Ir para conteúdo

Como escolher sua câmera fotográfica


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Bom pessoal, li vários posts a respeito disso no fórum, mas muitos eram dúvidas específicas sobre alguns modelos, e outros eram técnicos e muito longos (o que é ótimo pra quem deseja realmente se aprofundar). Eu gostaria de iniciar um post para ajudar pessoas leigas em fotografia a escolher seu equipamento com um vocabulário simples e com poucos termos técnicos para que seja fácil o acompanhamento.

Vou dividir este post em alguns tópicos e não vou me aprofundar em nenhum deles. Se quiserem saber mais sobre algo e eu souber responder, coloque sua pergunta que eu respondo embaixo.

Em azul, estou detalhando um pouco sobre alguns termos, e a leitura torna-se opcional para quem quiser entender um pouco mais.

 

O QUE OLHAR NUMA CÂMERA

 

1) TAMANHO DO SENSOR: quanto maior, melhor

Pouca gente fala disso, mas é o principal elemento da câmera. Neste caso, tamanho é documento sim. Quanto maior o tamanho do sensor, maior será o alcance dinâmico da câmera e melhor será em relação a ruídos na imagem em fotos de ISO elevado. Portanto, câmeras com sensor maior GERALMENTE possuem melhor qualidade de imagem.

Não se iludam com resolução (mega pixels). Uma boa foto de 10 mega pixels é suficiente para imprimir com qualidade em folha A3. Como a maioria das câmeras possuem 8 mpix ou mais, compre aquela com o maior sensor que puder pagar.

- Alcance dinâmico é a quantidade de tons entre escuro e claro que a câmera suporta. Para fotografar paisagens isso é muito importante, pois geralmente temos um céu muito claro, e na terra encontramos muitas áreas de sombra. Para exemplificar, você já deve ter visto fotos onde o céu está totalmente branco e sem detalhes, ou fotos onde várias áreas ficaram totalmente pretas nas sombras. Existe uma técnica de múltiplas exposições que melhora isso e está presente de forma automática até mesmo em alguns celulares, é o chamado HDR (high dynamic range), que tira várias fotografias e as combina em uma única foto.

- ISO é a sensibilidade da câmera à luz. Em ambientes escuros, geralmente tiramos foto com iso elevado (800, 1600, 3200) e isso faz com que a foto fique mais ruidosa. Minha DSLR em ISO 3200 possui menos ruído que meu celular em ISO 400, e isso é devido principalmente à diferença de tamanho do sensor. Outra característica do ISO é que quanto menor o ISO, maior será a gama de cores e tons na imagem.

RECOMENDAÇÃO: recomendo que compre uma câmera com sensor de 1/1.7" ou maior para obter uma melhora significativa nas imagens. Como podem ver na imagem abaixo, o de 1/2.3" já é bem pequeno, apesar de aceitável devido aos bons processadores das câmeras atuais. Se tiver em dúvida entre duas câmeras com sensor de mesmo tamanho, a que tiver menor resolução provavelmente terá menos ruído. Se você for exigente e quer uma câmera pequena para viagem, compre uma com sensor de 1" ou as famosas Micro Four Thirds (4/3") com sistema "mirrorless" ou "point-and-shoot"

oabnweA.jpg

 

2) LENTE (OBJETIVA): quanto maior a abertura (menor número f/), melhor

Qualidade óptica da lente é importante, mas não tem como analisarmos os inúmeros modelos no mercado aqui. Vou falar apenas sobre abertura.

A abertura máxima (que é o que você irá olhar) é o número que vem após um "f/" na frente da lente. Quanto menor esse número, maior a abertura e maior a captação de luz. Em lentes com zoom, geralmente vemos 2 números, o que indica a abertura máxima da lente nas extremidades do zoom.

Exemplo de lente: 18-55mm f/3.5-5.6 - isso significa que a distância focal da lente varia de 18mm a 55mm (o que da um zoom de 3x) e que sua abertura máxima é de f/3.5 em 18mm e f/5.6 em 55mm.

Consideramos uma lente rápida aquela que possui abertura menor que f/2.8. Com aberturas grandes (f/2.8 ou menor número), ganhamos duas qualidades.

1) Maior captação de luz: permite usar um ISO menor para menos ruído com cores e tons mais reais.

2) Desfoque do fundo: quanto maior a abertura, menor a profundidade de campo. Por isso fotografias em f/2 possuem a pessoa em foco e o fundo todo borrado, o que pode ser interessante. Para fotografias de paisagem, usamos f/8 ou mais para deixar tudo em foco.

Não vou discutir nesse tópico sobre distância focal da objetiva e nem relação (dist. focal)/(tam. sensor).

 

3) CONTROLE MANUAL: é importante ter

Apesar de 95% (talvez mais) das pessoas usarem a câmera nos modos automático (retrato, paisagem, noite, criança, etc), se um dia quiser dar um passo a frente e melhorar suas fotografias, é importante aprender a utilizar a câmera no modo manual(M) ou nos semi-manuais(A, S e P). Por isso, verifique se a câmera permite que você tenha esse controle, pois as maiorias das "point-and-shoot" baratas não permitem.

