Ir para conteúdo

Curaçao & Bonaire


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Esta viagem foi minha Lua de Mel. De 19 a 27 de outubro em Curaçao e daí a 3 de novembro em Bonaire.

 

Primeiro lugar, não vou entrar em detalhes sobre hotéis. Fomos em Lua de Mel e ficamos em resorts que não são nada "Mochileiros". Era aquela coisa turistona, pra relaxar e acho que esse tipo de viagem merece. Detalhes por MP, sem problemas.

 

Pra chegar lá, pegamos milhas da Gol até Caracas e voamos DAE até Curaçao. Tivemos problemas em Caracas, mais detalhes estão aqui: http://www.mochileiros.com/fazendo-escala-em-caracas-para-o-caribe-t38669.html.

 

Moeda: em ambas as ilhas, qualquer lugar aceita dólares e florins (ou guilders - abreviação Naf.) indistintamente. Mas, loja não é banco e o câmbio não é o melhor. Sempre que possível, saque dinheiro (o banco MCB tem caixas automáticos mais rápidos que qualquer Banco 24h) em florins e use a moeda local. Um pouco aqui, um pouco ali, economiza-se. O que facilita é o câmbio: US$ 1,00 = Naf. 1,75, ou seja, igual ao nosso real.

 

Tempo: Sol todo o tempo e temperatura na faica dos 30oC a 37oC durante o dia, caindo um pouco à noite. Curaçao ventava muito, mas Bonaire nem tanto. Se bem que Bonaire costuma ventar mais, era a época do ano. Chuvas eram raras e normalmente só aquele temporal rápido.

 

Língua: são duas línguas oficiais, o holandês e o papiamento. Essa é uma mistura de espenhol, português, inglês, holandês, dialetos africanos e tudo mais. Como tem muito de português (primeiros colonizadores dessas ilhas) e espanhol, dá pra entender razoavelmente o que está escrito. Mas, nas ruas é praticamente impossível entender alguma coisa do que o povo diz. Só em rádios e noticiários da TV que dava pra entender uma coisa ou outra, pela fala mais pausada. Anyway, com espanhol e inglês, você se vira muitíssimo bem, pois praticamente todo mundo lá fala um pouco que seja. Minha impressão é que em Curaçao o espanhol fuciona melhor. Em Bonaire, o inglês.

 

 

Enfim, uma vez em CURAÇAO, o que temos pra fazer lá:

 

- Punda & Otrobanda: não ria, são as duas partes da capital Willemstad. São ligadas por uma ponte para pedestres flutuante, que abre conforme aparece um barco (ou um transatlântico) para passar. Dos dois lados, a vista para o canal é cheia de barzinhos; caros, mas vale uma cervejinha pelo menos. A fachada das duas partes (especialmente Punda) é tão emblemática que está gravada nas placas dos carros. Não é grande, mas dá pra bons passeios olhando vitrines e arquitetura. Em Otrobanda, vá pra região do Hotel Renaissance, onde há ótimos bares e aquelas lojas que só podemos ver vitrines.

 

20091124172915.jpg

Punda By Night

 

- Compras: apesar de porto livre são poucas coisas que valem à pena comprar. Perfumes e cosméticos tem preços iguais ao Free Shop, embora com bem mais variedade. Óculos escuros, jóias e cristais valem, pelo menos os dois últimos falo de ouvir dizer ( :lol: ). Óculos valem mesmo: é Ray Ban a preço de Chilli Beans. Eletrônicos até não são tão ruins, comparados ao Brasil, mas loooonge de ser uma Miami. Vale pesquisar na Internet. Camisetas e etc podem ser interessantes em lojas mais distantes do centrão.

 

- Cerveja: é difícil tomar aquela gelaaaaada. Ela são vendidas, digamos, frias. Mas, tem um bar chamado Copacabana Café (sim, é de um brazuca), na paralela do canal, indo por algo como uma Trompstrasse. Não apenas gelada, mas se paga R$ 7,50 por uma belga Duvel. Quem conhece sabe a pechincha que é, aqui não sai por menos de R$ 20 no mercado. Além disso, um rango por um preço bem honesto pra um centrão de cidade turística (mais barato, só junk food como McDonald's, KFC e Pizza Hut). Afinal, nem o Hot Dog do Ortega é barato (R$ 4,00). Se der sorte (ou azar) você pega um show de samba ou capoeira no local.

