Dicas - Mochileira de Primeira Viagem

[info]Participe!

Deixe aqui sua dica para as mochileiras iniciantes, aquele perrengue que passou e como se safou, aqueles lugares legais para uma primeira viagem,conte sobre os costumes das pessoas e dos lugares por onde passou, o que pode ser evitado e o que não deve ser deixado de lado.

Regras do Tópico

Neste tópico não serão aceitas perguntas , apenas dicas . Perguntas devem ser postadas nos Tópicos de Perguntas e Respostas. Todas as perguntas postadas aqui serão deletadas pelo editor deste fórum.[/info]

[align=justify]Vou contar um pouco da minha história...

Eu sempre gostei de viajar, desde pequena, indo sempre pra Minas visitar a avó. E desde pequena, apaixonada por paisagens, por aqueles campos altos onde se enxerga uma imensidao sem fim de coisas...

Desde que tive condiçoes financeiras e tinha amigos mais doidos, qualquer 70 conto que sobrasse eu tentava transformar em viagem. Pô, isso não é quase nada hoje e lá em 1999 nao era muita coisa também. Essa grana me permitia ir pra praia (Bertioga) de ônibus, pagar a diária de um camping fuleiraço (míseros cincão por dia) com uma barraca emprestada, ver o sol nascer sentada na areia... isso me deixava feliz. Essa era a minha "Cartilha do Mochileiro Liso", passar perreio fazia parte... mas fui aprimorando com o passar do tempo...uma barraca melhor, uma lona, um fogareiro, pagar R$20,00 num camping com uma estrutura que valesse a pena...

Mas o tempo foi passando, a turma de muleques que acampava meio que se desfez, entrou a turma da faculdade e o hobby continuou sendo viajar em galera... só que viagens diferentes. A "cartilha do mochileiro liso" sofreu um upgrade, ganhando um pouco mais de conforto e perdendo boa parte da selvageria. Mesmo assim, universitário que se preze é um pobre coitado que trabalha pra pagar faculdade, então a grana que sobrava ainda era pouca. Descobrimos os Albergues da juventude, sempre uma opção barata de hospedagem e mais confortável que um camping e atendia a necessidade das amigas que se recusavam a ir pra um lugar em que nao pudessem ligar seu secador e chapinha, mas que pelo menos sabiam que era confortável dormir em cinco num quarto se isso significasse conhecer um lugar fantastico.

Tudo era questão de planejar, e foi dessa forma que conseguimos conhecer a Ilha do Mel, saindo de sampa num feriadão e gastar no máximo R$ 170,00 cada um, incluindo transporte (dois carros, com cinco e quatro pessoas cada), hospedagem (alugamos uma casa), alimentação (nada de porçao de praia... viva o miojo, tostex, etc) e bebidas ( sai a cerveja que é cara, entra vodca com del-valle heheh).

Foi tambem nessa época que eu comecei a me arriscar a viajar sozinha pelas grandes capitais. O lugar era desconhecido, mas sempre tinha um "apoio" conhecido lá, que garantisse um dia de hospedagem, um city tour ou pelo menos algumas dicas do que ver pela cidade. Em Curitiba, um atraso da parte da pessoa que era meu único contato na cidade ia me deixar o dia todo trancada no albergue, se eu nao tivesse, antes de ir, fuçado tudo a respeito do que poderia fazer sozinha naquela cidade.... Um novo upgrade na Cartilha do Mochileiro, um capítulo especial sobre "A mochileira atenta".

Pra piorar, me "casei" com um cabra chato que alem de anti-social, nem de viajar gostava... o tempo passou, o "casamento" acabou, engordei, deprimi... e foi só voltando a por o pé na estrada que me reencontrei. Foi planejando ir sozinha, sem conhecidos, de ônibus, (e foi assim que descobri o mochileiros.com) para Ouro Preto. Quando comentei que queria ir pra lá, ouvi dos amigos "ah, meu.. igreja e ladeira? Que graça tem isso?"... mas nao desanimei. Eu queria ir. Era um lance que, pro meu padrão de "mochileira lisa" ia sair caro (ônibus e hospedagem caras)... mas e quanto vale a experiencia de olhar pra um cartão postal e poder comentar "Putz, eu fui nesse lugar!"? Novamente, planeja a grana, planeja e pesquisa o como chegar, onde ficar, o que ver... em dois meses eu sabia tudo o que uma pessoa poderia saber sobre Ouro Preto e uma semana antes de ir, comentando com um amigo o que pretendia fazer, ele literalmente se ofereceu pra ir junto kkkk Mais duas páginas pra minha cartilha: "planejando, dá pra ir a qualquer lugar" e "se determine a ir, mesmo que sozinho. Se aparecer companhia, só melhora!"

