Ir para conteúdo

CUBA, PANAMÁ E COSTA RICA EM 40 DIAS.


Posts Recomendados

  • Membros

Gente,

esse é o relato da viagem que eu fiz agora entre janeiro e fevereiro de 2013, espero ajudar e incentivar futuros viajantes da América central. Ficou um pouco grande mas o relato esta reduzido só a dicas e nada de blablabla sobre minhas histórias. Beijos e Boas Viagens.

Lua Brunini

 

[t1]Roteiro[/t1]

 

[t3]CUBA-[/t3]

Havana

Santa Clara

Trinidad

 

[t3]PANAMÁ-[/t3]

Cidade do Panamá

San Blás- Kuna Yala

Bocas del Toro

 

[t3]COSTA RICA-[/t3]

Puerto Viejo de Talamanca

Manuel Antônio

Jacó

Santa Teresa/Montezuma

La Fortuna

San José

 

 

[t3]CUBA-[/t3]

Viajar por cuba é uma delicia e o deslocamento entre as cidades me pareceu muito fácil, usando a VIAZUL cia de ônibus com ar condicionado e banheiros. As pessoas são bastante carismáticas e adoram brasileiros, amam nossas novelas e o futebol, e a todo custo te oferecem uns passinho de salsa em troca de samba. Como tinha pouco tempo acabei optando por essas cidades, mas se você tiver mais tempo por lá não deixe de conhecer os CAYOS com praias lindissimas e fazer uma viagem pelo oriente. Cada minuto na ilha é uma aula intensa de história e cultura, definitivamente essa viagem é uma escola. Parecia estar em um país que parou no tempo. Vá livre de pré-conceitos e com a cabeça bem aberta, preparado pra ouvir muito bem do regime castrista, ver uma população apaixonada e grata até hoje pela revolução, e também para ouvir as criticas dos cubanos que tem a ambição de sair e crescer fora da ilha (que para mim se mostrou em bem menos quantidade). Conversem muito com eles, eles adoram falar e ouvir sobre a nossa realidade também, e só conversando você consegue entender melhor o que se passa por lá.

AEROPORTO:

Cheguei em Cuba pela COPA depois de passar dois dias na cidade do Panamá, como já foi dito em outros tópicos daqui você não necessita tirar o visto de turismo antes se você for passar menos de 30 dias, mas tem que pagar uma taxa lá no aeroporto pra cia aerea de 18 dólares. E para sair de Cuba se paga 25 dólares também.

DINHEIRO:

Na ilha existem duas moedas circulando, uma para os turistas (CUC) que equivale a um dólar, e a moeda local que é bem mais barata mas como turista você só pode usar em alguns lugares. Viajar lá pode ser caro e como estava no inicio da viagem acabei indo em muitos restaurantes e bares, tinha calculado de gastar em torno de 40 a 50 CUCs por dia, incluindo hospedagem. Lembrem-se de que a melhor moeda para levar para a ilha é Euro já que se você levar em Dólar perderá um bom dinheiro quando for fazer o cÂmbio, existe uma taxa pra isso. Eu levei 500 euros prevendo imprevistos, mas pode-se fazer uma viagem bem mais barata usando a moeda nacional na alimentação. Troquei os euros por CUC no próprio aeroporto e acredito que seja o melhor lugar pra fazer o cambio. Já a moeda Nacional você consegue pedindo em trocos de coisas que você compra com o CUC. E lá cartão quase não é aceito.

JINETEROS:

Cuba é um país muito seguro, viajei com uma amiga e em nenhum momento sentimos medo de andar nas ruas escuras mesmo de madrugada, não soube de nenhum caso de roubo ou violência com turistas enquanto estive na ilha, o problema de lá são os JINETEROS, essa é a palavra usada para os cubanos que tentam enganar e se aproveitar de turistas, fique bem atento com pessoas na rua que te oferecem para mostrar um lugar que vende rum ou charuto mais barato, ou se pedem dinheiro para comida dos filhos. Não se engane com pena, as crianças de lá recebem leite do governo até bem grandinhas, então não caia no golpe para compra de leite. Mesmo quando esses jineteros não pedem o seu dinheiro eles podem te levar até um mercadinho perto e pedir pra você comprar algo, pegam o produto e saem correndo e quando você vai pagar por ele descobre que era um produto (leite por ex) muito caro, isso é um golpe comum lá onde o jinetero está fazem um acordo com o caixa do mercadinho. Atenção que todos eles são simpaticos, te abordam pedindo isqueiro, horas ou falando de samba, novela e futebol.

