Europa 39 dias (out-nov 2010): 08 países - 13 cidades

Boa Tarde galera,

Quando estava pensando em fazer minha primeira viagem internacional o site do mochileiros me ajudou imensamente na elaboraçao do meu roteiro e o que eu queria fazer em cada lugar. Como era minha primeira vez fora do Brasil, eu queria conhecer o ¨básico¨ da Europa. Por isso, meu roteiro ficou assim:

01.10 - 04.10: GENEBRA e MONTREUX

23.10 - 28.10: PARIS

29.10 - 02.11: LONDRES

03.11 - 08.11: BARCELONA

Antes de começar meu planejamento coloquei na minha cabeça que nao queria ficar com dívidas quando voltasse das férias. Sendo assim, 03 meses antes do mochilao fui comprando algumas coisinhas no cartao de crédito e já quitando as faturas.

Assim como eu, sei que muita gente ADORA saber dos gastos!!!! Anotei tudo que consumi (até água kkkk) pra voces terem uma idéia dos preços por lá. Ah.. e viajei com uma amiga.

Detalhes e gastos pré-viagem:

Passagem aérea:

CGR-SP / SP-CGR: R$ 260,00

SP-MADRID / BARCELONA-SP (via Doha - Promoçao Qatar Airways): R$ 610,00

Seguro Viagem midcard: R$ 271,70

Mochila Curtlo Adventure 60l: R$ 388,00

Passaporte: R$ 156,00

Nao comprei passe de trem porque o valor nao compensava, já que eu ia utilizar aviao e trem.

Todas as passagens de aviao eu paguei aquele adicional de bagagem, porque sou cagona e fiquei com medo da minha mochila nao passar e despachei todas as vezes. Só em Londres que despachei uma mala que eu tive que comprar e fui com a mochila como de mao. Fui tremendo com medo de nao passar, mas passou..

Outra coisa, algumas passagens eu paguei o olho da cara porque tive que mudar o roteiro de última hora.. e passagem é igual no Brasil, quanto mais perto da viagem voce comprar, mais caro fica..

Esses gastos também paguei antes de viajar:

Passagem aviao easyjet: Madrid-Genebra - €51

Passagem aviao easyjet: Genebra-Roma - €90 (comprei de última hora)

Passagem aviao Wizzair: Veneza-Praga - €100 (paguei taxa de remarcaçao)

Passagem trem: Praga-Berlim - €34

Ticket London Eye + Madame Tussaud: 35 libras

Ticket Casa de Anne Frank: €9

Ticket Torre Eiffel 3ºandar: €13

Na época, paguei R$ 2,46 por 1€ em espécie e no VTM.

E desculpem pela falta do acento til, já que nao tem no meu teclado ehehehe..

Saímos dia 29.09 de Campao pra SP, pois o nosso vôo SP-MADRID era 03:30 da matina do dia 30. Chegamos em Madrid só dia 01!!! Os vôos da Qatar tem que parar em Doha pra depois seguir viagem pra Madrid, foram quase 24h de vôo mais espera, mas por 610 putos valeu a pena!!! ehehehehe e o serviço da Qatar realmente é 5 estrelas. Comida a vontade, até sorvetinho da Kibon teve.. ehehehe

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110426171634.JPG 500 375 Legenda da Foto]Free shop de Doha no Qatar[/picturethis]

Chegamos em Madrid as 08 da manha, mas nao ficamos pra conhecer a cidade. Decidimos corta-la do roteiro pra colocar mais dias em outros lugares.. Pegamos um vôo pra Genebra no mesmo dia, mas o bendito do aviao atrasou horrores e fomos chegar na cidade quase meia noite.. Muito tenso!!!

GENEBRA

Nao conseguimos reservar para todos os dias no mesmo hostel, por isso ficamos em 02 hostels diferentes.

Hostels:

Geneva Youth Hostel - €27 por dia / €54 total

Quarto coletivo com 06 pessoas misto, banheiro no corredor (o chuveiro era daqueles que precisava ficar apertando pra sair água), café-da-manha, locker com cartao magnético, a cozinha estava desativada quando fui. O hostel era bem limpinho e bem localizado.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110426174908.JPG 500 375 Legenda da Foto]eu cidona no quarto do hostel kkk[/picturethis]

City Hostel - €28 por dia / €56 total

Quarto duplo com banheiro no corredor. Nao tinha café-da-manha, mas tinha cozinha. Tinha luggage room (precisa de cadeado). Tudo bem limpo também e era bem próximo do outro hostel. Acho que era umas 03 quadras acima.

