Conhecendo a Irlanda: Dublin, Howth, Wicklow, Galway.....

Oi pessoas!

Em março de 2014 vim morar e estudar em Dublin, então sempre que dá estou conhecendo outras cidades e fazendo passeios em Dublin mesmo ou perto. Não vai ter um roteiro montado porque como vou ficar aqui mais ou menos um ano, estou fazendo as coisas com calma e viajando quando dá. Mas vou postando os relatos separadamente e quem quiser saber mais dicas sobre a Irlanda, intercâmbio, etc, pode visitar esses 2 blogs que escrevo:

Praia. Pescadores. Fish & Chips. Montanhas e mar. Casinhas charmosas. Essa é Howth!

Fui pra Howth no dia 27 de abril, um domingo, e escolhi esse dia porque estava acontecendo o Dublin Bay Prawn Festival (festival de camarão *-*).

Saindo da Tara Station (pertinho do centro, mas a Connolly é mais perto ainda) pegamos o DART em direção a Howth. Foi a primeira vez que usei esse meio de transporte. Compramos o ticket nas máquinas, e é bem fácil. Passando a catraca, subimos as escadas e tem 2 plataformas de acordo com a direção, norte ou sul. Howth fica ao norte. Esperamos alguns minutos e logo o trem chegou (tem um letreiro avisando quantos minutos faltam para cada trem).

O trem estava lotado e fomos em pé, pois era fim de semana e ainda tinha o festival. Não demora muito pra chegar, não lembro agora, mas acho que uns 25 min. Chegando em Howth, saindo da estação, logo em frente já tem o Howth Market, com barracas de comida e artesanato, deu vontade de comer lá, mas queríamos ver o festival primeiro!

Fomos seguindo o pessoal e as placas indicando o caminho até a praia, tinha um pequeno parque de diversão, um longo gramado, crianças brincando. Chegando mais perto do píer estavam as duas barracas do festival, e lá dentro várias barracas menores. Pra comer tinha que comprar uma ficha (5 euros cada) e depois trocar por qualquer prato.

Resolvi provar logo o tal Fish & Chips tão famoso, estava bom! A Érika pegou uma paeja e reclamou que não tinha camarão. A barraca estava bem lotada, saímos e fomos comer na grama, perto do mar. Depois de comer, passeamos pelo píer até um farol, muito vendo, mas muito bonito! Depois voltamos e fomos procurar a trilha.

Entramos por uma rua próxima (acho que chamava Abbey Street) e fomos subindo, logo achei um mapa numa parede e vi que estávamos no rumo certo. Subimos bastante, fomos virando à esquerda e depois de quase meia-hora chegamos no começo da trilha, o ponto de referência é o restaurante The Summit. Ali na verdade é o começo mas se você quiser começar pelo fim, é só subir pela última rua logo ao lado do píer.

Pegamos a trilha amarela, nível easy (só a subida até ali já tinha cansado um pouco, tá!). Primeiro fomos para a direita e descemos um pouco em direção ao Farol, fomos até a metade (mas dá pra ir até o final se quiser) depois voltamos e continuamos o caminho pra esquerda, que vai contornando a costa. Caminhando na montanha contornando o mar! E foi ótimo, não tinha muita gente na trilha, dava pra parar e tirar fotos tranquilamente. E o tempo estava ótimo!

Depois de uns 40 minutos chegamos ao final, avistamos o píer, e fomos descendo uma ruazinha de asfalto. Lá embaixo, lanchamos, descansamos um pouco e voltamos para a estação, pegamos o DART e voltamos pra Dublin.

Os Cliffs of Moher são a atração natural mais visitada da Irlanda, com a média de um milhão de visitantes anuais. São falésias com extensão de 8 km sobre o oceano Atlântico, na costa ocidental do Condado de Clare. O ponto mais alto tem 214 metros.

cliffs-oh-moher-irlanda.jpg?w=640&h=480

Day Tour

Existem várias empresas que fazer o tour a Galway e Cliffs of Moher saindo de Dublin, indo e voltando no mesmo dia. Eu fui num sábado, dia 3 de maio, com a Gaby’s Tour. Custou 35 euros já com passagens e ingresso incluídos.

Saímos às 7 e pouco da manhã do centro (Jervis St.) e não lembro direito os horários mas acho que levou em torno de 1h30min pra chegar em Galway. Chegando lá o ônibus parou quase em frente à Catedral de Galway. Não entramos lá, a guia seguiu para o centro da cidade mas quem quisesse se separar e visitar a igreja ou outro lugar era só voltar para o bus às 11:30.

Fomos para o centro, bem diferente de Dublin, com ruas estreitas e mais cara de cidade pequena. Andamos por ali uns 15 minutos, passamos por um castelo, o Lynch’s Castle. O Castelo data dos anos 1300, mas a maior parte do prédio atual foi construída em 1503, onde hoje é o banco AIB. Não entramos nele.

