Diário De Viagem - Peru 13 dias (agosto/13) fotos e gastos

Olá pessoas! Essa foi a segunda viagem que fiz com a ajuda do fórum, praticamente fiz todo o meu roteiro a partir dos relatos e dicas daqui. Etão agradeço a todos que me ajudaram e vou começar logo o relato senão vou esquecendo as coisas.... minha memória é péssima. Por isso comprei esse Diário acima e fui anotando tudo sempre que dava. Vamos a algumas infos básicas...

País: Peru (Cusco, Ollantaytambo, Machu Picchu, Arequipa, Chivay, Puno)

Data: 01 a 13 de agosto de 2013

Viajantes: Bethânia (eu), Jaqueline, Érika, Agrael e Chicão (meu pai).

Transporte: todo terrestre - ônibus, táxi e van. Saindo de Porto Velho (RO).

.Planejamento.

Resolvi que queria conhecer Machu Picchu em janeiro ou fevereiro. Aí descobri que podia ir de ônibus pelo Acre e comecei a ler os relatos. Até então eu não tinha muito interesse em mochilar pela América do Sul. Mas comecei a gostar da ideia! Ia sozinha, mas uma amiga se interessou e disse que queria ir. Depois outra amiga quis ir também (mas ela nem sabia o que ia ver lá no Peru, topou só porque queria viajar mesmo). Depois meu pai ficou sabendo e quis ir também (ele fez 50 anos esse ano e agora quer aproveitar a vida hahahaha) e uma aluna dele de teatro disse que sempre quis ir mas não tinha coragem de ir sozinha.

Pronto, formado o grupo: Eu, Érika e Jaque, amigas há muitos anos, mais a Agrael e o Chicão (ambos com mais de 50). Eu planejei o roteiro e fui fazendo algumas reservas. Comprei meu ingresso de Machu Picchu no site, e os deles comprei através da agência Rasgos del Peru (do hostel Pariwana). Compramos tbm os tickets de trem e reservei os seguintes hostels: Pariwana em Cusco, Arequipay em Arequipa e Supertramp em Aguas Calientes.

Compramos dólares (comprei pouco, $360) que estava caro :( e fiz um cartão VTM (que nem foi necessário, eu poderia muito bem ter levado tudo em espécie e teria economizado bem mais por causa da taxa de saque). Já tinha passaporte. Habilitei o cartão de crédito para uso no exterior - aqui um erro meu.... eu achei que já habilitava para saque e débito também, mas chegando lá não consegui fazer nada, e não comprei no crédito por causa do imposto. Pelo visto eu tinha que ter ido ao banco pessoalmente e pedir pra habilitar saque e débito.

Comprei uma blusa de fleece (39,90 na Decathlon), uma bota de caminhada (uma bem barata, mas foi ótima 150,00), uma mochila 50L (399,00 da Quechua na Decathlon), 2 pares de meia respirável (15,00 cada), um casaco de frio (59,90), uma mochila pequena 18L (59,90).

.Roteiro.

O roteiro inicial está aqui: http://www.mochileiros.com/mochilinha-pelo-peru-13-dias-agosto2013-roteiro-detalhado-t83247-30.html

Saindo de Porto Velho dia 31 à noite, chegando em Cusco na manhã do dia 2. E voltando no dia 11, chegando aqui dia 13 de manhã. Mas durante a viagem fizemos algumas mudanças.

.Saúde.

Sim, eu li várias dicas sobre tomar cuidado com a água, sucos, comida, pegar leve, altitude... mas chegando lá eu não liguei pra isso e passei bem mal! ::putz:: hauhauhaa no relato vou explicar. Levei alguns remédios e tomei outros lá. Os que eu realmente usei foram:

Dorflex (2), Naturax (2) pra soltar o intestino, Imosec (2) pra prender o intestino!!! kkkk, Soroche Pills (4), Dramin (3), Estomazil (2).

.Gastos.

Resumo da viagem...