Nos dois hostels tinha que pagar pela internet.

O transporte público (TRAM) em Genebra é de graça pra turista. No aeroporto tem uma máquina que você tira seu ticket para chegar na Gare Cornavin (estaçao central de Genebra). E nos hostels eles dao um cartaozinho pra utilizar os TRAM de graça.

Dia 01.10

Chegamos em Genebra quase meia noite podres de cansadas, estávamos meio desnorteadas porque desde o dia 29 a gente nao saia de um aviao ou aeroporto ehehehe.. Achamos o hostel com a ajuda de uns suiços e fomos dormir.

Dia 02.10

Acordamos cedo e fomos tomar cafe, que era bem básico (pao, geleia, leite, cereal, margarina). O carinha do hostel nos deu um mapa e fomos andando até o Lago Leman pra ver o jato d'água. NOSSA!!!!!! GENEBRA É MUITO LINDOOOOOOO!! Andamos muitooooo em torno do Lago inteirinho, passamos pelo Jardin Anglais (onde fica o Relógio de Flores) até a parte onde fica concentrado as lojas de Genebra.

A cotaçao era 1 franco suiço por 1,32€ no câmbio (tava mais vantajoso passar no VTM).

Almoço 15,60CHF

Supermercado 9,15CHF

Internet: 0,60CHF

Ola, Tudo bem? `Como foia tua viagem? Importante a sua iniciativa em nos relatar sua experiencia na viagem, que servirá de apoio pra muitos viajantes no futuro, inclusive eu, que farei a minha 3a eurotrip consecutiva, desta vez começando e terminando em Madrid, de 01 a 28/11. Tb pegamos uma promoççao otima, mas pela LANm saindo de SP e parando em Lima, no Peru, por R$ 950.00 ida-e-volta, Meu roteiro é SP-Lima-Madrid-Lisboa-Porto_londres-Paris-Barcelona-Valencia-Madrid

veja o link da minha viagem, cujos trechos aereos internos já foram comprados e pagos pela Easyjet e me diga se esta bom:

preciso-de-ajuda-roteiro-espanha-portugal-franca-e-inglaterra-02-a-27-11-t53893.html

Abraços

Alessandro

Valeu galera.. que bom que estao gostando.

Continuando..

Dia 03.10

Genebra é aquela cidade perfeitinha. As pessoas sao educadas, os motoristas param pra voce atravessar a rua, te ajudam quando estao perdidos, as ruas sao limpas, etc etc.. Só que ela é relativamente pequena e quase nao tem nada pra fazer. Ah uma coisa.. os supermercados fecham cedo e nao abrem aos domingos.

Conversando com a minha amiga, estávamos querendo esticar por outra cidade e escolhemos Montreux. ÓTIMA ESCOLHA!!! A cidade é simplesmente um conto de fadas! Pegamos um trem e a única coisa que tínhamos em mente é que queríamos visitar o Château de Chillon.

Andando sem rumo acabamos caindo num parque que tinha uma estrada sem fim no meio de plantas, pessoas, e beirando o Lago. Fomos andando, andando e perguntamos no caminho como que fazia pra chegar no tal do Castelo.. a moça informou que era 10 minutos de caminhada!! Cara.. 10 minutos suiços sao quase 40min kkkkk isso que a gente ja tinha andando bastante..sei que no final desse parque era o Castelo.. Lindo, lindo! Adorei!!

Voltamos de busao porque eu já nao sentia mais meus pés. Chegamos no final da tarde em Genebra. Passamos no supermercado, compramos comida pra fazer no hostel e fomos dormir.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110427145424.JPG 375 500 Legenda da Foto]Estátua de Freddy Mercury[/picturethis]

Passagem ida e volta Genebra-Montreux: 56CHF.. aproximadamente 44€

Entrada Château de Chillon: 12CHF

Passagem ônibus Château de Chillon até estaçao de Montreux: 3,20CHF

Supermercado: 2,05CHF

Internet: 0,75CHF

Dia 04.10

Queríamos ir para Chamonix passar o dia lá.. mas perdemos o busao eheheh.. Aí a mulher das informaçoes turísticas nos ensinou a pegar um trem, mas pegamos o trem errado e acabamos descendo em Amenesse (França).. e como já era tarde nao dava pra ir pra Chamonix.. tivemos que retornar para Genebra e gastar o dia lá.. como estava chovendo e de noitinha voltamos pro Hostel pra descansar.

