Ir para conteúdo

Como o Pico Parana virou Pica Parana


Posts Recomendados

  • Membros

Bom, a ideia de subir o PP foi de um amigo/irmão meu que ja estava doido pra subir e eu me enrolando, sempre com um desculpinha e tal....

no ultimo feriado, do dia 1º de maio 2012, a minha namorada resolveu visitar uma amiga no Rio de Janeiro, claro que fiquei super feliz com a ideia da minha namorada ir sozinha pro Rio, visitar uma amiga ::grr:: , mas tudo bem, foi o que precisava pra subir o PP, um feriado livre e nada pra ficar pensando (mesmo por que são coisas que colocam na nossa cabeça, e ficar pensando na namorada no Rio não iria mudar nada ::lol4:: )

Pronto, agora pensei, vai ser moleza, estava vendo os niveis de subida, inclinação, ganho de altitude x distancia percorrida, pensei pô tranquilo.

Passamos no mercado pra fazer as comprar (depois faço o inventario das coisas que levamos) na sexta a tarde, arrumamos as coisas e partimos. Saimos de Joinville/SC rumo a fazenda, sabiamos mais ou menos aonde ficava, pelos relatos e indicações do site, mas não sei porque colocamos no gps do celular, "fazenda pico parana", e achou! pensei, ta muito facil.... fomos seguindo o gps que ia batendo com as indicações e tranquilo.... paramos no posto e perguntamos:

- " Aqui é o Tio Doca?"

- "não, é um pouco mais pra frente do outro lado da rodovia"

- "legal, estamos perto, para a fazenda PP entramos aonde?"

- "Vai indo, e entra na primeira estradinha a direita"

a essa altura da viagem ja era quase 9 horas da noite, pensei novamente, estamos tranquilo, o GPS diz a mesma coisa do frentista, estamos bem, vai ser super facil!

Gps mandando com auxilio do frentista, não tinha erro, era so andar os 7 km mais ou menos em estrada de chao e chegar!

fomos indo, indo, indo, indo, indo, indo, não chegava, nao chegava, tinha passado os 7 km, 8 km, 9km e nada... ate que simplesmente a estrada acabou do nada numa casa ::putz:: era claro que estavamos perdidos, estavamos na estrada errada, maldito gps e frentista!

olhei no relogio do carro e vi, 9:25, falei pro meu amigo, não vai dar tempo de entrar na fazenda antes das 10, vamos dormir na porteira hj!

e começamos a voltar num pau pra tentar recuperar o tempo perdido, o coitado do meu carro se lascou todo, imagem que tenho um Honda Civic velho, banherão correndo a noite em estrada de barro ::essa::

de volta a BR seguimos em frente e ate chegar a estradinha antes da ponto, assim como nos sabiamos, quase na frente do "Uncle Toba" (acabou virando de tanto que xingamos uns aos outros) e este acabou firando o bordão da viagem, "uncle Toba",

chegamos na fazenda 9:55, ufa deu tempo!, tiozao (Dilson) muito bacana, gente boa de mais, sem palavras, ::otemo:: ate emprestou o celular dele pra fazer uma ligação pra namorada. estavamos sozinhos no camping, tempo friozinho, com cara de chuva, falamos ta tudo bem!

armamos a barraca, comemos um pouco, tomamos uma cerveja e fomos dormir!

Outro dia, nublado, com mais cara de chuva, menos frio, arrumamos as coisas, abraço no Dilson e boa sorte, iniciamos a trilha pessados, a ideia era passar duas noite por lá, então comida pra 3 dias pra 2, pesa!

Primeiros 50 metros, muita lama e uma paradinha pra arrumar as coisas nas costas, falei " estamos Fu%$#", mas vamos em frente, estava e estou ainda, com o mesmo preparo do Ronaldo e do Adriano na fase Corinthians, praticamente um Rei Momo de carnaval. Demoramos um pouco pra nos adaptar ao nosso ritmo e passada, iamos parando e conversando bastante, afinal tinhamos tempo e queriamos aproveitar. primeira grande parada foi na Pedra do Grito, que beleza, uma paradinha pra comer uma barra de cereal e descansar um pouco.

