Ir para conteúdo

[Em construção] Devido o terremoto chileno, Buenos Aires, El Calafate e El Chalten - Trip solo


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Rumo a Patagônica! Chilena? Argentina!

 

Os planos dessa viagem começaram em 01/05/2009, enquanto Marcos, Ulisses, Cátia, Anderson e eu caminhávamos pela Serra do Itibiraquire, rumo ao Pico Paraná.

Inicialmente a idéia era conhecer o belo conjunto de Torres del Paine, mas devido “n” problemas, incluindo o trágico terremoto que varreu o Chile no início de Março/2009, meus planos mudaram e os ventos sopraram para os lados argentinos.

 

Com a brusca mudança de planos pouca coisa consegui reunir sobre os destinos, não tinha reserva em nenhum lugar. Em mãos apenas a passagem de ida e volta Curitiba – Buenos Aires e pouco mais de 15 dias para aproveitar.

 

Desembarquei no Aeroporto Internacional de Buenos Aires no dia 04/03/2010. Meio atordoado com a minha primeira viagem internacional e, de quebra, solo, fui resgatar minha bagagem com aquela sensação de que a mesma seria extraviada.

Enquanto observava o baile de bagagens fui perguntando se alguém ali iria para algum hostel. Um figura veio até mim dizendo que estava indo para algum hostel mas que não sabia qual. Estávamos na mesma. Mostrei a ela uma listagem de possíveis locais e ele fez o mesmo.

Resolvemos que tentaríamos os hostels em comum e logo fomos atrás de racharmos um taxi. Enquanto ele acertava os detalhes eu fui atrás de um Locutório e comprar minhas passagem para El Calafate para o mais breve possível.

Por algo entorno de AR$140 conseguimos um Taxi até nossa primeira tentativa no America del Sur Hostel, em vão. Então seguimos para a rua Hipolito Yrigoyen onde havia mais duas opções: Sudamerica Hostel e Milhouse. No caminho íamos perguntando em outros hostel e a resposta era sempre a mesma, LOTADO. Conseguimos um quarto no Sudamerica e resolvemos ficar por ali. Deixamos as coisas no quarto, em lockers, e seguimos para conhecer o bairro porque ainda era cedo, por volta das 16hs.

 

No role, Hugo me explicara que estava ali para tentar uma bolsa na faculdade de Buenos Aires. Bem interessante o que nossos hermanos têm a nos oferecer.

Como estava em faze de reconhecimento da cidade, não arrisquei sair com câmera, documentos ou mais do que AR$50, mesmo porque a volta seria breve.

Vi muitos turistas, com câmeras imensas, celulares e até computadores no meio da rua. Me senti seguro para aproveitar melhor no segundo dia.

 

No dia seguinte o Hugo iria correr atrás das coisas da faculdade e eu resolvi conhecer a região. Estava hospedado em San Telmo e não sabia o que isso significava até pegar um mapa turístico e ver o tanto de coisas que estavam em volta.

Dei uma boa volta por Puerto Madero e alguns pontos bacanas como, Casa Rosada, Plaza de Maio, o porto e um maldito parque onde os pernilongos se banquetearam com sangue brasileiro. Aproveitei e fui até o hostel America del Sur para reservar minha pernoite em El Calafate e também comprei um óculos de sol categoria 3 e um saco de dormir compatível com as temperaturas mais frias do sul argentino.

 

20100419231420.jpg

 

20100419231429.jpg

 

20100419231445.jpg

 

De noite fomos até o restaurante Desnivel, mais uma indicação do Marcão, onde comemos um maravilho bife de chorizo. Um dos melhores que comi durante toda a minha viagem.

A noite foi curta porque no dia seguinte partiria para El Calafate as 06hs.

 

Não era 04hs e eu já estava de pé. Um pouco por causa da ansiedade, talvez pelo nervosismo e uma pitada de dor de barriga.

