Ir para conteúdo

Clima: vai fazer sol, chuva ? vai estar frio, calor ?


michel

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá pessoal !

 

sempre que vou viajar consulto a previsão do tempo, acho que a maioria das pessoas faz isso ::otemo:: utilizo sites como:

 

http://www.climatempo.com.br - para viagens no Brasil

http://www.weather.com - para destinos no exterior

 

Bom, não sou nenhum especialista no assunto, mas algumas coisas básicas são possíveis de se destacar:

 

- previsão de tempo é como se escreve "uma previsão", ou seja, estamos querendo adivinhar o futuro e como os mais velhos dizem "O Futuro a Deus Pertence", portanto existe chance de erro.

- a precisão de uma previsão do tempo é maior quanto mais próximo se está do dia da previsão, quer dizer que a chance de acertar o clima de amanhã é mais fácil do que do clima daqui a 10 dias.

- por conta do item anterior, as previsões são muito dinâmicas, de um dia para o outro a previsão que era de calor com sol pode virar frio e chuva.

 

Então, vai chover no feriado ?

 

Provavelmente.... sim, hehehehe... brincadeira. A resposta dessa pergunta vamos ter só no dia mesmo, sendo que pode chover de manhã e fazer sol a tarde ! ::hahaha:: mas a nossa chance de acertar só acompanhando as previsões nos dias anteriores, lembrando que quanto mais perto, maior a chance da previsão acertar.

 

Mas e quando se está planejando uma viagem para daqui alguns meses ?

 

Nesses casos o melhor é olhar as médias históricas:

 

- média temperatura mínima

- média temperatura máxima

- média de chuva

 

Exemplo: São Paulo - SP

 

598d9e69c232f_mediashistoricassp.jpg.94807733b60c02003cf85549dccb7b16.jpg

 

Em Jun, Jul e Ago temos as menores temperaturas mas em compensação temos menos chuva, os meses de Dez, Jan e Fev estão entre os mais quentes mas também os mais molhados.

 

É isso aí, espero ter ajudado e aguardo a contribuição de vocês:

 

Dicas de outros sites ?

Informações mais avançadas ?

Críticas ? Correções ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Michel, geografia sempre foi minha matéria favorita e ainda pretendo fazer faculdade de geo, então, só pra complementar:

 

É extremamente importante conhecer o clima especifico da região, inclusive microclimas. Por exemplo, no Norte e Nordeste, não tem frio. O clima é diferenciado por épocas de chuva, ou seca. Porém, mesmo nessas regiões, existem lugares onde a temperatura fica abaixo de zero. Se não me engano, na Bahia tem alguns lugares assim.

Regiões onde é característico ter clima frio e seco, a altitude e o choque entre massas de ar, podem ocasionar chuvas. Entender sobre pressão atmosférica também é bem legal. Saber, por exemplo, que uma queda brusca e repentina na pressão atm indica tempestades vindouras. Para isso o legal e mais garantido mesmo é ter um desses relógios que indicam pressão atmosférica. Lógico que exige um certo conhecimento sobre tempo, mas é um tema facil de conseguir estudar e encontrar na internet. O site do INPE é uma boa para procurar informações sobre tempo no Brasil. http://tempo.cptec.inpe.br/

Conhecer sobre as massas de ar também é legal, principalmente quais massas atuam em quais épocas do ano em determinadas regiões. Por exemplo, é facil saber que em São Paulo, no inverno, as frentes frias em geral vem do sul do país, devido a massa polar atlantica, assim, ficando mais facil prever o tempo para uma certa quantidade de dias.

 

Para regiões com mar, rio e etc, saber as fases da lua também é interessante. Estudar a influencia que cada fase da lua tem nas mares é fundamental. A maré, para quem não sabe, é consequencia da atração gravitacional entre a lua e a terra.

 

 

Espero ter contribuido um pouco.

 

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros de Honra

Saiba como vai estar o clima na sua viagem

Sugiro o uso do site do The Weather Channel em português.

Este site te dá informações sobre o clima no mundo inteiro.

No canto superior direito da tela existe um campo de busca. Nele você deve digitar o nome da cidade para a qual você vai viajar. Não sugiro fazer a busca por país pois pode haver grande variação de temperatura entre as cidades de um mesmo país.