 

 

20120516092054.JPG

 

Ficamos ali por uns 30 minutos, batendo um bapo e vendo como clima estava mudando, observando a velocidade das nuvens. Mesmo momento que iniciou a transformação do nome, ja diziamos, "que merd@, essa porcaria de Pico Parana"

Seguimos em frente rumo ao Getulio, tranquilos, parando a cada 3 ou 4 metros pra descansar tomar um golinho de agua....

tinha imaginado que a caminhda seria em grandes momentos em campo de altitude, com vegetação mais baixa, mas é exatamente ao contrario, mata fechada e muita lama.

Chegando no Getulio, clima mudou completamente, muito vento, um pouco de chuva, novamente paramos para ver a paisagem, e aproveitar pra ligar pra todo mundo, ja que la funcionava o celular, houve momentos tristes, pois lembrei que minha namorada estava no Rio curtindo uma praia e eu me fod34ndo com chuva e vento :| , mas fazer o que, tinhamos que subir.

 

20120516103726.JPG

 

20120516103948.JPG

 

20120516104304.JPG

 

Seguindo em frente, os indicios da mudança de PºP para PªP ja eram fortes, chegamos na primeira bifurcação, Graças a Deus, não aguentava mais caminhar e reclamar ::lol4::

 

 

20120516104558.JPG

 

Passamos pela bica, pra encher as reservas de agua e fazer uma pausa, ja que estava começando a ficar dificil o caminho....

 

20120516105455.JPG

 

Dai lembramos, agora vai começar as raizes, a parte "mais dificil", meus amigos, que inferno foi esse trecho, chuva, neblina, frio e muita, mas muita lama e as infernais raizes e arvores caidas.

Não conseguiamos progredir no meio da trilha um centimetro em menos de uma hora!!!!

O meu oculos simplesmente "pararam de funcionar" de tanta humidade ele ficou completamente enbaçado por horas, fazendo com que não visse nada, o que tambem não mudaria muita coisa, porque a neblina estava muito densa.

Olhavamos no GPS o quanto a gente andava e era desanimador, poucos metros em varios minutos, acho que neste momento mudou o nome de Pico para Pica Parana.

A nossa moral foi baixando de um jeito, o desanimo foi pegando, frio, chuva e não tinhamos vistos ninguem indo pro PP, o que nos vez pensar varias vezes que tinha sido uma má ideia subir naquelas condições de tempo.

 

 

20120516114104.JPG

 

20120516114145.JPG]

 

20120516114220.JPG

 

20120516114220.JPG

 

20120516114237.JPG

 

20120516114258.JPG

 

Seguimos reclamando e tentando caminhar no meio das raizes e arvores caidas.... foi dificil e chato!

acho que o meu amigo queria me matar, ou ate tentou, ainda nao tenho certeza.

Chegamos na segunda bifurcação, que alivio, sabiamos que estamos longe da meta (A1, a ideia inicial era o A2 hahahaha), mas estavamos bem, molhados, com frio, cansados mas bem.

 

20120516114811.JPG

 

Continuamos subindo, descendo, subindo, caindo, rolando, subindo, ate chegar ao ponto de pensar "mas que porra essa Pica", merda do "Uncle Toba" e por ai foi.

 

20120516115227.JPG

 

 

20120516115258.JPG

 

 

20120516115328.JPG

 

 

20120516115350.JPG

 

Estavamos tão cansados que nem pra tirar mais fotos tinhamos mais saco.....

passamos pela agua com ferro (sei la por que o nome, mas acho que alguem fez uma analise quimica da agua)

e mais um "pouco" chegamos no A1, mortos, cansados, molhados, com frio... era 4 da tarde, ou seja, levamos quase 8 horas pra fazer um trajeto que levaria 4 ou 5 horas!!!

Montamos a barraca a baixo de chuva e o vento começou a apertar, foi dificil achar lugar no meio de tanta lama no A1. Entrei na barraca e fui trocar de roupa, agora com roupa seca as coisas iriam melhor!

Engano desgraçado, era tanta chuva e huminade que comecou a entrar agua na barraca, e acabei me molhando novamente, o que me deixou muito puto!

ja era quase noite, quando ouvimos vozes, dai falamos, tem gente chegando, beleza. Era so um camarada que estava na frente pra achar o A1, pois estavam em 7 pessoas e ja estava ficando escuro e eles estavam muito pra tras, o meu amigo foi ajudar um pouco eles pra eles chegarem bem no A1, dai foi conversar um pouco e ouvir as mesmas reclamações, pensei comigo, não sou o unico que estava reclamando.

Ajudamos o grupo a montar as barracas e fomos logo tratar de comer e "dormir".