DOENÇAS:

Não gosto de assustar mas fiquem atentos com as PULGAS lá, principalmente nas praias no fim da tarde. Pegar pulga lá é muito fácil, e é um saco ficar com a perna toda mordida se coçando. Depois das primeiras coçadas comecei a dormir no saco de dormir. Quando eu fui também estava tendo um surto de Cólera em Havana, procurem se informar dessas coisas.

ALIMENTAÇÃO:

Não vou dizer que só comi mal lá, mas também aconteceu, fiquem atentos com as carnes, vi muitas sendo transportadas nas costas com um saquinho plastico sem nenhum tipo de refrigeração... Optei sempre pelos peixes. Café da manhã lá custa em torno de 3 ou 4CUC e almoco e jantar entre 6 e 8CUC, querendo economizar sempre tem uma pizza na esquina.

HOSPEDAGEM:

Lá não existem albergues, mas existe um programa do proprio governo que viabiliza casas de alguns cubanos para receber turistas, essas casas sempre são as mais bonitinhas da rua, eles te alugam um quarto normalmente com banheiro e te dão a opção de se alimentarem lá por mais um pouco de dinheiro, procurei em alguns relatos por aqui e na internet e acabei dando sorte com as familias que escolhi. Normalmente fica 15CUC por pessoa a noite. Essas casas tem uma plaquinha na frente escrito ARRENDADOR DIVISA. Reservei por e-mail algumas semanas antes de ir. Também tem a opção de hotel, dependendo da cidade.

 

[t3]<>[/t3]

Havana é surpreendente, e eu conseguiria passar um ano passeando por lá. Existe um contraste muito grande entre os bairros que vão pelo litoral, onde estão as grandes redes de hotéis, e a havana vieja, que é a parte histórica, que apesar de incrivel parece uma cena de pós guerra com a maioria das construções em péssimo estado de conservação, muito esgoto e muito lixo. Combinei com o Pablo, da casa que me hospedei, de ele chamar um taxi para me buscar no aeroporto e lá estava ele com a plaquinha com meu nome, custou 30CUC ate havana vieja a viagem de taxi, eu achei muito caro. Para sair de Havana eu comprei passagens de onibus no hotel telegrafo, la em havana vieja. Lá, como em trinidad também, os taxis não tem taximetro, combine sempre o preço antes de entrar no carro, ou cocotaxi, ou bicitaxi....ou ate charrete.

HOSPEDAGEM: Casa Pablo. O pablo é um amor de pessoa, e seus filhos, JAVIER E YAN são dois garotos super legais e solícitos,(o javier é cantor de uma banda famosa de reggaeton la de cuba e eles nos levaram para uma boate onde não frequentam turistas, fiquei impressionada como é parecida com o brasil, playboy e piriguete tem em todo lugar) a casa fica em Havana Vieja e é bem localizada, o quarto é arrumadinho e com banheiro. Ah, se ficar la peça o café da manhã e pelo menos um dia o jantar com lagosta que a cozinheira prepara e é uma delícia, mas se preparem pra comer muito.

http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g147271-d2489503-Reviews-Casa_Pablo-Havana_Cuba.html

RESTAURANTES e BARES:

Los Nardos- Um restaurante muito bom que os cubanos adoram, mas que também vão muitos turistas, fica na frente do Capitolio.

La Bodeguita del Medio- Bar bem famoso frequentado pelo famoso escritor Hamingway

Bar la floridita

Cervezeria da plaza vieja

TURISTANDO:

gastar horas no museu da revolução, passear pela havan vieja, descer a calle obispo que é bem turistica, tem uma feira de livros e discos na plaza de las armas, acho que aos domingos, eu amei. Fazer um passeio por malecon. Se jogar na plaza de la revolucion, subir no mirados para ver a cidade. Passear pela calle de mercaderes e lá beber um chocolate na fábrica de chocolate e visitar a camara oscura (não vou contar o que é porque sendo surpresa é mais legal). Ir no mercado de artesanato (feria), ir na fabrica de tabaco e no capitolio. E a melhor dica que dou, ir ao cañonazo, uma cerimônia que acontece todo dia as 21h da noite com tiros de canhão, da pra ir de taxi ate lá de havana vieja custa uns 3 cucs, lá no forte você ve também o escritório que o che trabalhou.