Meu taxi já estava a minha espera. Em menos de 15 minutos estava no Aeroparque, procurando informações sobre meu vôo para El Calafate pela Aerolineas Argentinas. Ouvi muita gente falando mal da companhia, mas até o momento em que pisava no aeroporto não tinha problemas com ela. “DELAYED : 08h00”. Maravilha! O que seria mais de duas horas sentado no chão do aero? Sem problemas. Ocorreu que não havia teto em TRELEW, onde faríamos uma escala.

As 8hs partimos, sem mais atrasos. Até agora. Faltando pouco mais de 30 minutos para o pouso em Trelew, o comandante avisa que o tempo fechou e iríamos pousar em Comodoro Rivadavia e que, quando estivemos em solo, veriam o que seria feito. Maravilha!!!

Depois de um pouso sinistro cheio de sacolejos e mais ou menos 15 minutos dentro do avião sem qualquer explicação, uma mensagem do além diz através do rádio que voltaríamos para Trelew, que agora poderíamos pousar. Eba! Enfim, chegamos em El Calafate apenas com 04 horas de atraso.

Todos desciam do avião enrolados em blusas e eu me arrisquei a descer apenas de bermuda e camiseta. Na verdade eu esqueci tudo na mochila e não tinha nada em mãos a não ser minha máquina fotográfica. Uma leve brisa arrepiava os pêlos, mas estava tranqüilo, perto dos 17°C.

Peguei um transfer que leva você até a porta do seu hostel. Achei o serviço muito bom e barato. Acredito que foi algo de AR$20 na ida e com desconto de alguns pesos para a volta.

Cheguei até o America del Sur Hostel e fiz meu check-in. A galera do hostel já se mostrou animadíssima logo de cara e me mostraram todo o lugar. Como ainda era cedinho, 16hs e o sol se punha próximo das 21hs, deixei minhas coisas por lá e sai para comprar comida, gás e passagem de ônibus para El Chalten.

 

20100419231517.jpg

 

20100419231529.jpg

 

20100419231632.jpg

 

20100419231644.jpg

 

Foi então que conheci a simpática El Calafate. Com um mapa que deram no Hostel, sai em busca de um locutório, mercado e loja de camping para comprar gás e material de cozinha.

Procurei bastante e só encontrei lojas com equipamentos caros. Me arrependi de não tem comprado isso em Buenos Aires, mas já que estava ali, não tinha outra saída. Paguei R$180 num kit para duas pessoas. O que mais gostei foi a chaleira, que a patroa iria usar bastante para esquentar a água para o chimarrão.

Equipamento comprado, segui para o mercado para comprar as coisas da viagem. Como minha mochila era pequena tive que economizar e acabei pagando por isso mais tarde. Comprei o básico, macarrão, pão, atum, bolachas, chocolate e coisinhas bobas para degustar no caminho. Como não tinha uma sacola, paguei R$0,10 num saco de papel pardo para carregar minhas comprar. Boa política de preservação.

Tudo empacotado, segui de volta para o hostel para organizar minhas coisas e jantar.

De banho tomado fui até a recepção confirmar minha reserva para a janta. “ALL YOU CAN EAT OF MEAT AND SALAD” por ARG$55, com direito a uma bebida a sua escolha.

 

Como viajante solitário, procurei uma companhia para o jantar. Vi um maluco sentado com uma câmera reflex Canon, pensei “assunto além do SMALL TALK eu tenho, vamos lá!”. Comecei a conversar com o maluco em inglês e assim foi por uns 10 minutos até que resolvi perguntar de onde era: -“Brazil”. Cai na gargalhada e reclamei por ter gasto 10 minutos do meu inglês ruinzão. Sentei na mesa e finalmente perguntei seu nome. "José". Putz, se tivesse perguntado isso antes teria sacado de onde era, mas tudo bem! ::mmm: Dividimos uma cerveja Quilmes de 1L que ele tinha ganhado de uma amiga e depois dessa foram outras duas "free" por conta do jantar e outras extras. Depois de um bom papo, parti para a cama pois o ônibus para El Chalten sairia as 8hs.