Quem esteve na regiao de Curitiba, pode ver que na noite de sabado caiu o maior temporal na regiao, na Pica Parana, não foi diferente, mas pior!

chuva muito forte a noite inteira, e o vento! Cara que vento desgraçado, a barraca simplesmente dobrava ao meio! e não tinhamos uma barraca ruim, era uma geodesica, que ja aguentou muita chuva e vento!

Não dormimos a noite inteira, raios e trovoes nos acordavam e a barraca simplesmente encharcada. a gente so ouvia o pessoal da barraca do lado desesperado. Foi uma noite do inferno! :twisted::twisted::twisted:

na manha seguinte, acordamos e tinha parado de chover, resuldado da tempestade: Barraca quebrada, o vento quebrou uma das varetas da barraca! e todo o nosso material molhado.

Saimos da barraca e fomos ver o pessoal que tinha acampado ao lado, estavam todos desolados, com frio, molhados e arrumando as coisas para voltar. Ajudamos eles a desmontar as barracas e foram embora....

Novamente ficamos sozinhos na Pica Parana, molhados, com frio e eu puto da cara....

Deixamos as barraca "montada" no A1 e seguimos,

Eu so pensava na minha namorada no Rio ::putz:: e voltar pra casa, o meu amigo que foi me animando e dizia " Cara, vamos lá, falta pouco" e "Porra, chegamos ate aqui, vamos até la seu Vi@do" frases como essa motivam!!!! hahahahahah ::grr::::grr::

E foi assim até até o A2, um pouco antes ou depois, não lembro, paramos pra um lanche, pois não tinhamos almoçado, o visual era demais! anima qualquer um que estava pensando desistir, ainda bem que o meu amigo ia me motivando com frase animadoras!!!!

 

20120516143022.JPG

20120516142706.JPG

20120516142722.JPG

20120516142755.JPG

20120516142832.JPG

Saudação a Pica Parana hahahahaha ::lol4::

 

mais um pouco chegamos, meu amigo um pouco na frente e eu atras...... depois de muita, mas muita lama, frio, molhados, chegamos ao Pico Parana,

muito vento e sol resolver aparecer por 13 ou 15 segundos!

A visibilidade não estava legal, não dava pra ver muito longe, a baia de Paranagua nem em sonho la de cima, vimos um pouco ela perto do A2, mas muito pouco....

Mas tirando o ruim, foi muito bom chegar la em cima! Estavamos no topo do PP, e sem a ajuda do meu amigo, eu nao teria chegado, tenho que registrar a paciencia dele aqui!

Algumas fotos, um pouco de agua e descer para o A1.

 

 

20120516143821.JPG

20120516143844.JPG

20120516143912.JPG

20120516144002.JPG

20120516144025.JPG

20120516144053.JPG

20120516144235.JPG

 

Iniciamos a descida felizes e realizados, principalmente eu, que estava desanimado!

Vimos de longe duas ou tres pessoas que estavam vindo, fiquei um pouco feliz, pensei que iriamos ser os unicos naquele final de semana!

não demorou muito, nos encontramos nos primeiros grampos, era um casal extremamente formidavel e simpatico, ele ja tinha subido inumeras vezes e ela era a primeira.

Conversamos um pouco e ele nos ofereceu um pouco de refrigerante Citrus! aquele foi o melhor presente que ja ganhei!!!!!!

O refri desceu como uma cerveja gelada!

Voltamos ao A1 e encontramos mais gente subindo ao PP, conversamos um pouco com cada, preparamos uma super refeição, conversamos mais um pouco e fomos dormir.

Continuavamos molhados, as coisas continuavam molhadas, para voces terem ideia, dormi com os pes dentro de um saco estanque pra nao molhar os pes no saco de dormir... foi ninja dormir assim.

Iniciamos a descida tranquilos, a volta foi super rapida, encontramos bastante gente subindo, o dia esta melhor com um pouco de sol....

chegamos na fazenda, abrimos o cooler que tinha ficado com umas cervejas no gelo e fizemos aquele brinde e desceu magnificamente bem!!!!

foi muito bom ter ido e voltado, foi dificil mas valeu a pena!

Vamos voltar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá CHS!

 

 

Realmente passaram um belo perrengue. Engraçado até (rir da desgraça alheia não é certo, perdoe-me por isso, mas... ::lol4:: ).

