Da Bolívia ao Peru - La Paz, Copacabana e Puno (Titicaca), Cusco e Lima - 14 dias

Relatos de Viagens por 2 ou mais países da América do Sul
Avatar
debasg
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 80
Registrado em: 02 Jul 2009, 10:08
Localização: RJ

01 Out 2010, 14:06  

Dia 01 – La Paz
Chegamos La Paz às 1h30 da manhã, depois de um vôo de 9h, com escala, mudança de aeroporto, tudo que vc tem direito. Sabe como é, isso economizou muitos dólares.
Reservamos o Hotel Rosário e combinamos o transfer do aeroporto por US$ 5,00 e estava lá conforme o combinado. O hotel é uma gracinha, super limpinho, com aquecedor satisfatório, depois que vc aprende a usar. Pagamos Bs 440 (divida por 4 para saber o preço em reais) para duas pessoas com ótimo café da manhã. Escolhemos um hotel 3 estrelas porque chegar direto em La Paz (3.800m), do nível do mar pode trazer surpresas por causa da altitude. Então, não achamos conforto, neste momento, dispensável.
Dormimos bem, nos acostumando com a altitude e acordamos tranqüilas, para passear na cidade. É importante dizer que a super hidratação é medida importante para a altitude, porque vc precisa de mais água para absorver oxigênio. La Paz é muito frio, alto e seco, então recomendo levar cibalena-A, uma analgésico especial para altitude que nos serviu bem, sorine infantil para umidecer as narinas e segunda pele de montanhismo. O que sentimos foi mais dor de cabeça e, pessoalmente, senti enjôo ao subir escadas e caminhar mais rápido, mas, pelo que dizem por aí, foi muuuito tranqüilo.
Passeamos de bobeira em La Paz. É uma capital super diferente, louca. Difícil descrever os detalhes. Reparar nas bolivianas típicas, ficar enjoada com a quantidade de frituras que vc encontra na rua, ficar espantado com os preços absurdamente baratos, tirar fotos dos ônibus e estilos diferentes faz parte das aventuras de La Paz que parece uma grande favela olhada de cima, mas muito tranqüila, tome apenas cuidado com os furtos, porque dizem que são freqüentes.
Adoramos o mercado das bruxas, próximo ao hotel, onde vc compra lindas roupas e acessórios de lã e outras coisinhas super diferentes e muito, mas muito baratas.
Encontramos uma feira cultural (http://www.lapaz.bo/culturas), onde convivemos com as pessoas de lá, shows típicos, dança, rock, tudo. Preciso comentar que as crianças são lindas e muito educadas, tratadas como adultos, participando do cotidiano das famílias. Experimentamos um chá de canela diferente por Bs 1,00 e nos divertimos, observando tudo.
Almoçamos o menu, comum na Bolívia: Bs 18,00 com direito a salada, sopa (incluindo um milho gigante que eu me apaixonei) e prato principal. Bem gostosinho, principalmente diante das opções da rua que só embrulham o estômago. Restaurante calmo e muito simples, principalmente se vc pensar que era um típico almoço de domingo da família boliviana de La Paz.
À noite, jantamos no hotel, o restaurante fica lotado, talvez haja poucas opções à noite na rua, não sei dizer. O restaurante é muito bom, refinado e, por causa da moeda tão desvalorizada, o preço sai muito atraente para brasileiros.

La Paz
Rua central de La Paz em um domingo, com seus ônibus diferentes e o style das bolivianas