 

Pulei da cama antes das 7hs para tomar meu "desayuno" com calma. Novamente encontrei com José e tomamos café. Entretido no papo perdi a noção do tempo e quase meu ônibus. Tive que sair correndo, mas deu tudo certo.

 

Depois de um tempo de viagem, parada esperta no “LA LEONA”, onde se pode desfrutar de banheiros limpos e uma boa variedade de quitutes. Aproveitei para usar ambos.

 

20100714222047.jpg

 

Seguindo viagem, com barriga cheia, adormeci. Fui acordar bem próximo da El Chalten. Nos preparamos para descer de encontro com o vento frio e assim que o ônibus parou entramos no centro de visitação para uma breve palestra sobre conservação, cuidados, locais proibidos, dentre outras, incluindo o recebimento de um mapa com as trilhas, acampamentos e pontos importantes.

Depois retornamos ao ônibus que seguiu poucos quilômetros até o centro da minúscula cidade de El Chaltén.

 

Ao sair da pequena rodoviária já encontrei a famosa placa de "boas vindas", com um "background" único.... Cerros Solo, Torres e Fitz Roy.

 

20100714222836.jpg

 

Era próximo do meio dia e logo procurei um canto para forrar o estômago. A cidade estava repleta de mochileiros, pra onde se olhava via um bastão de trekking, mochila e um bom agasalho pra espantar o frio.

Achei uma pequena e confortável pizzaria. Peguei 1/2 pizza (4 pedaços generosos) num preço show, ARG$12 (mais ou menos R$6) e um suco de laranja. Fiz minha refeição numa boa, sem pressa pois ainda era cedo e a primeira parada programada seria já para dormir, devidamente acampado no Camping Las Torres.

Segui caminhando a procura de um mercado para abastecer meus suprimentos com queijo, água e perfumarias.

 

Com tudo arrumado segui meu caminho, rumo a uma das trilhas do parque. Meu roteiro iniciava pela Laguna Torres então peguei o caminho mais a esquerda, rumo ao acampamento De Agostini.

A trilha tem um "top" logo de inicio, com alguns cascalhos pra te ajudar a cair... Felizmente nenhuma queda nos primeiros 10 minutos.

 

Ninguém acompanhando no inicio da trilha e um certo número de pessoas no sentido contrário, a maioria com mais idade, acompanhados de guia e sem bagagem, todos bate-volta.

 

Logo o trecho de subida acaba e o parque mostra suas belezas. Meu coração disparou quando vi aquelas montanhas, com neve! E pensar que eu iria para lá pertinho....

 

20100714230716.jpg

 

20100714230812.jpg

 

20100714230836.jpg

 

Depois desse primeiro trecho, que é mais puxado, a trilha fica leve, com poucos trechos com pedras que exija do joelho ou subidas acentuadas.

Cheguei num mirante onde parei para tomar água. Como estava com um pouco de pressa, e bem distraido, não "saquei" minha câmera.

De relance vi uma mochila "TRILHAS E RUMOS", pensei, só pode ser brasileiro! Um casal que estava num bate-volta, só até o mirante e logo retornariam a cidade. Conversamos um pouco e tomamos caminhos opostos.

 

Mais um tempo de caminhada e chego a bifurcação "De Agostini < > Laguna Madre / Hija / Poincenot". Mais um "PIT STOP".

Nessa hora chega duas gurias e um rapaz, vindos do Poincenot rumo ao Agostini. São três canadenses figuraças que tive a felicidade de acompanhar por algum tempo. Aproveitamos o papo e seguimos rumo ao acampamento.

Fui arrastando meu inglês primário, pedindo desculpas pelos erros e utilizando da linguagem universal, A MÍMICA! O que acabou gerando várias cenas bizarras! ::lol4::

 

A conversa foi animada e ajudou a afastar a cabeça das nuvens que começavam a chegar... mas logo estavamos no acampamento. Bastante gente, em torno de umas 30 barracas.

