Ir para conteúdo

Desapego, é o caminho pra felicidade?


Posts Recomendados

  • Membros

Bom, para que todos entendam o que quero dizer, irei contar um pouco da minha vida, antes de falar do assunto do tópico.

 

Tenho 23 anos recém completados, moro com meus pais e um irmão, tranquei o curso de direito quando estava cursando o 8º semestre, há exatos 1 ano. Hoje, por acaso do destino, eu trabalho em um escritório de desenvolvimento de design de interiores, e não penso em encerrar o curso de direito.

Trabalho 8 horas por dia, sem contar as extras, 5 dias por semana, e às vezes aos sábados. Não tenho férias coletivas, e quando pego minhas férias, eles querem dividir, geralmente em 20 dias corridos.

 

No estilo mochileiro eu já passei por Santa Catarina, Bahia, Litoral do Paraná, Curitiba e São Paulo, no exterior já estive na Argentina e no Uruguai, posso dizer que enquanto estive nesses lugares eu me senti uma pessoa feliz, quando eu pude deixar um pouco o cotidiano, pude sair da rotina, e esquecer um pouco da vida pré-definida que a sociedade nos impõe, eu me senti livre, me senti feliz, senti uma energia surreal e ao mesmo tempo inexplicável, entre outras palavras, eu me senti mais vivo do que nunca. Estar sozinho em lugares novos, e descobrir sozinho o que eles têm a oferecer, conhecer sua cultura, sua culinária, seu povo, isso me faz feliz, e em 23 anos isso é o que me fez mais feliz.

 

Cotidiano

 

Não me considero um cara feliz, estou sempre sorrindo, brincando, com alto astral, mas a verdade é que quando coloco a cabeça no travesseiro, falta alguma coisa que nunca consegui descobrir o que é. Tranquei a Facul com a idéia de voltar depois de 6 meses, se passaram 1 ano e não quero mais voltar. Por quê?

 

Desapego

 

Estava planejando uma viagem pra Bolívia, Peru e Chile, até criei um tópico no Roteiros de Viagem aqui do Site, porém, ainda não sei se isso seria o suficiente, trabalhar até fevereiro, pegar minhas férias de 20 dias ou por um milagre 30 dias, e depois voltar pra rotina, trabalhar mais 1 ano inteiro, em um território cheio de pessoas mal intencionadas, que só pensam em si próprias?

 

E agora, o que fazer?

 

Estou pensando seriamente em largar tudo, pedir demissão, vender meu carro e pé na estrada rumo a América do sul, viajar até acabar meu dinheiro, pedindo carona, trabalhar no caminho, acampar no quintal de pessoas solidárias e por ai vai...Aposto que muitas pessoas têm esse sonho, porém quantas têm coragem?

 

Eu me isolo do mundo praticamente em todos os finais de semana, freqüentando festivais de cultura alternativa pelo interior de SP, faço alguns trabalhos sociais com crianças, idosos e desabrigados, portanto me considero uma pessoa cabeça aberta.

 

O motivo de querer largar tudo por tempo indeterminado e sem destino certo, é uma idéia que cresce na minha cabeça a cada dia, pois não agüento mais viver nesse mundo hipócrita em que vivemos, as pessoas não se respeitam, só pensam em poder, status e dinheiro. Não vejo mais responsabilidade social, vejo apenas a responsabilidade individual, cada um só pensa em si próprio. Penso em provar pra mim mesmo que é possível viver de favores, amizades e novas culturas, penso que o ser humano ainda é racional o bastante pra ser solidário com o próximo, penso no tanto que posso me fortalecer e crescer como pessoa com essa experiência.

 

Enfim, quero esquecer de tudo e viver minha vida pelo tempo que eu conseguir, e até onde a grana deixar, quero praticar mesmo o desapego material e abrir minha consciência para o apego intelectual, que somente uma aventura dessas pode me mostrar, eu sonho com viagens em trilhas, mares, barcos, caronas, eu tenho certeza que a felicidade que eu tanto procuro, está perdida em algum lugar, e cabe a minha encontrar, e ter ao menos algum dia, uma noite de sono tranqüila, tendo a certeza que não me falta nada.