La Paz
Moça dos sucos nas ruas de La Paz


Dia 02 – Chacaltaya e Valle de La Luna
Combinamos o passeio para ir ao Chacaltaya e ao Vale de La Luna com uma agência em La Paz (Bs 50,00 por pessoa). Não se preocupem com os passeios, existem diversas agências em toda a cidade.
Saímos 8h. A estrada para Chacaltaya é muito interessante, vc observa La Paz por cima e percebe como realmente parece uma favela.
O Chacaltaya é uma montanha que vc chega quase no topo de carro. A paisagem vai ficando árida, sem vegetação e animais ao ponto que vc sobe. O carro chega até o clube andino boliviano a 5.300m e depois há uma caminhada. Mas que desafio! Cada passo a mais de 5.000m é como se vc carregasse pedras, não tivesse pulmão e ficasse sem ar com míseros 2m caminhados. O Chacaltaya tem 2 cumes. Chegando ao primeiro, já me senti muito feliz e descansei. Do topo, vc pode observar a antiga pista de esqui mais alta do mundo, desativada há uns 10 anos pela diminuição da neve no local. Depois de descansar, tomei coragem e caminhei até o segundo cume, chegando a 5.480m de altitude, uma sensação inimaginável! Do topo, avistamos o Huayna Potosi (acima dos 6.000m), outros picos nevados, La Paz e, com o dia claro, o lago titicaca. Sensação incrível de conquista, com certeza um destaque da viagem!
Em seguida, fomos para o Valle de La Luna, um conjunto de rochas que se assemelham às crateras da lua. É uma caminhada tranqüila, um local diferente.
No caminho, pudemos perceber como La Paz apresenta uma incrível desigualdade social. As pessoas ou são muito pobres ou muito ricas e ficam totalmente separadas. O salário comum do boliviano de La Paz roda em torno de Bs 650,00, enquanto existem mansões gigantes e prática de golf com diárias caríssimas para uma minúscula parcela da sociedade.
À noite, jantamos no hotel: Lhama! Interessante, parece um boi mais suave.

Chacaltaya
Visual do cume do Chacaltaya, a 5.480m de altitude, com Huayna Potosi ao fundo


Valle de La Luna
Parte da natureza diferente do Valle de La Luna


continua...

Avatar
Thalita Figueiredo
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 407
Registrado em: 30 Nov 2009, 16:48
Localização: Rio Branco/AC
Contato:

04 Out 2010, 14:27  

Olá!!

Irei passar basicamente por onde vc passou na mesma quantidade de dias, só q não incluo Lima no meu roteiro... Estou gostando do seu relato e de mtos outros q servem de base para minha trip e espero q vc continue até meu embarque p/ La Paz dia 13/10...sr Iremos em um grupão, onde neste momento alguns já começaram a aventura!

Abraços e parabéns pelo relato!!
Conheça Rio Branco- Acre rio-branco-dicas-t40026.html
"Há outras coisas no caminho onde vou..."

Avatar
LeVimeney
Mensagens: 97
Registrado em: 14 Set 2010, 21:58
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

04 Out 2010, 16:16  

Só pelo início já gostei do relato, muito bem feito!
Agora tô esperando ansiosamente pelo resto :D
" Alice: O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?
O Gato: Isso depende muito de para onde você quer ir.
Alice: Não me importo muito para onde...
O Gato: Então não importa o caminho que você escolha. "


_______________
Relato "Bolívia e Peru - Cochabamba-La Paz-Copacabana-Cusco-Lima - jan/2011 - 16 dias
Relato "5-dias-no-rio-grande-do-norte-natal-maracajau-pipa-e-sao-miguel-do-gostoso"

Avatar
debasg
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 80
Registrado em: 02 Jul 2009, 10:08
Localização: RJ

04 Out 2010, 16:23  

Obrigada, meninas!
Vou continuar sim... fico feliz que estejam aproveitando!
Beijocas

Avatar
debasg
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 80
Registrado em: 02 Jul 2009, 10:08
Localização: RJ