Foi incrível! Não sabia que o Peru era tão lindo. Meu perfil de viajante não é beber e festar - eu ando o dia todo e quando chega a noite não tenho pique pra sair, e não gosto de baladas. Também sou tímida e não saio fazendo amizade com todo mundo, isso é uma pena. No geral gostei de todos os albergues em que ficamos, mas da próxima vou deixar de economizar em quartos de várias camas e vou escolher mais privacidade e conforto. Achei a viagem bem cansativa. Muito mesmo... os trechos são todos longos, parecia que não ia chegar nunca na próxima cidade... os ônibus lá andam bem devagar, as estradas são ótimas mas cheias de curvas, por isso eles dirigem com cuidado (não peguei nenhum motorista louco).

Sobre os relatos que eu tinha lido aqui: gente, juro que nenhum chegou perto de descrever como tudo é incrível lá! Claro que muitos trazem informações super úteis, mas é impossível descrever como realmente é. Eu li alguns, por exemplo, que diziam "aí fomos de Urubamba para Ollantaytambo, visitamos as ruínas e depois fomos para....", GENTEE, e quanta coisa linda tem no meio? E as paisagens? E as casinhas de barro com as montanhas atrás? E as ruas de pedra com a água passando na calçada... as estradas lindas com uma lagoa do lado, alpacas pastando e montanhas com picos nevados... Enfim, vá e veja, porque os relatos não conseguem descrever.. nem mesmo as fotos! ::otemo::

Na metade da viagem eu fiquei muito mal! ::hein: E daí os dias seguintes foram meio que se arrastando... não pude aproveitar direito. Então, se fosse de novo, eu faria um roteiro mais leve, não colocaria tantas viagens noturnas para economizar tempo e ficaria em quartos privados pra poder dormir melhor. E tomaria mais cuidado com a comida!! Achei o passeio Valle del Colca bem cansativo, isso pq peguei o de 2 dias e 1 noite. Aliás foi lá que eu fiquei mal, então nem aproveitei tudo e só queria que ele acabasse logo.

Machu Picchu foi o auge da viagem, claro, mas cada pedacinho por mais "insignificante" que fosse e menos turístico daquele país foi maravilhoso pra mim.

Vou tentar escrever tudo o que vi e senti nessa viagem.

Posted Images

31.07 - Os preparativos e a saída de casa

De tarde busquei Érika e Jaque no aeroporto, elas vieram de Campo Grande. Fomos ao mercado e farmácia para comprar alguns lanchinhos e remédios. 20h30 fomos para a rodoviária e às 21h embarcamos para Rio Branco num ônibus da Real Norte/Viação Rondônia R$65,50. A viagem estava tranquila e eu dormindo até que chega a parte chata: acordar e sair do ônibus pra atravessar a balsa! E nisso vai quase uma hora. Reclamamos... mas o céu estrelado estava lindo. No outro lado a viagem continua.

Dia 1 (quinta)

Chegamos em Rio Branco às 4:30 da manhã. Fomos ao banheiro R$0,90 e fomos ver um táxi até Assis Brasil. A ideia inicial era ir de ônibus que sai às 6h, mas como chegamos muito cedo, achamos que o táxi seria uma boa pra adiantar. Tinha vários taxistas lá na mesma cooperativa e ofereceram 60,00 por pessoa (era 75,00). Combinamos com o seu Luiz, que tinha um carro grande pra caber nós 5 e as mochilas, e fomos. Às 6h paramos em Capixaba para tomar café. Só eu e meu pai descemos, eu tomei um café com leite e uma tapioca.

Chegando em Assis Brasil, era umas 10h, paramos na PF (na verdade vc não entra na cidade, apenas passa do lado), carimbamos o passaporte, depois ele andou mais um pouco até Iñapari, na frente da aduana.... e quis nos cobrar 70 reais!! Ficamos muito p.... logo no começo da viagem querem nos roubar, e ainda um brasileiro ¬¬ por isso NÃO PEGUEM táxi com o sr. Luiz e tbm não recomendo nenhum dos que ficam na rodoviária nova, da Acre Táxi (uniforme azul).