Apesar de nunca ter deixado de viajar, eu sentia falta da "aventura" que era minha barraca, de botar o pe na trilha, de ver o por do sol lá do alto de um mirante, de olhar um mar de morros... e a minha turma nunca ia topar (o que? Onde é que eu vou ligar meu secador num camping?? Creedo, mato, morro, lama, bichos, argh!).... bem lá no fundo, mesmo sendo lugares bacanas (Ilha do Mel, Ilha Grande, Ilhabela - é, gostamos de ilhas kkk), nunca era o que eu esperava... Daí que eu acrescentei mais um capítulo a minha cartilha de mochilagem. Eu nao preciso necessariamente de grupo pra sair por ai, que as vezes pode ate ter o grupo, mas nao significa garantia em se fazer o que se quer. Fui pra Ilha Grande de turma e voltei frustrada. Ninguém tinha coragem pra encarar meia hora de trilha que seja pra conhecer as outras praias e ninguem tinha dinheiro o suficiente pra fazer os passeios de barco. Fui pra um lugar que tinha tudo o que achava fantastico e não o conheci! Nem saí da vila de Abraão!!! Mais uma lição: Tem coisas que a gente tem que encarar sozinho mesmo... É por isso que hoje eu to me preparando psicologicamente pra voltar a acampar, pra voltar a fazer trilha e pra entrar num esquema avançado: "mato a dentro e montanha acima". Planejamento tambem, tem uma grana consideravel pra investir em equipamentos pra poder me jogar nessa história. Tem um preparo físico tambem. Tem o preparo psicológico pra passar por situações que eu nunca nem cheguei perto... enquanto isso, alguns amigos estão planejando ir pra Europa no ano que vem, mesmo sendo pessoas que se não sao arrimo de família, moram sozinho pagando aluguel ou metade do que ganham vai pra faculdade...

O que aprendi com tudo isso... ? O que diz meu manual de mochileira hoje?

Ser mochileira é mais que ter o prazer de viajar. Com dinheiro, voce vai a qualquer lugar do mundo. Ser mochileiro é a arte de dar um jeito de ir a qualquer lugar do mundo com a grana que voce tem...seja ela muito ou pouca...

É enfiar as caras e descobrir o que há de fantastico no mundo, seja uma praia bacana e isolada, seja chegar ao alto de uma montanha, seja um museu em Amsterdã ou um templo no Tibet.

Ser mochileiro é algo que independe de ir de mala de rodinha ou de mochila, não é a mochila nas costas que faz de alguem um mochileiro...é ter a "mochila da alma" , pra voltar com ela cada vez mais cheia a cada viagem.

Ser mochileiro independe de ir de bando ou ir sozinho. Independe se são 20 dias na Europa, 10 dias no Chile, 7 dias no nordeste, 5 dias no Pantanal ou mesmo um fim de semana na praia.

É saber que um pacote "CVC" pode ser parcelado em 20x , porém se voce se planejar, pode juntar essa mesma grana e ir pra um lugar pelo qual a CVC te levaria "correndo" com toda a calma do mundo... e se bobear ainda sobra grana pra ir a mais dois ou tres lugares a mais.

É saber poder ir a um lugar em que não há a minima chance de dar de cara com um grupo a lá "CVC."

É saber que não é preciso abrir mão de todo o conforto, mas que é possivel sim sobreviver a uma hospedagem simples - e que hospedagem simples nao significa só camping no meio do mato ou hotel beira-de-rodoviária...

É saber que voce pode fazer de uma viagem - de qualquer viagem - a SUA viagem em tudo, desde que a ideia é gerada. Grana, roteiro, como/quando/o que...

Ser mochileiro é , acima de tudo, se descobrir.[/align]

• 1 ano depois...

[info]Participe!

Regras do Tópico

Sempre viajei sozinha mas em cada lugar que fui fiquei junto com os amigos, ou seja, dia 14 vou para Fortaleza e será a primeira vez que fico em um Hostel. Serão 5 noites e 4 dias, resolvi não permanecer por muito tempo justamente por essa inexperiência. Espero que corra tudo bem... (apesar que sempre rolam perrengues!) :wink:

Eu sempre gostei de viajar, e hoje sou comissária tento aproveitar meus pernoites pelo mundo

Já conheci bastante do Brasil graças a meus bilhetes grátis, e ao Hostel Internacional

Agora que também me livrei de um namorado mala, que também não gostava de viajar e conheci um mochileiro louco e alto astral

Me empolguei e em Junho vou pra Índia sozinha realizar meu sonho, de mochila é claro

Estou lendo cada topico, cada detalhe me preparando direito

Adorei seu relato..