 

[t3]<>[/t3]

eu peguei o ônibus de 7:30 da manhã saindo de havana e custou 18 dólares até santa clara, deixei a mochila no próprio "terminal" da VIAZUL e fui passear pela cidade, não dormi nenhuma noite lá, e realmente não é necessário, em algumas horas consegui visitar o mausoléu do che e o museu que tem lá, e ficar admirando a grande praça com sua escultura, da menos de 10 minutos andando do terminal até la. De lá peguei um bicitaxi pra o trem blindado, que tem uma historia muito interessante na revolução cubana, vale a pena pesquisar, de lá acabamos convidando o garoto que tava suando pedalando no bicitaxi para beber uma cerveja e conversar um pouco sobre a vida em cuba... ficamos lá ate as 17 que era a hora que pegariamos o proximo ônibus ate trinidad, que custou mais 8CUC. Conhecemos uma brasileira que nos contou que lá, no meio da cidade tem uma assinatura gigante do che em um grande muro, eu não dei sorte de encontrar, e que també tem um morro com um grande mirador, que chama loma, fica pra proxima visita. Ps: se preparem para comer muito mal em santa clara.

 

[t3]<>[/t3]

Duas noites é o suficiente para conhecer a cidade, bem menos agitada do que havana e bem mais rural, a cidade bem histórica com ruas de pedras. Vale a pena conhecer os pequenos museos de lá, principalmente o da luta contra os bandidos, e se perder pelas ruazinhas,conhecer a plaza mayor e a noite ir na casa de la música ouvir um pouco de salsa e beber umas cervejas. Existe uma boate la que chama club ayala e fica dentro de uma caverna natural, mesmo pra quem não gosta de agitação esse lugar é imperdivel, a caverna é incrivel! O caminho até la é um pouco bizonho, escuro, cheio de mato, parece que nunca vai chegar, mas não é perigoso e vale a pena ir observando o céu porque de tão escuro que é da pra ver muitas estrelas. A entrada no club ayala é barata e você ganha uma bebida, e só abre as 23h. A 12km de lá fica a PLAYA ANCÓN, que foi acho que a praia mais bonita que vi na viagem, um paraisom pegamos um taxi de trinidad e combinamos dele buscar a gente as 17, tarde demais porcausa das pulgas! Lá da vontade de ficar pra sempre, sério, tem que ir. ah, tem também a sorveteria copellia, que tem em quase todas as cidades de cuba, e é muito famosa entre os cubanos, se quiser um sorvete se prepare para as filas! De trinidad pra Havana a estrada é incrivel e eu vi um pôr do sol maravilhoso, a viagem custa 25 CUC.

 

 

[t3]PANAMÁ-[/t3]

 

[t3]<>[/t3]

Triste é sair de cuba e voltar pra babilônia. A cidade do panamá está bastante modernizada e com muitas obras publicas e grandes torres, eu achei panama o quintal dos EUA, de verdade, hard rock, cassinos, grandes hoteis, outlets. Mas da pra driblar esse lado americanizado e conhecer de outra forma a cidade. FIquei em dois hostels lá, o primeiro foi o VILLA VENTO SURF, eu ate gostei e achei bem localizado mas não se compara com o segundo, LUNA'S CASTLE, que fica em casco viejo, a parte historica da cidade. O hostel em si já vale a estadia na cidade, bem agitado e grande, tem bar, restaurante e ate um mini cinema, eles tem bicicletas disponiveis para os hospedes e uma vista linda. Lá eu conheci o canal do Panamá, achei super interessante. Taxi lá é bem barato mas eu acabei optando por fazer um cartão pra usar o onibus comum, se faz no terminal central que é tambem rodoviaria, as passagens de onibus custam 25 cents. ahh, e a moeda lá é basicamente o dólar mesmo, a balboa só existem em moeda (moeda mesmo, metalica) e so pra troco... Lá do Luna's castle eu agendei a viagem pra SAN BLAS, um dia antes.