Encontrei um cantinho legal e mais que depressa já arrumei minhas coisas, não queria a chuva me pegasse no meio do processo.

 

Aproveitei que a chuva ainda não tinha chegado e fui conhecer a Laguna Torres, com água cinza cimento.

 

20100714234053.jpg

 

Voltei para a barraca para preparar meu jantar, macarrão com sopa de queijo (para engrossar o caldo) e seleta de vegetais.

Enquanto preparava fui convidado para me juntar ao trio canadense. Terminei de preparar e fui "a mesa". Logo apareceu um solitário Norte Americano e um casal de Australianos. O inicio da noite foi ótima, regada com comida, muito papo e novas amizades. Não durou muito porque estava cansadíssimo, fui logo deitar.

 

Passei uma noite tranquila, pouco vento e nada de frio, não dentro da minha morada. :mrgreen:

Preparei meu café da manhã e foi tentar chegar ao Mirante Maestri, mas com medo de errar, parei numas pedras e fiquei por ali mesmo. Tirei algumas fotos e voltei para baixar acampamento.

 

20100714234109.jpg

 

A caminhada do dia seria para o "Campamento Poincenot", coisa de duas horas mais ou menos.

Quando iniciei a caminhada logo vi que o tempo não estava muito bom para o lado do Torres, mas como ia "beira-lo", não me preocupei muito com a chuva. Acreditei que não iria encontra-la.

 

Continuei minha caminhada até encontrar a minúscula Laguna Nieta, à direita, e as duas outras à esquerda, Madre e Hija, que são bemmmm maiores.

Nessa hora quase fui arremessado pelo vento, tive que me abaixar e pensar no que estava acontecendo. Todo a trilha até aquele momento era por dentro de uma floresta de lengas e por algum morro. A partir desse momento era "campo aberto", com duas grandes lagoas que deixava o vento correr livre, e muito forte!

 

Eis então que sinto alguns respingos d'água. Como estava a beira dos lagos imaginei que seria só "spray" e continuei com o passo apertado. Engano meu! A chuva chegou e trouxe com ela um "cadim" de frio. Cobri a bolsa da câmera com meu anorak e comecei a me arrepender por não ter comprado calças impermeáveis.

Logo as lagunas deram lugar a floresta novamente, mas a chuva não cessara.

Alguns minutos pelo bosque e me deparo com um campo aberto, cheio de pedras grandes. Era nessa hora que deveria seguir as "pircas" amarelas que marcavam o caminho. Porém a chuva estava forte o que me limitava MUITO a visibilidade. Com receio de continuar e com muito frio, resolvi voltar para o bosque, que era mais abrigado do vento/chuva/frio e belisquei alguns torrones e amendoins.

Passado uns 15 minutos, o tempo não melhorou muito e eu estava doido para tirar aquela roupa molhada e me aquecer, de preferência tomando uma boa sopa! Resolvi arriscar e fui lutando pra ver a marcação da trilha. Estava indo tudo "bem" até que encontrei um vasto campo, coberto de seixos e sem qualquer marcação. Parei, respirei fundo, tentei procurar por um caminho. Ia voltar quando me deparo com uma galera chegando... aproveitei o "bonde", fui no embalo e no final deu certo.

 

Chequei no "Campamento Poincenot"! Fui logo procurando um lugar pra montar minha "casa". Seguindo a dica (acredito eu) do Paulo Motta, olhei para cima antes de qualquer coisa. Muitas galhos grandes quebrados no chão eram sinal de que as coisas acima da cabeça poderiam causar estragos.

Com bastante frio comecei a montar as coisas e assim que barraca estava pronta, por volta das 17hs, atirei tudo para dentro, arranquei aquela roupa molhada e tirei uma ótima soneca!!!!