Vamos usar como exemplo a capital do Chile, Santiago. Digitando "Santiago" na busca vai abrir uma nova página onde você deve selecionar "Santiago, Chile". Isso só acontece no caso de haver mais de uma cidade com o mesmo nome.

 

Se você está na fase de planejamento da sua viagem

Na parte superior da tela clique em "Médias e Registros". Na tela aparecerá uma tabela com todos os meses do ano e alguns detalhes a mais. Vamos clicar no mês de fevereiro. A tabela de baixo será modificada e ficará como na imagem abaixo (clique na imagem para ampliá-la)

20100122123035.JPG

 

A tabela fornece as seguinte informações:

Na tabela do ano:

Máxima e mínima - Informa a média das temperaturas máximas e a média das temperaturas mínimas em um determinado mês do ano.

Média - Informa a média das temperaturas no mês, juntando as mínimas e máximas.

Precipitação - Informa a quantidade de chuvas daquele mês.

 

Na tabela do mês selecionado:

Nascer-do-sol e pôr-do sol - Juntando as duas informações você descobre quanto tempo de sol há no dia. Lembrando que na linha do Equador os dias e as noites tem a mesma duração o ano todo, e conforme se afasta do equador, tanto para norte quanto para sul, maiores são os dias no verão e maiores são as noites no inverno.

Máxima, mínima e média - Essa informação é pouco útil nesta tabela, visto que há pouca variação de temperatura dentro de um mesmo mês.

 

Citar

Não confie apenas na temperatura média, use também as máximas e mínimas! Em regiões de altitude elevada ou desérticas costuma haver maior variação de temperatura entre os dias e as noite. Ou seja, você pode ter uma média de 20ºC porque durante o dia faz 40ºC e durante a noite faz 0ºC, não significando uma temperatura amena de 20ºC durante todo o dia. Esteja preparado para as variações diárias nesses lugares!

 

Olhando a tabela percebemos que fevereiro é uma ótima época para visitar Santiago, pois as temperaturas são amenas, chove pouco e os dias são longos.

Se a sua viagem é daqui há alguns dias

 

Na página "Tempo Local" você pode ver a temperatura dos próximos 10 dias. A tabela vai te dizer como esta o tempo (ensolarado ou chuvoso) e como está a temperatura através da máxima e mínima para aquele dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Essas tabelas são muito úteis p/ viagens programadas. Por exemplo, nas férias de janeiro vou p/ cidade X, pois vai fazer calor e vou curtir praia; nas férias de julho vou p/ cidade Y, pois vai fazer frio, tempo seco e vou curtir montanha. Ou seja, se vc já tem férias marcadas e planeja com antecipação, vc escolhe o destino de acordo com essas tabelas p/ maximizar sua chance de obter um bom resultado. Porém depois de tudo planejado, reservado, pago e q vc não pode alterar mais, esqueça a previsão, nem olhe mais e reze.

 

Como disse um colega é apenas previsão, ou seja, tem chance de dar errado. Qto mais perto do dia, maior a chance de acerto da previsão. Mais do que 10 dias eu diria que é chute, olhar a previsão é como jogar uma moeda e chutar cara ou coroa.

 

Nosso clima tb é muito dinâmico, pode fazer as 4 estações do ano num único dia, dependendo da região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • 5 anos depois...
  • Admin

AccuWeather

Site e aplicativo que traz a opção de previsão de curto prazo e também tem o link "mês" que é um bom parâmetro pra saber a média da temperatura em várias épocas do ano. Basta colocar na busca o nome do destino que irá visitar.

https://www.accuweather.com/pt/world-weather

 

Android:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.accuweather.android

 

IOS:

https://itunes.apple.com/us/app/accuweather-weather-for-life/id300048137?mt=8

 

 

Whentogothere

Coloque na busca o destino e ele mostra os gráficos com a temperatura média anual de todos os meses do ano para aquele destino.

http://www.whentogothere.com/

 

TheBestTimeToVisit

Mostra qual a melhor época para visitar destinos mundo afora.

http://www.thebesttimetovisit.com/

 

EARTH

Essa ferramenta é uma animação do globo terrestre com informações atualizadas em tempo real que mostram as temperaturas, as correntes de vento e mais um monte de informações sobre o clima do planeta. Use o menu pra usar as ferramentas.

https://earth.nullschool.net/pt/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...