 

Me lembra um pouco a primeira vez em que subi no PP, já tem tempo... Me lasquei bem, só não tomei chuva como vocês, mas um calor atípico de inverno de dia e à noite um frio antártico. Na época não tinha noção de como seria difícil (a primeira vez, por não saber direito o que esperar após a próxima curva ou depois da próxima pedra é sempre difícil, ainda mais para um piá de 16-17 anos naquela época, com poucos recursos de equipamento). Resultado: fui várias vezes prá lá e ando com uma saudade doida daquilo pois já tem um bom tempo que não vou.

 

Saudações,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Estou fazendo as montanhas daqui sempre sozinho,por falta de companhia...semana passsada subi o Caratuva sozinho,e o Paraná até o A1 com uma amiga que 'já se sentiu satisfeita' até ali.. rsrs

Mas estou desanimado porque tenho muitos amigos,mas nenuhum pra isso haha, e é o que eu mais gosto de fazer...respiro montanha.

 

Quem quiser atacar alguma montanha da região de Curitiba entre em contato,estou de ferias nos proximos 15 dias e não quero passar um dia sequer em casa kk'

Passando as chuvas dessa semana eu embarco no primeiro onibus..tenho equipo completo e experiencia no caminho do Itupava e nas montanhas da região do Pico Paraná,alem do morro do Canal.

 

 

Abraço e boas trips,Lukas Peñarol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros

Olá, chs666!

 

Quando eu estava indo ao PP com uma turma de amigos, te encontrei na primeira fonte de água. Você estava almoçando com teu amigo. Cara, aquela foi a primeira vez que eu e meus amigos fizemos algo como aquilo. A gente nunca havia acampado e nem feito uma trilha vertical. Conseguimos chegar apenas ao A1. Levamos 6h para ir até lá. Minha mochila estava muito pesada! Meus joelhos doíam pra caramba! Simplesmente, não deu!

 

Eu fiz um vídeo sobre a nossa aventura. Você também aparece neste vídeo (lá depois de uns 13 minutos de vídeo). Veja o vídeo aqui. http://player.vimeo.com/video/46910833

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Olá, chs666!

 

Quando eu estava indo ao PP com uma turma de amigos, te encontrei na primeira fonte de água. Você estava almoçando com teu amigo. Cara, aquela foi a primeira vez que eu e meus amigos fizemos algo como aquilo. A gente nunca havia acampado e nem feito uma trilha vertical. Conseguimos chegar apenas ao A1. Levamos 6h para ir até lá. Minha mochila estava muito pesada! Meus joelhos doíam pra caramba! Simplesmente, não deu!

 

Eu fiz um vídeo sobre a nossa aventura. Você também aparece neste vídeo (lá depois de uns 13 minutos de vídeo). Veja o vídeo aqui. http://player.vimeo.com/video/46910833

 

Salve meu amigo, tudo bem? Bom revelo por aqui...

Adorei o seu video, ficou muito bom! Pena que voces nao tinha, mais tempo pra chegar no pico, foi muito dificil chegar, mas valeu a pena, nao vimos nada, mas so de chegar valeu a pena....

Nossa, pra quem nunca fez nada, voces estao otimos!

 

Forte abraço

Carlos H Schneider

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Caramba que perrengue heim...

 

subi o PP duas vezes ja, a primeira vez subimos totalmente despreparados. Para ter uma idéia, nem saco de dormir tinhamos, levamos apenas uma barraca e dormimos no chao da mesma, levamos muita sorte pelo que estou vendo, ahaha

nao pegamos uma gota de chuva e o céu estava aberto. Chegamos ao A2 por volta das 16:oo hr, armamos acampamento e atacamos o PICO, la de cima vimos o sol se despedir com uma beleza incrivel e retornamos ao acampamento, com o cair da noite paramos algumas vezes para "brincar" com o pessoal que estava acampando nos ooutros picos da região, piscando lanternas e soltando berros que ecoavam por todo o vale...foi muito divertido e inesquecivel para uma primeira aventura de montanha.

 

 

Na segunda vez infelizmente o tempo nao colaborou muito, apesar de nao chover a neblina estava intrensa e nao deu para ver nada, absolutamente nada, voltamos embora com a sensação de termos feito uma trilha qualquer em mata fechada onde nao se ve nada...

 

agora que comprei outra barraca e uma mochila de vdd (que ainda nao chegou) pretendo voltar la po mais breve possivel, ainda tereri qiue arranjar alguem para subir junto, mas isso nao sera problema, moro no boqueirão e por aqui a galera adora fazer trilha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...