Ir para conteúdo

[AJUDA] EQUIPS e ROUPAS - Compras para Bol-Per-Chile no inverno.


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Bom dia, em julho/12 estou indo para o tradicional mochilão Bol-Per-Chile incluindo o Salar de Uyuni. Moro em Teresina-PI, aqui está noite e fazendo 34 ºC hoje, ou seja, não tenho absolutamente nada para o menor dos frios. Li as ótimas dicas do LeoRJ quanto ao sistema de camadas, mas não domino ainda. A viagem está longe mas preciso aprender logo pois vou passar o Reveillon em Buenos Aires e em seguida Montevideo, pode ser que compense comprar algumas coisas lá já que não vou poder começar minha trip de julho por La Paz, onde nem mesmo vende-se passagens saindo do Nordeste.

 

Tenho em casa uma bota Timberland normal, duas blusas de algodao "grosso" de mangas compridas, uma jaqueta nike que nada protege e uma jaqueta bem grossa da umbro que parece ser boa, mas sou leigo. Pretendo comprar bons equips para não passar perrengue, como saco de dormir top. Ouvi falar em fleece, anorak, coisas impermeaveis, calças-bermudas, meias coolmax... O quão disso é exagero e o que é recomendado para a saúde/segurança?

 

1- O que posso aproveitar? 2- O que preciso comprar? (se possível recomendem algumas boas marcas). 3-Compensa comprar no Brasil ou em Buenos/Montev? Se lá, conhecem alguma loja nessas cidades? 4-Minha mochila Adventure Curtlo 60 + 15L dá conta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O fleece é o seu melhor investimento. Ele esquenta bem, não faz volume grande na mochila e é relativamente barato. Não sei te informar sobre comprar na Argentina, mas acredito que lá ache com facilidade mais barato que aqui.

Nas situações de frio mais extremo (ex salar, alguma trilha, noites mais frias) o fleece não vai ser suficiente. Por baixo dele você vai botar uma segunda pele e por cima um anorak ou casaco de pluma de ganso. Se for pra praticar atividade física compre um anorak, ele é mais leve, respirável e alguns são impermeáveis. Se não for para trilha, ou seja, sem grande atividade física, o casaco de pluma é mais quente, só que ele é pesado, por isso não é bom pra andar.

Com as pernas não precisa se preocupar tanto, pode usar qualquer calça normal, dependo do clima botar a segunda pele por baixo.

Pés também não são grande problema, até de tênis com meia de lã é tranquilo, no seu caso a bota com uma meia de trekking comum dá conta.

Luvas, gorro, cachecol, isso tudo você compra durante a viagem mesmo, tem em qualquer esquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Obrigado Samantha, por me ajudar novamente!

 

Quanto ao Fleece, tem realmente uma diferença significativa entre modelos? Ou será que basta um que diga "Fleece"? Olha para mim por favor esse do ebay e diz o que acha http://www.ebay.com/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=320766125590&ssPageName=ADME:L:OC:US:1123

 

1-Quanto ao saco de dormir, alguém recomenda algum? Quero uma coisa boa q me sirva nesse proposito e que ajustando alguma peça de roupa me sirva tb nos andes, em Ushuaia ou na escandinava um dia... Só não queria comprar um saco que caso eu use num dia de 0 ºC me deixe com calor, rs.

 

2-Alguém, e vc Samantha que vez esses dois mochilões ;) certamente pode me ajudar, tenho uma mochila de 60L da Curtlo + 15L de ataque, essa mochila de ataque mal cabe um casaco. Nesses mochilões costuma-se andar muito com a mochila completa nas costas? Tipo na travessia do Salar penso que levamos todas as coisas conosco, mas no caso de macchu picchu, canyon em arequipa, etc, as coisas ficam no hostel e vamos apenas com uma mochila de ataque, nesse caso 15L não seriam pouco? Tem alguma sugestão?

 

Abraço e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Os modelos de fleece tem diferença sim, mas o mais básico serve, a não ser que seja um investimento futuro não vejo necessidade de comprar um muito caro. Aqui no Brasil você encontra desses mesmo da Quechua, vende na Decathlon por no máximo uns 50 reais. O problema é que eles não entregam pela internet, e acho que na sua cidade não tem, mas se for dar uma passada em São Paulo ou algum outro lugar que tenha vale a pena procurar lá.

 

Sobre o saco de dormir, você vai fazer alguma trilha nessa viagem da Bolívia-Peru-Chile? Se não, acho besteira se preocupar em comprar saco de dormir agora, vai ser um trambolho pra carregar a viagem inteira e só usar um dia durante o Salar, sendo que poderia alugar um lá. Mas se for pra fazer trilha e usar também nesses lugares vai precisar de um com temperatura de conforto negativa, e esses são bem caros.

 

O mochilão você vai sempre arrumar algum lugar para guardar, seja hostel, armário de rodoviária, a tiazinha do lanche rsrsrs. Só vai andar com a de ataque. É claro que o tamanho vai depender do que você carregar. Pra mim uma mochila de ataque de 15 litros é imeeeeensa. Mas por exemplo, se você tiver um notebook, não vai deixar ele com a tia do lanche, vai levar na de ataque (mesmo assim acho que a de 15l dá sem problemas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Aliás, que mochila de 60+15 é essa que mal cabe um casaco? Acho que você tá arrumando essa mochila muito mal, porque a minha é de 40l e cabe coisa que é uma beleza! Veja se consegue alguém pra te ajudar nessa arrumação, em último caso qualquer mãe resolve o problema rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

rsrs, eu me referia à de ataque que mal cabe um casaco, mas pensando bem até dê para levar o básico nela. Quanto ao saco você tem razão, vou avaliar mas se eu tiver oportunidade de passar por um local com preço melhor e garantia de ser original talvez compre um, ainda não resolvi se farei alguma trilha, provavelmente não. Me tira uma dúvida: se eu compro um saco de dormir com temperatura de conforto -3 ºC e uso ele para dormir a 12 ºC, obviamente não consigo pq é muitooo quente né? ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pode usar sim, se sentir calor basta você abrir o ziper. Agora pra clima quente mesmo, por exemplo trilha aqui no Brasil sem ser montanha aí fica complicado. Se quiser uma coisa mais versátil pode comprar um saco 0 graus, que dá pra aguentar o frio em qualquer lugar do Brasil, inclusive montanha e também dá pra usar no calor, e quando for pra lugar mais frio usar uma manta de fleece por dentro dele. Acho uma boa alternativa pra não precisar gastar uma grana com sacos de dormir pra climas diferentes, mas eu nunca fiz isso pra dizer como fica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Samantha, novamente obrigado pela disposição, como você é quem mais está participando aqui, resolvi postar uma dúvida no tópico do Salar, para não abusar de sua boa vontade, rsrs, pois após um tempo tenho umas dúvidas quanto ao deslocamento ;)salar-de-uyuni-clima-roupas-e-equipamentos-t62120-75.html#p659436

--------

Como tu disse, saco de dormir é mesmo um trambolho, rs, nas fotos que vejo ele sempre está pendurado nas mochilas, tenho uma dúvida boba mas cruel kkkk, como o pessoal pendura, aparentemente na minha mochila não tem nenhum "pendurador de saco de dormir" ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...