 

- Mercados. Na boa, o Floating Market pode ser uma curiosidade pra europeus, mas pra mim era uma feira, onde a única diferença é que os feirantes não chegavam em Kombis, mas em barcos vindos da Venezuela. E nem tinha pastel. O mercado novo é bem popular, mas vale a curiosidade.

 

- Praias: a maioria se paga não apenas pra entrar (coisa na faixa de R$ 5 por cabeça), como também pra pegar uma espreguiçadeira. As mais bonitas que vimos foram no norte da ilha: Cas Abao, Daaibooibaai e Port Mari. Muito lindas e ótimos snorkels, apesar de um pouco pedregosas. No sul da ilha não tem nada que preste, exceto as praias dos resorts. Jan Thiel é muito popular, mas só vale pra estudo sociológico: um grande deck de areia lotado de espreguiçadeiras e camas com coberturas (você leu direito) e até baldes de gelo com champagne. A entrada na água é com degraus e corrimão. Absolutamente surreal. Uma que não está no mapa é Director's Bay, seguido a estradinha que sai do Tug Boat.

 

20091124173104.jpg

Mergulhadores em Cas Abao

 

20091124173130.jpg

Daaibooibaai. A praia é bem mais bonita que o nome.

 

20091124174043.jpg

Jan Thiel. Isso lá é praia?

 

- Por outro lado, bebidas e comidas não costumam ser o absurdo que se espera de uma praia remota no meio do nada. Por R$ 10 a R$ 12 dá pra bater um cheese burguer com cerveja em Cas Abao (creia: frutos do mar são raridades). Em Daaibooibaai, uma salada de caranguejo com chá gelado são meros R$ 6.

 

- Nunca pegue um táxi. É um assalto a mão armada. Pra ir pro sul, tem bastante ônibus (R$ 2,10), mas pro norte são raros. Curioso é que ônibus e táxis são iguais: tudo vans. A diferença está na placa, onde um tem as letras TX e o outro tem BUS. Em todo caso, alugar um carro é boa pedida. Pra dar uma idéia, uma corrida do aeroporto pro centro (15 min) sai US$ 30. Alugar um carrinho coreano safado, com seguro e tudo, dá uns US$ 50.

 

- Voos: pode ser uma boa deixar pra comprar a perna CUR-BON lá mesmo. A EasyAir era fácil o menor preço (US$ 75, ida e volta), mas não tinha mais vagas, afinal eram aviõezinhos de 9 lugares. As outras ficavam na faixa de US$ 90 (ida e volta). Daí, recomendo a DAE e a Insel que operam aviões maiorzinhos, na faixa de 50 passageiros.

 

- Mergulho: recomendo fortemente ir ao Dive Bus (http://www.the-dive-bus.com) que fica no sul, perto do Breezes. Não só são simpaticíssimos, mas tive uma crise de sinusite no meio do mergulho, com sangramento nasal e fui bem socorrido pelo dive master (Mark, um inglês-japonês). Deram milhões de dicas sobre mergulhos e entre elas destaco (mesmo sem ter podido ir): Superior Producer, Mushroom Forest, Car Pile, Port Mari e Tug Boat. Aproveite pra comer um camarão no alho no bar ao lado, que sai uns R$ 20 por uma porção bem servida. Só tenha paciência com o garçom surdo-mudo, uma figuraça!

 

- Seacquarium: programa bem bacaninha para 3 ou 4 horas. Veja o treinamento e o show dos golfinhos, alimente tubarões, pegue tartarugas e estrelas do mar, veja flamingos e esse tipo de coisas. Sai uns US$ 15 a entrada.

 

20091124173509.JPG

Um show de golfinhos é um show de golfinhos, mas com essa paisagem...

 

Se sua intenção for apenas visitar, 4 a 5 dias tá de bom tamanho. Se quiser dar uma bundada em algum resort ou praias, acrescente uns 2 a 3 dias de ócio.

 

 

Chegando a BONAIRE:

 

- A base da ilha é o mergulho, mas não é tudo. Sobre mergulho na ilha, veja esse tópico: http://www.mochileiros.com/mergulho-em-bonaire-t38670.html. Pra quem não mergulha, mas curte um snorkel, tem muitos pontos ótimos.