 

[t3]<>[/t3]

San Blas é um arquipelago com várias ilhas no meio do caribe, de areia branquinha e mar azulzão. Sâo ilhas dos indigenas Kuna Yala e é um lugar imperdivel pra que ta viajando sem frescura pelo panamá. Deixamos o mochilão no hostel e levamos uma mochilinha com pouca roupa. Escolhemos ficar na ISLA DEL DIABLO, essa ilha é dividida para duas familias indigenas que nem se falam, rola um pouco de disputa ali. Ficamos do lado esquerdo da ilha, (ps a ilha de tão pequena da pra dar a volta em 5 min). Lá você pode tanto acampar quando ficar nas oca, se prepare porque não tem banheiro, e nem ducha, a unica agua doce lá eh um poço no chão, muito suja, mas era lá que tomavamos banho de baldinho, por isso a boa é levar lencinho umidecido pra garantir a higiene.. Saimos as 5h da manhã do hostel com o proprio pessoal da agencia do tour, eles levam a gente no mercado para comprar umas laricas, agua, papel higienico. A uma dica, a estrada pra lá leva 1h e meia, mas é bizarra, eu nunca fico enjoada mas dessa vez quase não conseguia evitar de vomitar, devia ter acreditado no motorista e tomado um dramim. Depois pegamos um barco com os proprios indios. A comida lá esta incluida, cafe da manha ovo, pão e frutas, almoço e jantar arroz com coco, peixe ou pollo com saladinha. O preço do dia lá tambem inclui passeio. Fizemos um passeio para uma outra ilha lá muito linda. San blas é um paraiso, e os indios da ilha que ficamos foram super simpaticos, a sra mas velha mal sabia falar espanhol e se vestia bem caracterizada. Quem fazia nossa comida era uma india travesti, uma fofa! Existe uma cultura lá de uns tecidos bordados pelos indios que chama MOLA, e eles fazem para vender aos turistas, e também vendem coisas de miçangas. As indias mais velhas tem as pernas e braços cobertos por pulseiras de miçangas. Mas cuidado, os indios são muito mercenários! pra ter noção, no lado direito da ilha eles tinham uma privada, sem descarga sem agua sem nada, e nos cobravam 1 dolar pra usar ela... E lá eles vendem bebidas, refrigerante agua e cerveja... e ah, o saco de dormir lá é indispensavel, eles tem uns colchões muito nojentos para dormir. Depois já estavamos dormindo fora da oca mesmo pra ver o sol nascer. Viajar pra lá não é barato, eles são mercenarios mesmo, pra chegar ate lá, a 4x4, mais barquinho e mais todas as taxas de entrada e de estrada da entre 90 a 100 dolares, e para cada noite voce paga, e ai depende da ilha, na isla del diablo pagamos mais 35 dolares a noite por pessoa com comida e passeio incluido. Levar muito protetor solar, muita água e oculos de mergulho!

 

[t3]<>[/t3]

Bocas é uma cidadezinha pra quem gosta de praia E de dia e vida noturna, é destino pra muitos jovens de vários lugares do mundo e da pra passar uma semana lá sem repetir nenhum lugar. A cidadezinha central fica numa ilha e tem que fazer tour para conhecer todos os lugares então é um pouco caro. Todos na cidade são bem simpáticos e acabamos fazendo amizade com vários locais que conseguiam tours para gente e davam dicas sobre o lugar. Vale muito a pena conhecer Bocas, principalmente para quem vai subir pra costa rica já que é bem pertinho da fronteira.

COMO CHEGAR:

Pra chegar ate lá eu sai da cidade do panamá, são 12h de viagem de ônibus que sai do terminal ALBROOK sempre a noite, vale lembrar que tem que comprar com antecedência a passagem, li em relatos pessoas que não conseguiram comprar a passagem direto ate almirante e tiveram que ir pingando entre varias cidadezinhas. O ônibus leva ate uma cidadezinha que chama ALMIRANTE, no terminal lá tem vários taxis que levam ate o barco-taxi para bocas, é bem baratinho acho que 1 dolar por pessoa, e o barco custa mais 3 dolares.

ALBERGUES: custam de 10 a 15 dolares

*casa verde http://www.casaverdebocas.com/

*hostel heike http://www.hostelheike.com/

*aqua lounge (esse fica na ilha da frente, e lá também tem festa duas vezes por semana que vão pessoas de todos os hoteis) http://www.bocasaqualounge.info/

PASSEIOS: os passeios custam entre 15 e 30 dolares, e existe milhares de agencias pela cidade inclusive dentro dos hostels.

