Ir para conteúdo

Chapada Diamantina em 4 dias (de carro desde Salvador)


Posts Recomendados

  • Membros

Quatro dias inteiros pra fazer:

1- Pratinha, Gruta Azul, Morro do Pai Inácio

2- Cachoeira da Fumaça

3- Fumacinha, Mirante do Campo Redondo

4- Buracão, Poço Azul

 

Sou Ana e tenho o blog https://vagamunda1.com/ onde posto o diário de bordo das minhas viagens ::otemo::

Não zerei minha lista dos lugares que quero conhecer ainda e tá longe de zerar, mas fiquei megaaa feliz em ter riscado um dos destinos, sendo ele um lugar tão incrível e dentro do Brasil.

 

O que falar da Chapada Diamantina? Sem dúvidas, um dos lugares mais lindos que já fui na vida! O Parque Nacional da Chapada Diamantina é beleza pura, coisa de Deus essa natureza linda!!

No feriado da semana santa, meu namorado e eu decidimos ir pra a Chapada Diamantina de carro desde Salvador, alugamos o carro no aeroporto mesmo. Foram horas de viagem e tensão na pista até chegarmos em Lencóis-BA de madrugada.

 

Marcamos de ficar no Camping Primavera, uma pousada que tinha quintal para acampamento e não foi surpresa chegar lá e estar fechada, afinal era madrugada e toda a cidade estava dormindo. Como eu já tinha informado com antecedência que chegaria de madrugada, depois de bater muito na porta, conseguimos entrar, armar a barraca e descansar.

 

Acordar tarde pra descansar? Nada disso, eram só quatro dias pra aproveitar de um infinito de possibilidades de natureza. Então, acordamos cedo e seguimos o roteiro que criamos para tentar aproveitar o máximo daqueles dias.

 

Tínhamos lido muito antes de viajar. Conhecer bem o lugar e saber algumas dicas nos ajudou a não deixar o tempo passar em vão. Foram muitas horas de viagem pra chegar lá e ficar descansando não era uma opção, sabíamos que teríamos muito chão pra andar e fomos desbravar. Perguntar e tirar dúvidas com os moradores locais sobre o que fazer também é uma mão na roda porque eles serão bem específicos no que "vale" ou "não vale a pena" fazer.

 

A maioria dos relatos que tinha lido não recomendava ficar em Lencóis por ser uma cidadezinha cara, eu também não recomendo, até porque acho que o melhor da Chapada não está lá. Mas se você se planejar e optar por atividades econômicas e passagem rápida pela cidade, vale a pena conhecer, o centro é muito bonitinho. Lá por perto, fizemos a Pratinha, a Gruta Azul e o Morro do Pai Inácio no mesmo dia.

 

Saindo de Lencóis seguimos por dentro do Parque Nacional, cortando caminho, até Ibicoara. Não foi o melhor caminho de estrada que pegamos, mas a vista e o percurso foram incríveis.

 

Tem uma galera que até acampa com os guias no "pé" da trilha pra a cachoeira. Mas com a dificuldade de fecharmos guia desde Recife por ser feriadão deixamos pra confirmar os guias quando chegamos por lá. Recebemos boas dicas dos contatos que fizemos na internet e depois de muitas pesquisas nos recomendaram o contato de Alessandro Guia. Quando chegamos em Ibicoara descobrimos que existe uma Agência de Guias (Radical Chapada) e que seria super de boa confirmar os passeios diretamente com eles.

 

Na internet mesmo, encontramos o Hostel Ibicoara do brother Fábio que se mudou do Rio de Janeiro pra lá porque ficou apaixonado pelo lugar. Ele é super parceiro e tem prazer em ajudar com dicas de roteiros e passeios.

 

Em Ibicoara, a ideia era fazer a Cachoeira da Fumaça, Cachoeira da Fumacinha, o Mirante do Capão Redondo e o Buracão. A Cachoeira da Fumaça é uma trilha tranquila e não precisa de guia, seguimos o fluxo e conseguimos chegar lá de boa, mas não tinha tanta água e no fim das contas bateu uma bad, mas nada que desanimasse. A vista lá de cima é incrível, mesmo sem água.

 

No outro dia, fomos encaixados num grupo que seguiria na mesma trilha para a Cachoeira da Fumacinha (não precisa chegar lá com grupo formado). Alessandro teve um imprevisto e não pôde nos guiar na Fumacinha, enviou o guia Gino que nos conduziu e orientou muito bem durante todo o percurso. Por ser uma trilha muito cansativa (mais ou menos 8h indo e voltando) quase desistimos de fazer o Buracão no outro dia. Havia pouca água também na Fumacinha e isso me deixou um pouco frustrada, tudo o que eu queria depois de uma trilha era ver e tomar banhos em cachoeiras com água bem forte.

 

Ainda em dúvidas se faríamos o Buracão no último dia porque queríamos ir pra o Poço Azul e seguir direto para Salvador, fomos convencidos por Fábio e pelo guia Gino que não poderíamos ir embora sem passar lá. Como queríamos aproveitar o máximo possível, não descartamos a possibilidade de fazer o Buracão, o Poço Azul e voltar pra Salvador. Conversamos com Alessandro e ele foi um anjo, topou levar Luiz e eu bem mais cedo que o normal pra a trilha do Buracão. Sem dúvidas, foi a melhor decisão que tomamos durante a viagem, tivemos a oportunidade de ter um santuário particular durante algumas horas.

 

Ah, vale a pena levar dinheiro trocado. Como pegamos caminhos alternativos, saímos em sítios e cidades pequenas que não tinham banco nem caixas eletrônicos. Em um dos momentos, tivemos que negociar com o dono de um mercadinho pra transferir dinheiro pra a conta dele e ele nos passar dinheiro em espécie.

 

No mesmo dia, conseguimos seguir para o Poço Azul e seguir para Salvador, mas como era feriadão ficamos engarrafados por umas 3h na chegada à capital. Pra descansar, pagamos uma diária perto do aeroporto e embarcamos no voo de manhã cedo de volta pra Recife.

 

Todo o caminho desta viagem foi feito através do waze e maps no celular. É importante ter cuidado, eles sugerem alguns caminhos mais rápidos que não são, necessariamente, os melhores. A estrada não é tão boa e como tínhamos pressa não tivemos muito cuidado com o carro, isso nos rendeu uma multa na agência de aluguel pelo parachoque rachado.

 

O roteiro que planejamos foi bem corrido mas conseguimos aproveitar muito cada situação. Claro, o trecho que fizemos pode ser relativo e depende muito do ritmo de cada pessoa, pode ser considerado "fácil" pra uns ou "impossível" pra outros.

 

Conseguimos fazer o roteiro que queríamos, foi incrível, valeu a pena e deu super certo!

 

Não vi nem metade do que a Chapada tem pra oferecer, já saí com vontade de voltar, mas com a alma lavada e realizadíssima.

 

Pousada e Camping Primavera - Lençóis

(75) 9163-0978

https://www.facebook.com/PousadaECampingPrimavera

 

Hostel Ibicoara (Fábio)

(77) 9112-6302

http://www.hostelibicoara.com.br/hostel-ibicoara-chapada-diamantina-2/

 

Gino (Guia da Fumacinha)

(77) 9128-6291

 

Alessandro (Guia do Buracão)

(77) 8135-6624

DSC_0022.JPG.f2195e2acd3d9a95abe95df7b07b1c1f.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...