Ir para conteúdo

Dicas para minimizar o jet lag


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Um dos pontos negativos de viajar de avião é o jet lag, que te deixa sem forças para nada e só te faz querer descansar.

 

Você não vai querer perder tempo se recuperando do jet lag quando tem um monte de coisas para ver e fazer na viagem, certo? Por isso pesquisamos a respeito do jet lag, juntamos nosso aprendizado e criamos uma lista que pode ajudar a minimizar o efeito.

 

Se você viajar do sul ao norte o que você sente é cansaço do tempo de vôo e não jet lag.

 

O jet lag não é causado pelo tempo de vôo e sim pela direção do vôo. O que causa o efeito de letargia e fadiga é a mudança de fuso horário, causado pelas viagens de leste a oeste, ou no sentido contrário. Quanto maior for a diferença de fuso horário entre a origem e o destino do vôo, mais o seu corpo vai sentir que o relógio biológico está desregulado.

 

Pesquisas apontam que para cada fuso horário que cruzamos, precisamos de um dia para que o corpo se acostume. Então, se você cruzar o mundo (12 fusos horário) levará 12 dias para que o efeito do jet lag passe.

 

Acredito que ninguém vai querer esperar tanto, certo. O que fazer então?

 

_____

Antes da viagem:

 

1. Se você puder, escolha um voo que seja na direção leste para oeste, pois na direção contrária você desperdiça tempo por causa da rotação da terra, o que faz o corpo cansar mais, já que você ficará acordado por mais tempo até que seja a hora de dormir no destino do voo. Sim sabemos que essa dica vale só se for para uma viagem para o outro lado do mundo, em que podemos escolher a direção, mas de qualquer forma, vale a pena considerar aqui.

 

2. Se não puder escolher a direção do vôo, faça de tudo para descansar no vôo, feche os olhos mesmo sem sono e tente dormir. Use os muitos artifícios disponíveis: tampão de ouvido, tapa-olho, travesseiro, roupas confortáveis e chinelos.

 

3. Um stopover pode ajudar a combater o jet lag. Se puder ficar um ou dois dias na cidade de conexão do vôo será bom.

 

4. Se você vai viajar no sentido leste, tente ajustar seu relógio biológico antes da viagem. Se você vai viajar do Brasil para a Europa a diferença é de três ou 4 horas.

 

Então, duas semanas antes da viagem acorde uma hora mais cedo do que o de costume. Uma semana antes da viagem, acorde duas horas mais cedo. Assim você conseguirá se acostumar mais depressa com o novo fuso horário. Se você conseguir acordar três ou 4 horas antes do que de costume, melhor ainda.

 

Se você se perguntou por que dissemos ‘viajar no sentido leste’, é porque nos sentido contrário você vai acordar atrasado pros compromissos caso queira ajustar o relógio biológico antes da viagem, certo?

 

5. Descanse antes do voo. Viajar de avião é cansativo e se você já estiver cansado antes mesmo do início, isso vai se somar ao jet lag, dificultando a recuperação dos efeitos.

 

_____

Durante o voo:

 

6. No avião, evite café e bebidas alcoólicas, pois ambos alteram seu sono. O álcool pode até ajudar a dormir, mas não será o sono que descansa o corpo. Beba muita água durante o vôo para evitar a desidratação comum em longos deslocamentos. Se você é daqueles que acham que incomodam as comissárias, leve uma garrafa de água para deixar no bolsão da poltrona, assim você não precisará chamar a comissária de bordo repetidamente.

 

7. Logo que entrar no avião, calcule que hora é no seu destino e já arrume seu relógio. Assim, você saberá se é hora de dormir ou não durante o vôo. Isso ajudará o corpo a se acostumar com o novo horário.

 

_____

Depois que chegar ao destino:

 

8. Por mais exausto que você esteja se não for hora de dormir, não durma. Agüente firme até o horário correto para que seu corpo ajuste o relógio biológico. Mantenha a rotina de acordar, comer e dormir nos horários corretos.

Evite as cochiladas, mesmo que sejam rápidas, pois elas não vão proporcionar descanso e vão fazer seu corpo demorar mais para se ajustar. Nos primeiros dias vai ser um grande sofrimento, mas depois melhora.

 

9. Faça exercícios leves para ativar seu organismo. Caminhadas próximas ao hotel já ajudam bastante. Não exagere, não exija muito do seu corpo nos primeiros dias.

 

10. O corpo está programado naturalmente para acordar quando o sol nasce e dormir quando está escuro, por isso, tomar sol nos primeiros dias vai fazer seu corpo se acostumar mais rápido com o novo fuso horário. Da mesma forma, ao dormir, se houver luz no quarto use tapa-olho para que o corpo se acostume.

 

 

E aí, o que acharam? Alguém tem alguma outra dica para acrescentar?

 

 

____________

Também está lá no blog http://turismobackpacker.com/2012/05/12/10-dicas-para-minimizar-o-jet-lag/

Link para o comentário
  • 9 meses depois...
  • Membros

As dicas são muito boas e já segui algumas delas... mas o corpo sente sempre. O máximo que viajei num dia foi para um fuso horário de 7h de diferença... andei 3 dias a acordar às 3h da manhã sem conseguir dormir mais... xiiii... não foi fácil, mas vale sempre a pena :D

Não há nada mais motivador que acordar do outro lado do planeta.

Link para o comentário
  • 3 anos depois...
  • Membros

Boas dicas!

 

Diria que as principais dicas para evitar o jet lag são:

 

→ Antes de voar

 

Prepare seu relógio biológico – Adaptar seu corpo um período antes da viagem, algo como uma semana antes do voo, para os horários do destino de viagem. Se for viajar para um lugar mais tarde, comece a dormir mais tarde do que o seu normal. E para destinos que sejam menos horas, durma e acorde mais cedo.

 

Durma e alimente-se bem

 

→ Durante o voo

 

Faça o máximo para dormir, mas não tome remédios para isso.

 

Evite álcool e cafeína, e beba muita água.

 

Mude de posição e caminhe pelo avião de tempo em tempo para alongar.

 

→ Após o voo

 

Esqueça os antigos horários – Desde o primeiro momento, adapte todos os seus horários de refeições e sono ao fuso horário local.

 

Deixe o primeiro dia livre ou, pelo menos, não faça nada pesado.

 

Vitamina D – Fique o máximo que puder em ambientes externos, expondo seu corpo a duradouros ‘banhos de sol’ (não esqueça de usar protetor solar).

 

Essas são algumas dicas desse artigo:

 

http://instintoviajante.com/jet-lag-o-que-e-e-como-evitar-jet-lag/

 

Vale a pena dar uma olhada nele, pois tem mais dicas importantes.

Abraços e boa trip!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...