Estrada Real a pé - Perguntas e Respostas - 2013 a 2015

Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
casal100
Membro de Honra
Membro de Honra

23 Jun 2013, 18:42  

Mais algumas fotos - TERCEIRA PARTE:

Último marco na praça do chafariz...
Imagem
Foto tradicional de paraty
Imagem
Paraty e a serra
Imagem
Cachoeira do tobogã - na subida para cunha - é só pegar um busão na rodoviária e dar uma chegada lá.
Imagem
Em em outro dia fomos até a praia do sono....um pequeno trecho na trilha
Imagem
Outra praia próxima a paraty
Imagem
Paraty
Imagem
Praia em trindade
Imagem
Praia brava perto de trindade
Imagem

O AMOR É LINDO:
Imagem

the end

casal100
Membro de Honra
Membro de Honra

29 Jun 2013, 21:06  

Fazendo o caminho de volta, saída de Paraty de busão(que pegamos bem cedo), fomos até o ponto final, uns 10 kms:

Algumas fotos do caminho entre Paraty x Aparecida, foram +- 100 kms.....subi a bocaina foi maravilhoso... o nascer do sol ao fundo Paraty
Imagem
Chegando a lanchonete do greg, a direita mais um carro que não conseguiu subir ou foi descer!
Imagem
Esse é o CARA, gente finíssima, dono da lanchonete(única do trecho)
Imagem
Chão de flores na subida da bocaina:
Imagem
Entrando no túnel
Imagem
De novo o mirante, maravilhosa visão de paraty
Imagem
Nascer do sol depois de cunha
Imagem
Sorte que essa parada de ônibus nos salvou de um toró, choveu muito....foram umas 2 horas
Imagem
Chegada ao santuário de aparecida em agradecimento de tudo ter corrido tudo bem
Imagem
Uma orquídea no caminho
Imagem

casal100
Membro de Honra
Membro de Honra

29 Jun 2013, 21:21  

Depois do trecho entre aparecida, resolvemos ir ao PN de itatiaia, pegamos um busão em Guaratinguetá, descendo em Itatiaia, da rodoviária caminhamos até o centro turístico, arrumamos uma pousada dentro do PN, o proprietário no pegou quase na porta do parque e nos levou até lá....

Algumas fotos:
Uma das inúmeras cachoeiras que visitamos
Imagem
Cachoeira véu de noiva
Imagem
Vai encarar!
Imagem
Achei essa borboleta morta, linda
Imagem
Pegando carona no trevo de penedo para Visconde de mauá(não tinha busão no horário), pegamos com um casal até maringá
Imagem
Cachoeira próximo a Maringa, do lado mineiro, são várias cachoeiras em uma encosta
Imagem
Comendo caqui direto no pé... no hotel em maringá-mg
Imagem

casal100
Membro de Honra
Membro de Honra

29 Jun 2013, 21:29  

Algum tempo atrás vi uma reportagem do globo rural sobre os tropeiros que vinham de minas vender seus produtos em visconde e Maringa, foi um enorme prazer em conversar com esse pessoal, conversando com eles, tive a curiosidade de conhecer o passa um, fui próximo mas não cheguei pelo avançar das horas, mas ainda volto lá:
Imagem
Subindo para o passa um
Imagem
Próximo ao passa um, lindo visual
Imagem
Próximo ao passa um
Imagem
Linda vista de Maringá
Imagem
Os tropeiros voltando para casa
Imagem
Hotel em maringá-MG
Imagem
Uai sô, que lugar lindo
Imagem

julio555

05 Jul 2013, 13:53  

marimourao escreveu:Vou acompanhar esse tbm. Quero fazer o roteiro entre Julho e Agosto. A idéia é ir sozinha, então, quanto mais detalhes melhor, mais segurança. : )

Mas você vai dormir em barraca ou em pousadas? Se for em barracas, pode ser um pouco perigoso. Qualquer dúvida é só perguntar, o caminho é bem legal, vale a pena percorrer, apesar de ser muito longo.

julio555

05 Jul 2013, 14:03  

marioluc escreveu:Algum tempo atrás vi uma reportagem do globo rural sobre os tropeiros que vinham de minas vender seus produtos em visconde e Maringa, foi um enorme prazer em conversar com esse pessoal, conversando com eles, tive a curiosidade de conhecer o passa um, fui próximo mas não cheguei pelo avançar das horas, mas ainda volto lá:
Imagem
Subindo para o passa um
Imagem
Próximo ao passa um, lindo visual
Imagem
Próximo ao passa um
Imagem
Linda vista de Maringá
Imagem
Os tropeiros voltando para casa
Imagem
Hotel em maringá-MG
Imagem
Uai sô, que lugar lindo
Imagem