*isla zapatilla (é uma ilha mais longe então é o passeio mais caro, é bonito e deserto por lá, mas além do passeio tem que pagar 10 dolares)

*red frog (é a praia mais famosa, mas para mim parece muito com as do brasil, tem que pagar uma taxa para entrar e caminha uns 20 minutos ate chegar na praia, não vale a pena pagar o tour que leva antes da red frog para a baia dos golfinhos, poucos aparecem, os barcos assustam eles, você provavelmente vai ver golfinho naturalmente entre os passeios de barco, tem shuttle para a red frog toda hora por só 7 dolares)

*caverna (esse passeio não é tão famoso, mas foi o que mais gostei, é um passeio dentro de uma caverna e tem ate uma cachoeira lá dentro e depois um snorkel do meio do mar)

*playa estrellas (Essa praia é linda e cheia de estrelas do mar, muito bom pra fazer snorkel e tem um tour que depois leva a playa drago e isla del pajaros, que é lindissima).

Tem milhares de outros passeios além de aluguel de bike ou quadriciclo, mas esses são os principais. E tem uma party boat que um dos albergues de lá promovem, que é bem legalzinho também, apesar de caro, mas inclui três bebidas e almoço.

BAR E RESTAURANTES:

Almoço e jantar lá fica entre 7 e 9 dolares, mas tem diversos mercadinhos que quebra um galho para cozinhar no albergue. As cervejas são 1 ou 2 dolares dependendo do lugar. Eu indico um restaurante que chama BAMBU BAR, a comida é ótima e sempre tem um showzinho, apresentação ou filme passando. Cada dia da semana a festa lá é em um lugar especifico, mas nenhum paga para entrar, aconselho o barco hundido que toca salsa e é bem local, o aqua lounge que fica sempre cheia nas terças e sabados e por ultimo o bar iguana, mas se prepare para uma coisa mais roots e nem se preocupe com roupa, é de havaianas mesmo.

COMO IR EMBORA:

Para quem vai voltar para a cidade do Panamá é o mesmo caminho só que inverso, mas a maioria das pessoas vão de lá para a Costa Rica, por um shuttle que compra em qualquer agencia de tour do centro, custa 25 dolares e inclui o barquinho, depois uma 4x4 até a fronteira (lá se prepare para uma fila da imigração de saída e para pagar 3 dolares), e também uma outra 4x4 da fronteira até o hostel que você vai ficar em Puerto Viejo. E ah, a ponte entre os dois países você faz andando. O shuttle sai cedinho de Bocas e chega no meio do dia em Puerto viejo.

 

[t3]COSTA RICA[/t3]

Costa Rica surpreende pelas belezas naturais, além de praias lindas, tanto no caribe quanto no pacifico, existem diversos parque e reservas, cachoeiras e até vulcão. Muita gente que viaja por lá aluga carro, mas eu achei super simples e barato ir de ônibus, bem mais barato! As passagens para as cidades saem entre 5 ou 15 dolares, mas se prepara porque os ônibus não tem ar condicionado, poltronas são muito ruins e vai parando a estrada inteira para pegar gente pelo caminho, ai fica um bando de gente em pé! A moeda é COLON, mas aceita dólar em todos os lugares. Mas se prepara, viajar por lá é bem caro! ps: para sair da costa rica de avião se paga um imposto de uns 30 dólares, pelo menos eles aceitam cartão de crédito. As comidas são boas por lá, forte na comida mexicana e nos "casados", que são pratos enormes com carne/peixe/frando arroz, feijão, salada, batata e banana frita. E no café da manha se prepara pro GA

 

[t3]<>[/t3]

Puerto viejo foi a única praia que eu fui no caribe da costa rica, mas valeu muito a pena, é um vilarejo bem pequeno e bem roots, com muita gente simpática, é um local inteiramente pura vida. Dá para conhecer em dois dias, mas se eu tivesse mais tempo ficaria uns 3 ou 4, para quem vai surfar é melhor ainda. Tem uma praia a 8km do centro que chama PUNTA UVA e a melhor forma de ir para lá é alugando uma bike (5 dólares mais ou menos), a praia é lindissima!

