Colômbia - Rotas e Meios de Transportes

Oi pessoal, voltei ontem da Colômbia.

No geral, gostei do país. Achei o povo de lá com o jeitão parecido ao dos brasileiros. Para quem estranha muito estar fora do Brasil, acredito que essa talvez seja uma facilidade, aliado ao fato que lá se come muito feijão e se acha facilmente café :)))))). Aliás, o tempero colombiano, no geral, achei parecido ao brasileiro. Porém, achei os preços em geral caros em comparação, por exemplo, com Bolívia, Peru e alguns outros países latinoamericanos. Pelo menos cinema, ônibus, metrô e táxis para circular dentro das próprias cidades eram mais baratos, pelo menos para nós que moramos em Brasília...

Passamos por Bogotá, Medellin e Cartagena. Gostamos de Bogotá, adoramos Medellin (a grande boa surpresa da viagem) e não gostamos de Cartagena. Confesso que eu e meu esposo nos decepcionamos muito com Cartagena. O Centro Histórico é muito bonito sim, mas está meio largado atualmente. Várias de suas ruas estão sujas, muitas cheiram a urina e esgoto, sem contar com várias calçadas quebradas. Em alguns pontos, cheguei a flagrar água empoçada com larvas que me pareciam ser de mosquito da dengue, imaginem...Meu marido comentou que o ideal seria passear ali somente à noite, pois a iluminação caprichada consegue "disfarçar" um pouco certas coisas. Com os cheiros, isso já é um pouco mais difícil....Quanto à Bocagrande, pareceu-nos tão comum quanto várias cidades de praia nos quais já passamos. Nada demais. A quem me pergunta de lá, digo que o ideal é ficar o maior tempo possível em praias distantes e/ou enfiado em alguma ilha, pois a cidade em si, pra nós, enquanto estiver naquele estado, não é lá "aquela" Brastemp toda...a nós nos pareceu muito que Cartagena é "Marketing para Gringos". Várias outras cidades coloniais pelas quais passamos em nosso próprio continente são mais interessantes e bonitas que Cartagena. Pelo menos, essa é a nossa opinião....

Bogotá nos pareceu uma cidade multifacética e interessante. Muita coisa para se ver e fazer: museus, o bairro histórico da Candelária, a bela paisagem do Cerro Montserrate, os diferentes bairros, o hacienda Santa Bárbara, a Catedral de Sal, que foi escavada dentro de uma mina de sal na cidadezinha de Zipaquirá, próxima a Bogotá (pra mim um dos pontos mais interessantes que vimos na Colômbia, que classifico como imperdível), enfim, muitas coisas.

Medellin nos pareceu uma cidade que, apesar de muito grande, consegue ainda um bom nível de organização, além de transparecer algum cuidado com o meio ambiente. Em vários pontos, vimos lixeiras de coleta seletiva, além de vários espaços verdes na cidade, isso sem contar lugares muito legais que envolvem, ao mesmo tempo, ciência, conhecimento e divertimento, como é o caso do Museu Interativo e do Parque Explora. Isso sem contar com o metrô, que facilita muito o deslocamento dentro da cidade, e o Metrocable, prolongamento do metrô comum, que serve à população de algumas favelas da cidade: muito bom! Além de ser um transporte digno e rápido para a população mais pobre, ainda serve como atração turística!

Já escrevi neste tópico, mas vou repetir só para animar o amigo aí de cima... ::otemo::

Sim, Cartagena é uma cidade MUITO turística. Muita gente abordando para vender passeio de barco, muito restaurante caro (bons e ruins) e tudo o mais que qualquer pessoa que já foi a uma cidade turística conhece... Também é verdade que alguns lugares são meio sujos, mas, na minha opinião, nada que se compare à Candelária, em Bogotá, por exemplo.

Agora, isso tudo é só detalhe. Há muita coisa boa para fazer e ver. O Castelo de San Felipe de Barajas, principalmente se você conseguir evitar os megagrupos, é incrível. Incrível também é simplesmente caminhar por cima dos muros e imaginar a cidade alguns séculos atrás - não esqueça o protetor solar. O Palacio de la Inquisición, mesmo meio trash, é bem bacana, se você for com o espírito certo (o de porco). O Museo del Oro, como "miniatura" do Museo del Oro de Bogotá, vale muito a pena. Há ainda as muitas igrejas (para quem gosta)...

