fazendo snorkel ali. Pena que acabou a bateria da câmera logo que chegamos =/

Saindo de lá, pegamos um chuva muito forte, tão forte q em dado momento tivemos que parar um pouco pq como o carrinho não tem para brisas, não dava pra abrir o olho. Voltamos pelo centro, deixamos o carro lá e fomos para o hotel tomar banho.

A noite fomos jantar no famoso La Regata, é um restaurante que fica dentro da Marina de San Andres, muito bonito e decorado, pedimos lula empanada de entrada e um festival do mar, com lulas, camarões, polvos, peixes, lagostas e ostras, o prato da tranquilamente para duas pessoas, acompanhado de um mojito de côco, daiquiri de morango e margarita de manga, gastamos COP 150mil.

Detalhe para a salada q acompanhou o prato principal, tinha uma fruta q pensamos que era tomate cereja mas um gosto totalmente diferente, o garçom nos explicou que era uchuva, uma fruta bem característica da América Latina, como um tomate selvagem, e trouxe algumas a mais para comermos!!