Ir para conteúdo

Dicas: Chapada Diamantina


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal!!!

 

Irei pegar férias no final do ano e estou fazendo um roteiro para o Nordeste, e nele irei passar pela Chapada.

Tenho família na cidade próxima que é LENÇÓIS, porém queria saber de dicas sobre as trilhas.

Quais necessito de Guia e quais posso ir sozinha ...

Se alguém quiser ir, sinta-se convidado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores
Olá Pessoal!!!

 

Irei pegar férias no final do ano e estou fazendo um roteiro para o Nordeste, e nele irei passar pela Chapada.

Tenho família na cidade próxima que é LENÇÓIS, porém queria saber de dicas sobre as trilhas.

Quais necessito de Guia e quais posso ir sozinha ...

Se alguém quiser ir, sinta-se convidado !

 

Bom dia laaroots,

 

A questão do guia acredito que dependa um pouco do seu conhecimento de trilhas...

Estive lá agora em Junho, e a única trilha onde o guia era obrigatório foi na Cachoeira do Buracão. Outras trilhas que aconselho contratar um guia são as trilhas pra Cachoeira da Fumacinha e Cachoeira do Mixila. As outras trilhas que fiz não contratei guia. Foram elas: Poço do Diabo, Pratinha, Mirante do Pai Inácio, Poço do Gavião, Fumaça (por cima), Cachoeira do Mosquito.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Minha namorada e eu estamos indo para lá final do ano, passaremos ano novo na chapada pretendemos ficar em torno de 15 dia por lá. Fazendo uma pesquisa rápida esbocei um roteiro, com observações sobre necessidade de guias, possíveis valores etc. Compartilho pois pode ser útil e também esperando que alguém possa dar algumas dicas de logística e tals, hehe!

 

Alguns dados são antigos, de 2014, Porém servem para se ter uma base. Pelo menos 10 dia fechamos com trilha e atrativos, queremos mais cinco, continuamos a pesquisar, se tivermos atualizações compartilho.

 

Nosso roteiro até agora é o seguinte:

Roteiro Chapada Diamantina

TELEFONES: Guia Uilians – Ele tem facebook também: Uilians Marques – 77 9150-7977 (ele faz o contato com o Luciano. Os dois fazem parte da Bicho do Mato)

Fernando (Casa no Vale do Capão): 75 9242-8714 ou 3344-1230

 

1º dia:

Salvador > Lençóis (420 km – 5h de viagem):

- Ir por Ipirá, pra fugir do trânsito intenso de caminhões e dos buracos na BR-116/242.

 

Pousada:

- Pousada Natureza

- Casa de Hélia

Preço da diária: R$ 40,00 no quarto coletivo com 3/4 camas e R$ 50,00 no quarto individual 2014

 

Passeios 1º dia:

- Poços do Serrano - 10 minutos de caminhada

- Cachoeirinha

- Poço Halley

“Difícil não achar ninguém fazendo essas trilhas. Se estiver em dúvidas, é só esperar um pouquinho que vai passar alguém.”

 

Passeios 2º dia:

- Gruta da Pratinha (Área Particular)

- Rio Pratinha

“É cobrado o valor de 20,00 por pessoa.”

- Gruta da Torrinha

“Roteiro Completo na Gruta da Torrinha: R$ 25,00”2014

 

Passeios 3º dia:

- Cachoeira do Mosquito

Entrada na Cachoeira do Mosquito: R$ 10,00 2014

“Como ela fica em uma propriedade privada, antes de ir você precisa passar em um supermercado no centro de Lençóis para pagar a entrada e pegar o ticket (todo mundo lá sabe onde é).”

“15 km de asfalto + 18 km de estrada de chão.”

“São três quedas d’água sequenciais.”

- Morro do Pai Inácio

Entrada no Morro do Pai Inácio: R$ 5,00 2014

“Subida de 20 minutos.”

 

Passeios 4º dia

- Pantanal Marimbus.

“A entrada para o pantanal fica na estrada Andaraí/Lençóis e tem placa indicando. Na beira da estrada tem uma casinha, uma vendinha onde você acerta o passeio. A moça já vê quantas pessoas são e chama os remadores. 20,00 por pessoa.”

- Rio Mucugezinho

“Fica a uns 15 min de caminhada da entrada.”

 

 

5º dia:

> Vale do Capão

 

Pousadas:

- Pousada Gorgulho

Preço da diária: R$ 50,00

 

Passeios no caminho:

- Poço do Diabo

 

Passeios 6º dia:

- Cachoeira da Fumaça

“2 km de subida + 4 km em terreno plano.” (sempre seguir reto e JAMAIS entrar à esquerda).

“A trilha é considerada moderada e leva uma média de 3h.”

“Guia para a Trilha da Fumaça: R$ 15,00” 2014

- Outro lado da Fumaça

- Cachoeira do Riachinho

 

Passeio 7º dia:

- Angélicas e Purificação

“Chegamos ao Bairro do Bomba (estrada bem ruinzinha) e encontramos o início da trilha.”

- Riachinho

“Aqui fica uma dica: pedrinhas empilhadas são como mensagens deixadas por quem conhece a trilha e que indicam que você está no caminho certo.”