05 Out 2010, 11:45  

Dia 03 – Copacabana, Isla del Sol e Puno
Contratamos o transporte com a empresa do Hotel Rosário para Copacabana, o ônibus coletivo para Copacabana da turisbus = Bs 64,00 por pessoa. O ônibus sai às 8h e chega às 11h30 em Copa. No caminho, passamos pelo estreito boliviano no Titicaca, no qual vc paga Bs 1,50 para atravessar e no qual você começa a ter noção da imensidão do lago, porque a parte mais estreita já é bem grande. Na parte menor do lago, na Bolívia, vc vê o outro lado, mas no Peru já não é possível de tão grande.
Chegando em Copa, tem um mirante muito bonito, onde vc vê a cidade toda, não sei se todas as empresas param, mas a turisbus para para lindas fotos.
Não nos hospedamos em Copa, porque decidimos ir direto para Puno à noite, por causa dos passeios no Titicaca do Peru. À tarde, visitamos a Isla del Sol, aproximadamente a 1h de barco de Copa.
O lago Titicaca é o mais alto lago navegável do mundo, com 3.800m de altitude, 8.500m quadrados e cuja parte mais profunda é de 276m.
A Isla del Sol é a maior ilha natural do lago Titicaca e é turística. Fizemos o passeio para a parte sul da ilha, mas é possível fazer o passeio completo, de 1 dia, que inclui uma caminhada da parte norte até a parte sul. Decidimos pelo passeio somente à tarde por causa dos passeios em Puno no dia seguinte.
É importante dizer que as ilhas cobram entrada, é barato, mas, se vc comprar um pacote com os passeios incluídos, pergunte se as entradas também estão, para não se surpreender em cada ilha do titicaca.
A parte sul da ilha é bem turística, mas muito bonita. Uma caminhada tranqüila até umas ruínas pré-incas, passando por alguns habitantes, lhamas, áreas utilizadas para a agricultura antigamente, entre outras coisas. Achei o mais lindo o visual das cordilheiras bolivianas, porque você observa o lago azul azul e as montanhas nevadas, uma maravilha.
Em direção à Puno, passamos pela imigração, muito trânsito, muita confusão, mas sem muita fila nos dois países. Incrível a diferença da Bolívia para o Peru. No primeiro, fui recebida com um “Brasillll, Rio de Janeiro!!!” e todo mundo fazendo festa. No segundo, eles verificam o papelzinho todo, preste atenção porque todo mundo teve de preencher de novo. Mas foi tranqüilo.
Em Puno, havíamos reservado o hotel Conde de Lemos (US$ 60,00 para duas pessoas com café da manhã) e estava tudo ok, um hotel muito gostoso, recomendamos. Dormimos depois do dia cansativo!

Copacabana
Copacabana, na Bolívia vista da estrada


Titicaca
Lago Titicaca visto da Isla del Sol com as montanhas nevadas bolivianas ao fundo
Editado pela última vez por debasg em 22 Nov 2010, 09:46, em um total de 1 vez.

Avatar
Marla*
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 270
Registrado em: 10 Set 2010, 20:20
Localização: São Paulo/ SP

06 Out 2010, 10:39  

oi!
bem bacana seu relato!
qd vc fez essa viagem? (para eu ter noção da atualidade dos preços, estou indo para Bolivia em janeiro ;-) )
Mochilão Bolivia 2011 [video] http://www.youtube.com/watch?v=lG-e7hzybrk&feature=youtu.be

CAMPANHA: Doe um mapa mundi para um mochileiro perdido (comparecer as aulas de geografia é fundamental para mochilar) ;-)

Avatar
debasg
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 80
Registrado em: 02 Jul 2009, 10:08
Localização: RJ

06 Out 2010, 10:53  

Marla Santos escreveu:oi!
bem bacana seu relato!
qd vc fez essa viagem? (para eu ter noção da atualidade dos preços, estou indo para Bolivia em janeiro ;-) )


Eu acabei de voltar! Minha viagem foi de 04 a 18 de setembro. Abraços!

