Europa agosto/setembro 2013 - Portugal, Espanha, Italia, Holanda, Inglaterra e França

Oi pessoal... resolvi fazer meu relato para contribuir com o fórum que tanto me ajudou a montar meu roteiro.

Já planejei milhares de viagens, montei várias planilhas, estudei sobre vários roteiros, mas o conjunto de roteiro x tempo x dinheiro nunca estava a meu favor.

Foi então que nesse ano consegui as minhas tão sonhadas férias e parti para o velho continente. O único lugar que eu conhecia lá era Genebra, que eu fui a trabalho, então não conta.

O ponto de partida do meu roteiro foram dois locais que eu precisava ir: Portugal, para visitar alguns parentes que a saudade me consumia, e Itália, o país que sempre sonhei conhecer.

Partindo disso e dos meus 30 dias de férias, montei o seguinte roteiro:

11/09 – Paris

12/09 – Paris

13/09 – Volta SP

Uma coisa que senti muita falta durante meu planejamento foi idéia de valores. Sei que isso é muito relativo, mas para uma idéia de uma viagem em alta temporada para uma pessoa que não come em qualquer lugar (sou muito fácil de passar mal), e perdeu a conta de quantas garrafinhas de água foram consumidas, seguem meus gastos (agosto/setembro de 2013 – Euro R$3,40 e Libra R$4,00):

Passagem ida e volta (entrada Lisboa, Saída Paris): R$2.562,00

Passagens internas: R$1.765

Estadias: R$1.640

Gastos diários (refeições, passeios, transporte público e souvenirs): R$204/dia (60 euros) = R$6.120

Total: R$12.087,00

Vou tentar detalhar melhor os gastos durante o relato.

Posted Images

SP – Roma – Lisboa

Saímos de SP no dia 15/08, no vôo das 14:55 da Alitalia com destino a Roma. Vôo atrasado, crianças chorando, muita turbulência, pessoas gritando com as crianças que estavam chorando, poltrona do meio esmagada por dois caras que não falavam nem português nem inglês... e chegamos a Roma.

Ok, foi um vôo longo e cansativo, mas estávamos em Roma e tínhamos uma conexão de 6 horas. 6 longas horas dentro de um aeroporto. Era ansiedade demais para aguentar isso, então pegamos um trem do aeroporto de Fiumicino até a estação Roma Termini e de lá um metro até o Coliseo (32 euros ida e volta).

Logo que saímos do metro, foi possível ver o Coliseu e eu chorei. Chorei de emoção por finalmente estar na Itália, terra dos meus avós e lugar onde toda a minha família gostaria de ir. Chorei por ver que consegui conquistar meus desejos. Chorei por toda a história que enxergamos naquele local.

Como não tínhamos muito tempo, ficamos só ali apreciando a paisagem, tomamos um dos muitos gelatos da viagem e voltamos para o aeroporto.

A viagem até Lisboa (TAP) foi tranquila, mas chegamos lá tivemos a nossa primeira surpresa. Quando embarcamos, o atendente nos orientou a embalarmos nossas mochilas. Como mochileira de primeira viagem, gastei meus R$40,00 no aeroporto de Guarulhos e enviei minha mochila embaladinha. Meu namorado, que já viajou pela América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, mandou a sua do jeito que estava, inclusive com a câmera dele dentro.

Quando chegamos a Portugal, a mochila dele tinha sido arrebentada e levaram alguns pertences (sim, entre eles a câmera). Gastamos umas duas horas a mais no aeroporto, entre policia, guichê da TAP e balcão de informações. Saímos de lá com um boletim de ocorrência, mas com uma mochila rasgada e uma câmera a menos.

Depois de tudo isso, fomos direto ao hostel para descansarmos. Ficamos no Mar dos Azores e apesar de não ser tão próximo do metro (15 min a pé), não temos nada a reclamar. O quarto era ótimo, o banheiro super limpo (compartilhado) e os atendentes muito simpáticos.

Pagamos 25 euros a diária do quarto duplo e fizemos a reserva pelo hostelworld.

Saímos à noite para comermos na Rua Augusta. O que mais tem por lá é brasileiro querendo agradar os turistas. A comida é ótima e gastamos 10 euros por pessoa a refeição e uma taça de vinho.