No quesito gastronômico, há muita opção cara para enganar trouxa, mas há também bons restaurantes, como o Mulata Cartagena (que vive lotado...)... ou então mete as caras em qualquer buraco e come um corriente - pode valer a pena! É só procurar e sair do circuitão. Se você der uma volta no Getsemaní, além dos milhões de albergues, vai ver gente de verdade, que bota a cadeirinha do lado de fora para pegar um vento e tomar um picolé...

Sei lá, achei uma experiência boa andar numa cidade com tanta história e tantos marcos ainda de pé dessa história. Dei cinco mil voltas completas pela cidade amurallada e não enjoei, mesmo às vezes tendo de enfrentar a confusão de locais, turistas e carros... Voltaria lá (e à Colômbia como um todo) sem pestanejar!

Olá pessoal!

Alguém pode dar uma ajuda no meu roteiro por gentileza?

Meu aéreo desce em Quito (Equador) e meu retorno é por Bogotá (COL). Por isso a rota tem que ser circular, saindo e voltando por esses locais. E o resto, sempre de ônibus. Ficarei uns 35 dias na Colômbia.

Por dicas e pesquisas, o itinerário inicial ficou assim:

Quito (ECU) – Ipiales – Pasto – San Agustín – Huila – Neiva – Cali – Baía Solano – Medelín – Guatapé – San Jerônimo – Cartagena – Barichara – Vila de Leyva – Bogotá.

Alguém tem alguma sugestão?

Grata.

bjoo

Oi gabriel

Ai, espero não ter te desanimado, eheh. Bom, como aqui cada um bota suas impressões dos diversos lugares, achei legal colocar a minha também, embora possa destoar da maioria. Muita gente diferente circula por aqui, naturalmente com gostos e bagagens vivenciais diferentes. De repente, você não ache lá tão ruim assim. Só resolvi botar alguns pontos concretos para servir de aviso a quem, de repente, possa pensar como eu. Espero que meu comentário não tenha parecido "elitista". Gosto de ver o povo local nas ruas, seus costumes, suas maneiras de falar, etc, não me importo se são pobres ou não. Aliás, para mim nem poderia ser diferente pois metade de minha família é peruana...e minha crítica, além de ser também turística, tem também um fundo social.

Tudo aquilo que comentei em meu texto anterior me incomoda não apenas por uma questão de estética, mas também de saúde, tanto da população local como a de qualquer turista que vai circular por ali. Quanto às atrações, realmente o Castilho é bem legal e merece ser visitado, assim como a visão panorâmica do alto do bairro de La Popa. Quanto aos vendedores, eles existem em toda cidade muito turística. Só tive a impressão que lá eles conseguem ser mais insistentes e chatos do que em dezenas de outras cidades muito turísticas onde passei, sabe-se lá porque...Quanto ao bairro da Candelária, em Bogotá, ele precisaria também de um trato...ele é muito bonito, mas também está meio largado. Poderiam ter aproveitado o marco dos 200 anos da independência colombiana para fazer isso.

Abraço!

Oi Cris! Nossa, quantas cidades...pra te dar dicas, descreve o que você mais gosta de ver e de fazer em viagens. Vc pensa em fazer trilha na Ciudad Perdida, perto de Santa Marta? Dizem que é muito legal, é considerada a "Machu Picchu colombiana". Quem sabe um dia não volto lá para conhecê-la?

Beijos!

PS: Agora que cheguei de viagem vou curtir de novo teu blog, acho que ainda não li vários de seus textos novos...

Cristiane,

A colombia estah sendo uma grata surpresa, estamos em San Andres, ilha colombiana no mar do caribe, aproveite a promocao da empresa aerea Aires, e vah conhecer san andres:

.Promocao ida e volta: R$355,00

.Hospedagem: a partir de R$50 por pessoa(casal R$80) na cidade alta, perto da primeira igreja bautista,

.refeiñao: a partir de R$5,00 no centro, restaurantes populares, mas limpo.