Avatar
Marla*
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 270
Registrado em: 10 Set 2010, 20:20
Localização: São Paulo/ SP

06 Out 2010, 12:51  

ai que otimo! entao vou aproveitar para te perguntar um monte de coisas rsrsr

Pq vc nao foi ate o Salar?
Vc teria uma planilhinha com os seus gastos para me passar?
abs! e continue seu relato que está muito legal.
Mochilão Bolivia 2011 [video] http://www.youtube.com/watch?v=lG-e7hzybrk&feature=youtu.be

CAMPANHA: Doe um mapa mundi para um mochileiro perdido (comparecer as aulas de geografia é fundamental para mochilar) ;-)

Avatar
Dig Dig
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Set 2010, 13:10
Localização: Sao Sebastiao Sp

15 Out 2010, 15:02  

Muito legal o seu relato estou acompanhando passo a passo e ja estou ansioso pelo proximo relato

Avatar
debasg
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 80
Registrado em: 02 Jul 2009, 10:08
Localização: RJ

22 Nov 2010, 09:43  

Dia 04 – Islas Flotantes e Isla Amantani
Neste dia e no seguinte, contratamos o passeio das ilhas do Peru, 2 dias/1noite, passando pelas ilhas flutuantes Uros, dormindo na Amantani e, no dia seguinte, conhecendo a Ilha Taquile.
A empresa nos buscou às 8h no hotel e fomos de ônibus até o cais, onde pegamos a embarcação. Barco confortável, com guia divertido.
Rapidamente, chegamos nas ilhas flutuantes dos Uros, passando por partes cheias de tutora, planta utilizada na construção das ilhas flutuantes, dos barcos, casas, muitas coisas das ilhas flutuantes.
As ilhas de Uros são lindas! As que recebem turistas são super comerciais, claro, eles descobriram que podem ganhar a vida assim, mas não deixa de ser interessante por isso. Caso contrário, nunca as conheceríamos. Rs
As mulheres se vestem todas coloridas e eles ensinam como se contrói a ilha e permitem a visitação nas casinhas das famílias. Pagando à parte também (10 soles), você pode andar em um barco de totora.
Em seguida, fomos para a Isla Amantani (ilha natural), 3 horas de barco. Chegando lá, fomos recebidos pelas famílias, que dividiram o grupo para hospedagem. Ficamos com 3 espanhóis em uma família bem simples, que estava inclusive começando a receber hóspedes.
Primeiro, prepare-se: esqueça banho e “número 2”. O banheiro é super simples, não há água gelada e é do lado de fora da casa. A roupa de cama também é duvidosa, então leve uma toalha ou canga e, de resto, não há problema, porque vc dorme agasalhado de tanto frio.
Além disso, a comida é muito simples, que eles estão acostumados e isso que é o interessante: viver a vida deles um pouquinho. O almoço foi sopa de quinoa, queijo frito, 2 tipos de batata, legumes e arroz sem sal. Para beber, chá.
Após o almoço, o grupo foi reunido perto dos templos de pachatata e pachamama para explicações sobre o povo e, em seguida, caminhamos para os templos (subida) para ver o por do sol. Uma caminhada bastante exigente. Os templos se encontram a 4.100m de altitude. Vale a pena.
À noite, o jantar foi sopa de macarrão e depois arroz e batatas. Para beber, chá. As famílias emprestam roupas para quem quiser vestir à caráter e rola uma festa típica, com dança e fogueira. Bem divertido.
Noite fria em pleno Lago Titicaca.

Isla Uros
Peruanas típicas na Isla Uros, vendendo os produtos. Estrutura e casa feita de Totora.


Isla Amantani
Com nossa anfitriã na Isla Amantani


Dia 05 – Isla Amantani e Isla Taquile
Acordamos na Ilha, tomamos café (panqueca com geléia e chá) e fomos embarcar. Nos despedimos das famílias que nos acolheram com carinho e fomos para a Isla Taquile, próxima, também natural. Caminhamos por lá, muitas ovelhas passeando, fotos, etc. Também muito bonito.
Retornamos para Puno à tarde e, à noite, fomos a uma pizzaria na pedra, muito gostosa, pena que não lembro o nome. Puno é bem bonitinho, existem diversas opções para uma saidinha à noite.
Pacote = Almoço em Copacabana + Passeio na Isla Del Sol simples (1 tarde) + transporte Copacabana-Puno + passeio Isla Uros, Amantani e Taquile com almoço, jantar, café e pernoite na Amantani = US$ 125,00



  •   Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes