Ir para conteúdo

Cicloturismo na Chapada dos Guimarães


Posts Recomendados

  • Membros

Cicloturismo na Chapada dos Guimarães

 

A Chapada dos Guimarães é famosa pelos seus paredões de arenito vermelho, moldados pelo tempo. Conhecemos algumas cachoeiras na região, o vale do rio claro e os belos mirantes com vista para o pantanal matogrossense. É possível pedalar no parque e a estrada para Cuiabá, com certeza uma das mais bonitas do Brasil e do mundo e fazem desse roteiro um dos melhores para o cicloturismo no Brasil.

 

5282695557_8ced27f1eb_z.jpg

De bike é sempre melhor!

 

O caminho até lá foi cercado de plantações, cenário comum durante nossas pedaladas pelo Mato Grosso. O primeiro atrativo, a cachoeira da Martinha é no meio de um filete de mata ciliar no meio de uma área desmatada. Era véspera de feriado e tinha uma galera acampada fazendo churrasco. No primeiro tibum na cachoeira começou a chover e nos abrigamos em um restaurante perto da rodovia. Fomos tão mal atendidos na hora de almoçar que desistimos. Acabou que um povo bacana nos chamou para almoçar com eles.

 

5182120384_cc38063f2d_z.jpg

Caminho pra Chapada

 

A chuva não parou e decidimos seguir assim mesmo. As plantações nos desanimavam, cadê o Cerrado? Na chegada da cidade, o mirante do centro geodésico nos mostrou os primeiros paredões da Chapada dos Guimarães, um visual bem bacana da planície pantaneira e da cidade de Cuiabá. Chegamos na cidade ja era noite, tomamos um refri com um casal de motoqueiros viajantes que conhecemos na estrada e em seguida encontramos com o Tadeu, nosso anfitrião.

 

5282366503_692fff83a4_z.jpg

Mirante do Centro Geodésico - O coração da América do Sul

 

As cachoeiras e mirantes são bem pertos da cidade.Conhecemos os atrativos naturais, clique para ver mais fotos:

 

- Cachoeira dos Marimbondos

- Vale do Jamacá

- Trilha do Matão

- Mirante do Alto do Céu

- Mirante Morro dos Ventos

- Mirante Centro Geodésico

 

5282686897_285ec7e36f_z.jpg

Vista da cidade de Cuiabá no pôr do sol no mirante Alto do Céu

 

A cachoeira Véu da Noiva é um espetáculo da natureza. Para completar um casal de araras vermelhas ficou fazendo pose para fotografias.Veja álbum de fotos >>

 

5357712049_312829bd5a_z.jpg

 

A cidade.

 

A cidade da Chapada dos Guimarãs é muito tranquila e recebe turistas do mundo inteiro, principalmente os Cuiabanos, já que a capital está a apenas 60km de lá. A cidade esta se estruturando para receber os turistas para a Copa de 2014, pois Cuiabá será uma das sedes. A estrada que liga a capital até a Chapada já está sendo duplicada e está para ser aprovado um projeto de construção de um teleférico ligando as duas cidades.Veja álbum de fotos da cidade >>

 

5248102772_d77f823784_z.jpg

Vale do Rio Claro

 

5283258752_2fcfb4a9db_z.jpg

Vale do Rio Claro

 

 

Fomos na agência Ecoturismo, que no mostrou basicamente duas trilhas no parque: das cachoeiras, passando pelo morro do São Geronimo; e o vale do Rio Claro. Decidimos pelo segundo, para conhecer de bicicleta os paredões que formam a Chapada dos Guimarães.

 

Encontramos com o nosso guia, Amorézio, nativo da Chapada e seguimos de bike para o Vale. No caminho as formações do vale dos Dinossauros e o Portão do Inferno nos deu um gostinho do que estava por vir.

 

5283212430_0aa3361ae4_z.jpg

Caminho para o Vale do Rio Claro

 

No vale do rio claro está a nascente do rio, cercado por imensas formações que têm as mais diversas formas. O arenito vermelho é poroso, e além de absorver a água da chuva abastecendo os lençóis freáticos, é facilmente moldado por ações naturais, como chuva e vento. Pedalamos beirando os paredões, nos banhamos no rio claro e estávamos sempre cercados pelo cerrado fechado.nos banhamos no rio claro e recomendamos para todos os cicloturistas fazerem essa aventura, pois é um privilégio pedalar por essa paisagem.Veja o album e fotos do Vale do Rio Claro >>

 

5282603603_7a770c408d_z.jpg

Pedalando no Vale do Rio Claro

 

Conhecemos também o Vale dos Dinossauros, onde as rochas tem realmente a forma dos gigantes pré-históricos, é uma caminhada que vale a pena fazer. Veja o álbum de fotos >>

 

5358297278_26dd4b0646_z.jpg

Forma de Dinossauro

 

5358300730_74fe3dd337_z.jpg

Belo mirante no Vale dos Dinossauros

 

A estrada para Cuiabá é só descida, seguramos nos freios para poder filmar e fotografar o visual que é alucinante. Cada curva guarda uma paisagem que faz dessa estrada a mais bela que ja passamos.Veja o álbum de fotos >>

 

5358274114_3b6a74cd2f_z.jpg

 

Editado

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 6 meses depois...
  • 5 semanas depois...
  • Membros

Fala Galera,

 

Já estamos com as passagens compradas para fazermos um cicloturismo na Chapada dos Guimarães pela empresa Eco Tur. Alguém tem referência desta empresa?

 

Sairemos de Bh na quarta a noite (04/04) e faremos a trilha na quinta, sexta e sábado, retornando para BH no domingo.

 

Quem animar entre em contrato

 

Valeu

 

Beto,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Pessoal,

 

Pretendemos fazer o mesmo que voces. Somos 05 mineiros de Bike e vamos para a chapada na semana santa. Pretendemos ficar na pousada do didi e fazer uma trilha de bike por conta própria. Queremos percorrer a chapada e também a região de nobres.

 

Queria saber de vocês se tem como a gente arrumar um guia para nos seguir de bike pelas trilhas da chapada? Quanto isso custaria por dia? E qual o contato desse guia?

 

Vocês sabem se nas cachoeiras, mirantes e grutas só entra com guia? Quanto custa mais ou menos cada atrativo?

 

Valeu demais pela ajuda

 

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...