.a ilha, tem boa infra, com supermercados, restaurantes, farmacia.........zona franca, com precos tentadores.

Outra boa opcao eh trekking ateh a cidade perdida, proximo a cidade de Santa marta(tem 4 agencias), estah em torno de R$450 a R$500 para 5 ou 6 dias de caminhada, com tudo incluido.

Oi Galera!

Vou para a Colombia no dia 6 de setembro agora... Consegui uma passagem por 6 mil milhas pela Gol saindo de Curitiba e achie imperdível a oportunidade!

Ficarei 10 dias lá... Quero ficar só nas cidades maiores: Bogotá, Cali e Medellín... A princípio eu quero gastar 2 dias em Cali, 3 em Medellin e uns 5 em Bogotá?

Alguém tem alguma recomendação? Eu devo fazer esses trajetos de busão!

Queria pegar uma balada em Bogotá, mas pelo roteiro assim que eu chegar, numa segunda, já parto para Cali, passo por Medellin e só chego em Bogotá no domingo.. Será que há algo para se fazer durante a semana de noite lá?

Há alguma atração importante e imperdível perto dessas cidades?

Grato!!!

Abraço para todos!

Oi, Fmerencio!

Voltamos da Colômbia faz alguns dias. Eu e meu esposo gostamos bastante de Medellin. O que achamos imperdível lá:

- O Metrocable: são teleféricos fechados que transportam até 8 pessoas sentadas por cabine. É um meio de locomoção muito interessante implantado em algumas favelas de Medellin que também acaba servindo como atração turística. Eles fazem integração com o metrô normal. As vistas durante o percurso são muito bonitas, sem contar que, de cima dessas cabines, dá pra observar bastante do cotidiano normal da cidade: crianças brincando nas escolas, nas ruas, gente jogando futebol, gente varrendo o quintal das casas, etc. O final de um desses percursos, que não lembro agora o nome, dá acesso a um "Metrocable extra", pelo qual você chega ao Parque Arví. Esse parque é relativamente novo ainda, tem pouca coisa, mas vale pelo passeio de "voar" em cima das árvores. No Youtube achei um video legal sobre o Metrocable:

- O Parque Explora: é um parque com alguns brinquedos ao ar livre que trabalham conceitos de física e também com salas interativas temáticas divertidas e interessantes tanto para crianças como para adultos. Dá para passar um dia inteiro lá. Os preços das entradas variam de acordo com as atrações às quais você quer ter acesso. Super interessante! Queria ter um desses aqui em Brasília! Para você ter uma idéia mais concreta de como é esse parque, o site dele está aqui: http://www.parqueexplora.org/

- O Museu Interativo: fica no Parque de los pies descalzos. Tem o mesmo espírito do Parque Explora, só que é menor e está somente em espaço fechado. Mas não é menos interessante. Vale a pena visitá-lo. Lá a gente encontra até uma máquina de simulação de terremotos na qual você pode "experimentar" sua resistência e equilíbrio aos diversos graus da escala Richter (!!!). Experimentei ficar em cima dessa máquina e, sinceramente, espero nunca ter que passar por um terremoto de grande magnitude, a coisa é assustadora mesmo, ehehe.

- O Museu de Antioquia: pra quem gosta de arte, é um prato cheio. Várias pinturas e escultura do célebre Botero, que nasceu lá mesmo em Medellin, e também de outros artistas.

- Praça Botero: também pra quem gosta de arte. Há 23 esculturas dele lá, ao ar livre.

Pra quem gosta de Baladas, tem o Parque Lleras, que me lembra muito o bairro de Vila Madalena, em São Paulo, à noite. Vários espaços verdes, como o Jardim Botânico. Há o Parque de los piés descalzos, ao lado do edifício inteligente das empresas públicas de Medellin, espaço no qual as pessoas podem relaxar colocando seus pés num espaço com água (não se preocupem, ele é devidamente tratado e higienizado, ehehe. Fui testemunha disso com meus próprios olhos numa das vezes que fui lá.), na areia ou em pedras de diferentes tamanhos nos quais você pode subir e caminhar, entre outros lugares.

O que não falta lá é coisa para se ver e fazer...