Ir para conteúdo

Comunicação durante a trilha


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal,

 

Não sei se este meu questionamento está no lugar correto, mas foi o mais parecido que encontrei.

É o seguinte, gostaria de saber qual tipo de comunicação o pessoal utiliza mais durante as aventuras, se o celular mesmo, rádios do tipo talk about, VHF/UHF, ou vão no grito mesmo. ::sos::

Muitos lugares não há sinal de celular e no caso de uma emergência a comunicação rápida é fundamental.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Graxaim! Blz?

 

Há um tópico aqui no Mochileiros sobre comunicação e radioamador: comunicacao-via-radio-e-radioamadorismo-t48173.html - dê uma olhada lá.

 

De qualquer forma vamos lá... Creio que para a maioria das situações hoje o celular, com mo nível de cobertura quebre um bom galho na comunicação, especialmente nos locais mais próximos aos centros urbanos, onde há sinal. Para trilhas, na maioria dos casos uso os Motorola Talk About (GPRS/FRS). São rádios leves (em média 300g com as baterias) e que existem em vários modelos, com diferença básica na potência em Watts = 0,5, 1 e 2 W, chegando em terreno aberto (sem obstáculos - condições ideais) até cerca de 56 Km de alcance sergundo os fabricantes (o meu, mod. MR350 - 2W - nunca consegui chegar nisso). Em regiões montanhosas, selva fechada (naturalmente desprovidas de sinal de celular), mesmo os rádios HT (mais potentes e mais pesados) e os GRPS/FRS, para distâncias maiores que 2-3 Km fica complicado, pois há a barreira natural do relevo, que barra as ondas de rádio e causa interferência ou até mesmo bloqueio das ondas, gerando dificuldades de transmissão/recepção.

 

Existem modelos de rádios mais potentes, como PX e PY, mas dado o volume, peso e necessidade de alimentação 12V e antenas maiores, geralmente se prestam somente ao uso em veículos e também estão sujeitos às vicissitudes do terreno (relevo) para operar em boas condições, inviabilizando o uso a pé.

 

Abraço,

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...