Passamos na aduana do Peru e logo na frente do outro lado da rua tem a banca da Tuka para trocar soles, para dólar estava 2,75 e para real 1,20. Foi a melhor cotação da viagem para real. Já o dólar, melhor trocar em Cusco e Arequipa. Trocamos um pouco só para as despesas iniciais. Ps: a Tuka é brasileira! rsrs não sabia disso (ou não reparei em algum relato).

Na frente da aduana já tinha uma van lotação enchendo para Puerto Maldonado. O preço era s.35 por pessoa. Pegamos essa e fomos no fundão.... ô van desconfortável. Mas tudo bem, achamos que a viagem seria umas 2h.... gente, eu não tinha me atentado a esse trecho da viagem e achei que seria rápido, mas não chegava nunca! Dormi, acordei com o pescoço doendo, um calor do cão, e não chegava... acho que durou umas 4h.

Enfim chegamos a Puerto Maldonado. Só o que eu vi foi: calor e poeira! Não vi nada de bonito nessa cidade, mas tbm não passeei, então não sei o que tem lá. A van parou numa rua do centro, pedimos para ir até o terminal e ele cobrou mais s.3 de cada. No terminal fomos ao banheiro s.0,50 e perguntamos sobre algum restaurante pra almoçar. Lá no terminal não tinha sequer uma banquinha com água pra comprar. Mal saímos 3 quadras do terminal e quase fomos assaltados! ::hein:

A Agrael estava andando com uma bolsinha transversal, uma moto passou do lado e o motoqueiro agarrou a mão na bolsa e tentou levar, mas ela puxou e ele não conseguiu. Gritamos e vaiamos o cara e ele seguiu correndo com a moto. Ufa... segunda tentativa de roubo e era o primeiro dia!!

Achamos um restaurante: o Gi & Mi, entramos, sentamos e o cara já veio servindo uma sopa. A gente ainda estava meio perdido, não sabia como pedir, não sabia falar nada em espanhol... Eu presumi que aquele seria tipo um menu turístico, com entrada e prato principal. Tomamos a sopa, estava boa (e a gente morrendo de fome) e depois veio um prato com muito arroz e feijão, uma tirinha de carne, uma mandioca e um pouco de salada. E uma jarra de "jugo de cevada" que parece um chá. Isso tudo era s.4 por pessoa.

Voltamos pro terminal... o ônibus só sairia de noite. Tomamos banho (s. 2,50) e fomos comer num dos bares da frente. Tomamos cusqueña (s. 6 a garrafa), inca kola pra experimentar (dooooce) e a janta era arroz, banana frita, frango frito e salada, por s.5. A coca-cola de 600ml era s. 2,50.

Os ônibus saiam por volta de 8 e 8h30. Os preços variam de 40 a 100 soles. Aqui começamos a nos acostumar a pagar a taxa dos terminais, que sempre é separado da passagem, e custa entre s. 1,30 e 2,00. Pegamos o Los Chankas, por s. 40. Tinha cobertor, mas lá dentro fazia um calor danado, não consegui dormir, mal sabia que seria assim quase a viagem toda!!

Dia 2 (sexta)

Depois de umas 7h de viagem, chegamos em Cusco!! Eeeeee só alegria ::lol3:: e frio.

Pegamos as mochilas e fomos para a saída do terminal, pegamos um táxi que foi super caro, mas como estávamos em 5 pessoas, ficou barato pra cada um, porque estávamos ainda meio perdidos de estar em um país diferente e preferimos não sair do terminal para procurar outros táxis. Dei o endereço do Pariwana e ele nos deixou lá na frente. Fui fazer o check-in (já tinha reservado por e-mail).

Uma pausa para falar desse hostel: lindooo e super bem preparado pra receber bem as pessoas. Tem chá de coca o tempo todo, wi-fi, lavanderia, computadores, o café da manhã é no bar, um espaço bem legal e grande, tem leite quente e frio, 3 tipos de pão, manteiga e geléia, café e chá. Ficamos num quarto com 6 camas (38 soles) - éramos em 5 pessoa e o outro ocupante era um rapaz que estava trabalhando lá, ficamos 2 dias e eu nem vi o rapaz! rsrs Era como ter o quarto só pra gente. O banheiro era bom, o chuveiro ótimo, com água quente e forte.