 

 

Então amigos, alguém compartilha dos mesmos sentimentos???

 

Viajar com 20 mil reais pela América do sul, até onde eu iria? Quanto tempo eu agüentaria?

 

Algum dia voltarei nesse tópico e contarei como foi??? Espero que sim...

 

 

Se você veio até aqui, obrigado pela atenção, garanto que foi muito bom compartilhar isso tudo, me sinto mais leve e assim agüento mais alguns dias, até quando? Deixa o destino dizer...

 

=)

Link para o comentário
  • Respostas 43
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Helderzito,

Realmente o q vc está sentindo, deve passar na cabeça de muitas pessoas. Eu mesma já passei e passo por isto, rs. Mas por experiencia, de tempo e de estrada, te digo que não é o radicalismo de nenhum lado q vai te trazer o q vc está buscando. ::mmm: O q quero dizer é que, largar tudo pode não te trazer o q vc busca no final. Pode sim no principio fazer vc se sentir bem. Mas depois pode te trazer o mesmo sentimento de "falta alguma coisa". O que eu percebi é que vc gosta de contribuir com mudanças sociais, talvez seja hora de vc largar este escritorio de design e procurar um trabalho, talvez voltado para o terceiro setor ou que seja da área de sustentabilidade que está crescendo muito. Isto é só o meu ponto de vista, nada mais, não vai sair largando tudo correndo ::putz::

De repente vc pode sair em viagem pela Am do Sul e encontrar o q vc procura, isto também pode acontecer.

Acho q talvez esteja na hora de vc reavaliar o que vc gosta de fazer e por em pratica, tanto profissional quanto pessoal. Eu recomendo vc ler muito a respeito de pessoas q mudaram seu estilo de vida por um ideal, aí quem sabe vc não encontre algo em q se espelhar? :)

Link para o comentário
  • Membros

Heka,

 

Não pretendo abrir mão de tudo, atualmente seria apenas do meu lar e do trabalho, sendo que já estou falando com os diretores na empresa, para realizarem a minha dispensa e pagarem todos meus direitos =)

 

Não sei quanto tempo pode durar essa trip, mas o intuito dela é justamente isso...Eu me encontrar, me fortalecer, e me entender como pessoa, quando eu voltar ao cotidiano espero realmente que já tenha a maioria das respostas, pra todas as minhas perguntas.

 

Por isso acho que não se trata de uma aventura tão radical assim, sabe? Quando eu voltar pretendo voltar aos estudos, encontrar algum trabalho diferente e que eu goste, e seguir na vida de ajuntar a grana e viajar depois ... Portanto, não penso em abandonar tudo e não pensar em voltar...minha volta é certa..porém quero largar tudo "temporariamente" pra eu poder me reciclar como pessoa, e quem sabe até me tornar uma melhor.

 

Bom não sei se é a coisa certa a se fazer, porém posso chegar no fim da minha vida..e ficar me perguntando como teria sido, o que teria mudado, o que teria acontecido...Prefiro ter essas respostas, do que passar a vida pensando.

 

Essa idéia está na minha cabeça há uns 2 anos...mas eu não estava pronto ainda, creio que seja o momento.

 

No mais, obrigado pela ajuda e atenção.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Essa inquietação acontece com muita gente por aqui. Inclusive já rendeu bastante conversa nesse tópico:

e-possivel-viver-mochileiro-t41089.html

Dá uma olhadinha lá que acho que vai te dar algumas idéias :wink:

Infelizmente o criador desse tópico nunca mais voltou pra contar sua experiência, se partiu, se deu certo...

Mas se você realmente decidir ir, conta pra gente ::otemo::

 

É meio arriscado querer dar algum conselho numa situação como essa. Mas pela impressão que você me passou parece que você tá num impulso um pouco Supertramp demais (não sei se leu o livro, viu o filme ou nem entendeu, qualquer coisa joga no google rsrsrs). O que eu quero dizer com isso é que me parece que você tá mais interessado em dar um jeito de fugir da sua vida como está do que em realmente aproveitar a vida de uma maneira alternativa. O problema disso é que aí você larga seu emprego cheio de expectativas achando que vai ser feliz pra sempre e nunca mais ter problema nenhum... Mas é claro que não é assim, e aí você vai fazer o que? Fugir pra onde dessa vez?