Vamos mulherada unida

Sempre gostei muito de viajar e sempre tive muita vontade de encarar uma viagem sozinha mas nunca tive coragem. A vontade sempre ficou nos meus sonhos. Até que eu comecei a pensar mais seriamente nisso...conheci os mochileiros.com e comecei a ler todos os depoimentos, destinos, dicas e criei coragem.... vou fazer a minha primeira viagem sozinha....confesso que estou com um pouco de medo. Escolhi um destino próximo e somente um final de semana, pra começar a pegar o jeito da coisa...rss infelizmente eu perdi muito tempo sonhando com a possibilidade, mas eu sei que ainda posso correr atras do tempo perdido. Já estou pensando nas minhas férias em março e na minha próxima viagem sozinha...Estou hoje com 40 anos e tenho muito tempo pela frente para conhecer muitos destinos por esse mundo afora e sei que, com o tempo, as dificuldades de hoje vão se tornar bem mais simples.

Oi Marina!

esse ano ocorreram transformações bastante inesperadas na minha vida. Diante disso, resolvi me organizar para executar um grande sonho: viajar sò. A minha primeira experiencia foi em julho desse ano, quando viajei para alguns recantos do nordeste só, por 18 dias. sucesso total! como fui bem sucedida, resolvi planejar minha primeira experiencia internacional. inicialmente iria só, até uma amiga mochileira resolver se juntar a mim. viajaremos para argentina, chile e uruguai. a experiencia de viajar só é incrivel, não existe nada igual! vcé muito jovem aproveite sua vida vivendo momentos inesquecíveis e lembre-se: nunca deveriamos deixar de realizar um sonho só porque não tem ninguem para dividir conosco...o sonho é nosso!

boa sorte

Eu sempre amei a idéia de viajar o mundo todo, mas sempre tinha um obstáculo: pouca grana,

pouco tempo, sem dinheiro, namorado que não gosta de viajar, falta de companhia... Até que enfim decidi viajar sozinha e vi que não só é ótimo como, dependendo do local e do que vc quer fazer,

é o ideal!

Enfim.... vamos em frente. E a gente se encontra por aí.

Bjos,

Juliana

Acho que toda mochileira ja passou por essa frustração de querer viajar pra tal lugar, fazer tal coisa e nao ter a companhia pra isso. Ja planejei muitas vezes ir ao Monte Roraima e nunca da certo. Nunca junta gente, meu esposo sempre me enrrola...."agora não, depois". Amigas que apos planejar muito acabam desistindo da viagem. Cansei!!!!!!!!!!!

Já viajei como a Juliana, indo sozinha mas ficando com amigos.

Final do ano to indo acampar 3 dias na Serra do Tepequém em Roraima (vou ir passar o natal com a familia). Convidei meu irmão mais novo...se quiser vir ótimo, se não vou sozinha mesmo.

É claro que da um medo, um frio na barriga....mas e como a Renata disse:

Voçê está mais do que certa,e hoje percebo que ficar triste com as pessoas que me deixaram na mão não faz sentido, porque realmente os sonhos são meus, não posso obrigar ninguem a realiza-los comigo.

E dificíl combater todas as pessoas que não te dão apoio, acham que e muito perigoso e que você não vai dar conta. Mas a minha alma precisa disso, da liberdade, de passar perrengue, de ver, sentir, tocar, ouvir.....

Volto aqui pra postar minha esperiência sozinha e quem sabe ajudar mais mochileiras a se libertarem dos seus medos como vocês me ajudaram.

Bjsss!!

Olá meninas!!! Há tempos fuço aqui no Mochileiros, mas agora estou oficialmente me preparando pra me tornar uma mochileira! As dicas são muito importantes... To super feliz por ter comprado as tralhas pra acampar na Ilha do Mel, nem to acreditando. Sempre quis fazer isso, sempre tive vontade, mas faltava oportunidade (quer dizer, coragem rs) então, rolou um lance sexta feira pra ir pra lá, quinta to partindo pra Ctba e então.. ILHA!!! Quero ver como vou me virar com a mochila nas costas e a barraca pra armar, mas acho que vai dar tudo certo!

Beijo!

Gurias, eu e minha amiga sempre tivemos essa vontade gigante de viajar por aí, dormir em albergues pra conhecer muita gente diferente e ter experiências únicas. Então resolvemos começar a se organizar. Tenho 18 anos agora, mas planejamos fazer em 2014, pra poder se organizar e guardar dinheiro! Como provavelmente será no primeiro semestre de 2014, ainda não terei completado 20... ela já vai ter 21. Acho que vamos começar pelo Brasil ou alguns pontos da América do Sul. É muita loucura nos jogarmos só nós duas por aí? hahaha Alguma dica?

Este tópico está impedido de receber novos posts.