HOSTEL: tem que ficar no hostel ROCKING J'S (http://www.rockingjs.com/). Além de irado ele fica na frente da praia, vocÊ pode acampar, dormir em dormitorio por 12 dolares, ou em redes por 8, e também tem quarto para casal. O lugar é uma delicia e tem bar e cozinha, eles também alugam pranchas, skates e bikes.

PARA IR EMBORA: Eu programei de ir de Puerto viejo direto para o Pacifico, mas precisamente Manuel Antonio (Quepos), mas não sabia que não existia ônibus direto para lá. Então tivemos que pegar o ônibus até San José, tem 7:30, 9:00 e a tarde também, custou 11 dólares e 4h e meia de viagem. ps: tem que mudar de terminal de ônibus em san josé para pegar o que vai para quepos, fui de taxi e saiu baratinho.

 

[t3]<>[/t3]

Muita gente que quer conhecer o parque Manuel Antônio se hospeda na cidade de QUEPOS, mas eu preferi ficar no próprio parque. Eu fiquei 3 noites lá, mas acho que duas também tá otimo. Para chegar até a entrada do Parque da para pegar um onibus comum, que passa o tempo todo e custa 1 dolar, para entrar lá se paga 10 dólares, dentro do parque tem 3 praias e você so acessa atraves de trilha, a primeira praia é so 20 ou 30 minutos de caminhada, e é incrivel, linda! Tem que ir cedo porque o parque fecha as 16h e fica um bando de guardinha apitando para as pessoas sairem, Lá dentro da para ver muitos animais, macacos, iguanas gigantes, mas cuidado com os guaxinins! eles são verdadeiros ladrõezinhos, enquanto estava dentro do mar um deles abriu um saco e roubou meu sanduiche, e vi um outro abrindo a mochila de um cara do lado e roubando uma pringles, é inacreditavel. Não deixem de ver também o por do sol de lá, foi o primeiro que vi no pacifico e é uma bola de fogo linda caindo na água.

COMO CHEGAR: O ônibus que vai para quepos depois sobe para Manuel Antônio, assim que você ve uma quadra de futebol lá voce pede para o motorista parar, ali por perto tem vários hostels. O ônibus de San José para lá custou 10 dolares, e durou 4 horas de viagem.

HOSTEL: fiquei num que chama BACKPACKERS MANUEL ANTONIO (http://www.backpackersmanuelantonio.com/index.php/en/) é um hostel novinho, com cozinha, piscina. Fica pertinho de um mercado e de lavanderia. Custou 12 dolares a noite.

COMO IR EMBORA: Para sair de lá tem que pegar um ônibus comum até Quepos e de lá da rodoviaria comprar a passagem para a cidade que você for. Eu fui de lá para Jacó, tinha as 7:30, 9:00 e etc e custou +- 3 dólares a passagem.

 

[t3]<>[/t3]

Jacó é uma cidade MUITO turistica, turistica de uma forma até irritante, com burguer king, KFC, pizza hut, subway e muitas lojas, perde um pouco o lado roots e pura vida das outras cidades na Costa Rica, eu que não surfo definitivamente puraria Jacó na próxima viagem. A praia é de areia escura e muitas ondas, e cheia, bem cheia apesar de ser grande. A 7km de lá tem uma praia chamada PLAYA HERMOSA, é bem perto e de taxi custa uns 8 dolares, mas eu consegui carona na estrada. A praia lá é mais vazia e mais bonita, mas do mesmo estilo de areia e água. O ponto forte da cidade para mim foram os SMOOTHIES numa lanchonete que chama MANDARINA, é uma delicia.

HOSTEL: Ficamos num hostel chamado LAS CAMAS (http://www.lascamashostel.com/), tem donos super simpaticos, é uma casa simples com piscina, meio bagunçada e pequena, mas vocÊ se sente em casa lá, totalmente legalize e tranquila. Fica 2 minutos andando da rua principal. Pagamos 11 dolares a noite lá.

PARA IR EMBORA: Meu próximo destino depois de Jacó era Montezuma/Santa teresa que fica do outro lado do golfo de nicoya, para chegar até lá vocÊ tem que ir numa cidade chamada PUNTARENAS e de la pegar um ferry boat, mas isso demora muito e como estavamos correndo contra o tempo preferimos pegar um shuttle direto de jacó para montezuma, era um barco simples e a viagem dura 1hora, mas era caro, bem caro, 40 dólares e dói só de pensar que paguei isso. Eu fiz a reserva do shuttle no proprio hostel e eles buscam você lá entre 9:30 e 10:00.