Mas é claro que eu posso estar completamente errada

Tem coisas na vida que a gente não pode pensar muito, senão não faz ::hahaha::

Link para o comentário
  • Colaboradores

Helderzito

 

ola irmao, acredito que devemos conversar ::cool:::'>

talvez eu possa "ajuda - lo" digamos assim, muitas pessoas de fato querem fazer isso, soh que nao eh coragem que falta pra essas pessoas, eh que simplesmente isso nao eh a vida delas !!!

 

contarei um pouco pra vc da minha experiencia de vida sem apego e sem familia ::cool:::'> mas como a samantha disse le o topico que ela mesmo recomendou, vera varios posts meu la, e de outros usuarios tbm.

cada pessoa na vida tem seu objetivo, eh que muitas pessoas querem simplesmente ver so um lado da historia e nao o outro tbm, sei que muitos me parabenizam pelo meu estilo de viver e pensar, mas nao suportariam muitas vezes viver o que vivo, pq nao eh a vida deles e sim a minha, do mesmo modo que pessoas qd ve minhas fotos querem estar la, mas nao kerem fazer a caminhada ate o determinado local, pk o destino final eh so um detalhe o que importa eh a caminhada toda ate se chegar onde desejas !!!

 

acredito que cada pessoa viaja por um objetivo na vida, aventura, amizade, paz, seja la qual for, eu tenho o meu tbm, no momento escrevo um livro sobre minha vida e em breve espero publica lo ::cool:::'>

 

esse lance de "largar" as "coisas" da vida, tbm depende de cada um, tem gente que fala que isso eh fuga e tal, bom ha 3 anos atras sai de casa e nunca mais voltei, ngm sabe de mim, sem contato sem nada, sai apenas com cerca de 2 cxs de papelao e 2 sacos de lixo com mnhs coisas e hj estou aqui, e sim sou feliz ::otemo:: sei que falando assim muitas pessoas vao me interpretar errado, mas como eu digo, eu tive meus motivos e das poucas pessoas que sabem o verdadeiro motivo pelo qual fiz isso, simplesmente se emocionam c/ a historia. mas isso eh uma outra conversa ! ah qd sai de casa e deixei o que muitos chamam de "essencial" eu nem era mochileiro, afinal nunca me considerei um e nem sabia o que era isso, sempr eusei o termo peregrino, depois de um bom tempo eh ke falaram ke eu era um mochileiro ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

 

se quiser conversar mais a respeito acredito que seria conveniente vc postar no topico indicado pela samantha, ou me mande MP que responderei com a maior satisfacao !!!

 

abcs irmao ::cool:::'>

Link para o comentário
  • Colaboradores

Cara vc só tem 23 anos a hora de fazer isso é agora.Vai fundo pega tua grana e mete a cara no mundo, passa o tempo q teu dinheiro permitir viajando, quando acabar vc tem a casa dos teus pais, vc volta amadurecido, com novas idéias, eu tinha um projeto parecido com o teu, sou func publico minha intençao era de juntar uma grana e depis pedir uma licença sem remuneração por um ano e cair no mundo, mas hoje tenho 8ma filha q amo muito e q precisa de mim por perto, então divido as férias e viajo muito, as vezes pago vários plantões e meto o pé na estrada. Mete a cara vc é jovem não vai perder nada além do emprego e com 20 mil vc passa um bom tempo viajando, já conheci muito europeu fazendo isso, o brasileiro é q meio covarde neste ponto, meu amigo deleta as opiniões de determinadas pessoas porra maluco vc tem 23 o q vc tem a perder? Nada vc só vai ganhar, depois vc arruma outro emprego ou volta para o antigo vai fundo e conta tua história, um dia vc vai ter muita coisa para contar para o teu filho, eu viajo muito e já tenho muito q contar para minha futura mochileira.