Lisboa

Ficamos apenas dois dias em Lisboa, mas foi o suficiente para nos apaixonarmos pela cidade. Acho que fui para Portugal com um pouco de preconceito, principalmente por ser um país que geralmente fica fora de muitos roteiros na Europa. Os lugares são maravilhosos, a educação é visível em toda a parte, uma cultura invejável e uma receptividade digna de nos querer ir morar lá.

É possível comer bem e barato nos restaurantes, fazer vários passeios sem custo e conhecer toda a história que vemos somente nos livros.

No primeiro dia fizemos o centro:

- Praça do Comércio

- Igreja da Sé*

- Miradouro de Santa Luzia

- Castelo de São Jorge*

- Praça do Rossio

- Praça dos Restauradores

- Elevador da Glória*

- Largo do Carmo

A Igreja da Sé, Castelo de São Jorge e o Elevador da Glória cobravam entradas.

No segundo dia fomos para Belém, e além de comer os deliciosos pastéis (que virou um vício), pudemos ver:

- Mosteiro dos Jerônimos

- Padrão dos descobrimentos

- Parque do Tejo

- Torre de Belém

Nesse dia não gastamos com entradas, pois era um domingo e as atrações estavam abertas para o público.

Tínhamos comprado o Lisboa Card (31,50 euros) que dava acesso às principais atrações e ao transporte público. Mas no final das contas não valeu a pena, pois a maioria (e mais caras) das atrações pagas que iríamos utilizar, estavam em Belém no dia que era aberto ao público.

No final do dia pegamos o trem (22,80 euros) e fomos em direção à Coimbra. Achei que Lisboa merecia alguns dias a mais, pelo menos mais dois, e com certeza irei voltar lá!

598dac7de11b9_CastelodeSoJorge.jpg.38d52d9424299507322965349d9299a9.jpg

598dac7edeadf_MiradourodeSantaLuzia.jpg.46eeaa4f7e3a85790309eb20e4977203.jpg

598dac7ee788b_MosteirodosJeronimos.jpg.a15952326936c11875ba51e31950ed19.jpg

598dac7f001d3_Padrodosdescobrimentos.jpg.f75e68fda96668e7fbc75377938bbd56.jpg

598dac7f12c32_PraadoComercio.jpg.fdda1fa441f492720cffca243228e546.jpg

598dac7f1c7f8_TorredeBelm.jpg.1a33d3750566b66f85f27d288f748fde.jpg

"Roma e tínhamos uma conexão de 6 horas. 6 longas horas dentro de um aeroporto. Era ansiedade demais para aguentar isso, então pegamos um trem do aeroporto de Fiumicino até a estação Roma Termini e de lá um metro até o Coliseo (32 euros ida e volta)."

Olá alineac_sp, o velho mundo deve ser imperdível mesmo, vai postando ai o seu relato que é importante para tirar algumas dúvidas e contribuir com informações valiosas. Gostaria de saber mais detalhes sobre esse trem que você pegou do aeroporto de Fiumicino para Roma Termini, como custo, onde pegar (se no próprio aeroporto ou se tem que pegar um ônibus para a estação), tempo de deslocamento até Roma Termini.

Valeu!!

brunnoml, o trem que eu peguei foi o Leonardo Express, é bem fácil encontrar o guichê no aeroporto.

O trem sai do próprio aeroporto de Fiumicino e a viagem até Termini dura 30 min. Paguei 16 euros por trecho e o trem sai com intervalos de 30 min.

Obrigado alineac_sp !!! ::otemo::

Então não tem problema de escolher esse aeroporto também nas opções para montar o roteiro, valeu!

Coimbra

Chegamos em Coimbra no final da tarde e meu primo foi nos buscar na estação. Minha família é de Almalaguês e esse primo mora em Pereira, ambas vilas próximas a Coimbra.

Ficamos na casa do meu primo, e por isso não tivemos gastos com hospedagem nessa parte da viagem.

No primeiro dia tivemos um jantar familiar e depois fomos a um pub junto ao rio Mondego. É um espaço que tem vários restaurantes e pubs e lotado pelos universitários à noite.

No dia seguinte fomos passear por Coimbra. A cidade é encantadora e no meu ponto de vista não perde em nada para Lisboa.

Quando estava planejando a viagem, não encontrei muitas informações de atrações em Coimbra, até mesmo o guia da Folha não tinha muito detalhe. Mas dei muita sorte de meus primos serem historiadores, nativos e artistas plásticos. Eles sabiam cada detalhe daquela cidade e não precisei de mais nenhum guia impresso para saber sobre a história (que não é pouca).