 

 

[t3]<>[/t3]

Paraiso na Costa Rica, é uma cidade bem pequenininha, roots e com muita poeira do chão de terra. Apesar de chegarmos por MONTEZUMA Preferimos ficar na praia de Santa Teresa/Malpais, e de forma alguma nos arrependemos, a praia é paradisiaca, o clima do vilarejo é ótimo e o pôr do sol foi o mais lindo que já vi na vida, todos ficam na praia ate escurecer aproveitando os ultimos raios de sol. Lá é paraiso para surfista também. Imperdivel conhecer a cachoeira de montezuma, não é paga (milagre por lá) e vocÊ tem que andar alguns minutos pelas pedras, mas vale muito a pena, a cachoeira é uma delicia e vale ficar lá algumas horas para relaxar. Para chegar ate a cachoeira de montezuma existe um ônibus, mas ele passa em horas marcadas e o ultimo sai as 16h, ou pegar um taxi, que custa 35 dolares, é bem carinho mesmo. A noite lá tem uma nightzinha na frente da praia num lugar chamado COCOLOCO, não é barato mas também não é caro como aqui no brasil, so toca reggae e o estilo é bem tranquilinho ao ar livre, tem sinuca lá também e a cidade inteira vai para lá, e ah não se paga para entrar, so o que consumir.

COMO CHEGAR: Chegando de barco em Montezuma já não conseguimos ir de ônibus para santa teresa, tivemos que pegar um taxi por 35 dolares, demora mais ou menos 30 minutos numa estrada bem empoeirada e com muitas ladeiras, se tivessemos nos programado antes acho que teriamos ido a cachoeira nesse mesmo dia para nao ter que pagar taxi de novo.

HOSTEL: ficamos num ótimo hostel lá, chamava TRANQUILO (http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g635538-d638983-Reviews-Tranquilo_Backpackers-Santa_Teresa_Province_of_Puntarenas.html) um lugar bem agradavel, com muitas varandas, redes, uma cozinha grande uma delicia para cozinhar. E é na frente da praia também. Foi 15 dolares por noite em um quarto bem confortavel.

PARA IR EMBORA: Para sair de lá pagamos um outro shuttle que incluia van e o Ferry Boat, a viagem de Ferry Boat é rápida e bem tranquila e o barco é bem novinho e confortavél. Foi outra facada, 50 dólares e também dói de pensar, mas por falta de tempo de viagem tive que pagar, e no meu caso era a melhor coisa já que o Shuttle me levava direto pro meu proximo destino, La Fortuna, sem precisar passar de novo por San José.

 

 

[t3]<>[/t3]

La fortuna é uma cidade no meio do país que tem o seu turismo todo girando em torno do vulcão que existe lá, não tem praia mas tem lugares lindos para se conhecer, infelizmente quem não vai de carro tem que pagar para fazer os tours, e de verdade, eles são bem caros, 60,70,80 dolares. Eu ja tinha um mÊs de viagem quando cheguei lá e tava tão pobre que tive que arrumar um emprego em um hotel em troca de comida e cama, por isso também não pude ir a Nicaragua e acabei ficando 10 dias em La fortuna, então conheci quase tudo, obvio que 4 dias ta otimo para ficar por lá, claro se você for sem intenção de vida noturna, porque por lá o forte é so o turismo ecologico mesmo.

COMO CHEGAR: Existem vários ônibus que saem de San José para lá, mas eu fui direto de Santa Teresa com aquele Shuttle carissimo.

HOSTEL: Fiquei no melhor hostel da Costa Rica por lá, chama LA FORTUNA BACKPACKER RESORT (http://www.arenalbackpackersresort.com), e é como um resort mesmo. Tem uma piscina linda com um jardim com redes na frente do vulcão, os quartos são limpissimos com camareira, cheirinho de hotel nos lençois, o restaurante/bar é uma delicia, de lá voce consegue agendar todos os passeios e os garotos que trabalham na recepção são super solicitos. Custou 15 dolares a noite com banheiro no quarto, mas tem a opção de alugar uma barraca (que não é barraca de camping, ve nas fotos) por 35 dolares e ter mais privacidade com cama de casal.