 

- Para ir à praia, Bonaire não é o melhor lugar. A grande maioria das praias não tem areia, são estreitas faixas de pedras e corais mortos. Em algumas como Windsock, Andrea I e 1000 Steps tem um pouco de areia, além de Lac Bay. Dentro do parque Washington Slagbaai tem uma melhor que é Boka Slagbaai, inclusive com uma bela construção histórica e lugar pra um piquenique.

 

20091124174934.jpg

No sul, quase tudo é de pedras com corais mortos.

 

- Parque Nacional Washington Slagbaai: ao norte da ilha, entrada próxima a Rincón (um povoado) e custa US$ 10 por pessoa. Só se anda de carro e é interessante. Muitas parte parecem "terra de Marlboro" com muitos cactus e vegetação árida. Também dá pra ver formações interessantes como Seru Grandi (falésia que era fundo de mar), Seru Ventana e várias lagoas com flamingos a postos. Temos as Bokas, entradas de mar onde a água bate bem forte e dá ótimas vistas. A Boka Slagbaai é exceção e tranquila, conforme dito acima.

 

20091124175057.jpg

Venha para onde está o sabor...

 

- Lac Bay: uma lagoa lindíssima ao sul da ilha cercada de recifes e com águas tranquilas. Ótimos barzinhos pra tomar uma cerveja, ouvir um reggae e ver os windsurfistas. Dando a volta na lagoa, muitos flamingos.

 

20091124175221.jpg

Lac Bay. Repare lá atrás, a faixa azul escura é o mar batendo nos recifes que formam Lac Bay.

 

- Kralendjik: capital, pequena mas muito bonitinha, com construções em estilo holandês. Bares e restaurantes na baira do mar. Procure só se informar quando há cruzeiros na cidade. Nesses dias, o centro fica quase insuportável.

 

20091124180024.jpg

Centro de Kralendijk: lembrando que você está num pedaço da Holanda

 

- Slave Huts: tem as White e as Red (na verdade, laranjas) Slaves. Cabaninhas minúsculas onde os escravos ficavam alojados para o trabalho na extração de sal. Ficavam o mês inteiro amontoados lá, quando podiam voltar a Rincón (do outro lado da ilha, 7h andando). Quatro obeliscos ao longo da estrada marcam os antigos portos de embarque de sal: além do branco e do laranja, onde tem as cabaninhas, há o vermelho e o azul.

 

20091124175259.jpg

White Slave Huts. Acho que nem a linda vista compensava o trabalho árduo nas salinas.

 

- Compras: o que vale a pena mesmo são equipamentos de mergulho. Não é Miami, mas preços para equipamentos simples (nadadeiras, máscaras e toda sorte de tranqueiras como ganchinhos, tiras de máscara, dry bags, etc) é ótimo. Coisas mais sofisticadas como coletes, reguladores e computadores são bem mais baratos que aqui, mas nada de excepcional (pouquíssima variedade, inclusive), a não ser que dê uma sorte, como minha mulher. Comprou um computador (Suunto D6) quase a preço de Miami, uns US$ 200 a menos que as outras lojas ( e menos da metade do preço Brasil) no Bruce Bowker's Carib Inn. Fora essa loja, o Dive Friends Outlet, no centro, também era ótima pedida. Tirando isso, a única coisa que vi a ótimos preços foram vinhos; ótima pedida pra consumo nos próprios hotéis.

 

Para mergulhar, 7 a 8 dias, dá pra curtir o fundo do mar e a superfície. Sem mergulho, 2 a 3 dias bastam.

 

20091124175428.jpg

A linda estrada para o sul da ilha: Mar de um lado e salinas do outro. Lá na frente, o famoso Salt Pier.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Respostas 29
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Parabens pela viagem e pelo relato bem esmiuçado.

 

Eu estive por lá em julho de 2009, mas faltou bonaire...., ainda volto pra lá pra tirar a minha carteira de mergulho!

 

Tem idéia de quanto está custando um curso por lá?

 

Se você fosse de novo ficaria só por curaçao para o mergulho ou iria de novo para bonaire?, pergunto se acha que realmente boneire vale a pena?, o que tem de diferente de curaçao?, pq as praias de curaçao tbm tem aqueles corais, a água tbm é igual, etc...

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Guerra, deixar pra tirar certificação lá, eu acho bobagem. Se você pretende seguir mergulhando, tire por aqui mesmo e ganhe um pouco de experiência, pois o legal em Bonaire é mergulhar sem Dive Master, só você e seu dupla. Fora que você não perde tempo de viagem e mergulho fazendo aula e os exercícios necessários para certificação. Ir pra Bonaire totalmente cru em mergulho é um baita desperdício, no meu ponto de vista.

