CORSEGA "A ILHA DA BELEZA" DE NORTE A SUL

A Corsega é conhecida na França como a “ A ILHA DA BELEZA “ , mas é ainda um destino pouco conhecido dos brasileiros . É possível ir de avião , mas a nossa escolha foi ir de ferrie da empresa “corsica ferrie “ , para levar o carro ( o carro é necessário na Córsega , principalmente fora da temporada turística ).

Ficamos destraidos com a bela vista das ilhas sanguinárias no golfo de Ajaccio e acabamos descendo tarde para pegar o carro e enfrentamos um congestionamento de pessoas na escada . Como de costume ,não olhamos o número do estacionamento , então foi um tal de procurar daqui , procurar dali ....um calor .

Foram 7 horas de viagem de Toulon até Ajaccio a maior cidade da Córsega . ( continuo....)

Ajaccio

No centro de Ajaccio tem uma feira que acontece todos os dias , onde é possível comprar produtos locais, queijos , embutidos, doces e geleias. Eu sugiro a de figo com nozes para comer com queijo de cabra. Nos arredores várias lojas de souvenirs e restaurantes . Também existem os passeios de barco .

Filitosa e o figo da tortura ou figue de barbárie

Filitosa é um sitio préhistórico , com pequenas contruções em pedras , monumento religioso e algumas esculturas megalíticas.

Caminhando pelo sítio nos deparamos com uma senhora que admirava um belo fruto , nos aproximamos e começamos a conversar ,ela nos disses que o fruto era o figue de barbárie . Bem , o figo estava maduro então resolvemos comer .....docê , saboroso , mas foi aí que descobrimos , que o seu nome não era atoa..... ::ahhhh::

BONIFÁCIO

No topo de falésias no extremo sul da Córsega , onde o vento é constante, esta Bonifácio ,com sua citadela imponente. Entre seus muros, incrustada nas falésias num ângulo aproximado de 45° esta “ les escaliers Du Roy d’aragon” ou a escadaria do rei de Aragão ,um dos passeios imperdíveis e vertiginosos.

ILHAS LAVESSI

É um dos possíveis passeios de barco que partem de Bonifácio.

Ah! Eu esqueci de uma coisa muito importante sobre a Córsega ...a máfia....

Afinal a Córsega já pertenceu a Itália.

Desceu todo mundo do barco, vai um pouco para cada lado....caminhamos alguns metros , quando encontramos uma praia tranquila , mar calmo perfeito para nadar. Quando nos aproximamos percebemos que não estávamos sozinhos....um outro grupo já havia descoberto o paraíso na nossa frente e nos colocou para correr.....Perigosas dominavam a pequena praia...

PORTO PARA EVISA ( ROTA DOS CALANQUES DE PIANA )

Fomos pela estrada costeira , estreita e sinuosa com uma bela vista dos “CALANQUES DE PIANA” , nos fazia parar a todo instante para fotografar. Numa dessas paradas vimos a trilha D’ORTU ANCIENE e resolvemos fazer , pequena e um tanto íngreme , mas no final uma vista espetacular.

Em Evisa fizemos uma das trilhas do GR20(Grande Randonnee ) para o refúgio de Ciottulu no Col de Verghio , uma trilha longa , numa floresta de pinheiros imensos , com troncos de grandes diâmetros como eu nunca tinha visto . Paramos numa bergerie para tomar um café para nos aquecer.

CALVI

Uma visita rápida por sua citadela e sua pequena igreja.

SAINT’ANTONINO

Pequeno vilarejo no topo de uma colina. Uma das cidades mais antigas da Córsega , suas casas de pedras e seus becos estreitos nos fizeram viajar no tempo.

FLORESTA DE BONIFATU

Trilha do GR20 para o refúgio Carozzu .

O começo foi fácil , depois seguimos margeando o rio , após subir uma boa parte da trilha nos deparamos um animal enorme.... socorrOOOOOOOOOOOOOOOO .......não tínhamos mais força para correr...um javali !!!

Próximo ao refúgio o desnivel aumenta de forma considerável

Compramos um lanche no refúgio e seguimos em direção Asco para ver a PONTE DE SPAZIMATA, passarela suspensa de 31m de distância e 15m de altura . Uma trilha de +/- 20min ....si vc não tiver problemas com exposição a altura....ha..ha há acesso por cabos e escalaminhadas....vale apena !

SAINT FLORENTE

Cidade balneária , onde tudo gira ao redor do porto , restaurantes , passeios de barco e etc

Praias de águas cristalinas e calmas.

Algumas cidades no caminho para o cap corse , no mapa é a região do dedo da Córsega .

Farignole pequeno vilarejo na montanha com uma igreja que é uma obra de arte.

Patrimonio , essa é para os amantes de vinho.

NONZA ( e o mistério da bandeira )

Pequena cidade na encosta da montanha de frente para o mar , uma de suas atrações é uma torre Paoline, diferente da maioria das torres por lá, que são torres genovesas, casas com seus telhados em pedra ardósia e a igreja de santa Julia uma verdadeira obra de arte.

Mas o mais inesperado vem agora....

Resolvemos beber algo num restaurante próximo a torre e com bela vista da encosta e do mar . Descendo as escadas entre a torre e o restaurante , avistamos algo que não esperavamos ::ahhhh:: ....uma bandeira do Brasil no terraço do retaurante....eu pensei rápido....S O C O R R O ::hahaha:: tem brasileiro em todos os lugares ....

Então por curiosidade perguntamos a garçonete a respeito da bandeira ...a resposta foi sem pé nem cabeça ::dãã2::ãã2::'> ...ela disse que era para simbolizar um bar internacional e o ambiente alegre....bem não nos convenceu a resposta ....fica por conta da imaginação decifrar o enigma da bandeira perdida.... ::essa::

Marine de Giotttani

Pequena marina onde paramos para almoçar no único restaurante do local, onde também é possível se hospedar. Um lugar muito tranquilo e o mar com tons que vão do azul ao verde.

Aqui eu tive uma surpresa com as estradas do cap corse. O que eu posso dizer é que a surpresa não foi boa, para os que conhecem a Bolivia , as estradas são uma versão europeia das estradas bolivianas. Pura aventura , necessitam urgente de obras , em alguns trechos elas até já começaram , mas parecem obra de igreja , não terminam . bem, isso foi o que eu fiquei sabendo após conversar com alguns moradores.

A costa da região do cap corse é repleta de pequenas marinas, uma das marinas que paramos foi a marine de canelle, bom para dar um mergulho e ficar aproveitando a vista.

Century-port

Este porto me surpreendeu positivamento , pois eu pensei numa pequena aldeia de pescadores e me deparei com muitos hotéis e restaurantes . em frente ao porto uma torre e algumas contruções de cores diferentes dão um charme para este lugar.

No caminho para Bastia a segunda maior cidade da Corsega , resolvemos parar na cidade de Erbalunga , uma pequena marina com um restaurante de frente para o mar e uma torre genovesa em ruínas.

Em Bastia fomos direto para a Praça Saint Nicolas , onde aos domingos acontece um mercado de pulgas na parte da manhã e também é possível comer , pois ela é repleta de restaurantes com preços bem razoáveis.

Seguimos para a citadela de Bastia , ela passa por reformas , pois o estado de conservação não é muito bom , mas tem uma bela vista do porto e muitos restaurantes .

Próxima a citadela visitamos o jardim Romeu.