Ir para conteúdo

Diferenças entre os Fleece da Quechua


Posts Recomendados

  • Membros

Fala pessoal, tranquilo?

 

Então, tô planejando um mochilão pela Europa no fim do ano e, enquanto pesquisava os preços dos agasalhos de Fleece por aqui, me veio uma dúvida:

 

Da série Forclaz, da Quechua, encontrei os seguintes modelos:

Forclaz 50: 230 g/m²

Forclaz 200: 200 g/m²

Forclaz 500: 290 g/m²

Forclaz 600: 350 g/m²

Forclaz 700: 271 g/m² - Sendo que esse é impermeável e tal.

 

Já pesquisei em diversos lugares e, pelo que entendi até então, quanto maior a densidade do tecido, mais quente ele é. Alguém saberia dizer se está correto? Neste caso, vocês indicariam qual desses modelos pra enfrentar o frio do inverno europeu?

 

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Isso mesmo, quanto maior a densidade mais quente será o tecido.

O que vejo nos fleeces da Quechua é que quanto maior o "número" dele mais grosso o tecido (independente da gramatura).

O forclaz 50 é bem fininho e não esquenta muito (tenho um deste), já o Forclaz 500 é mais grosso (estou pensando em comprar um deste.)

Seguindo esta "lógica quechuiana" o mais quente seria o Forclaz 600 com gramatura 350 de densidade. O Forclaz 700 (apesar de ser "uma centena acima") é menos denso, deve ser classificado acima por ser corta vento. Falando em corta vento, vai comprar um separado ou junto com o fleece? É, tem muitas variáveis, e pra não passar frio é importante o corta vento...

Aconselho fortemente a experimentar e testar todos na loja antes de decidir a compra.

E pra saber como se vestir em ambientes frios dá uma lida nesse tópico:

:arrow:http://www.mochileiros.com/como-vestir-se-em-locais-frios-sistema-de-camadas-anorak-fleece-underwear-t32962.html

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É, então... como vou no inverno pra Europa, acho que vou pegar um desses mais quentes sim. Talvez o 500 ou o 600, vou experimentar lá pra ver o quanto eles esquentam e tudo mais. Quanto ao corta-vento ainda não tenho certeza. Quando eu for na Decathlon atrás de um calçado impermeável vou aproveitar e experimentar esse 700 pra ver se vale a pena comprá-lo ou pegar um corta-vento separado pra usar por cima.

 

Valeu pela explicação e pelo link! Vão me ajudar MUITO haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

uma duvida, o que vai definir o aquecimento do fleece é a grossura do tecido,sua gramatura ou existe uma relação proporcional "quanto mais grosso for o tecido, maior sua gramatura e maior aquecimento". Eu sempre me importei com a gramatura apenas (isolamento térmico) e a Quechua me deixa bastante confuso, pois um FORCLAZ 50 tem isolamento de 230 g/m² enquanto o FORCLAZ 200 tem isolamento de 200 g/m². Eu queria entender essa relação.

 

Pelo que vi, nem sempre o maior número vai significar "mais quente" e o único Quechua que literalmente diz o que realmente ele é o FORCLAZ 400 que tem isolamento de 400 g/m²

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom, como o colega logo acima disse. O legal é você ir até a loja é experimentar, pegar no tecido. Pois é necessário verificar de perto, se ele irá lhe aquecer da maneira como espera.

E assim como estão dizendo, quando mais espessa for o tecido, melhor vai ser o aquecimento. Mas tome cuidado para não levar gato por lebre, pois tem alguns tecidos resistentes e que são grossos, porém não aquecem nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Eu tb sempre fico confusa com as especificações dos produtos Quechua. Em junho, irei para Bolívia, Peru e Chile e não sei ao certo o que comprar. Farei a trilha Inca e dizem que a temperatura cai a zero à noite, com sensação térmica de menos que isso. Vou tb para o Salar de Uyuni e dizem que, dependendo da noite, a temperatura pode chegar a -10º. Bom...já tenho o conjunto de segunda pele e como meus fleeces são pra temperaturas mais amenas (fleece 50), precisarei de uma blusa mais quente e de uma jaqueta. O que vcs acham dessas aqui, será que passarei frio ou é o suficiente??

 

- Blusa Forclaz 500: http://www.decathlon.com.br/montanha/roupas-36561/fleece/blusa-fleece-forclaz-500-quechua_37034?chosen=preta

- Jaqueta impermeável Arpenaz 300: http://www.decathlon.com.br/montanha/roupas-36561/jaquetas/jaqueta-impermeavel-arpenaz-300-quechua_36994?chosen=preta

- Meia Forclaz 500: http://www.decathlon.com.br/montanha/roupas-36561/meias-36583/meia-forclaz-500-high_41678?chosen=cinza-vermelha

 

Além disso, levarei tb gorro, cachecol e luvas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Meia, esta é melhor:

:arrow:http://www.decathlon.com.br/montanha/ski-e-snowboard/meias-e-colas/meias-quechua-forclaz-warm-2-pares_36874?chosen=cinza

Este fleece é mais quente, mas para o salar vai precisar de segunda pele, fleece (o 50 mais este) e um corta vento:

:arrow:http://www.decathlon.com.br/montanha/roupas-36561/fleece/polar-forclaz-500_39663?chosen=cinza

O corta vento ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Na pesquisas que fiz e principalmente a partir de valiosas dicas de um amigo que mora no Canadá que já passou por -40ºC com sensação de -49ºC, ele me disse o seguinte:

 

- Segunda pele é indispensável! Da mesma forma que sais de cueca aqui no Brasil, não se sai no frio sem as duas partes, a de cima e a debaixo; (PRIMEIRA CAMADA)

- Por cima da segunda pele, a depender do frio, pode usar uma camisa quente; (SEGUNDA CAMADA)

- Se estive mais frio, usas uma segunda camada como um casaco baseado no frio, o FLEECE. Podes alinhar a mesma com uma blusa entre as duas (SEGUNDA CAMADA).

- Se estiver ventando muito, a sensação térmica pode ser 10ºC inferior ao real. Assim, você terá que ter uma camada a mais, impermeável para "cortar" o vento. Não haverá necessidade desta se não estive chovendo ou ventando muito. (TERCEIRA CAMADA).

- Se for frio EXTREMO, como é o do Canadá e Rússia, por exemplo, não tem jeito, tem que haver a QUARTA-CAMADA que é um super casaco. Na verdade, alguns desses substituem a terceira, pois esses já são corta vento e impermeáveis.

 

Acessórios

 

- Proteger as orelhas, gorro ou protetor de orelha, Indispensável;

- Proteger o pescoço, cachecol;

- Luvas adequadas;

- Meias térmicas;

- Se for gelo intenso, botas impermeáveis. Se não for, as meias dão pro gasto.

 

Só se indica comprar tênis, botas e casacos impermeáveis e tiverem certeza do frio extremo ou muito vento.

 

Para frios entre -10ºC (sensação) à +5ºC sem chuva, sem vento...a camada até a Fleece é o suficiente (com cachecol, gorro, luvas e meias)

 

É o que farei!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...