De Brasília ao Pico da Bandeira na Semana Santa

Pico da Bandeira na Semana Santa

O Pico da Bandeira fica localizado no Parque Nacional do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Há controvérsias sobre em qual estado de fato se localiza o pico. A cidade para explorar o parque é Alto Caparaó no estado de Minas Gerais, mas existe também uma entrada do parque no Espírito Santo.

Dentro do Parque estão localizados 3 dos 10 maiores picos do Brasil.

10 Maiores Picos do Brasil

Monte Roraima

Morro do Couto

Pedra do Sino

Ao pesquisar esses picos, encontrei algumas divergências entre as listas, mas a maioria das informações que encontrei listavam os picos nessa ordem.

Equipamentos:

Barraca HUMMER EIGER 4

Saco de dormir TRILHAS E RUMOS SUPER PLUMA GELO

Isolante Térmico Genérico

Mochila CURTLO 60 LITROS

Bota TIMBERLAND OUTDOOR PERFORMANCE GORE-TEX

Fleece Genérico

Anorak CONQUISTA CAVIAHUE

Gorro e luva daqueles bolivianos

Capa de chuva pra mochila DEUTER RAINCOVER 50-90L

Calça impermeável STEARNS

Comidas:

Café da Manhã: Granola e leite em pó

Almoço e Jantar: macarrão e sopa instantâneos

Lanches: Castanha, barrinha de cereal e bananas desidratadas

A ideia era sair de Brasília na quinta-feira a noite, chegar na porta, fazer toda a trilha até o Pico da Bandeira e Pico do Calçado, acampando 2 noites dentro do parque e voltar pra Brasília domingo a tarde. Tivemos que mudar um pouco o itinerário devido ao grande atraso do ônibus na ida. Pegamos um jipe na entrada do parque até o primeiro acampamento e não subimos até o pico do calçado por falta de tempo.

Relato:

Quinta-feira

Saída de Brasília de ônibus 8 da noite. A previsão de chegada era sexta-feira meio dia, porém, devido a inúmeros acidentes nas estradas mineiras, chegamos em Alto Caparaó apenas 6 da tarde de sexta-feira.

Sexta-feira

Chegada em Alto Caparaó ás 6 da tarde.

Já estava escuro e então pegamos um jipe na entrada do parque até o primeiro acampamento. Essa parte poderia ser feita a pé. São 6 quilometros, mas devido ao grande atraso, fomos de jipe mesmo. O primeiro acampamento é na TRONQUEIRA. Montamos as barracas, jantamos e como estávamos sedentos para andar, fomos conhecer a Cachoeira Bonita, mesmo que de noite.

A cachoeira fica uns 20 minutos do acampamento. A lua estava bonita iluminando a cachoeira.

Depois voltamos para o acampamento para descançar. Apesar de muito precisar, aboli o banho nessa primeira noite devido ao frio. No acampamento existe um banheiro com água fria, mas o banheiro é muito sujo e nojento.

Sábado

Acordamos bem cedo e fomos apreciar a vista do mirante do acampamento.

Tomamos café da manhã e voltamos a cachoeira bonita.

Tomamos um banho de cachoeira (já não estava me aguentando) e voltamos para desmontar o acampamento. Saímos do acampamento carregando tudo por volta de 10 horas da manhã. No caminho pode-se passar em um lugar chamado vale encantado e parar em algumas pequenas cachoeiras para beber água e tirar algumas fotos.

O caminho é bem sinalizado com placas e setas amarelas nas pedras. Chegamos ao próximo acampamento por volta das 13 horas. O local chama-se terreirão. Montamos o acampamento e almoçamos.

Resolvi tomar um banho descente. Tinha um banheiro menos nojento que o do acampamento anterior. Foi preciso muita coragem pra tomar banho. A água era fria de lascar, deu até dor de cabeça. Doeu mas era muito necessário esse banho. A tarde ficamos desbravando o local. Tem alguns mirantes e pode-se avistar o Pico do Cristal, que também é um dos maiores do Brasil. Vimos o pôr do sol em cima de uma pedra com uma visão fantástica.

Jantamos e fomos dormir cedo, afinal, sairíamos 2 da manhã para subir ao pico. Enquanto fazíamos o jantar, conversamos com algumas pessoas que haviam descido do pico e estavam chateadas pois a neblina era muito grande e não dava pra ver nada lá de cima.

Domingo

Dormindo dentro da barraca eu escutava a chuva que caía e ficava preocupado quanto a subida ao pico. Felizmente, quando saí da barraca as 2 da manhã, a chuva havia parado. Saímos por volta das 2 e meia da manhã e fomos no escuro. A trilha é de dificuldade média. Tinha muita lama e tinha que ficar com a lanterna procurando as marcas amarelas nas pedras para não errar o caminho. Chegamos no alto do Pico por volta das 5:30 da manhã e já tinha gente lá em cima. Para nossa sorte, o tempo foi abrindo. O céu foi ficando vermelho e o sol nascendo era um espetáculo.

Lá de cima dava pra avisar umas 5 cidades diferentes que eu não faço ideia quais sejam, além do Pico do Calçado e Pico do Cristal.

Ventava muito e fazia muito frio, mas o cenário era maravilhoso. É impressionante a velocidade que as nuvens se movem lá em cima.

Depois de curtir bastante o visual e comer algumas coisas, descemos até o acampamento.

Resolvemos não subir o Pico do Calçado como planejado, porque tínhamos que trabalhar segunda-feira pela manhã e estávamos preocupados com a estrada. Desmontamos o acampamento, pegamos as coisas e descemos até o último acampamento.

Tomamos mais um banho gelado para despedir e saímos do parque. Antes de regressar a Brasília, almoçamos no Restaurante da Pousada do Bezerra a deliciosa comida mineira.