20110811205020.JPG

[

Link para o comentário
  • Membros
Essa inquietação acontece com muita gente por aqui. Inclusive já rendeu bastante conversa nesse tópico:

e-possivel-viver-mochileiro-t41089.html

Dá uma olhadinha lá que acho que vai te dar algumas idéias :wink:

Infelizmente o criador desse tópico nunca mais voltou pra contar sua experiência, se partiu, se deu certo...

Mas se você realmente decidir ir, conta pra gente ::otemo::

 

É meio arriscado querer dar algum conselho numa situação como essa. Mas pela impressão que você me passou parece que você tá num impulso um pouco Supertramp demais (não sei se leu o livro, viu o filme ou nem entendeu, qualquer coisa joga no google rsrsrs). O que eu quero dizer com isso é que me parece que você tá mais interessado em dar um jeito de fugir da sua vida como está do que em realmente aproveitar a vida de uma maneira alternativa. O problema disso é que aí você larga seu emprego cheio de expectativas achando que vai ser feliz pra sempre e nunca mais ter problema nenhum... Mas é claro que não é assim, e aí você vai fazer o que? Fugir pra onde dessa vez?

Mas é claro que eu posso estar completamente errada

Tem coisas na vida que a gente não pode pensar muito, senão não faz ::hahaha::

 

Samantha

 

Não tenho palavras pra agradecer tamanha atenção e preocupação...Obrigado de coração

 

Obrigado pela dica do tópico, já comecei a ler, e prometo ler ele inteiro e dar uma opinião sobre tudo o que ler lá.

 

Então meu impulso não é rebeldia pela minha vida, e nem a busca de uma vida alternativa. Estou em busca de momentos em paz comigo mesmo, momentos em que eu possa parar e pensar na minha vida e tudo o que faz parte dela.

 

Meu emprego é horrível, largar ele vai ser o de menos, até porque o salário não ajuda em nada hehe

 

Estou em busca de conhecimento, enriquecimento intelectual, novas horizontes, estou afim de fazer amizades e de voltar disso tudo pronto pra começar minha vida novamente... Posso sim correr o risco de voltar e ser a mesma coisa...porém do jeito que esta, certamente vai ser a mesma coisa.

 

Realmente, se eu continuar pensando muito nisso vou enlouquecer ::dãã2::ãã2::'> ::dãã2::ãã2::'>

 

Enfim..vou ler o tópico que me indicou com muita atenção...Obrigado

Link para o comentário
  • Membros
Helderzito

 

ola irmao, acredito que devemos conversar ::cool:::'>

talvez eu possa "ajuda - lo" digamos assim, muitas pessoas de fato querem fazer isso, soh que nao eh coragem que falta pra essas pessoas, eh que simplesmente isso nao eh a vida delas !!!

 

contarei um pouco pra vc da minha experiencia de vida sem apego e sem familia ::cool:::'> mas como a samantha disse le o topico que ela mesmo recomendou, vera varios posts meu la, e de outros usuarios tbm.

cada pessoa na vida tem seu objetivo, eh que muitas pessoas querem simplesmente ver so um lado da historia e nao o outro tbm, sei que muitos me parabenizam pelo meu estilo de viver e pensar, mas nao suportariam muitas vezes viver o que vivo, pq nao eh a vida deles e sim a minha, do mesmo modo que pessoas qd ve minhas fotos querem estar la, mas nao kerem fazer a caminhada ate o determinado local, pk o destino final eh so um detalhe o que importa eh a caminhada toda ate se chegar onde desejas !!!

 

acredito que cada pessoa viaja por um objetivo na vida, aventura, amizade, paz, seja la qual for, eu tenho o meu tbm, no momento escrevo um livro sobre minha vida e em breve espero publica lo ::cool:::'>

 

esse lance de "largar" as "coisas" da vida, tbm depende de cada um, tem gente que fala que isso eh fuga e tal, bom ha 3 anos atras sai de casa e nunca mais voltei, ngm sabe de mim, sem contato sem nada, sai apenas com cerca de 2 cxs de papelao e 2 sacos de lixo com mnhs coisas e hj estou aqui, e sim sou feliz ::otemo:: sei que falando assim muitas pessoas vao me interpretar errado, mas como eu digo, eu tive meus motivos e das poucas pessoas que sabem o verdadeiro motivo pelo qual fiz isso, simplesmente se emocionam c/ a historia. mas isso eh uma outra conversa ! ah qd sai de casa e deixei o que muitos chamam de "essencial" eu nem era mochileiro, afinal nunca me considerei um e nem sabia o que era isso, sempr eusei o termo peregrino, depois de um bom tempo eh ke falaram ke eu era um mochileiro ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

 

se quiser conversar mais a respeito acredito que seria conveniente vc postar no topico indicado pela samantha, ou me mande MP que responderei com a maior satisfacao !!!