 

4) FORMATO RAW: para aqueles que querem melhorar ainda mais as fotos

Formato RAW é o negativo digital da câmera. Ele possui todas as informações captadas pelo seu sensor sem nenhum tratamento. Ele só será útil para pessoas que gostam de editar as fotos no computador antes de ter um arquivo final em JPEG. Para isso utilizamos softwares próprios como Lightroom ou CameraRAW.

Uma comparação simples com as câmeras de antigamente é que o RAW se parece com o negativo do filme, e JPEG seria a foto impressa. Quando você tirava uma foto na câmera analógica, você enviava o filme para revelação e este filme passava pro um tratamento de cor, exposição, balanço de branco, etc nas mãos de um especialista. Só depois a foto era impressa.

Nas câmeras digitais é a mesma coisa. O pós processamento da foto é tão importante quanto a foto em si. Câmeras que tiram fotos apenas em JPEG não te dão tanta liberdade para processar a foto, e são basicamente um arquivo RAW que não foi processado.

 

5) TAMANHO/PESO

Outro fator importantíssimo na hora da compra, principalmente para praticantes de trekking. Não adianta querer comprar uma DSLR com uma objetiva de alta qualidade e pesada, se isso vai fazer com que sua câmera vire um transtorno para carregar e você acabará por deixar ela em casa. É uma escolha bem pessoal, e as vezes sacrificamos um pouco de qualidade para mais portabilidade.

Eu particularmente não consigo abrir mão do meu kit de viagem mesmo em trekking que chega a pesar 2.4kg (DSLR cropada + objetiva 17-50 2.8 + tripé).

 

6) ESTABILIZADOR DE IMAGEM

Pode ser uma característica da objetiva ou do sensor.

É uma tecnologia presente em algumas câmeras que ajudam a diminuir o impacto das nossas mãos tremidas nas fotos e as tornam mais nítidas. É muito útil para fotografias sem tripé ou em ambiente de pouca luz, onde a velocidade do obturador é baixa.

Cada fabricante da um nome diferente para isso. A Nikon chama de VR (vibration reduction). A Canon chama de IS (image stabilizer). A Sony chama de OSS, ou de steady-shot nas compactas.

 

7) TRIPÉ: um barato é melhor que nenhum

Bom, não se trata da câmera mas para muitos é essencial, principalmente em fotografias de paisagem. É utilizado para tornar suas fotos mais nítidas, sem tremido, ou para fotos de longa exposição.

Com um tripé, você poderá abaixar o ISO e diminuir a velocidade do obturador.

Existem vários modelos e vários preços no mercado, mas o que mudará entre eles será tamanho, peso, estabilidade e durabilidade. Qualquer tripé (mesmo aqueles de 100 reais) é melhor do que nada. Recomendo fugir daqueles feitos de plástico pois possuem uma resistência muito baixa e não conseguem firmar nem mesmo a câmera na posição.

 

Espero ter ajudado aqueles que não fazem a menor ideia do que procurar numa câmera e por isso ficam presos a marcas famosas achando que estão comprando bons produtos. Mesmo marcas como Nikon, Canon e Sony vendem máquinas boas e ruins, por isso atente para os itens acima, e não para a marca.

 

PS: a maioria das DSLRs atendem os itens citados acima, mas são máquinas pouco portáteis e que não agradam a todos. Uma opção para reduzir o tamanho e peso sem perder qualidade, são as câmeras "mirrorless" com lentes intercambiáveis.

 

 

LISTA DE CÂMERAS "POINT AND SHOOT" POR SENSOR (março/2015, considerando marcas mais encontradas no Brasil)

Aqui vou listar alguns modelos para auxiliar nas buscas. Todas são câmeras compactas que possuem lente inclusa (não da pra trocar a lente).

 

1/2.3"

A maioria das câmeras compactas mais baratas possuem sensor deste tamanho. A lista é imensa, por isso não vou listar os modelos.

 

1/1.7"

- Canon: G16, S110, S120, N100

- Panasonic: DMC-LX7

- Nikon: Coolpix P7800

 

2/3"

- Fujifilm: X30, XQ2

 

1"

- Sony: RX100, RX10

- Canon: G7 X

- Panasonic: DMC-FZ1000

 

4/3"

- Panasonic DMC-LX100

 

1.5"

- Canon: G1 X

 

APS-C

- Fujifilm: X100, X100T, X100S

- Ricoh: GR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Boa Tarde Raimundo!

 

Ótimo artigo, parabéns pelo trabalho.

 

Estou em dúvida em qual devo fazer meu investimento, procuro uma câmera compacta ou superzoom, na faixa de preço R$1.200,00.

 

Almejo mais a qualidade de imagem, e boas fotos noturnas. O zoom seria ótimo, porém sei que tudo vai agregar no valor da máquina. Analiso mais as marcas Canon, Nikon, Sony e Panasonic.

A profissional para mim não é viável por dois motivos, valor e o peso com equipamento que ocupa um maior espaço na cargueira.

