Ir para conteúdo

Como posso saber se tem Fungos nas LENTES?


Posts Recomendados

  • Membros

Gostaria de uma opinião de quem tem mais experiencia, pois pensei numa hipótese e não sei se é bem assim que funciona.

 

Tenho uma lente de Nikkon 35 mm que confesso que não cuidei tão bem assim dela. Pois devo ter ficado uns 5 meses sem limpar de poeiras, e muitas vezes guardava ela junto ao corpo da câmera.

Mas mesmo assim, sempre guardei a câmera e a lente dentro de um caixa de plástico transparente, bem selada e com com sílicas em gel para reduzir a umidade. De alguma forma eu tomei alguns cuidados e outros não. Pesquisando na internet vi que os fungos se alimentam de poeiras e sujeiras na lente, isso me preocupou um pouco, e tentei verificar se a lente tem algum fungo. Não consegui encontrar ou identificar se existia algum na lente. Mas não é porque eu não vi que talvez eles não estejam lá, pois sou totalmente amador, e eles podem apenas estar bem no inicio. Não vi nenhuma teia de aranha na lente e as fotos não estão embaçadas, que pelo que vi esses podem ser alguns sintomas de fungo na lente.

 

Primeira pergunta, como faço para ter certeza que não tem fundo na lente ?

Segunda pergunta, Na dúvida a melhor coisa a fazer é mandar numa autorizada fazer a limpeza ?

 

 

Agora sobre a proliferação de fungos, comprei uma outra lente Nikkor 70-300 mm e sem pensar nas hipóteses e consequência acima, peguei a lente NOVA e deixei dentro da caixa de plastico transparente com as sílicas em gel e a outra lente VELHA que não faço ideia se pode ou não ter fungos. Fui trabalhar e depois para faculdade, lá me falaram que se a lente tem fungos eles podem contaminar outras lentes no mesmo ambiente. Fiquei preocupado por não saber se a lente mais VELHA tem fungo, e se ela poderia contaminar a minha lente NOVA, mesmo que deixei elas juntas por apenas 1 dia.

 

Terceira pergunta, Alguém sabe se é dessa forma que funciona a contaminação? Apenas de deixar as lentes próximas num mesmo ambiente já corro o risco dos fungos atingirem outras lentes ?

Quarta pergunta, Se sim, acreditam que 1 dia seria o suficiente para contaminar a outra lente ?

Quinta pergunta, Alguma recomendação que possam me fazer ?

 

Obrigado pela atenção.

 

Abs pessoal !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Admin

Olá Marques,

 

Se você tem alguma lente no início da infecção com fungos, separe das outras e coloque periodicamente na luz do sol por 15 minutos com a iris toda aberta. Você mesmo pode segurar a lente e fazer a luz entrar como se faz com uma lupa. Faça isso com todas.

 

Se você não as usa periodicamente, o ideal é fazer sempre isso e não guardar em lugares úmidos e escuros, pois é onde os fungos se proliferam. Algumas lentes são protegidas com um gás e são mais difíceis de contaminar, outras não tem essa proteção e se deixar na umidade e no escuro, os fungos tomam conta mesmo.

 

Se tiver com alguma lente que já aparece os fungos e isso é fácil identificar, pois eles criam uma espécie de caminho como uma raiz. Igual nessa foto abaixo. Aí o ideal é levar em alguma loja ou oficina especializada pra fazer a limpeza, não costuma ser caro, mas isso vai depender da lente e do estado da mesma.

Essa do exemplo abaixo é uma que já está bem contaminada.

00Vi0l-218259684.jpg

 

Mas elas começam de forma bem sutil:

fungos-lente.jpg

 

Compra uma Lenspen e sempre deixe elas bem limpas e se não usar com periodicidade, tem que tomar sol.

lp-nlp-1-ru.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Colaboradores

Colaborando com o post do Silnei, eu guardo todo o meu equipamento fotográfico em uma caixa organizadora transparente (devidamente fechada) de frente para uma janela onde a luz entra sempre durante o dia. Dentro desta caixa eu deixo um Anti Mofo e coloquei um relógio que marca a temperatura e a umidade do ar. As lentes ficam sem tampas frontais e traseiras para a luz incidir diretamente no vidro. Fungo gosta de locais úmidos e escuros, tudo o que você puder fazer para evitar isso o seu equipamento vai agradecer. Só não esqueça de usar de vez em quando para as borrachas não ressecarem com a pouca umidade.

Editado por rkoerich
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...