Seguindo a rua principal vimos a estátua de Oscar Wilde (escritor irlandês, talvez o mais famoso) e Eduard Wilde (escritor estoniano), sentados em um banco. Eles nunca se encontraram de verdade e a estátua é cópia de uma que tem na Estônia. Voltamos e passamos pela mercado de Galway (Galway Farmers Market), várias barracas vendendo comida, frutas, artesanato, flores. O mercado começa bem em frente à Igreja St Nicholas of Myra. Visitamos o interior da igreja mas eu não curto muito então saí e fiquei passeando pela feirinha.

Voltamos para o bus às 11;30 e de lá saímos para a próxima parada, a uma hora dali, o Dunguaire Castle. Estava chuviscando e nublado, muito frio. O castelo é do séc. XVI, tem uma estrutura simples e é pequeno. Para entrar no “pátio” é gratuito mas para visitar dentro da torre é pago, acho que 12 euros. Ficamos lá uns 20 minutos e partimos para o passeio principal do tour.

Os Cliffs of Moher

Ao sair do ônibus passamos primeiro no Centro de Visitantes. Adorei a ideia dele, porque é construído “dentro” da encosta, para diminuir o impacto visual que um prédio teria ali no meio. O centro tem cafés, uma loja enorme de souvenir, sala de exposições, caixa e banheiros. Fizemos um lanchinho lá e agora sim, fomos conhecer os Cliffs!

Chegando na “beirada” tem dois caminhos a seguir, para a direita fica a Torre de O’Brien e para a esquerda os Cliffs. Fomos primeiro para a Torre (15 min do centro de visitantes). Essa torre foi construída em 1835 por Corneluis O’Brien como um ponto de observação para turistas. Para subir na torre custa 2 euros (adultos), mas ela estava fechada por causa do tempo, acho que só vai abrir no verão.

Depois seguimos para a esquerda, nos aproximando dos Cliffs. O bom é que quando chegamos estava bem nublado, mas logo depois o Sol apareceu e ficou até calorzinho, as fotos ficaram bem melhores. O caminho que vai passando “por cima” dos Cliffs é bem estreito, mas é possível sair do caminho e ficar literalmente em cima de cada falésia.

Tiramos muitas fotos e voltamos para o início. O tour tinha saído para um passeio de barco, que custava 10 euros extras, mas nós não fomos. Então ficamos por ali no café comendo e descansando e usando o wi-fi. Às 17:30 o bus retornou, pegou quem ainda estava ali e voltamos para Dublin. Umas duas horas (ou mais) de viagem. Estava cansada e com sono mas não consegui dormir no ônibus. Fiquei olhando as paisagens, as vilas e pequenas cidades e pensando que eu queria morar ali no interior em vez de Dublin!

Dá pra ir sem tour?

Claro! É só pegar um ônibus para Galway (em média 20 euros ida e volta). E de lá tem várias empresas fazendo o trecho para os Cliffs (mas não sei o preço).

Ainda penso em voltar em Galway pra ficar mais tempo e conhecer mais a cidade. Tive que ir com o tour porque a minha amiga estava indo embora e não tinha tempo pra demorar muito em cada cidade. Apesar de eu não gostar desse tipo de tour porque é um pouco corrido, gostei muito desse que fiz, deu pra ter uma noção da cidade e o tempo nos Cliffs foi suficiente.

Mais um cenário de filme (Coração Valente – “Braveheart”), mais um passeio lindo e barato partindo de Dublin. Pra quem gosta de história o tour ao Castelo de Trim é fantástico. Além disso, a cidadezinha é super fofa. Quer saber como chegar lá?

Veja o post completo no blog Um Tempo Fora: http://umtempofora.com/2014/06/08/trim-castle-irlanda/

Só depois de 6 meses aqui resolvi conhecer a Kilmainham Gaol, uma antiga prisão aqui em Dublin, que foi desativada e hoje é uma atração turística muito visitada, com museu, loja, galeria e café. O tour guiado é ótimo, muitas explicações interessantes!

Para conhecer a prisão, somente com o tour, que custa 2 euros pra crianças e estudantes e 6 euros pra adultos. Fomos num domingo às 11h e pegamos o tour das 11:15. Fica aberta todos os dias com raras exceções (tipo Natal) e com vários tours por dia.

dsc00044.jpg?w=640&h=480

Pense em um parque enorme. Tipo, enorme mesmo! A única maneira de conhecer ele inteiro é de bicicleta e se você não tiver uma, pode alugar lá mesmo. Fiz um passeio com uma amiga no início de maio, fizemos picnic, alimentamos os veados, andamos bastante e mesmo assim não andamos a metade do parque!

2014-05-05-15-41-51.jpg?w=640&h=480

Bem legal o post!

Fiz Howth também e gostei muito! Peguei a trilha mais longa, que contorna toda a península e recomendo demais! É meio comprida mas passa por umas paisagens muito bonitas, fora a trilha que é demais; cruza campos, beira o mar, cruza até estradas e um campo de golf! E tudo muito bem sinalizado, não tem como se perder.