Essas superzoom de 40x ou 42x não sei se possuem uma qualidade final boa de imagem.

 

Se tiver como auxilar com marcas e modelos ficarei grato.

 

Final do ano tenho viagem pela chapada diamantina e Fevereiro de 2016 se tudo correr bem mochilão pela Bolívia e Peru ou Chile.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Leandro, quanto a preços não saberia te dizer, mas já tive uma dessas superzoom (atualmente pulei para uma Nikon D7000) e posso te passar minhas impressões:

 

Eu tinha uma Nikon P500. Primeira coisa: se optar pela linha, não compre a P530, consegue ser pior que a P500 em todos os aspectos. O que tem de superior são "perfumarias", como GPS.

 

Não se encante pelo grande zoom, pois a imagem degrada bastante, então fugiria também dessas novas que tem 60x de zoom. Na P500, o tempo máximo de abertura do diafragma, se não me engano, era de 5s, portanto limita bastante quanto a fotos noturnas de longa exposição.

 

Um amigo meu tinha uma Sony HX-1 (ou algo do tipo) e a qualidade de imagem era muito superior a minha. Fizemos vários testes, mesma configuração, mesmas fotos, etc. As fotos da minha Nikon eram sofríveis em termos de contraste e intensidade das cores comparativamente.

 

A última vez que andei pesquisando sobre superzoom (antes de comprar a 7000), acho que a Lumix FZ100 era a que tinha melhor custo-benefício, pois nela você consegue manter uma abertura de 2.8 ao longo de toda a faixa de zoom dela (24x)

 

Esse site é bom para comparações, só não se apegue muito na pontuação que eles dão, mas sim na comparação entre as diferentes características: http://snapsort.com/

 

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Realmente a superzoom parece ser bem atraente por permitir que você fotografe assuntos distantes sem precisar sair do lugar, mas como o amigo disse, a imagem degrada bastante.

Via de regra, quanto maior o zoom da objetiva, pior a qualidade de imagem. Por isso as melhores lentes dificilmente ultrapassam 4x de zoom.

 

Mas como eu disse no artigo, o maior contribuinte para a qualidade de imagem é o tamanho do sensor. As superzoom possuem sensor de 1/2.3" e uma qualidade ópitica razoável.

 

Como você busca uma câmera compacta para viagens, recomendo uma dessas com sensor de 1/1.7" que já citei acima:

1/1.7"

- Canon: G16, S110, S120, N100

- Panasonic: DMC-LX7

- Nikon: Coolpix P7800

 

Essas câmeras possuem qualidade de imagem superior às superzoom e irá lhe agradar mais principalmente em fotos indoor ou noturnas. A desvantagem é que você terá um zoom mais limitado.

 

Uma dica que eu dou pra essas câmeras, é que quando você quiser fotografar algo mais longe com elas, procure um apoio para segurar a câmera sem tremer, simulando um tripé, e coloque o ISO no menor possível. Assim você poderá cortar a foto quando chegar em casa e manter uma qualidade de imagem ainda boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E aí galera, boa noite.

Para mim 24x já seria o suficiente com boa qualidade, ainda estou me policiando enquanto ao sensor, pegando informaçoes.

Lumix é uma marca q não gera dor de cabeça depois de 1 ano de uso?

Não necessito de um zoom extremo, viso mesmo a qualidade de imagem, cores vivas e captação melhor do ambiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Boa noite Raimundo. Sou iniciante, e leiga. Só queria algo simples, porém com qualidades , para registrar minhas trips.. Pensei numa GoprO, o que você acha ? Quero gastar no máximo 2 mil reais..

 

Olá Kamis. Como o Leandro disse, a GoPro é uma câmera de vídeo, e não de fotos. Se for pra filmar os locais onde você vai, ela é ótima. O campo de visão dela é tão amplo que fica fácil incluir você no vídeo.

Com relação à fotos, se quiser qualidade, procure por uma câmera com um sensor de 1/1.7" ou maior. As câmeras com sensor de 1/2.3" são bem limitadas, e a imagem é bastante ruidosa, principalmente em ambientes escuros. Da uma olhada na lista de sugestões que eu citei acima.

 

E aí galera, boa noite.

Para mim 24x já seria o suficiente com boa qualidade, ainda estou me policiando enquanto ao sensor, pegando informaçoes.

Lumix é uma marca q não gera dor de cabeça depois de 1 ano de uso?

Não necessito de um zoom extremo, viso mesmo a qualidade de imagem, cores vivas e captação melhor do ambiente.

 

Leandro, não há muita variação de qualidade entre as marcas mais comuns. A Lumix é boa.

24x já é considerada superzoom. Te garanto que você não vai ultrapassar muito os 10x em fotos de paisagem ou viagens. Você só conseguirá captar uma imagem melhor se tiver um sensor maior, com detalhes nas sombras e nas partes claras. Todas as superzoom que conheço possuem sensor de 1/2.3".

Cabe a você decidir se prefere um alcance maior, ou se abre mão disso pra uma qualidade de imagem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...