PASSEIOS:

*Trilha pelo Vulcão + hot spring- (64 dolares): Sinceramente, não achei a menor graça nessa trilha, primeiro que não sobe o vulcão, voce anda lá embaixo e so consegue ve-lo se tiver sorte porcausa das nuvens, e a trilha pelas pedras vulcanicas é bem bobinha. Depois de lá fomos a um resort chamado BALDI que é famoso por ter várias hot springs, fiquei meio decepcionada porque não era nada natural, eram várias várias piscina aquecidas, algumas com bares, tobogã, sauna, ficamos la a noite toda e tem jantar (buffet) incluido.

*Canyoning: custa 75 dolares com almoço incluido. É um rappel muito legal, no total sao 4 descidas e a maior de todas tem 75m, se prepara para se molhar bastante.

*Rio celeste: Com certeza você já viu foto do Rio Celeste e ao vivo é ainda mais incrivel, é um rio azul azul azul numa cor incrivel devido ao sulfato de cobre. É imperdivel. O tour custa 85 dolares mas se você tiver de carro você so paga 10 dolares na entrada do parque, é 1h e meia de estrada+estrada de terra e depois uma caminha de mais 1h e meia. A trilha não é facil e se chove fica escorregadia, mas não chega a ser dificil. Tem uma cachoeira linda, linda linda, que não pode entrar, mas eu acabei entrando se voce tiver cuidado com os guardinhas, e andando mais um pouco tem umas piscininhas que da para entrar, e tem tambem o local onde o rio normal entra em contato com o sulfato de cobre e fica azul. Incrivel.

*Cavernas de Vedado: Não sei quanto custa o tour, porque fui de carro de carona, é um passeio de umas 2h dentro de uma caverna enorme e incrivel, só pode ir quem não esta acima do peso porque tem passagens por aberturas minusculas, se prepare para se molhar tambem, se arrastar no chao, se entalar... e ver muita aranha e morcego (eu tenho certeza que vi uma cobra também), mas vale muito!

*Catarata de La fortuna: Essa Cachoeira não precisa fazer tour, fica a uns 25 minutos do centro de carro, eu resolvi ir andando e penei quase 2h para chegar lá. Paga 10 dolares para entrar e depois da entrada do parque se prepare para umas escadarias, mas a cachoeira e linda e uma delicia de tomar banho lá.

PS: Existe umas hot springs naturais, os turistas não costumam ir porque é escondida e bem escura, mas se você se informar com algum nativo vale a pena, fica embaixo de um aponte e tem umas cascatinhas, a agua é quentinha natural e iluminada pela lua. E tem também o SALTO, que é um local que os nativos gostam de ir para se pendurar numa corda, estilo tarzan, e se jogar no rio.

COMIDA: Vale muito conhecer dois bares/restaurantes: o Rockcocó, que é lindo e tem o melhor burrito do mundo, apesar de sempre estar vazio, e o Lava Lounge que ta sempre cheio e a comida é uma delicia, mas como são bem turisticos a comida é carinha.

COMO IR EMBORA: Para ir embora de La Fortuna para San José pegamos um ônibus que sai da frente de um mercado, o ônibus direto sai 12:45 e 14:30, custou 5 dolares só, e são 4h e meia de viagem, mas naquele estilo para o tempo todo e com muita gente em pé.

 

[t3]<>[/t3]

A cidade realmente não tem nada para fazer além do aeroporto. Ficamos no hostel PANGEA (http://hostelpangea.com/) que é bem legalzinho, com piscina, bar, restaurante. Custou 14 dolares. Tem shuttle do hostel para o aeroporto por 11 dolares e dura 45min de carro. Se vocÊ for só para passar a noite antes do seu voo vale mais a pena ficar no hostel ALAJUELA (http://costaricahostelnetwork.com/alajuela_backpackers.php), que fica tipo 3min de distancia do aeroporto e tem shuttle de graça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Muito Obrigado pelas Dicas!!! Estou indo para Cuba em Agosto deste ano. Escolhi visitar: Havana, Trinidad e Playa Ancon, Santa Clara e Varadero. Depois vou para o Panamá.

 

Consegui resevar casas para todos os dias e lugares em cuba pela net. E no Panamá um Hostel chamado "Los Mostros". Já comprei pela net tb os onibus da Viazul, de uma cidade para a outra!

 

Bjos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...