Fomos a Sé Velha, onde acontecem a Serenata Monumental durante a Queima das Fitas (é a maior festa estudantil da Europa, segundo eles). Próximo há uma casa de fado, interessante entrar e conhecer a diferença entre o fado de Coimbra e o de Lisboa.

Depois fomos a monumental Universidade de Coimbra, e reservem algumas boas horas por lá, há muito que se conhecer, principalmente a Biblioteca Joanina.

Saindo de lá, descemos para a baixa Coimbra, passando pela Rua do Quebra Costas (tomem cuidado ao descer, a ladeira faz jus ao nome.. rs), onde existem várias lojas com artesanato local.

Na baixa fomos ao Mosteiro de Santa Cruz e a Portugal dos Pequenitos.

A visita à Coimbra vale muito e um dia foi suficiente para conhecermos boa parte da cidade. Há muitas vilas ao redor que guardam interessantes histórias.

598dad2dca671_UniversidadedeCoimbra.jpg.63c86087b0b71dd00600bf0bcb094314.jpg

598dad2dd2c24_MosteirodeSantaCruz.jpg.527a1e803fa1d87e7692eb6c035da392.jpg

598dad2ddb3fb_MosteirodeSantaCruz_2.jpg.7b0ac665d002cafaedebc958ca8be40f.jpg

598dad2de2b9d_RioMondego.jpg.8c8138df78c8b5265dbce8a583131cf0.jpg

Seguindo com o relato....

Fátima – Batalha – Nazaré – Alcobaça

Fizemos o roteiro do dia de carro e, portanto, não sei dizer em relação a ônibus ou outros transportes.

Saímos de Coimbra bem cedo em direção à Fátima. O objetivo do dia era conhecer os arredores de Coimbra.

Em Fátima fomos somente ao santuário. É enorme, não sou católica e tenho algumas opiniões fortes sobre religião, mas mesmo assim a fé das pessoas naquele lugar me impressionou. O calor estava insuportável e nem por isso se deixavam de formar filas de pessoas andando ajoelhadas por conta de suas promessas.

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário é a primeira do santuário e apresenta uma linda construção neo-barroca. Em compensação a Basílica da Santíssima Trindade oferece um conforto maior aos fiéis, mas não a mesma emoção da primeira. Vale a visita às duas.

Saímos de Fátima e fomos para Batalha, onde tem o Mosteiro da Batalha (ou de Santa Maria da Vitória) construído ao longo de dois séculos (e não terminado). Se tiver algo que me fascina durante minhas viagens são grandes feitos arquitetônicos, e a única palavra que consegui emitir quando cheguei a este mosteiro, foi “Uau” – seguido por longos minutos de silêncio.

Eu poderia ter ficado ali por horas só observando cada detalhe da construção, teve horas que eu não sabia mais em que prestar atenção. Na escala Aline de obras arquitetônicas, o Mosteiro está empatado com a Sagrada Família (que também me tirou o fôlego)... rs

Bom, teve uma hora que tive que dizer adeus ao mosteiro e partir para nosso próximo destino – Nazaré. A cidade é linda e a praia estava lotada. Fomos só para conhecer a cidade e não tínhamos intenção de ficar na praia. Portanto, almoçamos no sítio de Nazaré aproveitando a brisa fresca vinda do oceano, fomos ate o mirante que tem próximo ao elevador e passamos pelo Santuário de Nazaré. A idéia era descer até a praia pelo elevador, mas como era alta temporada, estava muito lotado e mudamos de idéia, fomos de carro mesmo.

Por fim, nos dirigimos a Alcobaça, onde se encontram no mosteiro de mesmo nome os túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro. Talvez por causa de ter perdido todo o fôlego no Mosteiro da Batalha, ou pelo cansaço de toda a peregrinação em um dia de muito calor, não vi tanta graça assim no Mosteiro de Alcobaça. Mesmo assim a visita valeu a pena, inclusive com o adicional de uns doces maravilhosos que tem em uma doceria em frente ao Mosteiro.

Além de tudo o que vimos nos locais que visitamos, o caminho entre eles é espetacular, um misto de paisagens naturais e castelos da idade média. Eu recomendo o passeio. Além das que fizemos, existem muitos outros vilarejos digno de uma visita na região.