Detalhe: eu e minha amiga nao levamos casaco na viagem. Na verdade viajamos com 04 blusinhas, 02 jeans, 01 toalha absorvente, roupa íntima, meia e um tênis (guerreiras!!!). Tivemos que comprar um casaco porque tava ficando um frio do peru.. e somos campograndenses, nao sabemos o que é frio..

Passagem Amenesse-Genebra: 2,40€

01 yogurt: 1,50CHF

01 salgado: 4CHF

Supermercado: 11,60CHF

casaco+luva: 73,35CHF (caro!!! mas necessário)

Dia 05.10

Hoje tínhamos que pegar um vôo as 18:55 para Roma.

De manha fomos na ONU e na Cruz Vermelha e a tarde ficamos pelo centro de Genebra enviando postais, comprando lembrancinhas etc.. Conhecemos a Igreja St. Pierre também.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110427150137.JPG 500 375 Legenda da Foto]ONU[/picturethis]

No final da tarde fomos pra Gare Cornavin pegar o trem para o aeroporto. O aviao saiu no horário e chegamos em ROMA!!!!

No aeroporto já sentimos tudo diferente!!! Pegamos o trem pra Termini, comprei um lanche no Mac e fomos pro nosso Hotel dormir porque já era tarde da noite.

Internet: 0,60CHF

ROMA

Hotel Papa Germano

29€ por dia / 116€ total

Quarto quádruplo com banheiro no corredor. Hotel é bem simples, antigo, porém limpo. Fica umas 04 quadras da Estaçao Termini. Tem café-da-manha e o proprietário dá uma chave da porta principal. Pra chegar no nosso quarto tínhamos que subir uns 04 lances de escadas (treinamento pra Basilica de Sao Pedro kkkk).. ou seja, sem elevador.

Eu nao desgostei do Hotel.. mas acho que se um dia eu voltar pra Roma, tentaria o Alessandro Hostel.

Dia 06.10

Roma pra mim divide opinoes. Alguns amam, outros odeiam. Eu particularmente amei, achei tudo lindo e maravilhoso, mas nao voltaria. Nao me arrependo de ter ido, até porque penso que é um dos lugares que temos que ir pelo menos uma vez na vida.

Achei caótica, sendo que nos ônibus, metrô etc tinha tanto turista que saia pela janela eheheh.. fora isso achei muito, mas muito muito linda!!

Tínhamos convite pra audiência pública do Papa. Acordamos cedo e fomos até a Piazza dei Cinquecento (fica na frente da Termini e é onde sai os ônibus). Os bilhetes de ônibus e metrô sao vendidos em bancas de revistas, tabacarias etc por 1€. E de jeito nenhum se esquecer de validar seu bilhete e guarda-lo!!

Compramos o Roma Pass nao porque compensava, mas pela comodidade de furar fila no Coliseu e no Castel Sant Angelo. Quase nao usamos transporte público porque era muito lotado e também porque pra se conhecer Roma de verdade é utilizando o nosso pézao mesmo.

Chegamos na Praça de Sao Pedro e fomos assistir a Audiência do Papa.. Gente, como essa praça é imensa!!! Realmente deixa qualquer um emocionado. A audiência foi linda também e estava lotadaça!!! Tava um sol de rachar a cuca porque acabou lá pelas 13h30. Saímos da Praça e fomos andando até o Castel Sant Angelo. Conhecemos tudo e já azul de fome fomos procurar algum lugar pra comer. Comemos e acabamos caindo bem na Piazza Navona. Conhecemos a praça, ficamos olhando os artistas e fomos embora pro Hostel.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110427155030.JPG 500 375 Legenda da Foto]Vista do Castel Sant Angelo[/picturethis]

01 Roma Pass: 25€

Almoço (sem bebida): 11€

01 água: 1,50€

01 coca-cola: 1,10€

04 terços: 10€

cartao postal: 0,30€

Ah uma coisa.. eu sei que é o cúmulo da pobreza, mas eu e minha amiga comprávamos uma garrafinha de água cada e depois passávamos no supermercado e comprávamos daquelas de litro e ia repondo no hostel hehehe.. mas economizamos bastante com isso!!

