Cuba - Perguntas e Respostas

Caribe: Troca de informações sobre destinos no Caribe
L F Rachadel

18 Out 2012, 01:22  

c-bello
como disse o colega aqui de cima, Viñales talvez não seja um bom destino em vista dos problemas com sua mãe. É uma área rural lindíssima, excelente para descansar, mas os passeios em sua maioria são de turismo ecológico e radical (cavernas, lagoas subterrâneas, passeio a cavalo, etc..). Havana vale ficar umas 3 noites, no mínimo, pq é lindíssima e há muita coisa para ver e fazer (veja os posts neste tópico). Sugiro que escolha um dos destinos entre Varadero e Cayo Largo, afinal ambas são praias (um balneário e uma ilha) e o fim será o mesmo. Achei Cayo Largo muuito mais lindo que Varadero, porém, mais caro também - tem que pegar um vôo de 40min para ir e há somente resorts na ilha -. Os passeios de barco são espetaculares! Trinidad é um destino que também recomendo, uma bela cidade colonia, porém fica a umas 6h de viagem desde Havana.
Se for alugar um carro, vale mais procurar em Havana, dá pra conseguir preços bem melhores que pela internet.
Os ônibus turísticos da Viazul são muito bons e há para diversos destinos.

Dê uma olhada nestes sites para mais informações e hotéis:
http://www.cuba-individual.com/s_index.htm
http://www.viazul.com/
http://www.tripadvisor.com.br/Hotels-g1 ... otels.html

joaohernani

19 Out 2012, 00:29  

E aí galera, tudo bem?
Antes de mais nada gostaria de agradecer vocês pelas informações, boa parte da minha viagem (pra não dizer toda) foi planificada aqui.

Estou saindo do Equador, onde moro atualmente, e vou a Cuba com minha namorada.
Fico 8 dias na ilha, do sábado 27 de outubro ao domingo 4 de novembro. Já tenho hospedagem em Habana, indicada por um amigo equatoriano que morou lá por 3 meses.

A minha ideia é a seguinte, e gostaria de receber os seus comentários a respeito:

Fico o sábado e domingo em Habana, para conhecer um pouco da cidade, etc.
Na segunda-feira alugo um carro, e vou a Varadero (e/ou Santa Maria). Passo o dia na praia e durmo em Santa Clara.
Terça-feira passeamos por Santa Clara (coisa rápida, já que todo mundo fala que não tem nada demais) e vamos a Trinidad. Dormimos ai.
Quarta-feira passeamos por Trinidad e lugares próximos e dormimos outra noite ai.
Quinta-feira vamos a Cienfuegos, passamos o dia na cidade, e chegamos a Habana pela noite.
Sexta-feira: vamos a Viñales cedo, e voltamos a Habana a tarde e devolvemos o carro.
Sábado: Habana
Domingo: triste volta a casa bem cedinho

Tenho as seguintes dúvidas:

1- Os museus/monumentos/lugares históricos estão abertos aos fins de semana em La Habana? Quais são realmente imperdíveis?
2- Como é a condição e a sinalização das estradas em Cuba? A ideia é sempre dar carona pros cubanos, até mesmo pra conhecer gente, receber dicas e evitar me perder, mas também não quero correr o risco de ficar perdido no meio do nada em Cuba hehe
3- Quais as companhias de aluguel de carro em Cuba mais confiáveis? Li em algum lugar que os preços são tabelados, mas não encontrei onde confirmar essa informação, e agora estou na dúvida se isso procede ou é uma loucura da minha cabeça. Além disso, gostaria de realizar o pagamento do aluguel pela internet, porque mesmo sabendo que sai um pouco mais caro não estou com o meu cartão de crédito aqui no Equador (só tenho os números).
3- Vale a pena ter um carro pra ir a Viñales, ou em bus dá pra conhecer tudo sem problemas?
4- Caso não seja possível alugar um carro, como vocês recomendam a minha locomoção? Andei pesquisando no site da Viazul, e os horários de saída dos ônibus são péssimos, todos durante o dia...pra mim que tenho muito pouco tempo acho que não vale a pena, ainda mais porque quero muito conhecer Trinidad. Caso não alugue o carro abriria mão de conhecer Santa Clara e Cienfuegos, mas se vocês puderem me indicar meios de transporte que me possibilitem fazer o roteiro completo descrito acima sem perder muito tempo, seria perfeito. O que não quero é passar os dias dentro de ônibus, mas não tenho nenhum problema em viajar pela noite.

Bom, esse roteiro é apenas uma ideia, claro que sabemos que estando lá a coisa muda, somos muito flexíveis quanto a mudanças de planos.
Fico a espera dos comentários, dicas e sugestões de vocês.