 

Agora, se pretende apenas mergulhar pra ver como é lá, faça um ou dois mergulhos Discovery. Nesse caso, você recebe um briefing apenas e mergulha com o Dive Master do teu lado, só com você. É mais caro que o mergulho normal, mas vale a pena pra quem não pretender ser mergulhador mesmo, pois não precisa de curso (sai mais em conta, portanto).

 

O diferente em termos de mergulho das duas é principalmente o esquema. Leia o relato de Mergulho em Bonaire na minha assinatura. É uma ilha toda voltada pra isso, ao passo que Curaçao, além de ter menos pontos, é mais no estilo convencional: fecha com dive center, vai de barco (quase sempre) e daí em diante. A geografia submarina de Boanire também é diferente, com mais paredões de corais. Agora, uma não exclui a outra, de jeito nenhum. Se fosse só pra mergulho, iria só pra Bonaire, sem pensar meia vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Estou pensando em ir para los Roques em maio, mas teria uns 5 dias sobrando que estou pensando em Bonaire e/ou Curação.

Sou mergulhador e pretendo fazer uns mergulhos em Los Roques. Qto a Bonaire ou Curaçao gostaria de conhecer o local e se possível fazer um um dia de mergulho em cada lugar. Agora uma dúvida: qto aos võos. esses voos não são pressurizados né, são normalmente em tecotecos oui estou errado. Pq ai rola o lançe de mergulhar e ter que ficar 24hs sem pegar pressurização.

Acha que dá para chegar em Curaçao a noite, fazer um dia de mergulho outro de turismo, oegar um võo para Bonaire e fazer o mesmo, um dia de mergulho e outro de turismo ? dai voltar para Venezuela e ir para Los Roques.

Pelo que vi é tudo muito perto, uns 40min de vôo mais ou menos cada trecho.

outra coisa, iria sozinho, como arrumaria uma dupla por lá, é facil ? principalmente em Bonaire onde a galera vai mais por conta própria.

tem valores dos mergulhos ?

desde já agradeço,

abç,

Fernando - Rio de Janeiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Fernando.

 

Sobre os voos, depende. Os aviões da DAE e da Insel não são teco-tecos. São aviões de 50 lugares, pressurizados. Entre Curaçao e Bonaire são 15-20min de voo e Curaça-Caracas, uns 30-40min.

 

Estando sozinho, tenho dúvidas se o pessoal do dive center vai te alugar os cilindros pra sair sozinho. Pode ser que você consiga arrumar alguém no hotel ou no dive center, mas depende não só da sua lábia, mas de um pouco de sorte. Por exemplo, em Bonaire, encontramos um casal gaúcho no hotel e o cara estava saindo só embarcado com o dive center, pois a mulher não mergulhava. Até oferecemos pra sair conosco, mas eles estavam de partida. Em Curaçao, vai ser difícil esse esquema, pois a maioria mergulha embarcado com dive master.

 

Sobre as 24h, se você tiver mergulhando com um computador (dá pra alugar lá), como vai fazer poucos mergulhos, essas 24h podem ser abreviadas. Mas, não aconselho diminuir esse prazo sem a segurança de um computador de mergulho, afinal, esse prazo depende do nitrogênio residual, que varia com a quantidade de mergulhos, tempo de fundo e profundidade. Nitrox também ajuda.

 

Agora, até pelo fato de você mergulhar, minha modesta opinião é que opte por uma das duas ilhas, apenas. Cinco dias pras duas, não dá pra conhecer muito. Aí, vale o que escrevi nesse relato: se mergulho for prioridade, Bonaire. Um dia de mergulho lá só vai de deixar com água na boca por mais. Se quiser passear e encaixar uns mergulhinhos, apenas, Curaçao.

 

Com relação aos preços, dê uma olhada no relato de Mergulho em Bonaire, na minha assinatura. Para preços em Curaçao, dá uma olhada aqui: http://www.the-dive-bus.com.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

André,

 

Quero ir pro Caribe em Abril, tenho 7 dias e estou hiper na dúvida entre Curacao e Los Roques. Como vou sozinha estou achando que 7 dias em Los Roques é mto, pois lá é pequeno e as praias desertas... queria praias um pouco mais badaladas, com bares e lugares bacanas pra curtir alguma noitada tb... por isso estou começando a pesquisar sobre Curacao para ver se realmente mudo meu destino ou não... ou mais, será que dá pra visitar as duas ilhas em 7 dias? Se bobear ainda consigo mais uns 2, não tenho certeza.