Na verdade o check-in era só meio-dia, como chegamos cedo, guardamos as mochilas lá, usamos o banheiro e fomos pro primeiro passeio... andar pelo centro histórico. Logo na esquina do Pariwana fica a Plaza San Francisco e a igreja, visitamos os dois, trocamos dólares na av. El Sol (s. 2,77), na Municipalidade (na mesma avenida) compramos os boletos turísticos (s. 130) que dá direito a visitar vários lugares, entre eles os passeios City Tour e Vale Sagrado, Maras, Moray etc.

Achamos um local ali perto mesmo que parecia uma galeria, tinha várias agências e o Museu do Chocolate (Calle Garcilazo). Na agência Qori Inka Travel a moça foi bem simpática, nos explicou os passeios (apesar de que eu já sabia tudo pq tinha lido muito aqui). O Vale Sagrado ficara 20 soles (era 25, mas como iríamos ficar em Ollanta, ela fez desconto) e o City Tour 15 soles. Fechamos o City para o dia seguinte e o Vale Sagrado para o próximo, mais almoço buffet por 25 soles. Tentamos visitar o Museu do Chocolate mas só achamos a loja, daí desistimos e saímos pra rua pra visitar o que tinha por perto.

No primeiro dia sempre fico perdida.. as ruas mudam de nome a cada quadra, achei super estranho! hauhaua mas depois de 1 hora já sabia andar direitinho.

Dali fomos para o Museu Histórico Regional (entrada inclusa no Boleto), que tbm fica próximo à Plaza de Armas, tem várias salas com objetos e quadros, e alguns vídeos sobre Garcilaso de la Vega (o maior historiador peruano) e Tupac Amaru. Fomos tbm ao Mercado de San Pedro, tem muitooo artesanato, roupas, toucas, lembranças, e barracas de suco e comida. Estava bem cheio, ficamos só uns 15 minutos lá (comprei uma bolsinha de moedas s. 4) e voltamos, na rua do Mercado comprei 2 toucas e 1 par de luvas (5 soles cada). Já estávamos com fome...

Paramos no Bar Cusco, sentamos nas mesas de fora, e foi chato porque apareciam toda hora umas 500 mulheres e meninas vendendo coisas, e elas insistiam... comprei 2 canetas decoradas com lhamas (s. 3,50 - e paguei caro pq depois vi meninas vendendo a 1 sole cada). Eu não pedi nenhum prato, os outros 4 pediram e eu fiquei beliscando os deles :mrgreen: Foi lomo saltado, trucha e pollo a la plancha. Estavam bons. E os preços eram de 20 a 30 soles.

Clima em Cusco: Durante a tarde, no sol, até fazia calor, mas na sombra o frio voltava! De noite é bem frio. Não pegamos nenhuma chuva.

Na Plaza Regocijo tinha uma "estátua viva" de um inca dourado... a Jaque foi lá tirar foto e quando deu uma moeda, ele deu um papelzinho com a mensagem acima.

Depois passamos pela Plaza de Armas, mas não entrei na catedral... não sou muito ligada a igrejas então não tinha muita vontade de ver. O monumento que tem no meio dela, Pachacutec, estava envolto em uma estrutura, parece que estava reformando, só a parte de cima estava descoberta. Claro que a gente não sabia disso na hora e tiramos fotos como se fosse o monumento normal xDD Íamos até a Pedra de 12 ângulos, mas no caminho vi o Starbucks! Paramos lá pra tomar chocolate quente e cappuccino. Depois tomamos o rumo da Pedra novamente... foi fácil de achar, e no caminho tinha mais banquinhas de artesanato... demoramos meia-hora até chegar lá porque íamos parando :mrgreen: Comprei uma camiseta vermelha com a marca do Peru por 30 soles (caro! nas paradas do Vale Sagrado tinha por 18).