 

 

8º dia:

Capão > Ibicoara (300km)

“Há um caminho bem mais curto, mas por estrada de terra [...] muitos disseram que esse caminho vale a pena ser feito, é a estrada mais bonita da Chapada.”

 

Passeios no caminho:

- Poço Azul

Na estrada tem uma placa que indica a entrada. Na estrada tem uma placa que indica a entrada. Aí você anda muito, uns 18 km e numa bifurcação, se mantenha a esquerda e continua reto. Vai passar por uma vilinha e algumas porteiras. O Poço fica em propriedade privada e você vai de carro até chegar a beira de um rio. Lá terá um canoeiro que cobra 5,00 a travessia ida e volta. Chegando do outro lado tem uma estrutura turística bacana e você paga uma taxa de 20,00 com direito a flutuação e equipamentos.

 

 

Depois do almoço segue viagem:

- Projeto Sempre-Viva

Projeto Sempre Viva: R$ 10,00 2014

 

Em Mucugê:

- Museu do Garimpo

- Cachoeira do Tiburtino

 

 

9º dia:

Cachoeira do Buracão e da Fumacinha

“Como parte da logística (que eu recomendo a quem queira fazer a Fumacinha), dormiríamos na casa do Luciano, no povoado do Baixão, ele também é guia e mora bem próximo à entrada da trilha. A razão dessa sugestão é que Buracão e Fumacinha ficam para o mesmo lado à 30km de estrada de terra de Ibicoara, ou seja, acaba sendo cansativo fazer o Buracão, voltar pra Ibicoara (30km) no fim do dia e no outro dia pela manhã (bem cedo, porque a Fumacinha é trilha longa) ter que fazer novamente os mesmos 30km. Ficando na casa do Luciano você estará na boca da trilha e evitará 60km desgastantes de estrada de terra (e sem precisar madrugar).”

 

> Cachoeira do Buracão (obrigatório guia)

Guia Bicho do Mato (Denis) para Cachoeira do Buracão: R$ 25,00

Taxa para acesso ao Buracão: R$ 6,00 2014

Passeios no Caminho:

- Estrada até o Baixão

- Mirante do Campo Redondo

- Parque Municipal do Espalhado (onde fica a cachoeira)

“Obrigatório guia e paga-se R$3,00 ao passar pela portaria. Lá dentro atravessamos um rio com o carro (seguindo à risca as instruções do Uilians) e iniciamos a trilha de 3 km.”

“Taxa de 6,00 por pessoa.”2015

- Cachoeira das Orquídeas

 

Passeios 10º dia:

“Dormiríamos naquela noite na casa do Luciano, criativamente batizada como Abrigo do Mato. Chegamos lá e foi uma bela surpresa: uma casa da roça toda estilosa, muito confortável e aconchegante, decorada rusticamente e com muito bom gosto. Da cozinha vinha o cheiro de comida preparada no fogão à lenha. Tem energia elétrica, mas o jantar foi à luz de velas. Melhor impossível. E a comida da Tâmara, esposa do Luciano, é sensacional. À noite acabou colando uma galera por lá, vizinhos e amigos, e o papo foi até altas horas.”

- Cachoeira da Fumacinha (só faz se não chover)

“A região de Ibicoara foi o lugar que mais nos encantou em toda a Chapada e é pra lá que eu voltaria em uma próxima vez (não só pela Fumacinha, mas por outras muitas cachoeiras que existem na região).”

“OBS.: se for fazer de outra forma, não contratar para a Fumacinha com o guia de nome Ramon.”

“A trilha exige muito esforço físico, cuidado, atenção e bons calçados. É feito integralmente pelo leito do rio e sob pedras escorregadias, exigindo muitas vezes que se pule. Também há trechos de ‘escalada. O detalhe é que se escorregar e cair pode ser muito perigoso, pois é alto. Com todo este grau de dificuldade, ir com um guia de mau humor, não rolava. Então, eu preferi não seguir com o grupo.”

 

Passeios 11º dia:

-Cachoeira do Licury

- Cachoeira das Raízes

“5,00 por pessoa. A trilha começa com descida, mas também tem muita subida, pedras escorregadias, riozinho pra atravessar... tem de tudo.”

“Estávamos com o guia BIDULA ou Noábio (77) 9194-9205. Muito atencioso! Nos ajudava na trilha, soube explicar sobre plantas locais, nos apresentou a sempre-viva, típica da região.”

 

12º dia

> Mucugê

 

13º dia:

> Igatu (7 km de subida)

“Estrada calçada com grandes pedras. Tem que ir devagarzinho pra não detonar o carro.”

- Pracinha

- Prainha de areia branca na beira do rio (1 km de caminhada da pracinha)

- Ruínas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Fala galera!!!!

 

Estou indo pra chapada em Dezembro. Pretendo sair de MG passar na chapada, barra grande, murere e subir ate maceio...

Estou pesquisando e ja tenho em mente alguns roteiros, mas todo dica sempre é bem vinda

Se alguem animar encontrar la na chapada ou em algum outro canto é so falar

31 98891 8562

Add que vamos trocando ideia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...