É tranquilo ir pra Curacao e não alugar carro? Eu mal dirijo aqui, não será boa idéia alugar carro por lá...

Vc sabe se lá tem albergue? Rola pessoas assim que nem eu, viajando sozinha ou em pequenos grupos? To achando Los Roques mta coisa de casal... rs

Enfim, sei que vc foi em Lua de Mel, mas se fosse aconselhar uma amiga solteira, qual seria a melhor opção?

 

ai ai.. não aguento mais pensar nessa viajem, tenho que decidir isso o mais rápido possível para poder pegar a passagem da TAM.

 

Obrigada,

Charlene

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Charlene,

 

sobre a questão do carro em Curaçao, complica bem pra você ir para o norte da ilha, onde estão as praias mais legais. Os ônibus vão pela estrada que passa longe das praias, onde precisa pegar umas estradinhas secundárias que vão para as praias e eu não vi tráfego de ônibus nelas. E táxi é bem caro na ilha. Pro sul da ilha, você se movimenta bem de bumba, mas as praias já não valem tanto a pena. Outra coisa, apesar de mais movimentadas, as praias de Curaçao não são exatamente badaladas, pelo menos a maior parte.

 

Não sei se há albergues na ilha, mas dá uma olhada nesse tópico, que tem umas dicas de hopedagem baratas: http://www.mochileiros.com/curacao-perguntas-e-respostas-t27414.html

 

Se você conseguir esses 2 dias a mais, aí pode valer a pena fazer as duas ilhas. Seriam 4 dias em médiua em cada, o que dá pra fazer, embora meio corrido na minha opinião. Agora, com 7 dias, contando deslocamentos, e tal, fazer duas ilhas é bem corrido. Acaba não conhecendo nada direito.

 

Pelo que você pretende, talvez Los Roques seja até melhor, pois deve ser mais fácild e conhecer outras pessoas, mas não conheço pra falar. Visita o tópico sobre lá e vê: http://www.mochileiros.com/los-roques-perguntas-e-respostas-t23015.html

 

Abs,

 

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Cara, me diga uma coisa..estou fazendo curso de mergulho com minha namorada, para irmos ao caribe mergulhar ano que vem, existe alguma particularidade para mergulhar lá ou é tranquilo? Outra coisa, Aruba, qual sua opinião? Seja pra mergulho, passeio, caro ou não, pq não curti mto Curaçao lendo e vendo fotos, achei que Aruba e Bonaire seria uma boa, mas nao sei, Bonaire nao pode faltar, isso eu sei =D

 

Vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Cara, me diga uma coisa..estou fazendo curso de mergulho com minha namorada, para irmos ao caribe mergulhar ano que vem, existe alguma particularidade para mergulhar lá ou é tranquilo? Outra coisa, Aruba, qual sua opinião? Seja pra mergulho, passeio, caro ou não, pq não curti mto Curaçao lendo e vendo fotos, achei que Aruba e Bonaire seria uma boa, mas nao sei, Bonaire nao pode faltar, isso eu sei =D

 

Vlw

 

é tranquilo. Sugiro seguirem mergulhando um pouco mais por aqui e pegar um pouco mais de experiência, para poderem mergulhar em Bonaire com mais confiança, sem dive master. Mas é sossegado, pouca correnteza, saída de praia e fácil localização.

 

Aruba eu não fui, justamente por achar que Curaçao seria mais legal pelo que tinha lido, mas dá uma olhada no Fórum do Caribe. É bem comum gente que foi nas duas, que podem te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

André,

Estou pretendendo fazer minha viagem de lua de mel pra Curação, e tenho lido muito ultimamente a respeito... Mas só quem já foi para poder esclarecer algumas coisas..

Quanto mais ou menos vc me aconcelharia a levar em dinheiro para uns 6 dias (naum pretendo mergulhar, soh para passeios, alugar carro, compras, refeições...) Hospedagem jah vou sair reservado...

Qual a maneira vc utilizou para conseguir milhagem pra duas pessoas até Caracas?

Existe o habito de se aceitar gorjeta no resort em Curação??

Quanto se gasta em refeiçoes no resort e fora do resort??

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...