Tiramos fotos com a pedra, um rapaz que estava vendendo pinturas nos explicou sobre elas, eu sabia que ele ia querer cobrar depois... mas ele não cobrou, só ficou insistindo pra gente comprar algum desenho dele. Não compramos, só dei uma propina pela explicação. Aliás, fiquei espantada... ou tem muita gente talentosa em Cusco ou somente alguns pintam e muitos saem pra vender falando que são deles!! ::lol3:: porque a cada esquina tem alguém vendendo desenhos e pinturas. Achei bem bonitas, se eu tivesse dinheiro teria comprado.

No jantar eu já estava gripada.. estava frioo... até queria sair pro Mama Africa que todo mundo diz que é bom, mas quem disse que eu aguentava? Além do que, ninguém no grupo era baladeiro. Então saímos só pra jantar. E olha... escolher o restaurante no Peru é uma roleta da sorte. Todos demoravam demaissss... ou a comida não era muito boa... ficamos arriscando a viagem toda. Paramos no Papas, que era bem aconchegante e estava quentinho lá dentro. Pedi uma sopa (chaupe andino), tinha quinua, ovo e queijo, estava bom. A Jaque pediu alguma coisa com carne e veio beem mal passada, ela pediu pra passar mais. E a Agrael reclamando com os garçons pq estava demorando muito. Em português!!! aiai...

Terminei minha sopa e saí, fui pro hostel, e eles ainda ficaram lá. Aproveitei pra usar o computador, mandar umas roupas pra lavar e depois fui deitar. Dormi mal essa noite (mais uma), por causa da gripe/rinite/nariz trancado. ::vapapu::

Bethânia, obrigada por compartilhar tua viagem com a gente.

Fiquei emocionada com esse trecho:

"Sobre os relatos que eu tinha lido aqui: gente, juro que nenhum chegou perto de descrever como tudo é incrível lá! Claro que muitos trazem informações super úteis, mas é impossível descrever como realmente é. Eu li alguns, por exemplo, que diziam "aí fomos de Urubamba para Ollantaytambo, visitamos as ruínas e depois fomos para....", GENTEE, e quanta coisa linda tem no meio? E as paisagens? E as casinhas de barro com as montanhas atrás? E as ruas de pedra com a água passando na calçada... as estradas lindas com uma lagoa do lado, alpacas pastando e montanhas com picos nevados... Enfim, vá e veja, porque os relatos não conseguem descrever.. nem mesmo as fotos!"

Sério! Meus olhos ficaram cheios de água. Fiquei me imaginando passando por tudo isso em dezembro que é quando eu pretendo ir por Peru com mais 2 amigas.

Moro no Amapá e também vou ter enfrentar balsa e viagens cansativas caso eu vá de ônibus.

Muito obrigada!

"Não somei certinho tudo, mas estimo que meus gastos tenham sido de R$ 1.500,00 a R$ 1.800,00. Com passagens, hostel, passeios, compras, alimentação."

Juro que não consigo acreditar que gastou só isso na viagem!!! Eu estive no Peru e gastei mais que o dobro!!!

Bethânia, obrigada por compartilhar tua viagem com a gente.

Fiquei emocionada com esse trecho:

Muito obrigada!

Oi Gabriela! Se vc se emocionou com o que eu disse, vai chorar quando chegar lá! hauihauiah é realmente muito lindo. Claro que alguns lugares são muitoo cheios de turista o tempo todo e alguns não são tão bonitos, mas no geral, vc vai ver muitas paisagens lindas, parece cenário de filme, é uma diversidade enorme, com partes mais secas, outras verdes, com rios, montanhas, etc... dá vontade de voltar lá spzinha (sem passeios com agências e guias) pra poder ficar o tempo que quiser em cada lugar. É bem cansativo pra quem vai de ônibus, como conselho eu só digo que não tente colocar muitas cidades em poucos dias, quanto mais vc viajar com calma, com tempo pra conhecer melhor os lugares, é melhor e vc aproveita mais do que na correria.