Um abraço,
João

Tiago Prata

30 Out 2012, 20:52  

Amigos, será que alguem pode me ajudar?
Estou planejando viajar com a minha mulher para Cuba em Fevereiro, depois do carnaval.
A idéia é ficar entre 10 e 15 dias.
Quero ir, principalmente, para Havana, Cayo Largo e Trinidad. Pelo que li, dá para ficar em Trinidad uns dias e, de lá, conhecer outros lugares como Santa Clara, certo? O transporte entre esses dois locais é tranquilo?
Quantos dias em cada lugar é o minimo para se conhecer bem?

Outra coisa, vi que o voo de Havana para Cayo Largo, ida e volta, sai por cerca de 250 euros, é isso mesmo? Tô achando caro demais.

Cayo Largo, pelo que vi, não tem outra saída senão ficar em bons resorts com tudo incluso. Estou tentado a ficar num chamado Villa Lindamar, mas não consigo achar um site para ver direito os preços e como reservar. Alguem conhece??

E quem tem dicas de boas casas de cubanos para ficar em Havana e, principalmente, em Trinidad??

Muito obrigado

Pedrada
Membro de Honra
Membro de Honra
Localização: mundo afora, Brasil adentro e América Latina adelante
Contato:

31 Out 2012, 09:13  

eai joaohernani !!
infelizmente não consegui responder antes de vcs irem..... realizem um ótima viagem !!

olá Tiago,
sobre as dicas de casas em havana, confira em nosso relato
de trinidad para santa clara são umas três ou quatro horas, então, dependendo dos horários dos transportes, talvez seja melhor passar a noite lá.
como só vai gringo para esses cayos, eles cobram caro mesmo, pra entrar nesse esquema talvez o melhor seja fechar um pacote........
agora, pra ficar só na praia e procura algo um pouco alternativo aos resorts, p.ex., tem o "residencial cayo las brujas" e em algumas outras lindas praias tb tem casas de cubanos pra ficar
boas viagens !!

bdurante
Contato:

13 Nov 2012, 13:17  

Pessoal, alguém fez Cuba e México no mesmo roteiro de viagem?
Eu vou fazer México e Belize, mas queria passar 1 semana em havana. No início ou final;

Alguém fez isso? Abraços!
Para viajar basta existir

eriva_br
Contato:

13 Nov 2012, 13:43  

bdurante escreveu:Pessoal, alguém fez Cuba e México no mesmo roteiro de viagem?
Eu vou fazer México e Belize, mas queria passar 1 semana em havana. No início ou final;

Alguém fez isso? Abraços!

fiz multicidade com a copa airlines, na epóca o preço estava legal, o chato é que o avião sempre passa na cidade do panamá, imagima fizemos Havana-Cancun com escala no Panamá..rsss, mas quando estava em Playa del Carmen vi que algumas agência vendem pacotes Cancun-Havana num preço legal, mas não lembro, tenta ver isso.

a vantagem da copa é que fomos pra San-blas e a escala não aumentou nada.

_Paulera_
Membro de Honra
Membro de Honra

13 Nov 2012, 13:45  

Bdurante,

Cuba e México é uma boa combinação.
Muita gente faz isso, dependendo da época você encontra passagens a partir de US$250,00 para o trecho Cancun - havana (ida e volta).

bdurante
Contato:

13 Nov 2012, 13:52  

Obrigado pessoal!
Eu queria fazer cancun-havana direto. Já basta entrar e sair via panamá, rs.

Mas acho essa combinação tão boa que vale tentar!
Para viajar basta existir

Gabriel Cabral

28 Nov 2012, 22:06  

Gente!estou indo em janeiro para cuba,queria saber onde eu encontro um site confiavel para pesquisar as casas de familia para hospedagem!!!

Pedrada
Membro de Honra
Membro de Honra
Localização: mundo afora, Brasil adentro e América Latina adelante
Contato:

29 Nov 2012, 08:34  

olá Gabriel Cabral,
fizemos algumas reservas nas casas particulares por meio da agência Cuba Accommodation. No site é possível ver fotos e descrições de casas em várias cidades de Cuba. Nosso contato era Alain Tamaio, sempre muito solícito: enviou voucher com as datas, valores, endereços e telefones das casas, e nos ajudou com outras dicas – http://www.cubaccommodation.com. E-mail do Alain: [email protected] mas os proprietários preferem que as reservas sejam feitas diretamente com eles, quando isso é possivel...
E no http://www.tripadvisor.com.br também tem fotos e comentários sobre as casas particulares em Cuba.
em nosso relato tem as avaliações sobre as casas em que ficamos e a que tentamos ficar..... não que isso seja o mais confiável heheehe

•   Informação