 

Lá pelas 19hs acordei. Já não ouvia mais o barulho de chuva, que agora fora substituído pelas vozes da galera, uns ajeitando os equipos molhados, outros preparando a janta. Era hora de fazer aquela sopa esperta! Separei todo o equipamento de cozinha, pronto para fazer minha janta quando me dou conta de que não tenho nenhuma roupa seca além da minha ceroula sexy. Tive que torcer para que “meus vizinhos” fossem boa gente. Tentei ouvir o que falavam, mas não entendia bulhufas de holandês. Resolvi arriscar pedi ajuda a um dos rapazes. Disse a ele, num inglês terrível, que precisava pegar um pouco de água, mas todas as minhas roupas estavam molhadas. O maluco foi bem camarada, ou fingiu ser, pegou minhas garrafas de água e as trouxe cheias até a boca. Agradeci o rapaz e toquei a fazer a minha sopa.

 

Depois da minha janta, fui ver mais uma vez se minhas roupas estavam secas. Elas esticadas dentro da barraca não iam secar rápido... mas não ia sair de ceroulas. E agora com essa vontade de mijar??? Sem chance, terei que me submeter ao ridículo e desfilar até a “casinha”. Coloquei meus chinelos, ceroula e uma camiseta e iniciei minha caminhada. Dei apenas alguns passos e vi que não era o único apenas com roupas de baixo... acho que a chuva pegou muita gente desprevenido. Relaxei e fui tranqüilo fazer minhas necessidades.

Retornei e tratei logo de arrumas as minhas coisas, afinal, tinha que queimar energia porque logo logo iria escurecer e eu estaria sem sono. Muita gente estendendo as roupas nos galhos próximos a sua barraca. Pensei comigo, ou o povo é bem confiante ou realmente ninguém rouba nada. Resolvi não arriscar muito, deixei apenas as meias estendidas em uma pedra e a segunda pele (calça) e o anorak ficaram entre o corpo da barraca e o sobre-teto.

Peguei a “louça” suja e minhas garrafas d’água e fui para o riacho limpar e recarregar meu suprimento. Aproveitei para olhar com calma a região em que estava, já que quando cheguei, mal conseguia ver o enorme número de barracas que formava o grande acampamento.

Depois de uma breve caminhada, voltei para a barraca para os preparativos de uma boa noite de sono. Novamente chequei pra ver se não havia nenhum galho pronto para cair sob minha barraca. Tudo limpo! Ao contrário do que imaginava, dormi rápido e sem problemas durante a noite.

 

Acordei mais tarde do que esperava, mesmo o dia anterior ter sido cansativo, tinha ido dormir cedo. Depois do desjejum, iniciei minha caminhada por volta das 9h30, rumo a belíssima Laguna de los Tres e o majestoso Fitz Roy!

 

20110218191942.jpg

 

Muita gente já estava na trilha, em ambos os sentidos. Uma dessas pessoas que estava indo a Laguna era um simpático israelense que, nem se quisesse MUITO, lembraria o nome. Fomos conversando e caminhando numa penosa trilha de grandes seixos que ziguezagueava de forma a amenizar a íngreme colina.

Ele me contara sobre o funcionamento do exército israelense, que o serviço obrigatório durava 5 anos para homens e 4 para mulheres e que logo após a formatura todos ganhavam uma viagem do Governo para alguns lugares, como America do Sul ou Oceania.

 

Pouco mais de 1 hora de caminhada, chegamos ao topo da colina. Um vento gelado soprava com uma certa força, o que ajudava bastante a recuperar o fôlego.

 

20110218193502.jpg

 

20110218194854.jpg

 

Depois de um tempo admirando toda a paisagem lá de cima, era hora de descer e chegar perto do gelada água da laguna.

 

20110218193641.jpg

 

20110218193702.jpg

 

Depois de alguns clicks com a câmera, não pude deixar de notar um local próximo onde acumulara neve... como um "bom" turista, lá fui eu!!! ::mmm:::lol4::

 

20110218194748.jpg

 

20110218194824.jpg

 

Depois dessa "pagação" de mico, resolvi voltar porque já era meio dia e a fome começou a me lembrar disso.

 

Continua....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...