Dia 07.10

Acordamos cedo e fomos até a Termini pegar o metrô para ir ao Coliseu. Ficamos a manha inteira!! Adoramos!! É imenso, impressionante!! E depois que fomos ao Coliseu e ao Castel Sant Angelo, percebemos que o Roma Pass realmente nao compensou pra gente, porque só andamos a pé e nao pegamos fila no Coliseu e nem no Castel Sant Angelo (acho que foi porque chegamos beeeem cedo no Coliseu.. estava abrindo).

Com um mapa na mao fomos seguindo o curso natural das coisas... eheheh.. fomos ao Palatino e ao Forum Romano e andando, andando, andando passamos pela Piazza Venezia (que nao achei grandes coisas heeheh), depois fomos na Fontana di Trevi (encantadora!!!).. jogamos nossas moedinhas como todo turista, depois fomos pra Piazza di Spagna e voltamos pro hostel.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110428110805.JPG 500 375 Legenda da Foto]primeira ¨coisa¨ que vimos ao sair da estaçao de metrô heeheh[/picturethis]

Ah.. antes de chegar no hostel passamos na Termini pra comprar as passagens que faltavam. Os trens dentro da Italia nao dá pra comprar pela internet (algo com nossos cartoes de crédito).

Compramos aquele mais rápido Roma-Florença e Florença-Veneza Santa Lucia. Pagamos a metade do preço na passagem Roma-Florença porque íamos pegar o trem no sábado e pelo fato de ser duas pessoas tinha essa promoçao (nao sei se ainda existe isso.. mas em todo caso.. viaje no sábado eheheh)!!!

Como a Igreja Santa Maria Maggiore era perto da Termini fomos lá conhecê-la antes de voltar pro hostel.

03 pulseirinhas em forma de terço: 10€

almoço: 3,35€ (pizza al taglio - aquelas em pedaços)

supermercado: 2,61€

Passagem Roma-Florença: 22€

Passagem Florença-Veneza: 42€

Moedas fontana di trevi: 0,60€

sorvete: 1€

Dia 07.10

Minhas anotaçoes desse dia começam assim: ¨Esse dia foi do peru!!!¨ ahahah.. e foi mesmo!!!

Acordamos cedo como sempre e fomos de busao até o Pantheon. Estava em reforma, mas aberto a visitaçao. De lá fomos a pé até a Piazza Navona de novo!! Ficamos um pouco e fomos andando até o Vaticano pra subir na Basílica de Sao Pedro. Ficamos em uma fila imensa num sol de rachar até chegar a nossa vez. E quando chegou nossa vez a Basilica foi FECHADA!!! na nossa cara!! Bem na nossa vez o Presidente Sarkozy resolve visitar a Basílica.. fala sério!!! Expulsaram todo mundo lá de dentro e ficamos mais de hora esperando no sol. Coitados daqueles que tavam na metade do caminho na subida heeheh. Depois de uma longa espera compramos o ticket com elevador (compre com elevador!!!). Cheguei praticamente morta no final, mas valeu a pena!! Que vista!!!!! Mas também.. que subida!!!! E só nao desistimos porque tinha uma velhinha na nossa frente firme e forte kkkkk

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110428113738.JPG 500 375 Legenda da Foto]eu e minha amiga esperando o Sarkozy ir embora[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110428114007.JPG 375 500 Legenda da Foto]subindo, subindo..[/picturethis]

Depois da Basílica fomos conhecer a Igreja por dentro.. nunca vi lugar mais lindo!!! Depois de andar por tudo fomos até a Tumba dos Papas. Nós queríamos ir naquele passeio que passa por debaixo e tal, mas nao tinha mais vaga pros dias que a gente tava em Roma. Tínhamos reservado pela internet o Museu do Vaticano pro fim de tarde (tem esse horário especial em alguns períodos do ano eu acho). Eu gostei desse horário porque tava beeeeeeem vazio.. nada de empurra, empurra e dava pra ver tudo bem tranquilo. Fomos ao Museu, andamos tudo e mais um pouco e voltamos pro hostel de metrô sem sentir as pernas.