Parabéns primeiro por ter feito o percurso e também pelas ótimas dicas e fotos. A dica sobre o gado nelore é bem válida rsrsrs No caminho para São Brás, temos que entrar em um lugar onde ficam os bois(esqueci o nome agora) e lá tinha gado dessa raça. Uns sete começaram a correr atrás de mim, que fiquei sem entender nada, quase sai correndo também, mas fiquei mais calmo quando vi que não tinham chifres. Depois, eles pararam e ficaram me acompanhando, foi um susto, mas foi bem legal.

fefarez

21 Jul 2013, 22:22  

Pessoal, curti muito o relato de voces, queria muito fazer esse trecho, mas a pé não consigo. Dá pra fazer de busao? fica muito caro? vale a pena? minha intenção é chegar a paraty e desfrutar das suas praias, mas se der pra aproveitar uns dias em algumas cidades estrategicas e mais estruturadas eu prefiro, o que acham?

marimourao

24 Jul 2013, 16:55  

Eu desisti de caminhar e de acampar por preparo físico (que não tenho) e por insegurança(tô sozinha, preferi evitar). Dai escolhi algumas cidades e to seguindoo caminho de Ouro Preto para Paraty de onibus, Quando terminar a viagem posto o relato completo. Mas uma coisa que já percebi é que vira outra viagem, o caminho dos onibus é bem diferente do caminho velho. Perde umas coisas, ganha outras.

casal100
Membro de Honra
Membro de Honra

26 Jul 2013, 09:52  

Olá Pessoal, terminamos ontem os caminhos dos diamantes e sabarabuçu(foram aprox. 580 kms), aproveitamos e conhecemos a serra da piedade, visual lindíssimo....recomendo, depois posto o relato.

Júlio,
Essa história dos bóis foi passada por um peão que estava numa caravana....vou passar em BH, se estiver por ai, manda um aviso e vamos tomar um café com pão de queijo por ai.

fefarez,
A mari está fazendo de busão, ela vai postar um relato sobre o assunto.

Mari,
De toda forma vc vai conhecer vários lugares interessantes, o grande problema de busão e não poder parar e tirar fotos em lugares lindos....mas o resto, é o que vc falou, perde coisas e ganha outras..
SUGESTÃO: de todos os trechos, acho que a descida da serra da bocaina vale a pena o sacrifício de descer a pé.
Em Cunha vc se informa sobre o busão que busca estudantes até a divisa com o RJ, ele saí cedo e volta a tarde.....vc iria até a divisa desceria até os asfalto, uns 15 kms, e pegaria o circular que vai até quase perto da estrada de terra.
Procure se informar, vale muito a pena o sacríficio...lugar lindíssimo!
Obs.: no meu relato verá mais detalhes.
abs

casal100
Membro de Honra
Membro de Honra

15 Set 2013, 19:57  

2º TRECHO - CAMINHO DOS DIAMANTES (DIAMANTINA X OURO PRETO)

Ínicio......: 03/07/2013
Término ..: 17/07/2013

Estávamos prevendo chegar a Diamantina, um dia antes, na parte da tarde, assim comprariámos o que estava faltando e começaria no outro dia bem cedo.... mas tivemos problema na chegada de Belo Horizonte, com o movimento de protesto na chegada de Contagem.... um pessoal bloqueou a BR-040 por 6 horas, queimaram alguns ônibus, ficamos retidos na estrada por esse tempo todo, muito calor, não tinha tomado café, pois a região sem restaurante, sorte que uns vendedores de biscoitos passaram por lá......depois de muita negociação a polícia de Minas Gerais desbloqueou a estrada, isso após muita confusão e bombas....foi muito tenso.....
Chegamos no terminal, tivemos que pegar o metrô até a estação rodoviária que fica no centro da cidade, compramos imediatamente a passagem para Diamantina..... depois de 2 horas o busão saiu...... chegamos por volta das 21:00 horas, com praticamente tudo fechado.... conseguimos uma ótima posada na cidade.....uma moradora nos deus carona até o local...povo gentil os mineiros...... fomos até um supermercado/farmácia e compramos algumas coisas para o outro dia, pois negociamos a diária sem café da manhã.......

Hospedagem: Pousada Amélia, em frente ao hospital das clínicas de Diamantina, ótima, quartos limpos, banheiro privado, tv a cabo, wi-fi, camas ótimas..... diária R$110,00 casal sem café da manhã(com café fica mais caro).

Passagem: Belo Horizonte x Diamantina pela viação pássaro verde, R$55,70 por pessoa, ônibus confortável, tempo de viagem +- 5 horas, com parada na rodoviária de curvelo(tem comida/lanches).
Obs.: tem vários horários.

•   Informação