 

abcs irmao ::cool:::'>

 

Boa noite irmão

 

Tenho certeza que seu conhecimento vai ser extremamente útil pra qualquer escolha que eu faça daqui pra frente, admiro muito quem literalmente da a cara a bater pro mundo, como você fez e se dá bem, como vc disse, tu é feliz cara, então é isso que importa, você fez a escolha certa.

 

Bom, não sei se tenho a sua coragem, de largar tudo da forma que fez, acredito que a pessoa precise ser extremamente forte pra isso, e não pretendo perder o contato com minha família, apesar de haverem atritos, não há nada que me faça pensar isso .

 

Minha ideia inicial é largar o emprego, pegar a grana, vender o carro, pegar a grana e seja lá o que os Deuses quiserem...Pretendo conhecer as principais cidades da bolivia, peru e chile...Quantos dias ficar em cada? Não sei...

 

Não consegui explicar o que se passa na minha cabeça, de uma forma que todos pudessem entender...Mas basicamente é largar tudo o que me faz mal no momento, fugir do mundo, não por medo ou covardia, mas pra uma esperança de renovação, experiência e conhecimento. Acredito que isso vai ser extremamente útil no futuro da minha vida, e se eu não conseguir...quando passar alguns anos ficarei sentado em um sofá pensando em como teria sido...

 

Não quero isso pra mim, não quero mesmo. Tenho espirito aventureiro, tenho coragem pra largar tudo e seguir em frente. Sò vou conseguir essa evolução que tanto almejo, fazendo isso, no momento não vejo outra forma.

 

Obrigado mesmo por suas palavras, comecei a ler seus relatos também, vc é um cara incrivel, parabéns por ser quem é.

 

Grande Abraço

 

Muita Luz

Link para o comentário
  • Membros
Cara vc só tem 23 anos a hora de fazer isso é agora.Vai fundo pega tua grana e mete a cara no mundo, passa o tempo q teu dinheiro permitir viajando, quando acabar vc tem a casa dos teus pais, vc volta amadurecido, com novas idéias, eu tinha um projeto parecido com o teu, sou func publico minha intençao era de juntar uma grana e depis pedir uma licença sem remuneração por um ano e cair no mundo, mas hoje tenho 8ma filha q amo muito e q precisa de mim por perto, então divido as férias e viajo muito, as vezes pago vários plantões e meto o pé na estrada. Mete a cara vc é jovem não vai perder nada além do emprego e com 20 mil vc passa um bom tempo viajando, já conheci muito europeu fazendo isso, o brasileiro é q meio covarde neste ponto, meu amigo deleta as opiniões de determinadas pessoas porra maluco vc tem 23 o q vc tem a perder? Nada vc só vai ganhar, depois vc arruma outro emprego ou volta para o antigo vai fundo e conta tua história, um dia vc vai ter muita coisa para contar para o teu filho, eu viajo muito e já tenho muito q contar para minha futura mochileira.

20110811205020.JPG

[

 

Cara, obrigado pela força.

 

Estou levando cada palavra em consideração.

 

Sua filha é linda, parabéns.

 

Grande abraço,

 

Muita Luz

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Helderzito,

Se vc já decidiu e pelo q vi vc tem as suas convicções, vá sem medo de ser feliz. ::otemo:: Como diz o Trota, vc ainda é jovem e tem ainda muita estrada pela frente. Mas eu tbem acho q pra estas coisas não tem idade.Eu mesma fiz algo parecido depois dos 30 e não me arrependo nem um pouco. Se encontrei o q buscava? Eu diria que acabei encontrando outra coisa no caminho, mas no final a experiencia que adquiri não tem igual ::hãã2::

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...